Perguntas, Comentários e, Respostas, referente ao Estudo Sobre Emunah

 
 
1 - Todas as pessoas tem emunah?
Resp.:  NÃO! Emunah é dom que vem de Elohim, logo somente os que nELE confiam, recebem esse dom. O que todos podem ter é Crença, isto é, o crer em algo que lhe é falado, do que lhe chega aos ouvidos, do que lhe faz ter conhecimento mediante o senso comum.
 
2 - Emunah é fé em hebraico?
Resp.: NÃO! Emunah NÃO é Fé em hebraico. Como mostramos em nosso estudo, a palavra Fé não se faz presente no Antigo Testamento, o que temos nos escritos em hebraico, é a palavra Emunah, a qual tem por significado: confiança, fidelidade, honestidade, lealdade, certeza, convicção! Do mesmo modo, também não encontramos a palavra Fé no Novo Testamento, o que temos nos escritos em Grego, é a palavra Pistis, a qual traz consigo o mesmo significado de Emunah. E, por fim, também não encontramos a palavra Fé no latim, o que temos é a palavra Fides, a qual também traz consigo o mesmo significado de Emunah.
 
Portanto, como podemos perceber, Emunah NÃO é Fé em hebraico, porque Emunah, ao contrário de Fé, tem significado! Emunah ao contrário de Fé, encontra-se nas Escrituras! 
 
3 - Como manifestar a Emunah?
Resp.: A Emunah é manifesta mediante um exercício contínuo acerca do que se crê. Manifestamos a Emunah sendo fiéis ao que cremos e, em quem cremos! Exercitamos a Emunah, quando ao invés de depositarmos nossa confiança no que perece, escolhemos confiar no Yahu! Manifestamos a Emunah, quando temos a certeza que o melhor é ser honesto, do que movido pela ganância, causar prejuízo a terceiros! Exercitamos a Emunah quando em meio as dificuldades pelas quais passamos, permanecemos firmes e convictos de que Yahu está na controle de nossa vida...
 
4 - Mas se Emunah está relacionaldo a confiar, a ser fiel, a segurança, lealdade, como é dito nesse estudo sobre emunah, como ficam as pessoas que são devotas de Jesus, dos "santos" da igreja católica e, de tantos outros existentes em várias segmentos religiosos? Eles não tem emunah?
 
Resp.: NÃO! Eles não tem Emunah! Conforme nos é ensinadas nas Escrituras, Emunah é dom que provém do Yahu, assim sendo, somente os que nELE confiam, manifestam emunah. Os demais como já dissemos, creem e, pelo fato de creem no que lhes é apresentado, destes se tornam devotos e, como abordamos em nosso estudo, o crer em algo e/ou alguém, qualquer um pode, mas emunah, somente quem confia no Yahu, a possui! Por isso é importante compreendermos que, emunah está relacionada a confiança contínua no Yahu, ou seja, é termos a firme convicção de que Ele é o único capaz, de tornar real o que nELE esperamos!
 
5 - O que é Fé? É errado fazermos uso dessa palavra?
Resp.: Como explicamos em nosso estudo, há quem apregoe que Fé provém do latim Fides, mas como já mostramos, ao contrário de Fé, Fides tem um significado, o qual é semelhante a Emunah no hebraico e, também a Pistis no grego. Assim sendo, o correto na tradução da vulgata latina para o nosso idioma português, seria traduzir Fides pelo significado que essa palavra traz consigo, fidelidade, lealdade, firmeza, certeza, confiança, mas infelizmente não foi isso que aconteceu! Os tradutores diante da palavra Fides, no latim, a traduziram tão somente pela palavra Fé!
 
Com isso, a palavra Fé foi inserida nos textos bíblicos, como sendo um termo de "difícil" explicação, mas que é necessário na vida daquele que crê que, NADA é impossível!
 
Assim sendo, para nos fazermos entender acerca do que é fidelidade; do que é ser constante; do que é ser fiel, do que é ser verdadeiro, muito das vezes precisamos fazer uso da palavra Fé, pois é essa palavra que muitos tem cauterizada em sua mente. Daí, a importância do ensino na Congregação ser fundamental, pois somente quando tomamos conhecimento do que é Emunah, é que conseguimos deixar de lado o uso da palavra Fé, visto que Fé, como já abordamos em nosso estudo, NÃo consta nos textos hebraicos, nem nos textos gregos; nem nos textos em latim!  
 
 
6 - O que Shaul quis dizer ao afirmar: "Combati o bom combate, acabei a carreira e, guardei a emunah." ?
Resp.: Cremos que Shaul nesse texto, o qual se encontra em 2Tm 4:7, quis dizer o seguinte: ele tinha total convicção acerca do que cria e, em quem ele cria! E, provavelmente, nesse momento em que estava prestes a ser morto, Shaul trazia consigo a certeza de missão cumprida, mediante a sua fidelidade para com aquEle que o chamou para apregoar as Boas Novas de Salvação. Ele estava seguro, confiante de que " nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura o poderia separar do amor de Elohim, que está em Yahushua, o Ungido. ( Rm 8:38-39)

Deixe aqui seu Comentário e, Perguntas

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode