Cura Interior: Livrando-se da Amargura

 
 
Estamos postando mais um estudo, o qual tem por objetivo abordar na Congregação do Yahu, onde Yahushua é o Governante Eterno, um ensino que nos leve a meditar sobre algo de grande importância pra nossa vida e, para o meio onde estamos inseridos, a saber: a Cura de nosso Ser por inteiro!
 
Infelizmente, o não atentar-se para esse assunto, faz com que muitos se encontrem enfermos na Congregação, outros... dormindo e, outros completamente enfraquecidos na emunah. Mas a questão é: o que é Amargura? De que maneira ela pode trazer-nos terríveis males? Obter a resposta para essas perguntas, ajuda-nos a compreender que para nos apresentarmos como Verdadeiros Adoradores de Elohim, precisamos primeiramente nos desvenciliarmos de sentimentos trevosos, os quais nos aprisionam em celas de Amargura, de dor, tristeza, ódio, desejo de vingança, hostilidade, impiedade e, etc. Mas, afinal de contas, o que é Amargura?
 
De acordo com o dicionário Vine, amargura pode ser:
 
1 - adjetivo(pikros - πικρόνς) derivado de uma raíz pik, que significa cortar, picar. Também pode significar apontado, afiado, agudo, pungente ao sentido do gosto, olfato e, etc, conforme podemos constatar no texto em Tg 3:11, onde lemos o seguinte: "Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?". 
 
Nesse texto amargura, faz referência ao gosto/sabor da água, conforme podemos observar na foto abaixo, em que pikros, encontra-se destacada, como adjetivo acusativo neutro singular: 
 
 
Já, no texto que se encontra em Tg 3:14, onde lemos o seguinte: " Mas, se tendes amargo ciúme, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.".
 
Nesse texto, amargura(pikros) é usado metaforicamente, para se referir a ciúme, conforme podemos observar na foto abaixo em que pikros, apararece em destaque, como um adjetivo acusativo masculino singular: 
 

2 - verbo(pikrain - πιικραιν) Encontramos esse verbo no texto que se encontra em Cl 3:19, onde lemos o seguinte: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas."

Nesse texto, pikrain, conforme destacado na foto abaixo, está conjugado no presente do indicativo médio/passivo na 2ª pessoa do plural, tendo por significado: amargar-se, irritar.

Já no texto que se encontr em Apocalipse 10:9, lemos o seguinte:E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo."

Nesse texto, pikrain, conforme destacado no texto abaixo, está conjugado no Futuro do indicativo ativo,na 3ª pessoa do singular, tendo por significado: tornar-se amarga ou, fazer-se amargo. 

3 - substantivo(pikria - πιικρια) denotando amargura, é usado metaforicamente em: At.8:23, onde lemos o seguinte: " Pois vejo que estás em fel de amargura e, em laço de iniqüidade."

Nesse texto, pikria, atua como um substantivo genitivo feminino singular, cujo significado está relacionado a extrema maldade, ou seja, "fel de amargura".

Em Rm 3:14, lemos os seguinte: Cuja boca está cheia de maldição e amargura."

Nesse texto, pikria atua como um substantivo nominativo neutro singular, cujo significado está relacionado a linguagem má.

Em Efésios 4:31 , onde lemos o seguinte: " Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós."

Nesse texto, pikria atua como um substantivo nominativo feminino singular, cujo significado está relacionado ao ódio amargo.

4 - advérbio(pikroõs) significando amargamente. É usado no sentido de uma dor pungente, ou seja, aguçada, exarcebada. Um exemplo a ser citado, é o caso de Kefa(Pedro), ao negar Yahushua, conforme podemos observar no texto abaixo:

Mt 26:75 " E lembrou-se Kefa(Pedro) das palavras de Yahushua, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente."

 
Agora que já enumeramos o significado de Amargura e, suas flexões, adentremos nos efeitos que ela causa na vida dos que se deixam enraizar por ela. Vejamos os textos abaixo:
 
Hb 12:15 " Cuidem que ninguém se exclua da graça de Elohim; que nenhuma raíz de Amargura brote e, cause pertubação, contaminando a muitos."
 
Efésios 4:31-32 "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Elohim vos perdoou no Mashiach (Ungido)."
 
Quando nos propomos a realizar esse estudo, a respeito de Amarura, não imaginávamos o quanto ele poderia somar para a compreensão de estudos relacionados a: Família, Maldição, Arrependimento e, Perdão, uma vez que o conhecer a sua raíz, ajuda-nos a se prevenir contra ela, de modo a não trazê-la estampada no rosto e, muito menos em nosso interior!
 
Por não conhecer a raíz da Amargura, muitos são os que a trazem dentro de si, sem saber! E, diante disso, surge-nos as seguintes perguntas: Como podemos nos prevenir contra esse sentimento trevoso? E, Como detectá-lo em nossa vida e/ou na vida dos que estão em nossa volta? É justamente nesse ponto que queremos chegar, de modo a não tê-la estampada no rosto e, muito menos em nosso interior!
 
Assim como uma pessoa alegre contagia o meio em que se encontra, uma pessoa Amargurada também contagia! Vocês conhecem ou já viram alguém que onde chega, torna o ambiente pesado, quebrando o clima de descontração que até então reinava no ambiente? Pois bem, é esse tipo de pessoa que estamos abordando nesse estudo. São pessoas amarguradas, as quais exigem muito de si mesmo e, cobram por demais dos outros. E por assim fazer, não encontram descando, não conhecem a paz e, diante do erro, não conseguem perdoar! Daí a importância de nos previnirmos quanto a esse tipo de enfermidade, de modo que não nos deixemos enraizar por esse terrível mal.
 
Mas..., antes de darmos continuidade a esse estudo, faz-se necessário termos em mente o seguinte: a Amargura inibe o avivamento na Congregação, abala e/ou leva a ruína casamentos, desfaz amizades e, dificulta o convívio social! Daí a importância de analisarmos a nós mesmos, analisarmos nossas atitudes! Olhar para dentro de nós, como quem faz um check up, em busca de uma avaliação geral do nosso Ser em um todo, de modo a verificarmos se há ou não a existência de alguma raíz de Amargura em nós! Caso a encontremos, sejamos rápidos em nos desfazermos dela!
 
 
1ª ANALISE - COMO DETECTAR RAÍZ DE AMARGURA?
 
 
Para detectarmos a raíz de amargura, basta identificarmos se há ou não contantamento na vida do indivíduo. Mas como assim? Alguém pode se perguntar! Normalmente uma pessoa amargurada traz em seu rosto tristeza, dor, cara de quem vive todo o tempo infeliz! Você conhece alguém assim, leitor? Parece que nada está bom, nada é suficientemente capaz de proporcionar a essa pessoa, uma alegria constante! Parece até que a amargura, tornou-se na vida dessa pessoa uma companhia de trabalho, de condução e, de casa, companhia essa, que a pessoa parece não querer abrir mão!
 
Mas a questão é: como é possível identificarmos a raíz de amargura em nossa vida e, na vida dos que estão a nossa volta?
 
Cremos que a amargura tem sua raíz na:
 
1 - frustração: quando o indivíduo não consegue alcançar seus intentos, realizar seus sonhos e, concretizar seus planos e metas, gerando neste, um sentimento de fracasso, derrota e, em aguns casos ao sentimento de auto piedade!
 
 
2 - na inveja: ao ver que os que estão a sua volta, conseguindo o que ele também almeja, mas não consegue alcançar, passa a cobiçar o que é do outro! E, na cobiça, o indíviduo acaba se contaminando cada vez mais na amargura.
 
Separamos abaixo, alguns textos em que encontramos acerca da inveja:
 
Prov.24:19 " Não te indignes por causa dos malfeitores nem tenhas inveja dos ímpios." 
 
Tiago 3:16 " Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. "
 
Gn 30:1 "Vendo Raquel que não dava filhos a Yaohukaf, teve inveja de sua irmã, e disse a Yaacov(Jacó): Dá-me filhos, se não morro. "
 
Tg 3:14 "Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."
 
Gl 5:26 " Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. "
 
Gl.5:21 " Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Elohim."
 
1Tm 6:4 " É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, "
 
1Pedro 2:1 " Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. "
 
2Cor.12:20 " Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos."
 
 
3 - ciúme e Suspeita de ciúme: está aí, uma das causas que contribuem para a existência da Amargura. As Escrituras nos revelam que o amor não se arde em ciúme, mas havendo o ciúme, este é tão duro quanto a sepultura! Nele, ciúme, opera a dúvida e, onde há dúvida não há quietude em nós! E, não havendo quietude no indivíduo e/ou Ser, o que se encontra no semblante da pessoa enciumada são expressões da desconfiança, a qual impede que o indivíduo viva em paz! O ciúme impede que o indivíduo viva em paz consigo mesmo e, com aquele por que tem sido alvo de seu ciúme !
 
Cantares 8:6 " Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas."
 
 
4 - ira: denota a reação do indivíduo diante de uma determina situação! Pode se dar mediante ciúme, mediante palavra dura, mediante sentimento de vingança,  na qual se busca defender seu próprios interesses perante aquele que o ofendeu! 
 
Efésios 4:26 " Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
 
Prov.27:4 " Cruel é o furor e, impetuosa é a ira..."
 
Ez 16:38 " e julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e, as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e, do ciúme."
 
Tg 1:19-20  "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar, porque a ira do homem não opera a justiça de Elohim." 
 
1 Tess 5:9 " Porque Elohim não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Adon Yahushua o Mashiach(Ungido)."
 
 
5 - fofoca: o alugar o ouvido para fofoca, alimenta os maus pensamentos, inflamando a pessoa para o que não é bom! A fofoca consegue por fim a amizades de anos, aumenta a labareda do ciúme, gerando no indivíduo insegurança, desconfiança e, tudo o mais que retira do indivíduo a paz( Shalom)! 
 
 
6 - medo: esse tipo de sentimento trevoso inibe o avanço do indivíduo em direção do acredita ser bom para si! O medo limita a ação do homem quer seja no que diz respeito a vida sentimental, emocional, social, profissional, financeira e, espiritual! O medo quando domina o homem, determina até onde este pode ir! Você conhece alguém assim, leitor? Por mais que a pessoa queira dar saltos mais altos e, seja capaz para realizar determinada tarefa, ele não consegue em razão do medo! Medo de algo dar errado, medo de não ser aceito, medo de não conseguir agradar..., enfim, o estar preso na raíz do medo, faz com que a pessoa viva uma vida de frustração e, na frustação, vem a amargura! Precisamos ter em mente o seguinte: O medo é o grande inimigo da emunah. Portanto, uma vez pois, sujeito ao medo, a única opção de que devemos lançar mão é, a coragem para vencê-lo! Sem emunah é impossível agradar a Elohim.
 
E como nos foi ensinado em : 1 Yohanan (Jo)4:18 "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. "
 
 
7 - herança familiar de maldição: há pessoas que trazem consigo heranças de maldição sem saber! E na bagagem dessa maldição muito das vezes está a amargura. É aí que conseguimos compreender como pode um filho manifestar as mesmas características de seus pais, tais como temperamento difícil, a maneira rudi ao falar com as pessoas, o ser sensível demais, a ponto de magoar-se facilmente com atitudes de terceiros e, etc.
 
 
2ª ANÁLISE - COMO MANTER NOSSO INTERIOR LIVRE DA AMARGURA?
 
O ÚNICO meio capaz de livrar o homem da raíz da amargura e, dos demais sentimentos que o levam a estar preso a ela, é o Ahavah(amor), o qual é manifesto da seguinte forma:
 
1 - na HUMILDADE: quando se reconhece a enfermidade existente em nosso Ser e, a necessidade de ser curado e liberto da raíz de amargura. 
 
2 - no ARREPENDIMENTO: quando após reconhecer que está enfermo e, precisa ser curado, o indivíduo se arrepende de sentimentos maus que nele opera, os quais, causam-lhe amargura.
 
3 - no PERDÃO: A capacidade de perdoar é um antídoto eficaz para muitos males da alma! A falta de perdão resseca os ossos, a ponto de levar muitos a sepultura! Aquele que não é capaz de perdoar, traz sobre os ombros o peso da amargura, incapacitando-o para o serviço do reino de Elohim!
 
Yahushua nos deu o seguinte ensino: " buscai primeiramente o reino do Yahu e, a sua justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas." 
 
Quando colocamos as demais coisas em primeiro lugar em nossa vida, sem perceber vamos nos distanciando do que nos fortalece e, ajuda-nos a estarmos imunes a sentimentos trevosos! O afastar-se de Elohim, é abrir a porta para a amargura e, para os demais sentimentos que levam o homem ao mundo amargo,  de sofrimento e dor.
 
O insistir em agitar as águas nas quais estão os sentimentos trevosos, traz à tona, ações que levam a contendas, que levam o lançar na face de terceiros o que ainda não foi perdoado, leva a comparações de relacionamentos anteriores com o relacionamento atual e, nisso o que se obtém é o trazer pra si, o alimentar-se ainda mais da amargura!
 
Queres manter o seu interior livre da amargura? Manifeste o ohav que da parte de Elohim, de graça, tens recebido! Manifeste o perdão para com quem vos tem ofendido, pois assim fez Yahushua quando esteve presente em nosso meio: tudo o que recebeu, ouviu e, viu do PAI, compartilhou conosco, de modo que pudéssemos conhecer o suave e agradável amor de Elohim por nós! Aquele que escolhe lançar mão do ahavah (amor) pra sua vida, não deixa espaço vazio a ser preenchido por sentimentos trevosos!
 
 
O amor é paciente, o amor jamais acaba, o amor não sente inveja, o amor não se arde em ciúme! O amor não pensa(suspeita) o mal, 
o amor não se alegra com a injustiça, o amor tudo suporta, o amor tudo crê! 
 

Deixe aqui o seu recado

Olá pessoal, Shuaoleym! Gostou desse estudo? Ele contribuiu para o seu entendimento acerca do que é Amargura e, o mal ela causa em nossa alma? Deixe o seu recado, queremos saber a sua opinião!

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode