Significado da Palavra Cristo

 

 

Esse estudo tem por objetivo, trazer ao conhecimento do leitor com base nas fontes bibliográficas que temos disponíveis, a definição e/ou significado do termo Cristo, o qual nos foi apresentado como um Título de honra, para designar a Pessoa do Ungido de Elohim. Há aqueles que chegam a acreditar que Cristo é sobrenome do Ungido,  mas a questão é: Qual a origem desse termo? Como ele chegou até nós? E porque há quem o rejeita ? 

Obter as respostas a essas perguntas é de grande importância para os que buscam o conhecimento da verdade, pois dessa forma conseguem discernir o puro do impuro, o verdadeiro do falso, o que é pra honra e o que é pra desonra.

 

1º ANÁLISE -  A FORMA COMO OS SEGUIDORES DE YAHUSHUA ERAM CHAMADOS PELOS YEHUDIM E ROMANOS

Os Yehudim(judeus) usavam o termo " nazarenos", para se referirem e/ou chamarem os seguidores de Yahushua. E assim faziam com um viés depreciativo, pelo fato de Nazaré ser uma cidade pequena e pobre, contrariando dessa forma a expectativa deles em receber o Príncipe da Paz, enviado por Yahu, como oriundo de uma cidade próspera, montado em cavalo de porte ao invés de um jumento! Por conhecerem a profecia de que o Ungido viria da linhagem de Daoud, ou seja, uma linhagem real, não imaginavam que de uma cidade como Nazaré e, de uma família cujo chefe era carpinteiro, sairia aquele a quem as Escrituras e, a profecia faziam menção!

Jo 1:45-46 " Felipe achou a NetaniEl, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moshe na lei, e os profetas: Yahushua de Nazaré, filho de Yosef(José). Perguntou-lhe NetaniEl: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê."

 

A origem de Yahushua causava escandalo e/ou espanto tanto para com os doutores da lei, quanto para os da sua terra. Os doutores, que pela origem pobre de Yahushua, ficavam supresos e perplexos pelo fato dELE falar com tamanha ousadia e conhecimento a respeito da Lei e, os de sua terra, ficavam atônitos, pelo fato de Yahushua nas mesmas condições que eles viviam, falar tão sabiamente e operar grandes milagres no meio deles!

 

Mt 13:54-57  " E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se dele. Yahushua, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa."

 
Os Romanos chamavam os seguidores de Yahushua de cristãos, termo oriundo da palavra grega christianos e, que identifica os partidários de Yahushua.
 
O Dicionário VINE - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e Novo Testamento, pgª 522, revela-nos o seguinte: " não é provável que o título "cristão" tenha sido dado pelos Yehudim(judeus), mas sim, aplicado por gentios, com o intuito de desprezo...Tácito, escrevendo perto do fim do século I, disse: " O vulgo os chama cristãos. O autor ou origem desta denominação, Christus, tinha no reinado de Tibério, sido executado pelo procurador Pôncio Pilatos" ( Anais XV, p.44). A partir do século II em diante, o termo foi aceito pelos crentes como título de honra.

 

2º ANÁLISE - O SIGNIFICADO DO TERMO CRISTO

De acordo com o Dicionário Internacional do Novo Testamento, a respeito do termo Cristo, o que temos é o seguinte:

"Cristo é um termo derivado do latim Christus e, do grego Christos, que na LXX e no Novo Testamento, é o equivalente ao Aramaico Mesiha. Essa palavra, por sua vez, corresponde ao Hebráico Masiah e, denota uma pessoa que foi cerimonialmente ungida para um cargo..."

Um ponto que nos chama a atenção nesse Dicionário é o fato deles fazerem o seguinte comentário a respeito do termo Cristo: "não foram os crentes que cunharam o termo Cristo. Os autores ao empregá-la no Novo Testamento, adotaram um conceito já disponível e, em uso corrente na época."

No grego o termo Christos, deriva da palavra Chriein, cujo significado é: esfregar levemente, espalhar ( por cima de alguma coisa) e, requer a não ser em seu uso especial no Novo Testamento, informações mais exatas quanto ao que está empregado. Pode ser feito com azeite, como por exemplo, no caso do corpo humano após o banho, mas também como veneno ( no caso do preparo de flexas para a batalha), com tinta,  com caiadura, ou mesmo como cosméticos. Basicamente, a palavra descreve um processo totalmente secular da vida de todos os dias, não tendo tons sacros.

Naturalmente para os ouvintes gregos, este fato permanece quanto ao adjetivo verbal christos, que ele se deriva, podendo caracterizar um objeto ou pessoa como "esfregado", ou "untado" com cal, cosmético, tinta e etc e, em certos casos, "ungido". De acordo com o Dicionário Internacional do Novo Testamento, pgª 1153, o termo Cristo na cultura grega é tudo, menos uma expressão de honra. Quando esse termo se refere a pessoas, tende até a ter tom de desrespeito. Esta é razão, porque de um lado, nos círculos de não crentes, Christos, na sua referência ao Salvador, logo se confundiu com o nome grego Chrestos ( pronunciando Christos com um "i" longo)  e, porque, do outro lado, o tradutor judáico, Áquila achava certo, na sua versão grega do Antigo Testamento traduzir Maiah ou Mesiha, NÃO por Christos, mas sim, eleimmenos, forma gramatical de aleiphein, que diferentemente de chrien, sempre significa Ungir.

 

3º ANÁLISE -  QUAL O TERMO QUE DEVE SER DESIGNADO AO FILHO DE ELOHIM ?

Como citamos acima, nas análises anteriores pautadas em fontes bibliográficas, é possível observarmos as razões pelas quais não devemos  designar o Filho do Elohim Vivo, como Cristo, pois esse termo tem vários significados, dentre eles: "esfregado"  com sentido de desprezo, desrespeito; ou no seu uso corporal, após banho; até com o sentido de "ungido". 

De acordo com as Escrituras, sabemos que a Salvação vem dos Yehudim( judeus) daí a necessidade de nos voltarmos para a conjectura  cultural e linguística desse povo, afim de sabermos qual o termo usado para deseignar aquELE que foi gerado do Yahu para libertar o cativo da prisão, para transformar vidas e, dar vida a mortos! De uma coisa temos certeza, os Yehudim, NÃO designavam o tão esperado Libertador, através do termo Cristo! O tradutor Áquila preferiu fazer uso do termo Eleimmenos( o qual SEMPRE significa ungir), para designar o Filho de Elohim.

Diante disso, o termo mais apropriado para designar o Filho de Elohim, é fazermos uso de seus atributos, os quais a própria escritura nos revela em YeshaYahu(Is) 9:6 " Maravilhoso Conselheiro, Elohim Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Yahushua é aquele que foi Ungido para manifestar em nosso meio tudo quanto viu, ouviu e, aprendeu com o PAI, Yahu. ELE foi Ungido para apregoar as Boas Novas de Salvação, para sofrer em nosso lugar o castigo que por meio dELE nos trouxe a Paz!

ELE, Yahushua, cujo Nome está acima de todo o nome, é designado como o Rei das nações, para as quais ELE veio trazer Luz! Trazer Vida e, Vida em abundância para todos que o recebem e crê no Nome daqELE que O enviou. ELE é o Governante da Ohel( Tenda) do Yahu e, o seu governo é Eterno e, instituído por Yahu Elohim.

Yahushua é Melech( Rei) Eterno, ELE é nosso Governante Eterno, ELE é o Ungido do que Yahu nos enviou, afim de que pelas suas pisaduras, fôssemos sarados.

 
Assim sendo, agradou a Yahu, entregar-nos seu Filho Unigênito para ser "moído", "esmagado", "esfregado", pois assim como é feito para extrair da oliveira o azeite, do mesmo modo, Yahushua foi esfregado, friccionado, afim de nos conceder da sua Unção! E assim, ungidos por Yahushua, estamos aptos a cumprir o que nos foi confiado: apregoar as Boas Novas de Salvação!

 

Fontes Bibliográficas:

Dicionário VINE - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento. W.E.Vine; Merril F.Unger; William White Jr. Editora CPAD. 1ª Edição/2002.

 

 

Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Lothar Coenen e Colin Brown. Editora Vida Nova.

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Deixe seu comentário

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode