Compreendendo o seguinte mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 
Shalom!
 
Uma vez, perguntaram a Yeshua o seguinte: " - Qual é o primeiro de TODOS os mandamentos? No que Yeshua respondeu: - Amarás, pois, a YHWH teu Elohim/ Deus de todo o teu coração, e de todo teu Ser, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mc 12:28-30
 
Entretanto, não é este mandamento que iremos abordar nesse estudo, mas SIM, o segundo mandamento que, de acordo com Yeshua é semelhante ao primeiro! E, que mandamento é esse? E, a resposta é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!
 
É comum, depararmo-nos com pregação, na qual se enfatiza a importância de amarmos o próximo! Ser solidário para com o próximo! De sermos justos! De darmos de comer a quem tem fome! De darmos de beber a quem tem sede, vestir a quem está nú...
 
Mas... o leitor já parou para pensar no que é dito acerca do "Amar a ti mesmo"? Porque, explicar o amar o próximo, é fácil! Mas, e quanto ao amar a ti mesmo? Você, leitor, já parou para refletir o que significa isso? Uma coisa é certa: o maior de TODO o mandamento é o Amor! E, no Amor, não há peso desigual! Não há injustiça! 
 
Assim sendo, quando alguém diz: " deixei de comer, para alimentar quem tinha fome"! Perguntamos: - tal gesto condiz com o ensinamento escritural? Ou seja, condiz com o " Amar a ti mesmo"? E, a resposta para nossa pergunta é: NÃO!
 
Antes de mais nada, convém enfatizarmos o seguinte: "Amar a ti mesmo", ao contrário do que alguns possam imaginar, NÃO significa sermos egoístas, nem egocênctricos! Amar a ti mesmo, Amar a nós mesmos, é um MANDAMENTO!! Portanto, cuide-se! Desfrute do fruto de seu trabalho! Não tenha vergonha de ser feliz! Mas, quando ajudar o teu próximo, conceda-lhe o que você toma como  parâmetro do que é bom, do que é importante, do que é válido, do que é justo para sua vida!
 
Precisamos ter em mente o seguinte: só podemos dar o que temos! Se não damos testemunho que amamos a nós mesmos, como daremos testemunho de que amamos ao próximo? Se não fazemos por nós o bem, que não pensamos duas vezes, em fazer pelo próximo, defraudamo-nos, naquilo que temos direito! Ou seja, defraudamo-nos no que diz respeito ao amor... ao amar a nós mesmos... ao cuidado que devemos ter para conosco!
 
Tenhamos na memória o seguinte: na balança dessa vida, o pendão não pode ser favorável apenas para um lado! Para haver justiça, o pendão tem que estar em equilíbrio, no peso certo para ambas as partes, isto é: tanto para quem ama, quanto para quem é amado!
 
Há um relato bíblico, no qual é mencionado um periodo de grande seca, no qual rios secaram e a chuva não caía sobre a terra. Foi exatamente nesse período, que o profeta ElYahu, conforme a instrução do Altíssimo, foi para Serepta e, alí, deparou-se com uma viúva que tinha em sua botija, apenas um pouco de azeite e, um punhado de farinha.
 
Com base nesse relato, 2 (duas) coisas nos chamam a atenção: 1º) o fato do profeta ter sido levado pra Serepta, uma cidade fenícia, fora dos limites de IsraEL, cujo povo, de acordo com relato bíblico, era politeísta e antropomórficos; 2º) o fato da viúva, mesmo na pobreza em que se encontrava, dividir com o filho, o pouco que tinha! 
 
Provavelmente, o relato que ouviríamos de uma mãe nas mesmas condições da viúva, seria o seguinte: " comida pouca, meu filho primeiro! Sendo a comida pouca, deixo de comer, pra dar pro meu filho! Mas... de acordo com o relato bíblico, NÃO foi isso que a viúva disse ao profeta! O que ela disse foi: da pouca farinha e azeite que me resta, vou preparar um bolo para mim e meu filho, para que comamos!
 
E, o que podemos tirar de aprendizado com essa atitude da viúva? Aquele que ama a si mesmo, NÃO se defrauda no que tem por direito, ao contrário! Aprende a dividir com o próximo, até mesmo o pouco que tem! Porque, tem consciência de que, é DIVIDINDO que o Amor, se MULTIPLICA! É DIVIDINDO que se aprende a servir e, a ser servido!
 
E, foi alí, numa terra distante, em meio a um povo idólatra, que o Amor de Elohim, sustentou a ElYahu, a viúva e a seu fllho! Esse é o propósito do Amor, ULTRAPASSAR fronteiras, fazendo-se CONHECER! Tornando-se ÚTIL, tornando-se uma VERDADE na vida de quem o recebe e, na vida de quem o compartilha!
 
Portanto, o Amar a si mesmo NADA tem a ver com, a vaidade, soberba, orgulho, avareza! O Amar a si mesmo, tem por objetivo, o aprendizado acerca do Amor, para então, poder compartilhá-lo, da maneira como convém, isto é, conforme o Mandamento que nos foi ensinado! Pois como bem sabemos, só é possível darmos, o que temos! Sendo assim, aquele que deseja dar o melhor de si para seus filhos, para seu cônjuge, para seus amigos, para sua vizinhança, para o seu trabalho? Aprenda Amar a ti mesmo!