Compreendendo a Respeito de Figuras de Linguagem nos Textos Bíblicos

Shalom!

Nosso objetivo através desse estudo, é mostrar que, para se fazer uma boa análise crítica textual, principalmente quando se trata de textos bíblicos, é FUNDAMENTAL a compreensão das figuras de linguagem. E, por que, assim afirmamos? E, a resposta é: porque tal compreensão, ajuda-nos discernir que tipo de linguagem o autor faz uso em seus textos, de modo a se fazer entender, quer seja pelo leitor, quer seja pelo ouvinte! É através dessa percepção linguística que, torna-se possível discernir quando uma linguagem textual está sendo usada em um sentido literal ou metafórico!

A ausência desse conhecimento, contribui para que o Evangelho da Salvação, seja muito das vezes apregoado de forma errônea, colocando sobre o crente um peso além do que ele consegue suportar, ao invés de tornar o seu fardo mais leve! Em outros casos, faz com que o crente pense que a vida é um "mar de rosas", que é só vitória! Porém, ao constatar que esse discurso não é uma realidade em sua vida, esmorece na emunah, buscando pra si, um outro caminho, isso, quando não retornam para o mesmo lugar de onde sairam...

Daí, sempre enfatizarmos a importância do ensino! A importância da paciência que devemos ter na busca pelo aprendizado e, o cuidado que devemos ter, ao interpretarmos textos bíblicos! 

E, nessa análise crítica textual, um ponto que devemos ter bem conceituado em nossa mente, é aquele que está relacionado ao fator TEMPO. O não atentar-se para esse fator, leva-nos ao anacronismo! Ou seja, leva-nos a analisar a forma de agir e pensar de um grupo de uma determinada época/período, com nossa mentalidade dos dias atuais! Por isso, o saber contextualizar um texto, requer do leitor, uma boa análise critica, levando-se também em conta a análise TEMPORAL, a qual nos permite distinguir o tempo em que o fato histórico ocorre e, o tempo em que este é narrado.

 

1 - COMPREENDENDO O QUE SÃO FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de linguagem, são recursos usados por aquele que narra um fato, quer seja de forma oral ou textal, de modo a se fazer entender perante os que o ouvem e/ou leem seus escritos! Nas Escrituras, por exemplo, encontramos inúmeras figuras de linguagem, as quais, enriquecem os textos bíblicos no momento em que ampliam seus significados e, suprem a falta de termos "adequados" para correlacionar algo concreto as suas idéias.

Como podemos perceber, as figuras de linguagem, tem um papel importante dentro das Escrituras, pois fornecem aos textos, suavidade; leveza; sintetização de uma idéia/convicção/certeza, além de estimular a reflexão, dentre outros!

Vejamos abaixo, alguns textos que separamos afim de ajudar o leitor a compreender o que estamos falando...

Tehilim(Sl) 18:2 " YHWH é o meu Rochedo, e o meu Lugar Forte, e o meu Libertador; o meu Elohim, a minha Fortaleza, em quem confio; o meu Escudo, a Força da minha Salvação, e meu Alto Refúgio"

Observem que, o autor do texto acima, recorre a termos/substantivos concretos, tidos por ele, como algo resistente; estremamente forte e inabalável, para se referir a seu Elohim. É esse tipo de recurso que chamamos de Figura de Linguagem. É o Altíssimo é um rochedo? É o Altíssimo, um escudo, ou uma fortaleza? Não! Mas essa foi a forma que o autor encontrou para correlacionar o ETERNO a algo que na sua concepção é INATINGÍVEL! ABSOLUTO! ÚNICO.

Yaacov(Tg) 3:6 "A língua também é um fogo; como mundo da iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno".

Vejam que, no texto acima, o autor também recorre a um termo/substantivo concreto, tido como algo destruidor; algo que queima e, por assim ser, muda o curso natural das coisas! É esse recurso usado pelo autor que chamamos de Figura de linguagem. É a língua fogo? Por acaso a língua queima todo o nosso corpo? Não! Mas, essa foi a forma que o autor encontrou para correlacionar o fogo, com o mau uso da língua, de modo a gerar PORFIA; INIMIZADES; CONTENDAS; SEPARAÇÃO; DIVISÃO; FOFOCA...

Tehilim(Sl) 23:4 " Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque TU estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

Percebam que no texto acima, o autor usa além de um termo abstrato(vale da sombra da morte) para se referir a um caminho perigoso, ele também usa termos concretos, tais como vara e cajado, os quais, estão associados aquele que apascenta; cuida e, ampara as ovelhas, ou seja, um Roeh( pastor/apascentador). É esse recurso literário(figura de linguagem) de se fazer uso de termos abstratos e concretos para suavizar um texto, que o autor usa para se referir ao ETERNO como GUARDIÃO dos que nEle confiam! Como aquEle que apascenta; que cuida; que limpa; que trata as feridas...
 

2 - IDENTIFICANDO UMA FIGURA DE LINGUAGEM NOS TEXTOS BÍBLICOS

Já vimos o que é Figura de Linguagem, de modo a compreendermos o seu papel e/ou, finalidade na linguagem textual e oral, em que estão inseridas! Por assim ser, podemos avançar em nossa abordagem a respeito desse assunto, apresentando ao leitor, exemplos de Figuras de Linguagem que encontramos em textos bíblicos! São elas:

a) Metáfora - É uma Figura de Linguagem, na qual, ocorre a associação de coisas distintas, por meio de uma característica comum, ou seja, ela produz sentidos figurados por meio de comparações, onde os elementos do texto, imitam ou correspondem a outro, sempre utilizando os verbos ser e estar, conforme podemos observar no texto abaixo:

Yohanan(Jo) 10:9 " Eu sou a Porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá e, encontrará pastagem".

Percebam que no texto que se encontra em Yohanan(Jo), o ungido Yeshua diz que Ele é a Porta!!! Mas, Ele é porta? Não!!! Então que linguagem é essa usada pelo autor, para associar o ungido a porta? E, a resposta é: a METÁFORA! 

Atentem-se que os dois elementos ( porta e o ungido) na comparação, tornam-se numa coisa só! E, por que isso ocorre? Porque além de enriquecer o texto, dando-lhe um novo significado, possibilita uma melhor percepção do leitor e/ou ouvinte, acerca do que está sendo falado, ao se depararem com termos/palavras comuns do seu dia a dia. Por exemplo: quando falamos de porta, o que nos vem a mente associado a esta? E, a resposta é: um ambiente que nos remete ao conceito casa/lar; um local de trabalho, no qual onde a porta está presente e, ao adentrarmos por ela, sentimo-nos seguros; encontramos sustento; abrigo ... POIS BEM... é exatamente a essa porta que Yeshua é comparado! Uma porta que ao entrarmos por ela, somos conduzidos a Salvação...a segurança... a vida eterna!

Vejamos outros exemplos:

Yohanan(Jo) 15:1 " Eu sou a Videira e, meu PAI o Lavrador".

Hebreus 12:29 " Porque o nosso Elohim é fogo consumidor".
 
Observando atentamente os textos acima, façamo-nos as seguintes perguntas: É o Ungido Yeshua, videira? É o Altíssimo, lavrador? É o Altíssimo fogo? A resposta é: NÃO! Mas, então por que os autores fizeram uso desses termos, para se referir a Pessoa do Ungido e, a Pessoa do ETERNO? E, a resposta é, porque o uso desses termos numa linguagem metafórica, facilita o indivíduo cuja atividade econômica é voltada para o campo, a compreender os atributos que dizem respeito ao ETERNO e ao Ungido Yeshua. Por exemplo: o que se entende por fogo? Algo que consome o que nele é lançado e/ou, também algo que serve para purificar o que nele for lançado! O que se entende por videira? Algo em que há o fluir da vida... o sustento para a vida... o desabrochar para a vida... alimento para vida!  Como podemos perceber, o uso da metáfora além de dar ao texto uma linguagem suave; leve, também proporciona uma linguagem que alcance a todos!
 

b) Metonímia - Figura de Linguagem na qual, busca-se substituir uma palavra por outra; ou substituir um objeto empregado no lugar de outro semelhante ou que esteja a esse objeto relacionado; como também a substituição da causa pelo efeito e, vice versa! ENTRETANTO, apesar dessa substituição, a proximidade entre o sentido de um termo e, o sentido do termo que o substitui, é mantida, conforme podemos observar no texto abaixo:

YirmYahu(Jr) 18:8 " Como, pois, dizeis: Nós somos sábios e, a Lei de Yhwh está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas".

Percebam que, a palavra sublinhada, "pena", NÃO está sendo usada para se referir a uma estrutura epidérmica que, mergulhada em um tinteiro, serve como instrumento de escrita. Na verdade, a palavra "pena", está sendo usada para SUBSTITUIR um outro termo, a saber: a "Palavra/Escrita/Letra/Lei". 

YirmYahu(Jr) 18:18 " Então disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra YirmYahu; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta. Vinde e, firamo-lo com a língua". 

Ora, sabemos que o uso da "lingua", no texto acima , NÃO está relacionado a um instrumento que fere e/ou, machuca literalmente uma pessoa, a ponto de fazê-lo(a) sangrar, mas SIM, a outro tipo de danos que a língua é capaz de ocasionar na vida de uma pessoa, através da calúnia, de modo que, manchando a reputação da pessoa, este(a) seja colocada em "maus lençóis"; através da fofoca; do semear intrigas... Como podemos perceber, a língua está sendo usada para se referir ao MAU USO desta.

Marcos 14:36 " E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que Tu queres".

Atentem-se que a palavra sublinhada "cálice", NÃO está sendo usada para se referir a uma taça de vinho, conforme aquele usado para celebrar a Ceia, mas SIM, sendo usada em SUBSTITUIÇÃO a um outro termo, ao qual está relacionado, a saber: SOFRIMENTO e/ou ANGÚSTIA. É essa, a conotação da palavra Cálice no texto, de modo a descrever para o leitor, o sentimento que o Ungido Yeshua estava vivenciando, momentos antes de sua crucificação.
 

1Coríntios 10:21 " Não podeis beber o cálice de Yhwh e o cálice de demônios; não podeis ser participantes da mesa de Yhwh e da mesa dos demônios".

No texto acima, a palavra "cálice", NÃO está se referindo literalmente ao cálice/taça de Yhwh, mas SIM, a ESCOLHA; a uma DECISÃO que resulte na vida da pessoa, um posicionamento no Reino Espiritual, corroborando com o que nos foi ensinado: " Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Elohim e ao Dinheiro". ( Mt 6:24)

 

c) Sinédoque - Figura de linguagem, que tem por função, substituir a parte pelo todo e, geralmente esse todo não é utilizado. Um exemplo dentro das Escrituras desse tipo de Figura de Linguagem, encontra-se no textoe de Lucas 2:1, onde lemos o seguinte: " E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse".

A expressão: "todo o mundo", usada pelo autor do texto acima, descreve o  pensamento de sua época, onde o "todo mundo", refere-se aqueles que estavam sob o domínio do Império Romano, o qual era sinônimo de "mundo civilizado. E, por assim ser, toma-se a parte pelo todo! Mas, na verdade, o decreto de César, não foi para todo mundo, mas sim, para os que estavam sob domínio romano.

Nas traduções mais recentes, como por exemplo: Almeida Atualizada; Nova Versão Internacional; NVT, no lugar do termo: " todo o mundo", encontramos a seguinte expressão: "todo o Império Romano". 

 

d) Prosopopéia ou Personificação - Essa Figura de Linguagem, ocorre quando atribui-se caracteristicas pessoais humanas, a seres inanimados; a objetos, dentre outros.

Vejamos abaixo alguns textos que separamos, para ajudar na compreensão do que estamos falando:

Tehilim(Sl) 98:8 " Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegria os montes".

Tehilim(Sl) 114:4 " Os montes saltaram como carneiros, as colinas, como cordeiros".

YeshaYahu(Is) 35:1 " O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa".

Alguém já viu rios baterem palmas? Ou, os montes cantarem de alegria, saltarem como carneiros? Quem aqui já viu o deserto e a terra seca regozijar? Então... creio que ninguém! E, por que assim afirmamos? Porque tais características concedidos aos rios; ao deserto; aos montes, são características humanas! E, não de seres que não possuem vontade própria!

 

e) Antropormofismo -  Essa figura de Linguagem, atribui qualidades ou ações humanas ao Eterno. Vejamos abaixo, alguns exemplos que separamos para ajuda na compreensão do que estamos falando:

II Crônicas 16:9a " Pois os olhos de Yhwh estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração".

YeshaYahu(Is) 53:1 " Quem creu em nossa mensagem e, a quem foi revelado o braço de Yhwh?

Tehilim(Sl) 8:3 " Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste".

Hebreus 4:13 " Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Elohim".
 
Sabemos que o Altíssimo é Ruach, logo, ELE é incorpóreo, ou seja, não tem corpo! PORÉM, os autores dos textos acima mencionados, fizeram uso de termos/palavras que compõe o corpo humano, tais como: olhos; dedos e braço, para descrever atribuições e, a grandiosidade de Elohim no seu atentar-se para tudo e todas as coisas; na sua justiça perfeita, na sua força incomparável e, no seu poder supremo de criação.

 

f) Antropopatia - Figura de Linguagem, na qual se atribui sentimentos humanos ao Altíssimo, conforme podemos observar nos textos abaixo:

Tehilim(Sl) 103:9 " Não acusa sem cessar, nem fica ressentido para sempre.

Tehilim(Sl) 103:13 " Como um pai tem compaixão de seus fihlos, assim Yhwh tem compaixão dos que O temem".

Zacarias 8:2 " Assim diz o Yhwh dos Exércitos: "Tenho muito ciúme de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela".

 

g) Apóstrofe - Figura de Linguagem, que faz uma alusão direta ao objeto como se fosse uma pessoa. Vejamos o exemplo abaixo:

Tehilim 114:5 " Por que fugir, ó mar? E, você, Jordão, por que retroceder?

Lucas 19:40 " Eu lhes digo, respondeu Ele: " se eles se calarem, as pedras clamarão".

 

h) Eufemismo - Esse tipo de Figura de Linguagem, procura suavizar os termos e, de que maneira isso é feito? Substituindo palavras desagradáveis; "pesadas", por uma mais receptível; suave, amena! Vejamos abaixo, alguns textos que nos ajudam na explicação do que estamos falando:

Bereshit (Gn) 49:33 " Ao acabar de dar essas instruções a seus filhos, Yaacov(Jacó) deitou-se, expirou e foi reunido aos seus antepassados".

Na verdade, o que o autor quis dizer com a palavra "expirou" é que, Yaacov morreu. Isso é o que chamamos de suavizar/amenizar uma palavra de peso triste; de dura aceitação, para quem perde aquele(a) por quem teve grande estima.

1 Tessalonicenses 4:13-15 " Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Yeshua morreu e ressuscitou, assim também aos que em Yeshua dormem, Elohim os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra de Yhwh: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Adon, não precederemos os que dormem".

No texto acima, o autor usa a palavra "dorme", para se referir aos que já morreram, suavizando dessa forma um termo/palavra que para muitos é pesada e, desagradável fazer menção.

Atos 7:60 " Então caiu de joelhos e bradou: " Adon, não os consideres culpados deste pecado". E dizendo isso, adormeceu".

Observem que a palavra "adormeceu" foi usada pelo autor do texto acima, para amenizar o fato da pessoa ter morrido.

 

i) Pergunta retórica - Nessa Figura de Linguagem, Não se exige resposta diante de uma pergunta. A função desse estilo de linguagem é, levar o leitor a uma reflexão, de modo a ser capaz de obter de si mesmo, a resposta. Vejamos os exemplo abaixo:

Gênesis 18:14 " Haveria coisa alguma difícil para Yhwh" ?

Mc 4:40 " E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes emunah" ?

Yohanan 6:67 " Então disse Yeshua aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

Rm 8:31 " Se Elohim é por nós, quem será contra nós"?

 

j) Hipérbole - Trata-se de um estilo linguístico, onde se exagera acerca do sentido literal, de um determinado assunto/pessoa/objeto, dando-lhe ênfase além do normal. Vejamos abaixo, alguns exemplos que separamos, afim de auxiliar o leitor na compreensão do que estamos falando:

MatitYahu(Mt) 19:24 " E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Elohim".

Deuteronômio 1:28b " Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até os céus".

1ShemuEl 18:17 " E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares".

Alguém consegue imaginar um camelo passando pelo fundo de uma agulha? É isso possível? Não! Do mesmo modo que é impossível edificar uma construção que chegue até os céus!!! Observem também que, afim de exaltar e/ou enaltecer David, em relação ao Rei Shaul, as mulheres multiplicaram os feitos de David por dez!!! Sãos essas enaltações exageradas qu chamamos de hipérbole.

 

Esperamos ter conseguido abordar através desse estudo, o que é Figura de Linguagem e, a importancia de sabermos como ela é usada nos textos bíblicos.

Desejando receber notificações de novos estudos postados em nosso site, por favor, responda a enquete contida em nossa página inicial, enviando-nos seu email, confirmando que deseja receber nossas notificações.