Estudo sobre Dons e Funções Ministeriais

Esse estudo tem por finalidade, abordar um assunto de grnade importância para os crentes em Yahushua, a saber: Dons espirituais e funções ministeriais. O dar crédito a pregação das boas novas, recebendo Yahushua como aquele que nos foi profetizado como o meio pela qual o homem pode alcançar a salvação, é o primeiro passo para o Novo Nascimento, agora importa que sigamos em frente no aprendizado, no conhecimento a respeito do que nos edifica e, que nos torna aptos a  boa obra de Elohim.
 
Diante disso, propomo-nos a abordar esse assunto, afim de trazer ao leitor o entendimento a respeito de Dons e Funções concedidas a Congregação do Yahu e, como esses dons contribuem para o crescimento e, a edificação dessa Congregação.
 
Comecemos então na compreensão dos seguintes pontos:
 
1º PONTO - COMPREENDENDO A RESPEITO DE DONS ESPIRITUAIS
 
O QUE É DOM? 
 
No que tange ao reino espiritual, Dom é um presente que recebemos da parte daquele, a quem temos depositado nossa confiança! Daquele, em cujo Reino estamos inseridos! Daí compreendermos a importância de BUSCARMOS esses dons, de modo que através deles, haja edificação e crescimento da Congregação da qual o crente faz parte!
 
Ao contrário do Dom espiritual, o qual somos instruídos a buscá-lo, o Dom natural, a pessoa já nasce com ele! Por exemplo: Há quem tem um dom para Arte e Pintura, sem nunca ter frequentado uma escola voltada para esse propósito! Há quem tem um talento nato para música e, canto sem nunca ter frequentado uma escola de músical e, sem conhecer uma nota musical! Há quem tem um talento para mecânica, elétrica, hidráulica, sem fazer um curso de especialização nessa área..., enfim é um tipo de dom que, a pessoa não buscou, mas o tem dentro de si!
 
QUAL A FINALIDADE DO DOM?
 
Como já mencionamos, os Dons são concedidos para proporcionar a Congregação, edificação e crescimento! Através dos Dons, a Tenda(Ohel) do Yahu se estende tanto para os lados, quanto para frente, de modo que debaixo dessa Tenda, todos quanto derem crédito a pregação das Boas Novas de Salvação, sejam inseridos, confirmando assim o que nos é ensinado em Atos 2:47, onde lemos o seguinte: " Louvando a Elohim, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava YHWH à Congregação aqueles que se haviam de salvar."
 
A QUEM É CONCEDIDO O DOM?
 
Os Dons espirituais são concedidos aos crentes, que buscam no Yahu os Dons espirituais! Lembrando que não basta sabermos que os Dons existem, faz-se necessário pedi-los! Faz-se necessário buscá-los, de modo que a manifestação desses dons tanto na vida do crente que o recebe, quanto na Congregação, resulte na edificação e, crescimento de ambos!
 
COMO BUSCAR OS DONS ESPIRITUAIS?
 
A busca dos Dons se dá mediante consagração, oração e, o exercício constante da Emunah. O buscar conhecer a Yahu nos reveste cada vez mais, com o seu Ruach Kadosh, de modo que nesse revestimento, recebamos os dons necessários para atuarmos com maior eficácia no Reino espiritual, em prol do Reino de Elohim.
 
 
PARTE 2 - OS DONS ESPIRITUAIS 
 
De acordo com as Escrituras, há uma diversidade de Dons Espirituais concedidos pelo Ruach Elohim, os quais segundo o texto em Cor 12:7-11, são:
 
a) Palavra de Sabedoria:
 
No grego, Sofia. É um Dom, que traz para a Congregação do Yahu, um ensino a ser colocado em prática! Uma reflexão acerca de assuntos a serem julgados em meio aos crentes, com prudência, com equidade, com misericórdia, com emunah! Esse dom de Sabedoria nos direciona para escolhas certas, para um proceder certo, confirmando o que nos é ensinado: " a palavra branda desvia o furor..." Prov 15:1
 
Prov 11:14 "Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."
 
Prov 24:3 "Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece."
 
Prov 24:6 "... há vitória na multidão dos conselheiros."
 
Lucas 10:38-42 " E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Yahushua numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Yahushua, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Adon, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Yahushua, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."
 
No texto acima, podemos observar que, na sabedoria, somos movidos a optarmos pela escolha a certa e, o resultado do que escolhemos, é que vivenciamos em nossa vida.
 
Lucas 21:12-15 "Mas, antes disso tudo, haverá um período de grande perseguição, e serão arrastados para as sinagogas e prisões, e à presença de reis e governantes, por causa do meu shuam (Nome). Isto vos acontecerá para que dêem testemunho de mim. Portanto, não se preocupem como devem responder às acusações, porque vos darei as palavras certas e, razões a que nenhum dos vossos inimigos poderá replicar."
 
 
b) Palavra de Conhecimento:
 
No grego, Gnose. É um dom, que está relacionado a uma revelação sobrenatural, ou seja, uma revelação que vem do Alto, trazendo à luz do conhecimento, o que até então era oculto aos homens! Acerca desse dom, encontramos nas Escrituras, os seguintes exemplos:
 
Mt 16:17 " E, Yahushua, respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu PAI, que está nos céus."
 
Percebam que a resposta dada por Pedro, veio do Alto! Foi concedida por IÁURRU! Daí compreendermos que a resposta foi uma revelação que trouxe entendimento e, conhecimento àqueles que até então não os tinham! Cada um, diante da pergunta feita por Yahushua, respondeu segundo o que ouviam os outros falar, mas o conhecimento acerca de quem ELE era, o próprio Yahu revelou aos que estavam presentes, através de Pedro!
 
Atos 5:1-4 "Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Ruach Kadosh, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Elohim."
 
Observem que em secreto, o homem faz seus planos, mas perante os olhos do Altíssimo, NÃO há segredos que não sejam revelados! Por isso, tolice é, achar-se capaz de enganar a Elohim! Tolice é, achar que os feitos da mentira, da contenda, da facção, da injustiça, jamais serão descobertos! Quando essas ações trevosas são postas à prova, à luz da Verdade, são reveladas, afim de que na Verdade, a justiça seja feita! 

c) Dom da Emunah:
 
Quanto a esse Dom, o que as Escrituras nos ensinam é: Sem Emunah, é impossível agradarmos a Yahu! Porque onde não há Emunah, não há fidelidade! Não há certeza e, na dúvida, Yahu não opera! O servo fiel, confia antes mesmo de ver o que almeja!
 
Mt 8:5-10 "E, entrando Yahushua em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Yahushua lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Yahushua, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta confiança."
 
No texto acima, a palavra usada para determinar confiança, é: Pistin. Palavra grega, cujo significado é o mesmo de Emunah, no hebraico. Para quem desejar compreender melhor a respeito dos termos usados para designar confiança, fidelidade, certeza, convicção, tanto no Antigo Testamento, onde encontramos Emunah, quanto no Novo Testamento, onde encontramos Pistis em grego e, Fide em latim, acesse o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-que-voc%C3%AA-sabe-sobre-emunah-fe-/
 
 
d) Dons de Cura:
 
É um Dom que em muito edifica a Emunah dos crentes, pois quem, num quandro clínico grave, não anseia ficar livre da enfermidade que o assola? Assim sendo, o Dom de cura edifica tanto o crente enfermo, quanto a Congregação, que clama e, intercede perante a Yahu, em favor daquele que se encontra enfermo. 
 
Atos 28:8 " E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Shaul foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou."
 
Lucas 5:15 "A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades."
 
 
e) Operações de Milagres:
 
No grego, encontramos o termo Dinamis, para se referir a milagres. É um termo relacionado a uma força estrondosa e, gigantesca, de onde surge a palavra dinamite. Para compreendermos bem, acerca do Dom de Milagres, tomemos o seguinte exemplo: quando engenheiros colocam dinamites para demolir/implodir um prédio, este ao vir ao chão, levanta poeira, transforma a paisagem local, causando impacto aos que estão a volta..., é essa mesma força estrondosa, de ação transformadora e, impactante que ocorre na vida daquele que recebe  e/ou vivencia o milagre, também ocorre na vida dos que estão a sua volta! O milagre surpreende! O milagre, deixa perplexos, os que testemunham esse Dom!
 
Abaixo, citamos alguns exemplos contido nas Escrituras, a respeito de Milagres:
 
Jo 11:1-44 "Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta... Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono... Então Yahushua disse-lhes claramente: Lázaro está morto... Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura... Disse, pois, Marta a Yahushua: Adon, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido... Disse-lhe Yahushua: Teu irmão há de ressuscitar... E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Adon, vem, e vê...Disse Yahushua: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Adon, já cheira mal, porque é já de quatro dias... E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Yahushua: Desligai-o, e deixai-o ir."
 
O texto acima, revela-nos o milagre que Yahushua fez na vida de Lázaro. Segundo a cultura dos Yehudim, uma pessoa morta, por mais de três dias, excluia a possibilidade e/ou a esperança de ver essa pessoa tornar a viver! Por isso, Maria disse que a Yahushua que se eletivesse chegado antes, seu irmão não teria morrido, mas como havia passado 4 dias, a única esperança e, certeza que ela tinha, era que seu irmão Lázaro, ressucitaria naquele grande dia! Percebam que o milagre ocorrido na vida de Lázaro, causou grande impacto tanto na vida deste, quanto na vida dos que estavam a sua volta
 
Mc 6:35-44 "E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado. Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer. Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos; E levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens."
 
f) Dons de Profecia;
 
Esse dom concede aquele que o recebe, a autoridade de falar em nome do Yahu e, do mesmo modo,  trazer uma palavra profética, ou seja, uma palavra inspirada pelo Ruach, a qual é confirmada por Yahu. O Dom de profecia é usado para edificação, exortação e, consolação, além de fornecer informações referentes a acontecimentos futuros.
 
g) Dom de Discernimento de Ruach(Espírito):
 
Tem por objetivo conhecer a natureza de uma atividade espiritual. Saber quem está atuando, isto é, se porventura é o Ruach do Elohim Altíssimo, ou o Ruach de engano. A busca desse dom, pelo crente é de grande importância, pois através dele, conseguirá com sabedoria saberá proceder de maneira certa! Saberá mediante o discernimento do que está atuando a sua volta, repreender, exortar, expulsar o que não provém de Elohim!
 
Vejamos abaixo, alguns dos exemplo que encontramos nas Escrituras:
 
Atos 16:17-18 " Ela seguindo a Shaul e a nós, clamava, dizendo: São servos do Elohim ALTÍSSIMO estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Shaul, perturbado, voltou-se e disse ao Ruacha: Eu te ordeno no Nome do Ungido Yahushua que saias dela. E na mesma hora saiu."
 
Shaul, poderia ter ficado todo "cheio de si", ao ouvir aquela mulher gritando para todos ouvirem que, ele era servo do Altíssimo! Mas ao invés de alimentar a vaidade, escolheu fazer uso do discernimento de Ruach! Aqueles que assim fazem, não se deixam enganar, pois o buscar e o fazer uso dos Dons espirituais, requer do crente Emunah.
 
1Reis 19:11-13 "E Elorrim lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante YHWH. E eis que passava YHWH, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do YHWH; porém YHWH não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também YHWH não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também YHWH não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a ElYahu, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, ElYahu?
 
Atentem-se para o seguinte fato: Quando Elohim diz para o profeta Elyaohu sair da caverna e, colocar-se perante Yahu(YHW), no mesmo tempo em que Yahu(YHW) passava, houve um grande e forte vento; terremoto e; fogo, mas de acordo com as Escrituras, Yahu (YHW) não estava em nenhum destes! Somente quando o profeta ouviu uma voz mansa e delicada, decidiu sair da caverna! Isso é o que chamamos de discernimento de Ruach. O profeta poderia ter saído em meio aos fenômenos que aconteciam, mas ele soube discernir onde Yahu se fazia presente! É esse discernimento de Ruach que precisamos ter e, praticar, de modo que se cumpra o que nos foi dito em Romanos 10:11, onde lemos o seguinte: "Todo aquele que nELE crer, não será confundido."
 
h) Dons de Variedade de Línguas:
 
As Escrituras nos revelam um falar de línguas idiomáticas( At 2:1-12), ou seja, um linguajar/idioma/dialeto específico de uma tribo e/ou um povo, de modo que aquele que fala, se faz entender àquele que o ouve e; um falar em línguas celestiais(1Cor 14:1-30), que somente são compreendidas por aqueles que recebem o Dom de interpretá-las. Em ambos os casos, o falar em línguas, são dons concedidos pelo Rúrra, sendo que o falar em línguas idiomáticas como o ocorrido em Atos, encontramos apenas 1 vez, descrito nas Escrituras. Sugerimos a quem desejar compreender melhor a respeito dos Dons de Linguas, acessarem o link:www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-falar-em-linguas-na-congregacao/
 
i) Dom de Interpretação de Línguas.
 
É um Dom de grande importância para a Congregação, pois permite tanto para quem fala em línguas celestiais, quanto para aquele que ouve alguém falando em línguas, saber do que está sendo falado! O Dom de interpretação de línguas proporciona a edificação de quem fala e, do mesmo modo de toda a Congregação, pois de acordo com as Escrituras, aquele que fala, não fala para homens, mas com Elohim! Assim sendo, havendo quem interprete o falar em línguas "estranhas", todos são edificados, uma vez que a interpretação resulta em profecia. Para saber mais a respeito desse assunto, sugerimos que acessem o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-falar-em-linguas-na-congregacao/
 
 
FUNÇÕES MINISTERIAIS
 
Como já abordamos nesse estudo, os Dons Espirituais, concedem aos crentes o revestimento necessário para as Funções a serem desempenhadas na Congregação! E, que Funções são essas? De acordo com as Escrituras, são Funções concedidas por Yahu na Congregação, afim de que, ao serem colocadas em prática, contribua para a manutenção, o crescimento e, fortalecimento desta Congregação.
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Rm 12:4-8 "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Yahushua, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da Emunah; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria."
 
Quando recebemos os dons, somos impelidos a exercê-los. E esse exercer-lo, deve ser diário e, constante, de modo que haja em nós o amadurecimento na emunah e, o crescimento no que diz respeito, a nossa atuação no Reino do Yahu(YHW). 
 
Como podemos perceber, o que não falta na Ohel do Yahu, são atribuições a serem exercidas, mas para exerce-las, faz-se necessário sabermos o que é Ministério!
 
Ministério é uma palavra vem do grego Diakoná, diakonia, diakonei, cujo significado é:  serviço, servir. Portanto aquele que é chamado para ser Ministro na Congregação, precisa ter em mente o seguinte: a sua Função está relacionada no servir a Congregação! E, nisso precisamos nos atentar para o seguinte aprendizado: "há uma diversidade de ministérios, mas aquEle que os concede, é o mesmo! Assim sendo, como nos foi também ensinado: assim como um corpo é formado de várias partes, e cada uma tem uma FUNÇÃO própria,  o mesmo acontece com o corpo do Ungido. Nós todos somos partes dEle, e cada um de nós tem uma FUNÇÃO diferente a executar. Por isso também precisamos uns dos outros, e uns aos outros nos pertencemos. 
 
Por isso é importante compreendermos que no Reino do Altíssimo, aquele que deseja ser o Maior, que se faça o Menor, servindo com zelo, com emunah, com justiça, com humildade, com verdade, pois acerca dessas coisas, Yahu se agrada, assim como se agradou de seu Filho Yahushua, na obra que lhe foi confiada! 
 
 
FUNÇÕES DELEGADAS NA CONGREGAÇÃO:
 
1. Emissários (apóstolos)
 
Acerca dessa função, há quem pense que todos são apóstolos, quando na verdade, não é bem assim! É claro que Yahu pode usar a quem bem entender, na forma que bem entender e, na hora que bem entender, pois seu agir é multiforme, MAS sabedores que há na Congregação Funções diversificadas e, do mesmo modo cientes que não há funções melhor ou superior as demais, visto que aquEle delega tais funções, é o mesmo, há quem receba essa Função específica: o  de ser Apóstolo! E, nisso surge-nos a seguinte pergunta: O que significa ser um Apóstolo? É ser um mensageiro, um embaixador, um enviado! No hebraico, apóstolo é shalia, isto é, aquele que é conduzido de um lugar para o outro, afim de entregar uma mensagem, de levar as Boas Novas de Salvação, uma instrução, uma exortação, uma palavra de conforto, de ânimo! O apóstolo não tem paradeiro! Em sua função, ele vai para todo e, qualquer lugar, ou seja, para onde o Rúrra lhe conduzir!
 
2. Profetas
É um porta voz inspirado pelo Ruach, fala o que lhe concedido falar e, assim faz, sem tirar, nem pôr!  O profeta é um visionário, o qual tendo recebido do Eterno, uma visão e/ou presságio, a transmitia inspiradamente, como porta voz dessa visão. E, assim a mensagem era entregue a quem o profeta fica encarregado de entregar: quer seja ao Rei, quer seja ao povo e/ou, a uma pessoa específica!
 
3. Doutores/Mestres
 
No Novo Testamento, a palavra que define essa Função é: Didaskalo, a qual vem de didática, ou seja, a forma de ensinar! Assim sendo, didáskalo é um ensinador, um instrutor! No hebraico, essa função é definida pela palavra: Rabi. Daí, encontrarmos nas Escrituras, Yahushua sendo chamado de Rabi, ou seja, de Mestre. Portanto, é notório que dentro da congregação, há aqueles que são levantados para exercerem a Função de Mestres, Instrutores, Ensinadores, os quais através da sabedoria e conhecimento, recebem revelações acerca das escrituras e, as repassa para os demais!
 
4. Assistência e Socorro
 
É aquele que exerce na Congregação a função de aliviador, que presta assistência, atuando como coloboradores na Congregação! É um auxiliador que atua não apenas prestando assistência material, mas também, assistência espiritual, atuando como um bom conselheiro e, uma pessoa paciente para ouvir o aflito e, sábio em seus conselhos. Aquele que atua na função de Assistência e Socorro, tem o coração voltado para mobilizar os que estão a sua volta, de modo que estes, sintam-se constrangidos em somar com ele(a) no socorro aos necessitados e, ou em favor de uma causa!
 
Nas Escrituras encontramos Dorcas, a qual fazia muita caridade, para com viúvas e órfãos( ler Atos 9:36-42); Cornélio ( ler Atos 10:1-2), as Congregações localizadas em Macedônia e Acaia, as quais fizeram uma coleta em prol dos crentes que estavam em Jerusalém, na pobreza ( ler Rm 15:25-26).
 
Como podemos perceber, inúmeras são as Funções existentes na Ohel do Yahu Elohim. Conhecedores da função que nos é confiada, que venhamos exercê-la com zelo, com ahavah(amor), com humildade e, emunah.
 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode