o Que Pode Roubar Nossa Alegria?

 
Shalom!
 
Estamos compartilhando esse tema de estudo, porque muitos são os que em razão dos problemas que enfretam, quer seja no âmbito profissional; conjugal; sentimental, espiritual... acabam tendo sua alegria roubada! E, atentar-se para esse fato, é importante, pois, ajuda-nos a discernir a diferença que há, entre o estar triste por algum motivo e, o viver triste por um determinado motivo!
 
Precisamos ter em mente que, NINGUÉM aqui é super homem ou super mulher, imunes as adversidades nessa vida, PORÉM, não podemos nos deixar aprisionar pelo que nos oprime; pelo que gera em nós, ansiedade... Daí a pergunta: o que pode roubar nossa alegria, tornando-nos pessoas sem esperança; pessoas que tem nos lábios o seguinte discurso: "Ó vida! Ó azar" ! "Eu não dou uma sorte dessa"! "Minha vida é um fiasco; nada do que faço dá certo"...
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Filipenses 4:4  " Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, regozijai-vos ".
 
Percebam que nessa carta escrita por Shaul aos Filipenses, a recomendação foi: ALEGRAI-VOS! E, por que será que ele deu essa recomendação? Porque provavelmente estava ocorrendo algo em meio aos crentes que estava levando-os ao entristecimento! E, quanto a você leitor? O que tem roubado sua alegria? O que tem te feito andar de cabeça baixa?
 
No caso da Comunidade em Filipos, conforme podemos constatar no relato de Shaul, estava havendo uma divisão e/ou uma  animosidade entre duas mulheres, a saber: Evódia e Síntique, animosidade essa que, provavelmente, estava gerando nos demais crentes, ansiedade; entristecimento e, quem sabe até, uma decepção seguida de um esfriamento na emunah!
 
Daí, depararmo-nos com Shaul rogando para que essas mulheres, se atentassem para o que realmente importa, ou seja, a alegria firmada no Adon(Senhor) e, do mesmo modo, a certeza de Salvação nESTE! 
 
Percebam que, no decorrer da Carta aos FIlipenses, Shaul diz aos demais colaboradores, cujos nomes estão no livro da vida, o seguinte: Regozijai-vos sempre no Senhor(Adon); outra vez digo, rogozijai-vos! E, pelo que deveriam se alegrar? Por terem o que comer? Por terem o que vestir? Por terem um teto sobre suas cabeças? Por terem um emprego/trabalho? Não! O ter essas coisas, leva-nos a sermos gratos, pelo fato de sermos providos do que necessitamos, PORÉM, o regozijar-se no Senhor vai muito além do que perece ou, do que temos de ir em busca todos os dias para garantir o pão à mesa! O regozijar no Senhor, deve estar firmado na certeza de nossa Salvação! Na certeza de que nosso nome consta escrito no Livro da Vida!
 
Mas, pra isso, faz-se necessário sabermos quem são os ladrões de felicidade, de modo que, conhecendo-os, não nos deixemos ser defraudados por eles! Vejamos abaixo alguns desses ladrões:
 
a) Ansiedade 
 
MatitYahu(Mt) 6:25-32  " Por isso vos digo: Não vos preocupeis com a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que ele? ... Porque todas essas coisas, os gentios procuram. Decerto, vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisa. "
 
Observem que, a inquietação do Ser humano com o que ter, com o que há de ser, com o que há de vestir... gera neste ansiedade e, na ansiedade, o fato do homem não ter controle/domínio sobre o que lhe inquieta, faz com que sua paz e alegria, seja roubada!
 
Para estes que vivem ansiosos e/ou inquietos, a palavra de Elohim é: " não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
 
Por isso, é importante mantermos nossa emunah saudável, pois através dela, é possível compreendermos que o controle de nossa vida, NÃO está em nossas mãos! E, do mesmo modo, conseguimos compreender que, NÃO está em nossas mãos, o poder de acrescentarmos um centímetro em nossa estatura e, muito menos, evitarmos que um fio de cabelo caia de nossa cabeça! 
 
E, por falar nisso, cito meu próprio exemplo, para mostrar o quanto não temos controle sobre nossa vida! Há tempos atrás quando diagnosticada com câncer ( hoje, dou graças ao Altíssimo por estar curada há 11 anos), após passar por cirurgias, fui submetida a quimioterapia! E, um dos efeitos que esse tratamento me causou, foi a perda de cabelo! Foi difícil acordar e, ver  em meu travesseiro, mechas e mais mechas que cairam da minha cabeça enquanto eu dormia! E, o que pensei em fazer pra controlar essa situação, de modo manter o que sobrou de meu cabelo? Não pentear o cabelo!!! Mas chegou um momento em que precisei lavar minha cabeça e, foi aí, ouvindo o barulho das mechas caindo no chão do box e, sentindo a aspereza dos fios que permaneceram e, o quanto eles estavam embaraçados, percebi que cortá-los, era a única solução!!! Lembro-me dessa cena como se fosse hoje! Lembro-me de minha mãe chorando, enquanto cortava meu cabelo... lembro-me do quão dolorido foi me dar conta que nessa vida, não temos controle nem mesmo sobre os fios que crescem e caem de nossa cabeça!
 
Assim sendo, a partir do momento que conseguimos compreender o quanto somos limitados e, frágeis, aí sim, estaremos aptos a nos relacionarmos com o Altíssimo de verdade e, em verdade! Aí sim, conseguiremos entender que, " nem só de pão viverá o homem", porque só nos restará a confiança em nosso Elohim! 
 
É tarefa fácil? Não! Mas é preciso exercitarmos a confiança em nosso Elohim! É preciso darmos a cada dia, um passo de certeza; de segurança; de fidelidade para com aquELE, na qual nossa alegria deve estar firmada, até porque, para nós, só há um caminho a seguir, a saber: o Caminho no qual a Confiança no Altíssimo, gera em nós a certeza de que nosso nome consta escrito no Livro da Vida". 
 
O adentrar no reino espiritual, leva-nos a confiar de maneira a não vivermos ansiosos, porque a confiança será plena! 
 

Tiago 1:2  " Meus irmãos, tende grande gozo quando submetidos a múltiplas provações." 
 
Para alguns pode parecer estranho, deparar-se com esse texto, afinal, como ficarmos alegres ao passarmos por provações? Por lutas? Porém... a mensagem que o texto quer nos repassar é a seguinte: a provação traz o amadurecimento! A emunah bem provada leva a perseverança e, a perseverança produz uma obra perfeita! Logo, quando estivermos passando por provações, esta NÃO pode roubar nossa alegria, pelo contrário! Ela deve gerar em nós, alegria firmada no Adon(Senhor), uma vez que, a provação de nossa emunah, resulta no recebimento da coroa da vida, a qual o Adon tem prometido aos que o amam!


João 16:33  "  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo, Eu venci o mundo".


João 14:27 " Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".

 

Percebam que, aquele que se alegra no Altíssimo; aquele que se alegra com as Boas Novas; aquele que se alegra em saber que tem seu nome escrito no Livro da Vida, tem paz, pois conforme nos é ensinado, a paz que nos é oferecida pelo Altíssimo, não é a mesma que o mundo dá! E, há quem associe a paz, tão somente a ausência de guerra; a ausência de violência urbana e rural; a ausência de violência psicológica; dentre outros. Porém a ausência dessas violências de uma hora pra outra pode mudar... e, aí, onde havia a "paz", passa a existir a guerra; onde havia segurança, passa a existir a insegurança; o que antes era um local traquilo e quieto, amanhã pode vir a ser um local/bairro de caos e/ou tormento... e, nisso, lá se foi a paz que o mundo concedia... preservemos então em nós, a paz que excede todo o nosso entendimento!


Filipenses 4:6  " Não estejais inquietas por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Elohim pela oração e pela súplica, com ação de graças".
 
 
 
b) Perseguições

MatitYahu( Mt) 5:11-12  " Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Regozijai-vos e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós".
 
Vejam que as coisas relacionadas ao reino dos céus, não são semelhantes as da terra! Para alguns, chega parecer loucura, afinal, como entender o indivíduo que se alegra na perseguição que sofre? Nas injúrias praticadas contra ele? E, nas mentiras proferidas a seu respeito, em razão do que crê e, em quem crê? Mas para os que entendem o reino espirutal, sabem que, na provação o melhor a ser feito é colocar em prática o que nos foi ensinado: ALEGRAI-VOS e REGOZIJAI-VOS!
 
 
É bem verdade que existem outros ladrões, cujo objetivo é, roubar-nos a alegria, mas para não tornar nosso estudo muito longo, destacamos apenas estes, até porque, cada um de nós, sabemos que tipo de ladrões de alegria, procuram a todo instante prevalecer contra nós por meio de injustiça, através da falta de amor, através da falta de respeito para com o próximo; através do medo, da violência...  mas, que tenhamos em mente, o seguinte: o firmar nossa alegria no Altíssimo, resulta em nossa vida, paz! E, onde há paz, a ansiedade não reina! 
 
Regozijai-vos sempre! Alegrai-vos sempre, pois grande é o vosso galardão! Alegrai-vos por ter vosso nome escrito no Livro da Vida!
 
Gostou desse estudo? Então fique a vontade para comentá-lo; compartilhá-lo com algum amigo e, caso deseje receber notificações das postagens feitas em nosso site, responda a enquete contida em nossa página inicial. 
 
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode