Perguntas, Comentários e, Respostas Referente ao Estudo Sobre Oholyao

 
1 ª Pergunta: O que é Oholyao? É o mesmo que Igreja?
Resp.: NÃO! E, para entendermos a respeito disso, faz-se necessário termos em mente o seguinte: 
a) Oholyao é uma palavra criada para substituir a palavra Igreja contida na Bíblia, mas NÃO encontramos nos textos hebraicos antigos, a palavra Oholyao e, muito menos nos textos do Novo Testamento, a palavra Igreja!
 
b) A respeio da palavra Oholyao, sua formação se dá com a junção da palavra Ohol, a qual é usada para denotar Tenda + Yao, o qual é usado para se referir poeticamente ao Criador, resultando dessa forma: Oholyao, mas o que muitos não sabem é que, nos textos hebraicos, a palavra que encontramos para se referir a Tenda é: Ohel e, a forma poética para se refir ao Altíssimo é Yah. 
 
Assim sendo, o mais lógico seria usar OhelYah, mas esse termo, também não é encontrado nas Escrituras!
 
Já no que diz respeito a palavra Igreja, como já abordamos em nosso estudo, não consta nos textos do Novo Testamento. A palavra que encontramos é: Ecklesia, a qual está relacionada a, assembléia, reunião de pessoas, grupos e, etc. 
 
Portanto quando falamos de Ohel, estamos falando de uma Tenda, sob a qual os que crêem no Altíssimo se colocam debaixo. Estamos falando de PROTEÇÃO, do estar seguro debaixo de algo e/ou de alguém! Já a palavra Eklesia não tem essa conotação, pois Eklesia nada mais que um local para reunião; uma assembléia na qual as pessoas se reúnem para falar a respeito de um assunto de interesse mútuo!
 
Do mesmo modo, Igreja não tem a mesma conotação de Ohel. Primeiro que Igreja é uma palavra que não consta nos textos bíblicos; segundo porque Igreja não traz consigo o conceito de proteção; do estar seguro; como ocorre com a palavra Ohel.
 
 
2ª Pergunta: É errado então fazermos uso de Igreja? Que palavra então devemos usar para substituir essa palavra?
Resp.: Sim! Está errado usarmos Igreja, pois cremos que o aprendizado se dá na Verdade e, na Verdade, a palavra Igreja foi inserida nas Escrituras, de forma que a palavra substituida por esta, perdesse o seu significado no texto e, contexto, dificultando assim, o aprendizado acerca das Escrituras, a começar pelo que diz respeito a Emunah e, Unidade. A palavra que consta nas Escrituras é: Ohel Moued, ou seja, Tenda da Congregação/Revelação. Era diante dessa Tenda que Yahu convocava a todos para estarem diante dela e, alí ouvir suas instruções e, a participarem de atos solenes.
 
3ª Pergunta: E quanto aos que creem em Yahushua? Assim como no cristianismo, onde os cristãos se denominam como Igreja, entre os crentes em Yahushua também há os que se denominam como Oholyao! Qual a definição a ser usada para estes?
 
Resp.: É verdade! Existe mesmo o uso desses temos para definir o indíviduo em sua respectiva crença. Mas, no que diz respeito aos que creem no Yahu, o que temos aprendido é o seguinte: O crente NÃO é OHEL(Tenda), porque Ohel é uma tenda que se estende sobre alguém e, ou sobre uma construção, de modo a oferecer proteção e, segurança ao que se encontram debaixo dela! Portanto, a proteção do crente NÃO vem de si mesmo, mas sim daquELE em quem tem depositado a sua emunah, ou seja, do Yahu! Diante disso, os termos que encontramos nas Escrituras para definir os que se reúnem para ouvir as instruções do Yahu, são: Congregação, Ajuntamento, Reunião. É dessa forma que os crentes podem ser identificados, isto é, como pessoas que congregam sob a Proteção do Yahu, ou seja, sob a sua Ohel(Tenda). É essa Congregação que tem como cabeça/Governante, Yahushua! É este a proteção do Yahu para os que nELE confiam!
 
4ª Pergunta: Eu ouvi falar que há palavras usadas em nosso meio, QUE são provenientes do hebraico arcaico, seria então esse o caso da palavra Oholyao? Seria essa a razão dela não ser encontrada nos escritos que temos disponíveis hoje em dia?
 
Resp.: NÃO. Embora há quem afirme para justificar o uso de determinadas palavras em meio a Congregação, que as mesmas provém do hebraico arcaico, não vemos dessa forma! Precisamos ter em mente o seguinte questionamento: o que é algo arcaico, senão algo muito antigo? Em escritos datados com mais de 2000 anos, achados no Mar Morto, como por exemplo o rolo contendo o livro completo do profeta Isaias, também NÃO encontramos Oholyao, mas sim Ohel! Diante disso, surge-nos a seguinte pergunta: porventura esses achados do Mar Morto, NÃO são antigos? Ora, pelo período em que é datado esse rolo , podemos acreditar que as palavras alí contidas são as mesmas que Yahushuafez uso, quando entrou no Templo, abriu o livro do Profeta Isaias e, leu um texto contido nele!

Deixe aqui seu Comentário e, Perguntas

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode