Compreendendo a frase: Um Novo Mandamento vos dou - João 13:34a            

 
 
Shalom!
 
Nosso objetivo através desse estudo é, anallisarmos a seguinte questão: Se de acordo com o ensino escritural, ainda que terra e céus passem, a Lei/Mandamento de Elohim jamais passará, como então, o Mashiach nos apresenta um novo mandamento? Há porventura, algo de novo a ser inserido, no que segundo as Escrituras, não há nada a se acrescentar ou retirar?
 
Vejamos com atenção, o texto abaixo:
 
A palavra em destaque é:  Ἐντολὴν ( Etolen), cujo significado, dependnendo do contexto em que estiver inserida, tem por significado: comando, ordem, instrução, requerimento, destacar a natureza de uma ordem especifica, focar no resutado final de um comando/ordem específica.
 
Agora, vejamos novamente o mesmo texto abaixo, com uma nova palavra em destaque:
 
A palavra em destaque é καινὴν( Kainen), que junto da palavra Etolen, dá-nos a idéia de que algo novo, mas NÃO de um "novo" que até então, não existia! Mas SIM, de um novo, no que diz respeito a "INOVAÇÃO", numa forma diferente de refrescar-nos a memória acerca de algo que precisa ser aprendido... que precisa ser colocado em prática! 
 
Assim sendo, quando Yeshua disse: Um novo mandamento vos dou, NÃO foi com o intuito de trazer algo novo, de inserir algo novo, mas SIM, destacar o que é e, sempre foi o MAIOR mandamento na Lei, a saber: o Amor. É acerca desse amor, que Yeshua deu testemunho, tornando-o manifesto em nosso meio, de modo que, os que conheciam o Amor apenas de ouvir falar, por meio de Yeshua, pudesse vivenciá-lo, desfrutá-lo e, por meio de Amor, sentir-se acolhido.
 
A forma como Yeshua, destaca e/ou, enfatiza o que realmente importa para que vivamos em harmonia, em paz uns para com os outros e, consequentemente com Elohim, traz o que muito das vezes, parece-nos inalcansável: o Reino dos céus! A forma didática que Yeshua apresenta o Reino, a chave que nos faz adentrar no Reino, gera naqueles que o ouve, esperança! Gera naqueles que O recebem, frutos de alegria, uma nova identidade na qual somos identificados como seus discípulos.
 
É acerca do que realmente importa, que Yeshua propôs-se, a instruir-nos, de modo a sermos capazes de instruirmos a outros também. E, como isso é possível? Como apresentar o Amor de maneira inteligível? Palpável? Algo que vai além do falar do que se trata, mas não o exemplifica na prática? E a resposta, obtemos através do próprio testemunho de Yeshua: Servindo e, deixando-se Servir! Porque o Amor, Não é soberbo! O Amor não é orgulhoso! O Amor Serve, mas TAMBÉM se deixa Servir! O Amor, cuida, purifica, renova, sara, perdoa, restaura, exorta, instrui... Portanto, aquele que Ama, sabendo da importância que é, o ser amado, deixa-se Amar... permite-se Amar! 
 
Esse é o "Novo Mandamento" que Yeshua nos concedeu, a saber: a instrução acerca da importãncia do Amor ! A instrução de que nossa maior riqueza, é o Amor! Amor esse que NÃO é sentimento, mas SIM um mandamento que, ao ser colocado em prática, identifica-nos como participantes do Reino dos Céus! Identifica-nos como discípulos de Yeshua! Identifica-nos como Filhos de Elohim.
 
A prática do que nos foi ensinado por Yeshua, faz com que nossa fé NÃO esmoreça em meio a tudo que vai na direção contrária ao Amor.