Arrependimento

 
Nosso objetivo em abordarmo a respeito desse assunto: Arrependimento é, mostrar que, Arrependimento, NÃO é Remorso, nem sentimento de tristeza, mas SIM, uma postura que acarrete no indivíduo, Transformação e, Mudança no que diz respeito aos efeitos da velha natureza e, com os anseios e/ou desejos da carne.

Vejam o texto abaixo:

2 Cor 7:10 "Com efeito, a tristeza segundo Elohim, produz arrependimento que leva a salvação e, não volta atrás, ao passo que a tristeza segundo o mundo, produz a morte. "  

Daí a necessidade de compreendermos o seguinte: o Arrependimento, leva-nos a uma condição de Conversão genuína, a qual nos reconcilia com Yahu Elohim e, assim sendo, conduzindo-nos a salvação. Já o remorso, leva-nos a uma tristeza profunda, a uma depressão profunda, a qual, mantém o homem no seu estado de pecado. Daí percebermos que somente pela renovação de nossa mente no Mashiach Yahushua, o homem pode alcançar o entendimento acerca do que nos torna livres, confirmando assim o que nos foi ensinado: “ se o filho pois vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Jo 8:36

Vejamos o texto abaixo:

Hb 6:1a " Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina do Mashiach Yahushua, prossigamos até a perfeição, não lançando o fundamento do arrependimento de obras mortas..."

Diante do texto acima citado, procuraremos nesse estudo, abordar um dos fundamentos rudimentares necessário para a edificação de nossa emuná, a saber: o Arrependimento, o qual sem ele é impossível que o homem vivencie o novo nascimento, mediante a graça a nós foi concedida por Yahu.

Compreender acerca do Arrependimento, proporciona-nos uma Mudança de mente e propósito, ou seja, a necessidade de Transformação dos efeitos de nossa velha mente, oriunda de nossa velha natureza.

Há quem diga que essa mudança não é uma tarefa fácil, MAS, é algo que se faz necessário que ocorra, uma vez que, não há como nos convertermos de algo, que não reconhecemos como erro em nossa vida!

Analisando o tema abordado nesse estudo, procuraremos trazer o entendimento acerca dos seguintes pontos fundamentais:

1 – o que é arrependimento?

2 – do que precisamos nos arrepender?

3 – qual a importância do arrependimento?

 

Prezados, o entendimento acerca desse assunto é fundamental, pois diz respeito à Salvação!

Vejamos os textos abaixo:

Mt 3:8  " Produzi pois, frutos dignos de arrependimento "

Mt 17:2 " E, transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol e, os seus vestidos se tornaram brancos como a luz."

Atos 3:19  " Arrependam-se, pois, e voltem-se para Elohim, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte de YHWH, e Ele mande o Mashiach, o qual lhes foi designado, Yahushua."

Rm 12:2 " E, não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável  e, perfeita vontade de Elohim."

 

Quando estudamos acerca do ARREPENDIMENTO, o que precisamos ter em mente é: o arrependimento é a confissão de culpa, e conseqüentemente, com a confissão de culpa, temos:

1 – a restituição do que foi defraudado, isto é, o que de alguma forma defraudamos a alguém, quer seja no que diz respeito a atenção devida a filhos, a pais, ao conjugue, a presteza em nosso trabalho, a fidelidade para com tudo e todas as coisas, o pagamento do que se pegou emprestado e não devolveu e/ou pagou, o restituir a honra de quem se caluniou e, etc;

 

2 – a conversão, isto é, a mudança e, transformação genuína da mente, fruto do arrependimento, a qual concede ao homem o novo nascimento;

 

3 – o perdão, ou seja, a reconciliação do homem para com Yahu, de modo que as suas transgressões, pecados e iniqüidades sejam cancelados pelo sangue de Yahushua;

 

4 – o refrigério pela presença do Yahu, ou seja, a culpa que o homem carregava sobre seus ombros, é lançada sobre o ombro de Yahushua, de modo a confirmar o que ELE nos disse: “ tomai sobre vós o meu jugo...meu jugo é suave  e o meu fardo leve.”  Lc 11:28-9

 

Vejam a figura abaixo:

Observem o processo de METAMORFOSE, pelo qual a lagarta passa a fim de se tornar uma borboleta. É exatamente isso que ocorre quando o homem se arrepende de seus maus caminhos, de seus pecados e, transgressões. Ou seja: o homem nasce novamente, de modo que as características do velho homem não se façam presente em sua nova vida.

Daí compreendermos o texto em Hb.6:1 onde lemos: “ por isso, deixando de lado o ensino elementar a respeito de Merrushirrái, elevemo-nos a uma perfeição adulta, sem ter que voltar aos artigos fundamentais: arrependimento de obras mortas...”

Como podemos observar, o texto acima, mostra-nos que existem artigos e/ou questões fundamentais nas quais devem estar alicerçadas a nossa emuná(fé), dentre estas, o arrependimento das obras mortas, a qual está relacionada a um processo de transformação, a uma conversão completa e, a uma mudança total da mente e de propósito.

O arrependimento NÃO se trata de remorso, sentimento de tristeza, de choro e, muito menos no simples falar: “estou arrependido!” e, isso podemos constatar o no texto em Hb 12:17, onde lemos o seguinte : “ porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois de herdar a benção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que buscasse diligentemente com lágrimas.”

O arrependimento diz respeito a um ato e/ou ação genuína, a qual gera uma mudança completa de mente e direção, o que corrobora com o que nos foi ensinado no livro em Rm 12:2a: “ não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”

Observem os textos abaixo:

Manyaohu (Mt) 3:8 - arrependimento

"Produzi pois, frutos dignos de arrependimento."

A palavra em destaque no texto acima é Metanoias, cujo significado está relacionado a mudança de idéia, de direção, enfim uma mudança geral na forma de vida e, no modo de pensar da pessoa. Assim sendo, Metanoias está relacioando a colocar em prática os efeitos de uma mente renovada, cujo fruto é o de arrependimento das obras mortas. 

 

Manyaohu(Mt) 17:2  -  Transfiguração de Yahushua

" E transfigurou-se (metamorfotê) diante deles e, o seu rosto resplandeceu como o sol e, os seus vestidos se tornaram brancos como a luz."

A palavra em destaque no texto acima, é Metamorfotê, cuja raiz vem de metamorpho e, que é usada para denotar uma total mudança de forma, de figura, ou seja, uma mudança 100% radical. Foi esse processo na mudança de forma, que se deu com IAURRÚSHUA em sua transfiguração, a qual concedeu a Ele uma forma totalmente diferente daquela que os discípulos estavam acostumados a ver.

 

Romanos 12:2 - Renovação da Mente

" E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos (Metamorfoustê)pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e, perfeita contade de Elohim."

A palavra em destaque no texto acima, é Metamorfouse/Metamorfose, cujo significado está relacionado a transformação total de nossa mente, transformação essa,  que se espera daquele que vivencia o arrependimento das obras mortas.

Diante disso, podemos nos perguntar: "Como se dá o arrependimento das obras mortas"? E, a resposta é: Pela renovação de nossa mente, por meio do Mashiach Yahushua.

 

Atos 3:19  -  Arrependimento

" Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e, venham assim os tempos de refrigério, pela presença de YHWH."

A palavra em destaque no texto acima, é Metanoesate, a qual também tem sua raíz na palavra Metanóia, cujo significado está relacionado a mudança e correção, inversão de decisão e arrependimento. É essa mudança que leva a conversão do indivíduo, levando-o a se afastar do pecado e, consequentemente a se aproximar de Elohim.

Vejam que a palavra grega “metanoisate”  usada denota-nos a necessidade de uma mudança de modo que se confirme o que os foi ensinado, em Efésios 4:28, onde lemos o seguinte: " Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade."

Um exemplo a ser citado nas escrituras, a respeito da mudança de mente, é o de Zaqueu, o cobrador de impostos, que ao receber Yahushua em sua casa,viu a oportunidade de mudar o seu proceder, a sua conduta, o seu propósito, afim de dar frutos de arrependimento, tais como o reconhecer o seu erro e, restituir a todos quanto ele tivesse defraudado. Lc 19:2-10 ( leia com atenção esse texto – vale a pena.)

Portanto, o viver em novidade de vida, requer de nós, o Arrependimento, o qual nos leva ao reconhecimento de nossos erros, de nosso estado de pecado e, da necessidade de recebermos a graça redentora do Yahu, para a renovação de nossa mente, de modo a resultar numa transformação de vida; de conduta; de pensamento.

E, nisso, o que pedimos a Yahu é: Libertação das ataduras que nos impede de servi-lo com verdade. Que Ele venha agir em nosso favor, assim como agiu para com seu povo, quando estes, encotravam-se cativos no Egito. Que na renovação de nossa mente, saibamos qual a sua vontade para conosco e, na obediência e submissão a sua vontade, venhamos dar testemunho de um arrependimento genuíno.

 

Arrependei-vos e, Convertei-vos, para que sejam perdoados os vossos pecados!

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode