Analisando a Presença de Moshe, na Transfiguração de Yahushua

Após nossa abordagem a respeito de Sheol; Hades e Geena, fez-se necessário abordarmos um assunto que para muitos ainda é considerado como sendo: " uma pulga atrás da orelha." E, por que isso? E, a resposta é: em razão da presença de Moshe e ElYahu na transfiguração de Yahushua no Monte, perante seus emissários(discípulos).

Aprendemos no estudo a respeito de Nefesh que, no momento em que o homem morre, este torna para o pó do qual foi feito e, alí permanece em descanso até o dia da Ressurreição. Assim sendo, como explicarmos o fato de que na transfiguração de Yahushua, Moshe e Elyahu aparecem e, conversam com o Ungido? Como isso é possível?

É exatamente a respeito desse assunto que iremos abordar nessa postagem, afim de apresentarmos ao leitor, uma resposta que esteja de acordo com o que temos aprendido nas Escrituras!

Vejamos...

O texto da transfiguração está no rol dos chamados textos "difíceis", visto que, trata-se de um episódio da vida de Yahushua, no qual encontramos poucas respostas..., digamos assim... coerentes, quer seja no meio dos que acreditam na mortalidade da "Alma", quer seja no meio daqueles que acreditam que a "Alma" é imortal !

Diante disso, pontuaremos dois pontos que acreditamos serem importantes para um melhor entendimento, acerca do que estamos querendo abordar, são eles:

1 - Como é de conhecimento daqueles que tem contato com o texto bíblico, ElYahu(Elias) NÃO experimentou a morte e, quanto a isso, podemos testificar no texto que se encontra em 2Reis 2:11, onde lemos o seguinte: "De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou e, ElYahu foi levado ao shamaim(céus) num redemoinho."

2 - Quanto a Moshe(Moisés), de acordo com a Torah, este MORREU, conforme podemos testificar no texto que se encontra em Deuteronômio 34:5-7, onde lemos o seguinte: "Moshe, servo de YHWH, morreu alí em Moabe, como YHWH dissera. ELE o sepultou em Moabe, no Vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo. Moshe tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem seus olhos, nem o seu vigor se enfraqueceram.

Bom... nos apontamentos citados acima, temos dois personagens distintos: ElYahu e Moshe. O primeiro(ElYahu), de acordo com as Escrituas, NÃO experimentou a morte, logo, não tornou ao pó, do qual foi feito! Consequentemente, NÃO se encontra no Sheol a espera da ressureição dos mortos. Daí, não encontrarmos impecilhos para a presença deste, no evento da transfiguração, visto que, de acordo com as Escrituras, ElYahu não morreu! E, nisso, há quem possa se perguntar: " Se ElYahu não está morto, então, onde ele se encontra? E, a resposta é: No Shamaim, conforme nos é revelado no texto de 2Reis 2:11. E, quanto ao segundo(Moshe)? Bem... de acordo com as Escrituras, ele, Moshe, está morto e sepultado no Vale de Moabe(Dt 34:5)!

Sendo assim, estando Moshe morto, este tornou ao pó do qual foi feito e, alí está aguardando em descanso, o dia da ressureição dos mortos. Como explicarmos então, sua presença na transfiguração de Yahushua?

Afim de compreendermos melhor a respeito desse assunto, analisaremos duas visões distintas: a) a visão dos que creem na imortalidade da "Alma"; b) os que creem na mortalidade da "Alma"

Na concepção dos imortalistas, a teoria muito comum usada por estes, afim de explicar a aparição de Moshe na transfiguração de Yahushua é, que o Eterno resgatou Moshe do Sheol, ressuscintando-o da morte. E, nisso, surge-nos a seguinte pergunta: "Como isso seria possível"? Afinal, até aquele instante, Yahushua ainda estava vivo! Até aquele instante, Yahushua ainda não havia sido sacrificado, nem ressucitado dentre os mortos para nunca mais morrer, cumprindo dessa forma, a obra de redenção para todo aquele que morreu na esperança da ressurreição e, para os que viessem a recebê-lo e, crer no nome daquEle que O enviou! 

Assim sendo, como então, Yahushua poderia ter resgatado Moshe do Sheol? Porventura, teria Moshe "furado fila", de modo a ressuscitar antes mesmo de Yahushua, marcando presença no evento da transfiguração do Ungido? Faz isso sentido? Está esse tipo de pregação em conformidade com as Escrituras? Claro que NÃO! Mas então, como explicarmos a presença de Moshe na transfiguração de Yahushua?

Segundo os imortalistas, a resposta para essa pergunta, encontra-se encontra em Dt(Devarim) 34:5, onde lemos o seguinte: "o próprio YHWH sepultou Moshe", denotando dessa forma para eles que, o Altíssimo o ressuscitou, levando-o para junto de si; ou seja, Moshe na concepção dos imortalistas, encontra-se no shamaim(céus)! 

NO ENTANTO ..., o texto Devarim(Dt) 34:5 é bem claro no que diz respeito a morte de Moshe; ao local em que este foi sepultado; por quem foi sepultado e; a idade quando veio a falacer, conforme podemos testificar no texto abaixo:

Devarim(Dt) 34:5-7 " Assim morreu alí Moshe, servo de YHWH, na terra de Moabe, conforme a palavra de YHWH. E, o sepultou num Vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Era Moshe da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor."

Percebam que, no texto em Devarim(Dt) 34 em NENHUM momento é dito que o corpo de Moshe foi levado ao Shamaim, ao contrário! O que o texto deixa bem claro é: que Moshe morreu e, foi sepultado pelo Altíssimo.

Bom... já pontuamos o conceito e/ou, as justificativas usadas pelos "imortalistas", para explicarem a aparição de Moshe no evento da transfiguração de Yahushua. Vejamos agora, como os "mortalistas", conceituam e/ou justificam tal aparição!

Na concepção dos mortalistas, isto é, dos que creem na mortalidade da "alma", uma parcela destes, justificam a aparição de Moshe, da seguinte maneira: afirmam que este foi ressuscitado pelo Eterno! Mas a pergunta que nos vem a mente é: " de onde eles tiraram essa afirmação? Uma coisa é certa: não foi da Torah, nem do Tanach, pois nestes NÃO há menção a respeito desse acontecimento! Então, sendo assim, com base em que, eles fazem tal afirmação? E, a resposta é: do livro de Yehudah(Judas) 1:9, onde lemos o seguinte: " Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e, disputava a respeito do corpo de Moshe, não ousou pronunciar juízo contra ele; mas disse: YHWH te repreenda."

Percebam que os textos, quer seja o de Deuteronômio, quer seja o livro de Yehudah(Judas), NÃO fazem menção de uma possível ressurreição de Moshe, ao contrário! APENAS informam o seguinte: Moshe morreu e, foi sepultado pelo Altíssimo e; que houve uma luta entre Miguel e o diabo, pelo seu corpo. O que passar disso é inventar, ou tentar dar uma resposta para sair de um texto que os deixam numa situação dificíl.

Assim sendo, por mais que se busque na Torah ou no Tanach, algo que corrobore com a citação de Yehudah(Judas), NADA encontrarão a respeito da luta que se travou entre Miguel e o diabo pelo corpo de Moshe! E, sabem por quê? Porque essa citação contida no livro de Yehudah NÃO existe na bíblia hebraica. Sendo assim, em que texto Yehudah se baseou?

Em resposta a essa pergunta, pode ser que haja quem responda o seguinte: Yehudah recebeu essa revelação do Alto, isto é, ele foi inspirado a escrever tais palavras! Mas... na verdade, não foi bem assim! A mensagem transmitida por Yehudah, PROVAVELMENTE, segundo estudiosos, tenha sido retirada de um livro, apócrifo, intitulado: A Ascensão de Moisés.

A respeito deste livro, convém mencionarmos que ele era um, dentre os muitos livros, além do Torah e Tanach, usados pelos Yehudim nos tempos de Yahushua. Este livro, foi CITADO por um dos chamados "Pais da Igreja", cujo nome é Orígenes, em sua análise referente a espíritos; potestades; demônios e etc, onde ele faz menção dessa passagem de Yehudah, na qual é relatado a luta pelo corpo de Moshe, conforme figura abaixo:

Embora esse livro tenha sido encontrado em meado do século XIX, o mesmo não foi encontrado em sua totalidade, mas sim em fragmentos e,  a parte que fala sobre a luta entre Satanás e Miguel, não estava contida nesses fragmentos.

Agora que já mencionamos a justificativa usada por uma parte daqueles que creem na mortalidade da "Alma", para explicar a aparição de Moshe no evento da transfiguração, mostraremos uma outra visão fornecida pelo mesmo grupo, que crê na mortalidade da "Alma" e, que visão é essa? E, a resposta é: a "Ressureição temporária de Moshe".

Mas... como assim Ressureição temporária?

Na visão destes mortalistas, a luta pelo corpo de Moshe, não foi uma mera luta pelo cadáver (Nefesh morta), mas sim, uma luta travada entre Satanás, o qual tinha por objetivo a permanência do corpo de Moshe na morte e, o arcanjo Miguel, o qual lutava para retirar o corpo de Moshe do domínio da morte e, assim, conduzi-lo ao reino de vida mediante a ressureição. 

Dessa forma, o que essa linha de pensamento busca é, alinhar suas convições com o que é relatado no texto de Yehudah 1:9, mas..., de acordo com as Escrituras, perguntamos: faz isso sentido?

Dando continuidade a essa linha de pensamento, estes  acreditam que Moshe foi vivificado para aparecer na transfiguração, mas que o mesmo, NÃO adentrou no shamaim (céus) em glória como ocorreu com Yahushua, pois do contrário, Moshe seria o primogênito dentre os mortos! 

E, nisso , à medida que íamos analisando essa linha de pensamento que explica a aparição de Moshe na transfiguração, ficava nítido a mensagem que essa linha de pensamento se propõe a transmitir, a saber: que Moshe foi ressuscitado temporariamente, ou seja, sua vivificação não se trata de uma ressureição direta para a vida eterna, mas sim, para um propósito e, que propósito é esse? E, a resposta é: o de estar presente na transfiguração de Yahushua!

Analisemos com atenção o que é dito por esse grupo de mortalistas...

Como as Escrituras deixam claro que Moshe morreu, eles sabem, como mortalistas que são, que a partir do momento em que a Nefesh(Ser/Pessoa) morre, esta torna para o pó, da qual foi feita. Assim sendo, Moshe retornou para o pó e, no Sheol descansa no aguardo da ressurreição. Até aí, ok! O problema do discurso começa quando afirmam que Moshe ressuscitou temporariamente para participar do evento da transfiguração de Yahushua! Com base em que eles afirmam isso?

E, como tal teoria usada por eles NÃO encontra respaldo nas Escrituras, procuram a todo custo, ajustar o que não tem como ser ajustado! O que as Escrituras nos revelam é o seguinte: Moshe morreu e foi sepultado pelo próprio Altíssimo, em Moabe. EM MOMENTO ALGUM as Escrituras nos dá a entender que Moshe ressuscitou, ainda que temporariamente! 

Portanto, inventar teorias para justificar a presença de Moshe na transfiguração de Yahushua, é colocar palavras onde as mesmas NÃO encontram espaço para serem colocadas!

Pode ser que alguém afirme o seguinte: " mas nas Escrituras encontramos pessoas que morreram e, depois ressuscitaram, como por exemplo: Lázaro, amigo de Yahushua (Jo 11:43-44); o filho da viúva de Serepta(1Reis 17:21); o filho da viúva de Naim(Lc 7:11-15); a filha de Jairo(Lc 8:49b-55); Dorcas(Atos 9:36-40); o jovem que ouvia a longa pregação do Apóstolo Shaul (Atos 20:9). Assim sendo, não poderia ter ocorrido o mesmo com Moshe"?

Boa pergunta... mas vamos por partes! 

Vejamos... é verdade que encontramos nas Escrituras relato em que é descrito uma vivificação temporária de pessoas que morreram e, foram ressuscitadas e, que provavelmente tornaram a morrer, conforme citado nos exemplos acima, PORÉM, é preciso deixarmos claro o seguinte: tais fatos(morte e ressurreição temporária) dessas pessoas, encontram-se relatados nas Escrituras, o que NÃO ocorre com a teoria da vivificação temporária de Moshe! O que as Escrituras nos revelam é que Moshe morreu e foi sepultado! EM NENHUM momento as Escrituras nos revelam que Moshe ressuscitou! Quem assim afirma, está inventando! Está criando sua própria teoria, com base em seus próprios conceitos e, não com base nas Escrituras!

Mas... afinal de contas, como podemos explicar a aparição de Moshe no evento da transfiguração de Yahushua?

Para início de nossa resposta, precisamos mencionar o seguinte: o texto em que é relatado a transfiguração de Yahushua é envolto em mistérios, os quais o homem não sabe desvandá-los e, quando tenta fazê-lo, acaba se contradizendo! Outra informação fundamental que cremos ser importante a ser repassada é: a respeito da literatura no tempo de Yahushua, literatura essa, amplamente diversificada, muito mais do que possamos imaginar.

Infelizmente há quem pense que, os Yehudim(Judeus) limitavam sua leitura apenas a Torah e, ao Tanach, o que não é verdade! O uso de livros considerados hoje apócrifos/pseudoepígrafos também eram usados, a ponto de textos extraídos deles, estarem presente em citações de Kefa(Pedro) e, neste caso específico, nas citações de Yehudah(Judas), como é o caso do livro apócrifo de Enoque e, o livro Ascenção de Moisés, livro esse que estudiosos acreditam ter sido usado por Yehudah, em sua citação sobre a luta travada entre Satanás e o arcanjo Miguel.

Por fim, a resposta que temos para dar ao leitor, a respeito da aparição de Moshe na transfiguração de Yahushua, com base nas Escrituras é: NÃO SABEMOS! E, por não termos a resposta plausível com base nas Escrituras, não podemos inventar teorias! A única coisa que podemos afirmar com certeza é que Moshe morreu, foi sepultado pelo próprio Yahu em Moabe. Não consta nas Escrituras relato de que Moshe foi ressuscitado para mais a frente aparecer na transfiguração de Yahushua. O que encontramos relatado além do fato de Moshe ter morrido e, por Yahu ter sido sepultado, é a luta travada entre Satanás e o arcanjo Miguel pelo seu corpo e, quanto a essa luta pelo corpo de Moshe, a Torah nada nos revela!

Portanto, NÃO é nosso objetivo inventarmos respostas; ou criarmos teorias infundáveis. Nosso objetivo através desse estudo é mostrar ao leitor que, as hipóteses amplamente divulgadas tanto por aqueles que creem na mortalidade da "Alma", quanto pelos que creem que a "Alma" é imortal, NÃO tem respaldo nas Escrituras!

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.
 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode