O que é Religião e, O que é Ser Religioso?

 

O que entendemos por religião? O que é ser religioso?

 
Nesses últimos dias, pelos quais temos vivenciado, o que mais temos visto e ouvido são pessoas se levantando contra a religião e, contra os que eles chamam de religiosos, mas a questão é: o que é religião e , o que é ser religioso? O que as escrituras nos afirmam a esse respeito?
 
Leiamos com atenção o texto abaixo:
 
Tiago 1:26-27 " Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganado o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e, sem mácula, para com o nosso Elohim e PAI é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e, a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."
 
Sabemos que as escrituras nos revelam acerca da religião que devemos ter e, manifestar, sendo assim, porque condenarmos os que a praticam e, havendo a verdadeira religião, qual é a falsa?
 
Diante disso, propomo-nos nesse estudo, abordarmos a respeito desse assunto: RELIGIÃO, pois cremos na importância para os renascidos em Yahushua o Ungido, compreender o que realmente se espera daquele que vive o novo nascimento. 
 
CONHECENDO O SIGNIFICADO DE RELIGIÃO
 
É muito comum nos depararmos com a seguinte afirmação: "Religião é uma palavra proveniente do latim Religare, cujo significado está relacionado ao religamento do homem para com Yahu Elohim". Mas o que muitos não se atentam é que na Vulgata Latina, a palavra usada para o que em nosso idioma foi traduzido por religião é: RELIGIO e, NÃO Religare, conforme podemos constatar abaixo: 
 
Na Vulgata Latina:
 
A palavra Religio, no latim, designa respeito e reverência. Sua origem provém do verbo RELEGERE, onde o prefixo -RE-, o qual significa: "de novo", funciona como um intensificador da palavra que o sucede: LEGERE, que significa "ler", abrigando dessa forma o sentido de tomar com atenção e/ou ato de constante releitura , interpretação de textos sagrados e, até mesmo, a retomada de uma dimensão (espiritual) da qual a vida terrena, tende a afastar os homens do seu compromisso com o reino espiritual.
 
Na Bíblia Alemã de Martinho Lutero, Religio foi traduzido por GOTTESDIENST, cujo significado em nosso idioma é: Adoração, ou seja, serviço prestado àquele a quem se cultua, conforme podemos observar abaixo:
 
 
Diante disso, alguns podem se perguntar: De onde provém, então, a palavra Religare, a qual nos foi apresentada como sendo a origem da palavra Religião? Há quem diga que essa palavra surgiu da junção de Re ( junção intensificadora= "de novo") + ligare (unir, atar), onde se obteve os seguintes significados: ligar novamente, voltar a ligar e/ou religar. Assim sendo, atribuiu-se a palavra Religião, um "conceito romântico", quando a associaram ao verbo religare. Desse modo, a religião passou a ser vista, como o meio pelo qual a humanidade pode ser religada à esfera Elohímica.
 
Como podemos observar, Religare não existe no latim! O que temos é a palavra Religio, a qual está relacionada a respeito, reverência e, adoração(serviço). Daí, compreendermos que Religião nenhuma, serve como meio pelo qual o homem pode ser religado ao Criador dos céus e da terra, pois se assim fosse, todos quanto fazem parte de instituições religiosas, teriam comunhão com o Altíssimo, prestando-lhe adoração e, rendendo-lhe louvores, o que não é verdade! Daí compreendermos também que, Religião não salva, pois o comportamento RELIGIO ou GOTTESDIENST, só é possível através da emunah(fé). E, é pela emuna no Nome Yahu, que o homem pode ser salvo!
 
No que tange ao grego, a palavra usada para definir religião é Threskeia, em destaque no texto abaixo, que se encontra em Tiago 1:27
Segundo o Dicionário VINE, Threskeia é a religião em seu aspecto exterior, a qual se dá através da adoração religiosa, no qual o religioso movido pelo amor do Yahu, é levado a servir ao próximo e, ao reino de Yahu Elohim.
 
COMPREENDENDO O QUE É SER RELIGIOSO
 
Há quem apregoe que, religioso é aquele que é religado a Elohim, mas quando analisamos o conceito etimológico dessa palavra, quer seja no grego, quer seja no latim, damos-nos conta que ser religioso difere em muito de "religar e/ou ligar algo a alguém, como veremos mais adiante.
 
Em grego, a palavra usada para Religioso, conforme podemos observar de Tiago 1:26 é THRESKOS, palavra essa que colocamos em destaque na cor rosa, no texto abaixo. Seu significado diz respeito a serviço. Assim sendo, religioso no âmbito espiritual, significa nada mais, nada menos que: aquele que é cuidadoso no que diz respeito ao serviço no Reino de Yahu Elohim.
 
 
Em Latim, a palavra usada para definir religioso no texto que se encontra em Tiago 1:26 é: RELIGIOSUM, a qual está em destaque na cor azul no texto abaixo. Seu significado é: "aquele que cumpre com sua obrigação".
 
 
Cícero, no século I AEC(Antes da Era Comum), em sua obra De Natūra Deōrum, II, 72, afirma que religiosum deriva do verbo relegere, que significa “reler”. Segundo ele, "todos aqueles que, pertencendo ao "culto divino", diligentemente o repetem, como se o relessem." Assim sendo, na concepção de Cícero, Religioso é aquele que cumpre os atos do culto divino, como quem relê atentamente o ritual religioso.
 
Observem que o ser religioso, não se limita ao serviço a ser feito, mas também a forma e/ou o que motiva o indivíduo a prestar esse serviço! As escrituras nos ensinam que Yahu não é servido por mãos de homens como se deles necessitasse de alguma coisa, mas também nos revela que ELE se agrada dos que tem a mente voltada para servi-lo voluntariamente. Portanto, o nosso servir a Yahu deve ser feito em verdade, em amor, em humildade e, em justiça, de maneira que o fruto desse trabalho resulte em louvor ao nome Yahu.
 
Portanto, quando nos deparamos com o texto em Tiago 1: 26-27, o que entendemos é o seguinte: a Congregação sabia de suas responsabilidades para com as viúvas e órfãos, conforme podemos observar nos textos abaixo:
 
Exodo 22:22-23 " A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles chamarem a mim, EU certamente ouvirei o seu clamor.”
 
Deuteronômio 10:17-18 " “Pois YHWH vosso Elohim, é Elohim dos Elohim, Governante dos governantes, Elohim grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
 
Deuteronômio 24:17-21 " “Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva... Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que YHWH teu Elohim te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.”
 
Deuteronômio 27:19 " “Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: amém.”
 
YeshaYahu(Isaías) 1:17 " “Aprendei a fazer o bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."
 
YermYahu(Jeremias) 22:3 "Assim diz YHWH: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.
 
1 Timóteo 5:3-4 "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Elohim.
 
Como podemos observar, as instruções acerca de como tratar as viúvas, os órfãos e, os estrageiros, estavam presentes nas Escrituras, o que demonstra o cuidado do Yahu para com estes. Precisava agora colocar em prática as instruções dadas e, o exercício do que havia sido ensinado, somente se dá, mediante a emuna, do contrário, todo o serviço feito será em vão!
 
Portanto, quando alguém vos chamar de religiosos, pelo fato de se colocarem a viver em novidade de vida, a seguir os preceitos de Yahu Elohim, a servir em prol do Reino de Yahu Elohim, por frear a sua língua, por se colocar a disposição da obra de Elohim, por se abster das coisas desse mundo, alegrem-se, porque bem aventurado os que não se deixam levar pelo curso desse mundo, mas se deixam conduzir pelo Ruach da Verdade.

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Deixe aqui seu comentário

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode