Unidade NÃO é Afinidade

 

 

O fato de pessoas terem algo em comum, não significa que exista entre elas, Unidade e, porque assim afirmamos? Porque há quem confunda Unidade, com Afinidade, mas o que estes não sabem é, que a Unidade, ao contrário da Afinidade, é IMUTÁVEL e CONSTANTE!

 

Para compreendermos a respeito desse assunto, tomemos por base o texto abaixo:

 



Gênesis 11:1-9  " No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar. Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram. Disseram uns aos outros: "Vamos fazer tijolos e queimá-los bem". Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os shamaim(céus). Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra". O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E disse YHWH: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros". Assim YHWH os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali YHWH confundiu a língua de todo o mundo. Dali YHWH os espalhou por toda a terra."

 

Percebam que, até um determinado momento, havia um só povo e, uma só linguagem, o que contribuiu para o avanço da realização de seus intentos, ou seja: da edificação de uma cidade e, de uma torre que os levasse até o shamaim(céus), a qual ficou conhecida por Babel.

 

Vejam que o fator linguístico e, também o familiar, gerava naqueles que saíram do oriente e, estabeleceram-se na terra de Sinar, uma Unidade! E, é acerca disso que desejamos chamar a atenção do leitor e, para isso, faz-se necessário compreendermos o seguinte: O que é se fazer UM com alguém, de modo que com esse alguém tenhamos uma Unidade?

 

Bom... cremos que, ao nos fazermos Um com alguém, conseguimos ver no outro e, o outro se ver em nós! Mas, como isso é possível? É simples: Lembram quando um dos discípulos, Filipe, pediu para o Mashiach lhe mostrasse o PAI? O que Yeshua lhe respondeu? " Estou há tanto tempo convosco e, não me tendes conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê o PAI; e como dizes tu: Mostra-nos o PAI?" Yohanan(Jo) 14:9

 

Como podemos perceber, através do texto acima, Yeshua deixou claro o que é se fazer Um com alguém! E usou a si mesmo como exemplo, de modo que pudéssemos compreender que aquele que se faz um com alguém, consegue ser visto no outro e, vice-versa!

 

O se fazer Um com alguém, não apenas nos identifica com esse alguém, mas também identifica as obras que fazemos, como sendo as mesmas, conforme podemos observar no texto abaixo:

 

Yohanan(Jo) 8:37-39 " Bem sei que sois descedência de Abraham; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu PAI e, vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam e, disseram-lhe: Nosso pai é Abraham. Yeshua, disse-lhes: Se fôsseis filho de Abraham, faríeis as obras de Abraham."

 

Assim sendo, do mesmo modo que o se fazer Um com alguém, leva-nos a termos uma Unidade com esse alguém, no reino espiritual, ocorre da mesma maneira! Logo, no Reino espiritual o se fazer Um com alguém não está relacionado a partidarismo; não está relacionado ao que "eu penso" ou "deixo de pensar", mas sim, em assumir um compromisso, uma aliança indissolúvel com aquele que temos como sendo Maior que nós, de modo que por este sejamos abençoados e, com Ele e, nEle tenhamos Unidade.

 

Infelizmente, há quem pense que o se fazer Um com alguém, está relacionado a sentimentalismo, ou seja, a AFINIDADES, quer seja com o que comem; com o que bebem; com o que falam; com o que vestem... e, acabam esquecendo que, o se fazer Um com alguém no Reino Espiritual, NADA TEM HAVER COM A CARNE e, suas EMOÇÕES! Por isso, temos presenciado tantas inimizades; tantas contendas; tantas intrigas e; divisões, onde na verdade, deveria haver Unidade!

 

Mas como explicar a respeito de AFINIDADE? Cremos que esta pode ser compreendida, como pontos em comum que encontramos no outro, sendo que os tais pontos não geram em ambos unidade a ponto de se fazerem Um, nem de se vêem um no outro!

 

A Afinidade, ao contrário do que ocorre na Unidade, NÃO gera no indivíduo, responsabilidade para com o outro, mas sim, a defesa de algo e/ou causa que tenham em comum! Querem ver um exemplo? Imaginem uma pessoa muito querida por todos em seu ambiente de trabalho, na rua em que mora e, que num determinado dia, essa pessoa, sai para ir a padaria e, não retorna para a casa! Imaginem a aflição de seus familiares; de seus colegas de trabalho; de seus vizinhos! O querer saber notícias dessa pessoa e, onde se encontra, leva os que fazem parte de seu convívio, irem a sua procura, mesmo não havendo entre elas Unidade, mas sim, um ponto de intresse em comum! E, é esse ponto em comum que que chamamos de Afinidade, a qual a partir do momento que não tem mais o que a sustenta, chega ao fim!

 

Daí, compreendermos que, Afinidade é algo MUTÁVEL, ou seja, hoje, podemos ter Afinidade com alguém a respeito de um determinado assunto, mas amanhã, podemos não ter mais essa mesma afinidade, de modo que, o que antes nos unia, no momento em que deixa de ser um ponto em comum, passa a ser o motivo da separação! Já, no que diz respeito a Unidade, esta é IMUTÁVEL, pois NÃO depende de afinidade para existir, não depende do gostar ou deixar de gostar de algo ou de alguém, a Unidade é a Ponte que nos une ao Altíssimo! É o que devemos buscar nELE, afim de alcançarmos o intento que o satisfaz!

 

Portanto em Unidade, podemos ir muito além do que imaginamos, pois nesta, há cura, há libertação, há fortalecimento, há crescimento... e, assim como os homens de outrora se colocaram em Unidade, afim de construir uma Torre que os fizesse tocar o shamaim(céus), nós quando estamos em unidade num só propósito em prol do Reino de Elohim, tudo o que pedirmos ao Pai, no Nome Yeshua, Este nos concederá, afim de que nEle o PAI seja glorificado.

 

Portanto, assim como havia UNIDADE entre YHWH e, o Mashiach(Ungido) Yeshua, do mesmo modo, nELES, devemos buscar essa mesma UNIDADE, conforme podemos observar no texto abaixo:

 

Yohanan 17:21 " Para que todos sejam Um, como TU, ó PAI, o és em mim e, Eu em TI; que também eles sejam Um, em nós, para que o mundo creia que TU me enviaste."

 

Enquanto buscarmos Unidade, o ser Um com alguém mediante Afinidades, mediante a sentimentos carnais, nunca seremos fortes o suficiente para avançarmos contra os que tem se levantado contra nós!