O que Significa Invocar o NOME do Altíssimo em vão?

 
Ao contrário do que muitos possam imaginar, invocar o Nome do Altíssimo em vão, NÃO está relacionado a não fazermos menção de seu Nome, pois se assim fosse, como poderíamos ser salvos, visto que a própria Escritura nos afirma que, para sermos salvos, precisamos invocar o Nome YHWH? Joel 2:32
 
Assim diz YHWH: " Clame a mim e, responder-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes." Jr 33:3
 
Como podemos observar, em nosso relacionamento com o Altíssimo, o seu NOME está estreitamente ligado a sua Pessoa, logo, quando O invocamos, O tornamos manifesto(Santificamos) em nosso meio, louvando os seus feitos e, servindo-o (adorando).
 
Ex.9:16 "...para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder e, para que o meu Nome seja anunciado em toda a terra."
 
Quando nos adentramos nas Escrituras, observamos que a recomendação do ETERNO como Elohim zeloso para com o seu povo é, para que eles NÃO coloquem em seus lábios e, muito menos invoquem, nomes de ídolos!
 
Ex.23:13 " Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de outros Elohim, nem fazeis menção, nunca se ouça da vossa boca o nome deles."
 
Diante disso, voltemo-nos a pergunta de início: O que significa invocarmos o Nome do em vão?
 
O tomar algo em vão, no seu sentido literal é: não fazer uso devido daquilo que recebemos! A Parábola dos Dez Talentos, retrata um homem que na iminência de ausentar-se de sua propriedade, entrega a cada um de seus servos os seus bens, conforme a capacidade de cada um. O final dessa Parábola nós já sabemos, mas o que nos leva a fazermos uso dela nessa postagem é o que diz respeito ao seguinte: O TOMAR ALGO EM VÃO! O não fazer uso devido do que nos é confiado!
 
Quando tomamos o NOME do Altíssimo em vão, estamos na verdade, deixando de fazer uso devido daquilo que nos foi concedido, daquilo que tomamos posse! Quando assim fazemos, deixamos de ser agentes multiplicadores em prol do Reino de Elohim, assim como foi o servo infiel descrito na Parábola dos Dez Talentos! Do mesmo modo se deu com o Filho pródigo, o qual desperdiçou sua herança ao invés de multiplicá-la!
 
Como podemos observar, Yah(Yh) se agrada em ouvir seu NOME nos lábios dos Santos e, por assim ser, responde ao clamor dos que O invocam, pois se a ELE clamam, é porque nELE confiam! " Ela me invoacará e, EU a ouvirei! Direi é o meu povo e, ela me dirá: YHWH é o meu Elohim " 
 
Já, o contrário, ou seja, o invocar seu Nome em vão, O aborrece, pois não atende ao propósito pelo qual o seu Nome nos foi concedido, a saber: para nos conceder autoridade e poder para apregoarmos as Boas Novas, tornando dessa forma, manifesto o seu Reino!
 
Portanto se nossa vida não representa louvor ao Nome do Altíssimo, de modo a darmos testemunho da esperança que em nós opera, estaremos na mesma condição do povo descrito por Oseias: clamaremos, mas não O exaltaremos!
 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode