Quem é o teu Rei?

Em uma de nossas reuniões, o estudo ministrado, pautou-se no seguite texto: 1Samuel 8:1-20. De imediato, quem se depara com esse texto, pode se perguntar: " o que tem haver a história do povo que foi até o sacerdote Samuel, para reivindicar um Rei que os defendesse; conosco? E, a resposta para essa pergunta é: Pode em um trono, assentar dois Reis?
 
Assim sendo, para adentrarmos no que foi abordado, colocamos o seguinte texto abaixo:
 
1Samuel 8:1-8 "E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou a YHWH. E disse YHWH a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti."
 
Observem que o povo de Israel insatisfeitos com a forma como os filhos de Samuel estavam julgando suas causas, pautando-se na avareza e, na aceitação de suborno, pervertendo dessa fomra o direito do povo, recorreram a Samuel para reivindicar um Rei para reinar sobre eles! E, nisso, deparamos-nos com as seguintes situações:
 
1 - Yahu ouve e, está atento a tudo que se passa em nosso meio e, em nossa vida!
2 - Yahu não impede o homem de vivenciar as suas escolhas.
 
Diante disso, que aprendizado tiramos desse fato? E, a resposta é: o homem tem diante de si, escolhas, as quais independentes de quais sejam, terão consequências para si mesmo! E, o perigo disso em nossa vida é, que muito das vezes recorremos a um e outro, afim de obtermos destes, o que até então, acreditamos, não estarmos recebendo da parte do Yahu! Por acharmos que por Ele não estamos sendo ouvidos e, que diante das injustiças que sofremos, Ele fica indiferente... acabamos muito das vezes, agindo por nós mesmos, tomando decisões preciptadas, trocando os pés pelas mãos, buscando em outro, um Rei! Um novo Rei! O qual acreditamos que solucionará todos os nossos problemas! Um Rei humano, que assim como nós, está propenso a erros, tem suas limitações, mas assim como o povo de Israel, escolhemos imitar o mundo! Tomando o padrão do mundo, como solução para os nossos problemas! E, no momento em que assim procedemos, passamos a ter um novo rei, a saber: o nosso ego! A nossa vontade! Sim! Entronizamos a nós mesmos! 
 
Notem que, o povo de Israel, reconhecia que Samuel era homem íntegro, do mesmo modo, reconheciam que os filhos deste, não seguiam seus passos. E, nisso ao invés de recorrerem a Yahu, através do sacerdote, de modo a obterem do Yahu, uma solução para o que os afligia, optaram por ir a Samuel, com uma solução em mente, que aos olhos deles era boa, a saber: o seguir o curso desse mundo, adotando para eles um Rei que assim como o das demais nações, fosse a frente deles nas batalhas, que os governasse e, praticasse para com eles a justiça! E, ao fazerem isso, tornaram vago o trono até então ocupado por Yahu e, no lugar dESTE, pediram um Rei para reinar sobre eles! E, como nos foi ensinado: "muitos confiam em carros, outros na própria força..." Há quem confie no dinheiro que tem no bolso, nas amizades influentes que lhes abram porta de emprego, de saúde, de educação... e, quanto a nós? A quem temos recorrido? E, de que forma temos recorrido? Quem tem sido o nosso Rei? A quem temos entronizado para ser o nosso Governante? De modo que nele exerçamos nossa emuna?
 
Por isso Yahu diz a Samuel que, não era a este que o povo rejeitava, mas sim ao próprio Yahu, o qual os havia retirado do opróbio da servidão no Egito e, os fizeste herdar a Terra que lhes havia prometido! Quantos de nós diante do que nos aflige, acaba esquecendo dos feitos realizados por Yahu em nosso favor? Quantos de nós ao invés de recorrer a Yahu, tem recorrido a própria força? Tem recorrido a outro rei, concedendo a este a honra de suas conquistas e, culpando a Yahu por seus fracassos?
 
 
Vejamos agora o texto abaixo:
 
1Samuel 9-20 "Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras."
 
Percebam que mesmo cientes do que acarretaria para eles um Rei para governá-los, ainda assim, o povo decidiu entronizar um Rei humano, igualando-se as demais nações! E, nisso a questão é: quem temos entronizado, para reinar em nossa vida? Yahu ou a nós mesmos? A obediência a Yahu, ou a nossa própria vontade?
 
1Samuel 9-20 "Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. E falou Samuel todas as palavras do YHWH ao povo, que lhe pedia um rei. E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o YHWH não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras."
 
Percebam que mesmo cientes do que acarretaria para eles um Rei para governá-los, ainda assim, o povo decidiu entronizar um Rei humano, igualando-se as demais nações! Daí a necessidade de examinarmos a nós mesmos! Examinarmos a nossa conduta, afim de nos darmos conta do seguinte: A quem temos entronizado em nossa vida! Quem tem sido nosso governante? Quem tem sido nosso Rei? Yahu ou, nós mesmos? Uma coisa é certa, o querer fazer a nossa prórpia vontade, afasta-nos do Yahu, porque em um trono, não há como assentar dois reis! Ou nos deixamos governar por Yahu, ou entronizamos a nós mesmos, onde o remar sozinho, e o contar com nossa prórpia força, nos levará a fadiga e, ao fracasso!
 
Quando não buscamos naquEle que é o agente transfomador e, vivificador de nossa vida, bem como o caminho certo a seguir, acabamos nos deixando guiar pelo curso desse mundo, o qual nos torna cegos e perdidos, de modo a não sabermos ao certo que direção seguir e, onde iremos parar! Aquele que entroniza a si mesmo, ou seja, que faz valer sua própria vontade, anda por vista, mas aquele que sujeita-se a vontade do seu Governante Supremo, exerce nEste sua emuna e, assim sendo, descansa, porque sabe que seu Rei é quem peleja a seu favor! Porque tem a certeza que seu Rei não dorme! Tem a certeza que seu Rei o reveste de força e, torna perfeito o seu caminho!
 
E, nisso, mais uma vez perguntamos: "Quem é o teu Rei? Quem te governa?
 
 
 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode