Compreendendo o texto Deus não habita em templos.

Shalom!
 
Nosso objetivo ao elaborarmos esse estudo, é trazer luz sobre a interpretação errônea que muitos propagam, a respeito do texto que se encontra no livro de  Atos 7:48 onde lemos o seguinte: " Mas o Altíssimo não habita em Templos feitos por mãos de homens...". 
 
E, nisso, o leitor pode estar se perguntando: mas que ensino errôneo é esse? E, a resposta é: aquele no qual ensinam que, se Deus não habita em Templos, não há porque as pessoas frequentarem Igrejas, além de associarem esse local, a Sinagoga de Satanás! 
 
É esse tipo de interpretação FORA de contexto bíblico, que muitos, por falta de conhecimento, acabam se deixando levar, abandonando a Igreja da qual fazem parte, por medo de estarem praticando idolatria e, pior: uma vez que, dão crédito a tais ensinos errôneos, os reproduzem feito papagaio, sem se preocuparem com a análise crítica textual.
 
Daí, enfatizarmos a importância do ensino na Congregação, pois na falta de ensino, muitos perecem; muitos propagam inverdades; muitos são seduzidos por teorias da conspiração; muitos andam segundo seus achismos, suas próprias interpretações... e a consequência disso tudo, em muitos casos é, a vida espiritual da pessoa ficar pior do que estava, porque onde opera a incerteza/dúvida, a fé não encontra espaço para se manifestar!
 
Assim sendo, quando você leitor, ouvir alguém propagando que, o SENHOR não se faz presente nas Igrejas e, os que alí frequentam estão perdendo tempo, adorando a Baal..., pergunte-lhes o seguinte: 
 
1º - qual o real conceito de Igreja dentro do contexto bíblico?
 
A compreensão desse conceito, é fundamental para não criarmos "teorias" anti escriturais! E, verdade seja dita: encotramos o termo Igreja/eklesia nas Escrituras sendo usada pelo Apóstolo Paulo, ora para se referir a um espaço físico, ou seja, LOCAL de REUNIÃO, ora usado por este, para se referir aos crentes como um todo, ou seja: " o CORPO do MASHIACH".
Como podemos perceber, a compreensão acerca do conceito de Igreja, dentro do cntexto bíblico, é fundamental! Pois, remete-nos a importância do seu real propósito que pode ser: o congregar-se, o estar reunido com um finalidade e/ou, identificar-nos como membors do Corpo do Mashiach, no qual o Mashiach é o cabeça, conforme nos é ensinado no livro de Efésios 5:3, onde lemos: Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo" e, no texto que se encontra em Colossenses 1:4, também lemos o seguinte: " Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja".


2º -  em que texto nas Escrituras está escrito que é proibido frequentarmos Igreja/Eklesia?

EM NENHUM TEXTO! As Escrituras NÃO nos proibe de termos um local de adoração ao ETERNO, ao contrário! O que vemos nas Escrituras, são inúmeros exemplos, onde os crentes sempre se reuniam em casas, com o propósito de orar uns pelos outros, como foi no caso de Pedro, cuja prisão decretada por Herodes, motivou os crentes a estarem reunidos na casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos ( Atos 12: 12), para interceder em favor da vida Pedro, como também para se reunir para o partir do pão, conforme podemos observar no texto que se encontra em Atos 20:7-8, onde lemos o seguinte: " E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para o partir do pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles... e havia muitas luzes no cenáculo( local onde as pessoas se reunem para fazer a refeição) onde estavam juntos".
 
E nisso, alguém pode comentar: - viu? eles se reuniam em casas e, não em Igrejas! Mas... como já mencionamos anteriormente, o termo Igreja/Eklesia TAMBÉM é usado dentro do contexto bíblico, como local onde as pessoas se reúnem! Logo, quando falamos de local, este pode ser: casa, gruta, debaixo da ponte, numa escola, numa quadra... até mesmo a beira de um rio, como podemos observar no texto que se encontra em Atos 16:13-15, onde lemos: E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Elohim/Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso".

 

Que fique bem claro, com base nos registros bíblicos, o seguinte: NÃO é, e NUNCA foi proibido aos crentes, reunirem-se em locais abertos ou fechados! O que SEMPRE foi repreendido e, condenado pelo Altíssimo através de seus profetas, é a hipocrisia, a infidelidade, a maldade, a violência, a iniquidade e, a injustiça praticados por Judá e Jerusalém em relação aos aos menos favorecidos, como por exemplo: os órfãos e viúvas! Por isso as ofertas, holocaustos, convocação de assembléias e, as orações por eles realizados, não eram aceitos por Elohim/Deus ( Isaías 1). Sugerimos também a leitura do texto que se encontra em Isaías 66:1-2, onde o profeta adverte aos líderes religiosos e políticos de Israel mostrando para estes que eles estavam mais preocupados com as coisas que aconteciam no Templo ( Rituais e etc), do que com a vida difcíl e injusta na qual vivia o povo.
 
Do mesmo modo, os discípulos de Yeshua/Jesus, com o ensino que receberam do Mestre, também repreendiam os que, dizendo-se na verdade, propagavam mentiras! Dizendo-se guadiões das tradições de Moshe, agiam com falta de misericórdia. Um exemplo acerca do que estamos falando, é o de Estevão, o qual por ser um homem cheio do Ruach/Espírito, incomodava os homens de dura cerviz, homens que resistiam ao poder do Ruach/Espírito, subornando homens para proferir mentidas a respeito de Estevão, conforme podemos observar no texto abaixo:
 
Atos 6:8-13 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e discutiam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Elohim/Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei ".

 

Perceberam o que realmente era reprovado quer seja pelos profetas, quer seja pelos discípulos, quer seja pelos apóstolos? Então... a dureza do coração dos homens, a sua rebeldia, a sua falta de misericórdia, a sua hipocrisia, a sua maldade, a propagação de mentiras, a inveja... resumindo, são os atos de impiedade e iniquididade que, os servos tementes a Elohim repreendiam/condenavam e, NÃO o fato destes se reunirem em Templos, Sinagogas ou Igrejas!

Assim sendo, o conselho que damos a você leitor, que diante de inúmeras pregações equivocadas/errôneas acerca do congregar-se na Igreja, é: busque o conhecimento da Verdade! Não saia do meio onde você se sente acolhido, onde você tem pessoas que oram juntamente contigo, onde você aprende acerca de Elohim/Deus, tão somente pelo fato de alguém na ignorância que o transborda, afirmar que o Altíssimo não se faz presente na Igreja! Saibam de uma coisa: o Altíssimo está, onde o seu amor, a sua verdade, a sua misericórdia, a sua justiça, faz-se presente!
 
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR... Oséias 6:3.