Yeshua é o mesmo, ontem, hoje e será eternamente - Hb 13:8

 
Shalom! 
 
Elaboramos esse estudo, com o objetivo de trazermos pra você leitor, um ensino que lhe traga o entendimento acerca da Pessoa do Mashiach/Ungido, não apenas como aquEle que realizou grandes feitos no passado, nem aquEle que há de retornar, mas TAMBÉM, no que diz respeito ao Mashiach de hoje!
 
E, através desse entendimento, esperamos conseguir gerar na vida dos que porventura acessarem esse estudo, frutos de esperança, de renovo, de paz, fortalecimento e edificação da emunah!
 
Vejamos...
 
Há um texto em Hebreus, muito conhecido, no qual se afirma o seguinte: " Yeshua é o mesmo, ontem, hoje e o será eternamente". Hb 13:8
 
Observem, que no texto citado acima, deparamo-nos com 3 (três) tempos verbais, a saber: o passado, o presente e, o futuro! E, embora, a abordagem desses tempos verbais, seja de grande valia, visto que, Yeshua está inserido neles, o foco de nosso estudo, dar-se-á no tempo verbal que conhecemos por: PRESENTE, ou melhor dizendo... o HOJE!
 
Assim sendo... quando é dito no texto que Yeshua é o mesmo ontem, o que nos vem a mente? De que forma, vemos Yeshua no contexto temporal do passado? 
 
Bom... a resposta para essa pergunta, obtemos através dos Evangelhos, nos quais são relatados inúmeros feitos do Mashiach, como por exemplo: seu ministério, cuja palavra concedia aos que a recebiam e, criam nas Boas Novas que apregoava, libertação, cura, discernimento a respeito do Reino de Elohim! E, nesses mesmos Evangelhos, tomamos conhecimento, dos que O perseguiam, os motivos pelos quais O perseguiam, as humilhações que lhe foram impostas, bem como o tipo de morte que lhe fora reservada e, também o relato de sua ressureição! 
 
O conhecimento desses fatos, faz-nos enxergar Yeshua conforme seus feitos do passado, cujo testemunho o revela como sendo o Ungido de Elohim, O qual realizou sinais e prodígios, curando enfermos, dando vista a cegos, fazendo paralítico andar, ressuscitou mortos; expulsou demônios e, por aí vai!
 
Mas a questão é: diante de tudo que já sabemos acerca dos feitos de Yeshua, limitaremos o poder que lhe foi confiado, tão somente ao passado?
 
Bom... dando continuidade ao nosso estudo, de acordo com o texto que se encontra em Hebreus 13:8, no que diz respeito ao tempo futuro, Yeshua nos é apresentado como alguém imutável, isto é, o que Ele foi ontem, também será no amanhã! E, esse amanhã, dá-se no sentido de um tempo que não terá fim... como algo constante... eterno! 
 
Assim sendo, quando se fala a respeito de Yeshua, "do amanhã", o que nos vem a memória, é a figura/pessoa do Mashiach revelado em Apocalipse 19:11, como sendo o Fiel e Verdadeiro, o qual julgará e pelejará com justiça. É esse Yeshua do "amanhã/futuro", que os crentes esperam, para o cumprimento de toda a profecia... não apenas a ressurreição dos mortos, mas também, o submeter-se aquELE que todas as coisas lhe colocou aos pés. ( 1Cor 15:26-28)
 
Portanto, preservar a esperança nesse Yeshua do "amanhã", é algo legítimo, assim como também é legítimo, trazermos a memória, seus feitos do passado! Entretanto, o que queremos trazer a tona e, o que queremos chamar a atenção do leitor através desse estudo, diz respeito aquEle a quem chamaremos da seguinte forma: Yeshua de "hoje".
 
E, nisso alguém pode se perguntar: " como assim, Yeshua de Hoje? E, a resposta é simples: trata-se daquEle com quem nos relacionamos diariamente, no nosso cotiadiano! AquEle que por sabermos que NÃO muda, gera em nós a certeza de que suas palavras também não mudam, o que acaba fortalecendo nossa esperança hoje!
 
Daí, analisarmos a forma como nos relacionamos com esse Yeshua, a quem afirmamos ser o motivo de nossa canção... aquEle pelo qual fomos sarados... remidos... ser importante! Pois de que nos servirá, anunciarmos seus feitos do passado e, aguardarmos seu retorno para o cumprimento de todas as profecias, se não O conhecermos em nosso tempo? Se não nos relacionarmos com Ele no presente, de modo que a sua Palavra, opere em nós o milagre que a nossa vida, necessita em nosso tempo, o qual chamamos de "hoje"?
 
Por isso  amado leitor, de acordo com nosso entendimento, é esse Yeshua de "hoje" que acrescenta em nossa vida diária, o entendimento acerca do Reino de Elohim ... o sermos feitos a imagem e semelhança de Elohim... o conhecermos o propósito para o qual fomos criados por Elohim!
 
É no relacionamento que estabelecemos com esse Yeshua de hoje, do "aqui e agora", que somos fortalecidos na emunah; que temos nossa esperança renovada na Palavra viva e eficaz, a qual, propagou-se em nosso meio, de modo que, por meio desta, enfermos sejam curados; mortos ressuscitem; cegos passem a enchergar; aleijados a andar! É esse Yeshua de hoje, que nos leva a darmos crédito aquEle que, embora não vemos, ainda assim, nEle cremos! 
 
Ter esse entendimento, edifica-nos, revigora-nos! Porque, assim como àgua parada, não se renova, da mesma forma, ensino/palavra sem conhecimento, também não!
 
Sendo assim, cremos que as narrativas a respeito de Yeshua do passado, em muito nos ensina e, as do futuro, enche-nos de esperança! Porém, é nossa comunhão firmada com Ele HOJE, que nos mantém de pé ! E, quanto ao amanhã... não vos inquieteis! Basta cada dia o seu mal!