O Perigo das Falsas Doutrinas

Shalom, percebendo o avanço de falsas doutrinas apregoadas por aqueles que se dizendo "mestres", angariam para si, adeptos atraídos pelo discurso que lhes soa familiar aos ouvidos, resolvemos fazer essa postagem, afim de chamarmos a atenção sobre a importância de buscarmos no Yah, o discernimento acerca do que já nos fora ensinado, ao invés de darmos ouvidos a estes que, apregooam em meio a Congregação do Altíssimo, conceitos e doutrinas,  pautadas em GNOSTICISMO e EXOTERISMO, como se fossem revelações que que lhes sobreveio do ALTO!

Quanto a estes que ASSIM procedem, CUIDADO! 

E, dentre tantas doutrinas bizarras, com as quais temos nos deparado, destacamos esta contida na figura abaixo:

Provavelmente, alguns já devem ter se deparado com esse tipo de pregação, onde fazem uso de elementos/fenômenos naturais, para explicar e/ou elucidar o que para eles é oculto nas Escrituras. 

Tal procedimento, NÃO é algo novo, mas sim uma prática comum, datada entre os Séculos II e III EC( Era Comum), tendo por base, o GNOSTICISMO, movimento religioso de caráter sincrético( ou seja, um movimento em que se dá a fusão de conceitos/filosofia/seitas...) e, esotérico, no qual seus adeptos, buscam através dessa mistura entre o misticismo e, a especulação filosófica, alcançar o conhecimento transcendental, acerca do "Oculto"... acerca do que diz respeito a natureza espiritual tanto do Altíssimo, quando de seu Ungido ( Ha Mashiach) e, também, do próprio ser humano!

São esses que, dizendo-se na Verdade, ao fazerem uso de conceitos gnósticos, sutilmente os insere na Congregação, de modo a distorcerem o ensino Escritural que nos fora concedido e, por incrível que pareça, muitos são os que se deixam levar por tais doutrinas, reproduzindo-as, sem o mínimo cuidado em analisar se o que lhes chega as mãos condiz ou não com o ensino escritual ... tão somente, tomam tais ensino como verdadeiros e, sem se darem conta, desviam-se do caminho da verdade, pois esquecem que, é YHWH que revela aos seus, o que para estes, até então lhes é oculto!

É notório que YHWH formou e/ou criou tudo e todas as coisas, porém, as Escrituras NÃO nos dá base para afirmarmos que ELE é formado e/ou está em tais elementos, a saber:  água; fogo; terra; ar! Até porque, ELE NÃO se coloca em posição de igualdade com o que cria, ELE, YHWH, é o CRIADOR de tudo e, de todas as coisas! Portanto, fazer uso de elementos da natureza para explicar sua natureza espiritual e, do mesmo modo, a de seu Ungido; NÃO condiz com o ensino escritural! Isso, chama-se Gnosticismo; Esoterismo; Misticismo!

Portanto, somos instruídos a todo instante, a buscarmos conhecimento no Yah, pois os que assim fazem, dELE recebem o que buscam, entretanto... há quem prefira seguir outros caminhos...

Mas ... voltando-nos para a figura acima, a primeira coisa que nos vem a mente é: " de onde vem então tal ensino contido na figura acima?"

Ter em nós esse senso crítico em analisar tudo o que nos chega as mãos e, aos ouvidos, é fundamental, pois, ajuda-nos a resistir a todo e, qualquer tipo de doutrina estranha que "vira e mexe", surge em nosso meio! Mas, a questão é: de onde provém tal ensino? Pois bem, a resposta é: da filosofia grega, misturada com o misticismo e, o esoterismo!

Daí, atendando-nos para a figura acima, percebemos nitidamente os erros doutrinários alí embutidos, os quais enumeramos abaixo:

1º erro ) quando afirmam que IAU (YWH) representa o seguinte elemento da natureza: terra. A pergunta que nos vem a mente é: baseado em que, chegaram a essa conclusão? Em nenhum momento encontramos nas Escrituras, essa afirmação! Porém, sabemos que a compreensão da natureza espiritual, quer seja do Altíssimo; do Ungido e, do próprio homem, através de elementos da natureza, faz parte de umaa doutrina mística, esotérica e, filosófica, a qual muitos recorrem para obter respostas para o que não conseguem compreender dentro das Escrituras!

Outro ponto importante a ser mencionado na figura acima, é o seguinte: a doutrina UNICISTA explicitamente transmitida nesse ensino que vemos na figura acima, quando estabelecem uma ligação com YHW(IAU), uma das formas reduzidas do Tetragrama Sagrado(YHWH), com o seguinte texto: "E o verbo se fez carne e, habitou em nosso meio."

Percebam que estamos diante dos seguintes ensinos anti escriturais: misticismo; esoterismo; unicismo!

 

2º erro) quando afirmam que "rru", representa os seguintes elementos da natureza: fogo e vento! Mas com base em que fazem esta afirmação? De onde vem a palavra "rru" usada por esses que se colocam como "mestres" na Congregação? Quem os instruiu a fragmentar o Nome que eles apregoam como sendo do Ungido, para dalí criar uma doutrina estranha, mística e; filosófica?

Para quem não sabe, no hebraico, fogo se chama esh( pronunciamos eshi) e, vento, no hebraico, chama-se Ruach. Assim sendo, a pergunta que não quer calar é a seguinte: de onde e, com base em que, afirmam e/ou associam "rru" com vento e, fogo?

Isso sim, é o que chamamos de "fogo estranho"!!!

 

3º erro) quando criam a representatividade da palavra shua, com o seguinte elemento da natureza: água. Mais uma vez, a pergunta que nos vem a mente, é: como isso é possível ? Sabemos que, no hebraico, a palavra água, chama-se "maim" e, NÃO shua, cujo significado está relacionado a prestar socorro; ajuda; auxílio, estendendo-se a salvação.

Portanto, com base em que, fazem tais afirmações? Sob que inspiração doutrinária, estabelecem tais conceitos? É isso que procuramos chamar a atenção dos que acompanham nossos estudos! Despertá-los para a importância de serem críticos com o que lhes chega as mãos, pois a perseverança no conhecimento fortalece a nossa emunah, de modo que, firmes e seguros-nos no que cremos e, em quem cremos, não sejamos seduzidos por doutrinas estranhas, como essa, que temos visto sendo apregoada em meio aos crentes!

 

4º erro) por fim, fazendo uso da doutrina esotérica, descrevem o Ungido como o 5º elemento, o qual detém o controle sobre os demais elementos da natureza! Agora a pergunta que nos fazemos é a seguinte: foi esse tipo de ensino que os apóstolos receberam do Ungido? É esse tipo de ensino que encontramos contido nas Escrituras? Meditemos ... analisemos... pois muitos são os que se dizendo mestres, tem desviado muitos do Caminho da Verdade, através de ensinos anti escrituais; a ponto de fazê-los desfalecer na emunah!

 

Diante disso... atentai-vos para o que lhes chega as mãos e, ouvidos, de modo que, firmes na emunah, possam resistir a todo e qualquer vento de doutrinas estranhas! 

Apocalipse 2:2 " Conheço as tuas obras e, o teu trabalho e, a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus e, que puseste à prova os que se dizem apóstolos e, não o são e, os achastes mentirosos."

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode