Essa é a pergunta que mais ouvimos, daqueles que se deparam com o ensino a cerca dos Nome Sagrados! E, entendemos os argumentos que cada um destes apresentam, afinal, assim como na parábola do rico e lázaro, o rico desejava que, através do conhecimento, seus irmãos, colocando-os em prática, não sofressem as consequências terríveis da ignorância! Do mesmo modo, desejamos que todos os que amamos, também alcancem o conhecimento da Verdade!
E, nisso, aqueles cujos familiares morreram sem conhecer o Nome, deparam-se com a seguinte dúvida: “ se a salvação é para os que conhecem o Nome, de modo que o invocando, alcancem a salvação, isso significa que nossos familiares que já se foram, não foram salvos, mesmo vivendo uma vida de integridade; uma vida a serviço em ajudar ao próximo? Se assim for, por que então o Nome Sagrado não lhes fora apresentado? Não é justo que uns saibam e outros não! Afinal pelo que nos é ensinado, a vontade do Eterno é que todos sejam salvos, mas como serão senão houver conhecimento"?
Bom... os questionamentos são vários! Mas, não estamos aqui para determinar se o que o ETERNO faz, é bom ou ruim! Até porque, de acordo com as Escrituras, todos os feitos de YHWH são bons. Assim sendo, nosso objetivo é tão somente abordarmos o que as Escrituras nos revelam e, acerca disso, o que podemos afirmar é, que nenhum homem é salvo por obras, mas sim, pela graça redentora de Yah Elohim.
Portanto, cremos que a vontade do Altíssimo é que todos o conheçam e, esse conhecer nos impulsiona a avançarmos em direção do Altíssimo, a ponto de não mais sentindo nossos pés no chão, venhamos mergulhar em busca do que nos edifica e, do que nos renova a emunah.
E, nisso, quando ouvimos a seguinte pergunta: Por que o Criador dos céus e da terra, permitiu que seu nome ficasse oculto por tanto tempo? E, porque somente para alguns seu nome fora revelado?
De acordo com as Escrituras, o que encontramos é, que YHWH tem por objetivo fazer de seu Nome um memorial Eterno, logo, podemos pré supor que, não é e, nunca foi de seu interesse, tornar seu nome oculto perante as nações!
Vejamos os textos abaixo:
Ezequiel 29:7 “E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Ysrael, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou YHWH, o Santo em Ysrael.”
Malaquias 1:11 “ Mas desde o nascente do sol até ao poente É GRANDE ENTRE OS GENTIOS O MEU NOME; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque O MEU NOME É GRANDE ENTRE OS GENTIOS, diz YHWH dos Exércitos.”
Ezequiel 36:23 " E Eu santificarei o meu grande Nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles e, os gentios saberão que Eu sou יהוה(YHWH), diz o Soberano יהוה(YHWH), quando EU for santificado aos seus olhos."
Salmos 91:14-15 " Porquanto tão encarecidamente me amou, também EU o livrarei, pô-lo-ei em retiro alto, porque CONHECEU O MEU NOME. Ele me invocará e, EU lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei e, o glorificarei."
Como podemos perceber, através dos textos citados acima, o Nome do Altíssimo sempre foi conhecido, quer seja pelo seu povo; quer seja pelos gentios. Mas... num determinado momento, este Nome deixou de ser pronunciado, de modo que, tornou-se desconhecido por muitos!
E, nisso há quem se pergunte: “ mas se a vontade do Eterno sempre foi tornar seu nome manifesto perante as nações, por que Ele permitiu que o escondessem, de modo que, pessoas descessem à sepultura, sem conhecê-lo?
Não sabemos ao certo! Por isso, não vamos inventar respostas! A única coisa que podemos falar pautado nas Escrituras é, que a vontade do Altíssimo é que todos sejam salvos! E, na grandiosidade de seu Nome, fez dele um Memorial Eterno, a ser lembrado de geração a geração!
Mas... os Yehudim pós diáspora, afim de se voltarem para os mandamentos do Eterno, de modo a não mais sofrerem o castigo da desobediência, colocaram em prática o seguinte mandamento: “não invocarás o meu Nome em vão.” Dessa forma, acreditavam que, pronunciando o Título Adonay ( o qual é usado nos textos hebraicos, apenas para se referir ao Altíssimo), no lugar do Nome Sagrado, estavam cumprindo a risca, o que lhes fora ordenado, quando na verdade, estavam contribuindo para que o Nome deixasse de ser Santificado quer seja entre eles, quer seja, entre os gentios!
Diante disso, quando nos perguntam: “ por que o Altíssimo permitiu que alguns de nossos familiares morressem sem o conhecimento acerca do Nome Sagrado?” e, a resposta que temos pra dar é: “Como o conhecimento a respeito do Nome Sagrado chegou até você?” Pelas obras? Por que és bom? Ou por que buscastes o conhecimento acerca daquEle que, até então, apenas ouvira falar? Então... o conhecimento está aí para os que buscam!
Lembrem-se: não é pelas obras que conhecemos o Altíssimo, mas sim, pelo desejo que em nós opera, em conhecermos a Verdade.