A Importância de se Estabelecer Limites

Compreender a importância de se estabelecer limites, ajuda-nos a termos uma vida espiritual; conjugal; emocional; social e, profissional mais saúdavel! Aquele que conhece o seu limite, não se lança a abraçar o mundo com seus pequenos braços, nem se lança a dar passos maiores que as próprias pernas!
 
Assim sendo, esperamos que o leitor leia com atenção os textos bíblicos fazendo uso de suas Bíblias, pois em razão de alguns textos citados serem longos, resolvemos contrai-los, mediante reticências(...), afim de não tornar a leitura cansativa. 
 
Começemos então nossa abordagem...
 
Bamidbar(Numeros) 33 1:35 "Este é o percurso que os israelitas fizeram quando sairam do Egito organizado segundo suas divisões sobre a liderança de Moshe e Aaron. Por ordem de YHWH, Moshe guardou um registro escrito de seu progresso. Estas são as etapas da jornada, identificadas pelos lugares onde pararam ao longo do caminho. Os israelitas partiram da cidade de Ramessés no décimo dia do primeiro mês, na manhã seguinte à primeira celebração da Páscoa. Partiram triunfantemente , à vista de todos os egipcios. Enquanto isso, os egípcios sepultavam o filho mais velho de suas famílias que YHWH havia ferido mortalmente  na noite anterior. Naquela noite YHWH derrotou os Elohim do Egito com grandes atos de julgamento.... Enquanto estavam acampados perto do Rio Jordão, nas Campinas de Moabe, do lado oposto a Jericó, YHWH disse a Moshe: " Dê as seguintes instruções ao povo de IsraEl. Quando atravessarem o Rio Jordão para entrar na Terra de Canaã, expulsem todos os povos que vivem ali. Destruam todas as imagens esculpidas ou fundidas e, derrubem todos os santuários idólatras. Tomem posse da terra e estabeleçam-se nela, pois Eu lhes dei a terra para a ocuparem. Distribuam a terra entre os clãs por sorteio e, de forma proporcional ao tamanho de cada clã. Os clãs maiores receberão uma porção maior e, os clãs menores, uma porção menor. A decisão do sorteio é definitiva. Assim, as porções de terra serão distribuídas entre as tribos de seus antepassados. Mas, se vocês não expulsarem os povos que vivem na terra, aqueles que restarem serão como farpas em suas costas. Serão um tormento para vocês na terra em que habitarem. E Eu farei a vocês aquilo que planejava fazer a eles."

 

Do texto acima, destacamos alguns pontos, a saber: 

1 - a ORDEM - a saída do povo do Egito NÃO se deu, segundo o que cada uma "achava" melhor para si, ao contrário! Essa saída, deu-se de forma Organizada;

2 - a LIDERANÇA - como podemos perceber no texto, a saída do povo do Egito, deu-se de maneira organizada, de acordo com a suas divisões! E, essa organização, deu-se sob uma L I D E R A N Ç A.

3 - as INSTRUÇÔES - percebam que as instruções do Yahu(Yhw) para seu povo, eram transmitidas através da liderança, por ELE estabelecida!Portanto, os que acham que na Congregação do Yahu(Yhwh) não se faz necessário liderança, estão completamente equivocados!

4 - a JUSTIÇA - observem que na distribuição das terras, o Eterno determinou que, esta fosse feita de maneira proporcional ao tamanho de cada clã, de modo que, cada um recebesse a medida certa/necessária para sua sobrevivência!

5 - a OBEDIÊNCIA - atentem-se para esse ponto! Havia uma promessa. E, que promessa era essa? A de habitar na Terra Prometida por Yahu(YHW) a seu servo Abraham, tornando-se nessa terra, uma grande nação. Diante disso, o que nos chama atenção é o seguinte: o usufruir dessa promessa, exigia do povo Obediência; Fidelidade. Tais princípios, levam o homem a habitar dentro do LIMITE estabelecido pelo Altíssimo! 

Percorrendo as Escrituras, deparamo-nos com um texto em Levítico, que se encaixa perfeitamente ao propósito desse estudo, vejamos...

Em Levitico 18:1-30, Yahu(Yhw) - sugerimos ao leitor que abra sua Bíblia e, leia atentamente todo o texto -, podemos verificar TODAS as instruções dadas pelo Eterno para o seu povo, afim de que estes, NÃO praticassem as mesmas obras da terra do Egito, na qual habitaram; nem tampouco, as obras da terra de Canaã, para onde Ele os estava levando, instruindo-os também a não andarem nos estatutos dos povos que habitavam na terra de Canaã.

Podemos perceber claramente, os Limites estabelecidos pelo Altíssimo para o seu povo e, a questão é: "por que o Eterno estabeleceu esse Limite"? Para que o seu povo NÃO se contaminasse com as obras praticadas por aqueles que habitavam naquela região! Por isso, estabeleceu-se "Fronteiras", "Limite", de modo a evitar/prevenir que IsraEl fosse contaminado pelas obras da iniquidade, as quais a terra vomita aqueles que as pratica, conforme podemos observar no texto abaixo:

Levíticos 18:24-26 " Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; e Eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores. Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós."

Analisando com atenção o texto acima, dois pontos nos saltam aos olhos, a saber:

- o fato de NADA passar desapercebido diante dos olhos do Altíssimo! Seus olhos contemplam tanto o bem, quanto o mal! E, para os que são seus, Ele concede as instruções necessárias, de modo que, colocando-as em prática, em tudo sejam bem sucedidos, conforme lemos em Deuteronômio 28:1-14, onde lemos o seguinte: " E será que, se ouvires a voz de YHWH teu Elohim, tendo cuidado de guardar todos os teus mandamentos que Eu hoje te ordeno, YHWH teu Elohim te exaltará sobre todas as nações. E todas essas bençãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz de YHWH teu Elohim: bendito será na cidade e, bendito serás no campo, bendito o fruto do teu ventre... bendito será ao entrares, bendito serás ao saíres... YHWH mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der YHWH teu Elohim. YHWH te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos de YHWH teu Elohim, e andares nos seus caminhos..."

Porém, o NÃO se atentar para as instruções do Eterno; o NÃO atentar-se para o Limite por Ele estabelecido, traria sobre IsraEl, o castigo que a outro fora reservado: se vocês não expulsarem os povos que vivem na terra, aqueles que restarem serão como farpas em suas costas. Serão um tormento para vocês na terra em que habitarem. E Eu farei a vocês aquilo que planejava fazer a eles."

- o fato dos estrangeiros que seguiam o povo do Eterno, NÃO estarem isentos do compromisso para com a Palavra do Altíssimo! Vejam que incrível! Aqueles que tomam para si as instruções do Eterno, dadas de início para o seu povo, NÃO ficam isentos de sua fidelidade para com Este! É muito comum nos deparamos com pessoas dizendo o seguinte: "isso é para judeu e, não para gentios!"; "isso para os que estão debaixo da lei! não para nós que estamos debaixo da graça!" Ora... não é isso o que as Escrituras nos tem revelado! Enquanto os estrangeiros peregrinavam junto com os Yehudim, assim como estes, também tinham que seguir as mesmas instruções, ou seja, para eles também havia Limite estabelecido pelo próprio Eterno! E, ainda assim, há quem diga: " nós não andamos com judeus!" e, nem fazemos o que eles fazem"! E, a nossa pergunta para estes é: "Como assim, não andam e, não fazem o que eles fazem"? Ora, a própria Escritura nos ensina que a salvação vem dos Yehudim! A própria Escritura nos revela que as intruções contidas na Torah e; nos Estatutos foram dadas primeiramente para IsraEl e, a base de toda essa instrução é, a que todos nós devemos praticar para com o Eterno e, para com o próximo! "Como assim não andamos com os Yehudim"? Ora, aquEle que foi sacrificado em nosso lugar, era Yehudi! Porventura, não andamos em sua presença? "Como não fazemos o que eles fazem"? Se com nossa boca falamos que somos imitadores do Mashiach(Ungido)? Portanto, uma vez pois, que a nossa conduta e/ou padrão de vida, dá-se com base nas instruções que recebemos dos Emissários escolhidos pelo Mashiach, perguntamos: estes eram gregos ou Yehudim(judeus)? E, a resposta é: eles eram Yehudim(judeus)!

Continuemos nossa abordagem...

Números 34:1-29 " Então YHWH disse a Moshe: " dê as seguintes instruções ao povo de IsraEl. Quando entrarem na terra de Canãa, que Eu lhes dou como sua propriedade especial, estas serão as fronteiras... YHWH ordenou que a terra seja dividida entre as nove tribos e meia restantes. As famílias das tribos de Rúben e Gade e, da metade da tribo de Manassés já recebram suas porções de terra do lado leste do Jordão, do lado oposto de Jericó, na direção do nascer do sol.... "

Agora vejamos mais um texto...

Números 35:1-8 " YHWH disse a Moshe junto ao Rio Jordão, nas Campinas de Moabe, do lado oposto de Jericó: " Ordene aos israelitas que, das propriedade que receberem por hebraça, deem algumas cidades para os levitas morarem. Entreguem também as pastagens ao redor delas. As cidades, serão para moradia dos levitas e, as terras ao redor servirão de pasto para seu gado, suas ovelhas e todos os seus animais....Seis das cidades que vocês derem aos levitas serão cidades refúgio, para onde uma pessoa que tiver matado alguém acidentalmente poderá fugir e ficar a salvo.

Como podemos observar nos textos pontuados no decorrer desse estudo, estabeleceu-se o limite e/ou uma fronteira para cada povo/tribo! E, essa distribuição foi feita da seguinte maneira: Ordenada; sob a Instrução do Eterno; tendo como Liderança Moshe e seu irmão Aaron e; Justa, de modo que na distribuição da terra, tanto aquele que ganhou a menor porção, quanto aquele que ganhou uma porção maior, receberam a medida certa, para atender as suas necessidades! 

Portanto, a distribuição da terra entre as tribos, NÃO se deu com o objetivo de estabelecer a um "status" social, onde o que recebeu porção maior ocupava um "status" de superioridade em relação ao que recebeu uma porção menor e; nem o que recebeu porção menor, ocupava "status" de inferioridade, ao que recebeu porção maior! O objetivo da distribuição da terra, dentro do LIMITE estabelecido pelo Eterno, foi propocionar a cada tribo, as condições necessárias para o susteto de cada uma delas, além de preservá-las diante das obras abomináveis praticadas pelas nações que alí habitavam!

Portanto, o  estabelecer LIMITES na distribuição da terra, evitou-se a ociosidade da terra e; colocou a todos em condições de igualdade quer seja, perante ao Eterno, quer seja, perante uns aos outros! E, nisso, podemos perceber que, no LIMITE estabelecido por Yahu(Yhw) há Justiça!

Continuando...

Analisando cada texto citado nesse estudo, de imediato, há quem pré supunha que, o assunto abordado por eles, esteja relacionado a questões geográficas! Sim, é verdade, Mas NÃO é só isso!!! Os textos também nos remetem a outras questões, tais como: o relacionamento espiritual estabelecido entre Yahu(Yhw) e o homem e; ao relacionamento social, estabelecido entre o homem e o meio em que ele está inserido! Em todos esses relacionamentos, é preciso entendermos que, o LIMITE precisa se fazer presente! E, é esse limite que irá estabelecer até onde o indivíduo pode ir, de modo que, não ultrapassando esse limite, o homem venha desfrutar das benção do Yahu, mas... agindo de forma contrária, ou seja, ultrapassando o limite, terá sobre si o peso de sua desobediência, terá que se esforçar em dobro, para sobreviver fora desse limite, fora dessa fronteira!

Um exemplo a ser citado é, o do próprio Adam. Havia um limite estabelecido pelo Altíssimo. Havia uma fronteira estabelecida por Este, em seu Jardim no Éden e, que fronteira era essa? E, a resposta é: a Árvore do conhecimento do bem e do mal. Era esse limite, que o Eterno estabeleceu para o homem, de modo que, atentando-se para esse limite, o homem, não experimentasse a morte! Mas..., a partir do momento em que o homem inclinou-se para satisfazer sua própria vontade, ultrapassou o LIMITE estabelecido pelo Eterno e, assim, deixou de reinar sobre a terra que lhe havia sido confiada! 

Ultrapassar o LIMITE, fez com que o homem perdesse sua "coroa" de honra e, passasse a sentir, o que até então não havia sentido: 

1 - o Medo, conforme podemos observar em Bereshit(Gn) 3:9-10 " E chamou YHWH Elohim a Adam, e disse-lhe: Onde você está? E ele disse: Ouvi que estavas andando pelo Jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu."

2 - o Cansaço proveniente do trabalho/esforço, afim de obter através deste, o seu sustento, conforme podemos observar em Bereshit(Gn) 3:17-18 " maldita é a terra por sua causa, por toda a sua vida, terá muito trabalho, para tirar da terra seu sustento... com o suor do rosto você obterá alimento, até que volte à terra da qual foi formado." 

Também fez com que o homem, tomasse conhecimento de sua condição perante o Eterno! E, tal conhecimento, resultou em consequências drásticas, não apenas para si mesmo, mas também, para todos que, até então, estavam debaixo de sua autoridade, colocando-os também debaixo de maldição!

Observem que o LIMITE imposto pelo Eterno, existe desde que o mundo foi criado! E, é esse limite que muito das vezes, o homem está sempre querendo ultrapassar, afim de fazer valer a sua própria vontade! 

Um outro exemplo a ser citado a respeito desse assunto é o de Moshe! Quando este se deparou com uma sarça ardente e, viu que esta não se queimava, ao se virar para ver o porque desta não ser consumida, Yahu(Yhw) assim bradou: " Moshe, Moshe. Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."

Percebam que embora o Altíssimo tenha se apresentado a Moshe, através de seu mensageiro numa sarça ardente, NÃO significou que este, Moshe, podia ultrapassar o limite estabelecido pelo próprio Eterno! A ordem do Yahu para Moshe foi: " não te chegues para cá!" e; "tire os sapatos de teus pés"! Vejam que, o local em que a sarça ardente estava, era um local separado para o Altíssimo! E, o que Este separa para si, é o LIMITE que o homem NÃO deve ultrapassar!

Portanto, se somos separados, é porque Yahu(Yhw) estabeleceu LIMITES para nós, de modo que, mantendo-nos dentro desse limite, tenhamos Vida Eterna!

Shalom!

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode