Perguntas, Comentários e, Respostas Referente ao Estudo Sobre Oholyao

 
 
1 ª Pergunta: O que é Oholyao? É o mesmo que Igreja?
Resp.: NÃO! E, para entendermos a respeito disso, faz-se necessário termos em mente o seguinte: 
a) Oholyao é uma palavra criada para substituir a palavra Igreja contida na Bíblia, mas NÃO encontramos nos textos hebraicos antigos, a palavra Oholyao e, muito menos nos textos do Novo Testamento, a palavra Igreja!
 
b) A respeio da palavra Oholyao, sua formação se dá com a junção da palavra Ohol( a qual é usada para denotar Tenda) + Yao, o qual é usado por alguns, para se referir poeticamente ao Criador( acerca desse assunto, sugerimos que acessem o estudo:www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/compreendendo-a-respeito-do-tetragrama-sagrado/ ), resultando dessa forma: Oholyao, mas o que muitos não sabem é que, nos textos hebraicos, a palavra que encontramos para se referir a Tenda é: Ohel e, a forma poética para se refir ao Altíssimo é Yah(Yh). 
 
Assim sendo, o mais lógico seria usar OhelYah, mas esse termo, também não é encontrado nas Escrituras!
 
No que diz respeito a palavra Igreja, como já abordamos em nosso estudo, não consta nos textos do Novo Testamento. A palavra que encontramos é: Ecklesia, a qual está relacionada a, assembléia, reunião de pessoas, grupos e, etc. 
 
Portanto quando falamos de Ohel, estamos falando de uma Tenda, sob a qual os que crêem no Altíssimo, colocam-se debaixo. Estamos falando de PROTEÇÃO, do estar seguro debaixo de algo e/ou de alguém! Já a palavra Eklesia não tem essa conotação, pois Eklesia nada mais é que, um local para reunião; uma assembléia, na qual as pessoas se reúnem para falar a respeito de um assunto de interesse mútuo!
 
Do mesmo modo, Igreja não tem a mesma conotação de Ohel. Primeiro, porque Igreja é uma palavra que não consta nos textos bíblicos; segundo, porque Igreja não traz consigo o conceito de proteção; do estar seguro; como ocorre com a palavra Ohel.
 
 
2ª Pergunta: É errado então fazermos uso de Igreja? Que palavra então devemos usar para substituir essa palavra?
Resp.: Sim! Está errado usarmos a palavra Igreja, mas antes de de darmos sequência a nossa resposta, convém mencionarmos o seguinte: a palavra Igreja tomou uma proporção gigantesca dentro das Escrituras, de modo que, quando alguém ouve falar Igreja, logo associam a um local onde as pessoas se reúnem para particpar de ritos religiosos!
 
Entretanto, a palavra Igreja, NÃO consta nos Escrituos hebraicos e, muito menos nos escritos gregos! Criou-se essa palavra em nosso idioma, para substituir as que constam nos textos antigos, para denominar locais onde as pessoas se reuniam para receber as instruções do Altíssimo, nesse caso, temos a Ohel Moued(Tenda da Congregação/Revelação), ou no caso do grego, a palavra Eklesia, usada pra denominar local em que as pessoas se reuniam para abordar diversos assuntos de interesse comum!
 
Em razão, nós, particularmente, nõ  usamos a palavra Igreja, pelo fato desta não constar escrita nos respectivos textos citados acima! 
 
 
3ª Pergunta: E quanto aos que creem em Yahushua? Assim como no cristianismo, onde os cristãos se denominam como Igreja, entre os crentes em Yahushua também há os que se denominam como Oholyao! Qual a definição a ser usada para estes?
 
Resp.: É verdade! Existe mesmo o uso desses temos para definir o indíviduo em sua respectiva crença. Mas, no que diz respeito aos que creem no Yahu, o que temos aprendido é o seguinte: O crente NÃO é OHEL(Tenda), porque Ohel é uma tenda que se estende sobre alguém e, ou sobre uma construção, de modo a oferecer proteção e, segurança aos que se encontram debaixo dela! Portanto, a proteção do crente NÃO vem de si mesmo, mas sim daquELE em quem tem depositado a sua emunah, ou seja, de Yah Elohim! Diante disso, os termos que encontramos nas Escrituras para definir os que se reúnem para ouvir as instruções do Altíssimo, são: Congregação, Ajuntamento, Reunião. É dessa forma que os crentes podem ser identificados, isto é, como pessoas que congregam sob a Proteção do Altíssimo, ou seja, sob a sua Ohel(Tenda). É essa Congregação que tem como cabeça/Governante, Yeshua! É esta proteção de YHWH para os que nELE confiam!
 
 
4ª Pergunta: Eu ouvi falar que há palavras usadas em nosso meio, QUE são provenientes do hebraico arcaico, seria então esse o caso da palavra Oholyao? Seria essa a razão dela não ser encontrada nos escritos que temos disponíveis hoje em dia?
 
Resp.: NÃO. Embora há quem afirme para justificar o uso de determinadas palavras em meio a Congregação, que as mesmas provém do hebraico arcaico, não vemos dessa forma! Precisamos ter em mente o seguinte questionamento: o que é algo arcaico, senão algo muito antigo? Em escritos datados com mais de 2000 anos, achados no Mar Morto, como por exemplo o rolo contendo o livro completo do profeta Isaias, também NÃO encontramos Oholyao, mas sim Ohel! Diante disso, surge-nos a seguinte pergunta: porventura esses achados do Mar Morto, NÃO são antigos? Ora, pelo período em que é datado esse rolo , podemos acreditar que as palavras alí contidas são as mesmas que Yeshua fez uso, quando entrou no Templo, abriu o livro do Profeta YeshaYahu(Is)e, leu um texto contido nele!
 
 
5ª Pergunta: Mas se Oholyao não consta nas Escrituras, por que fazem uso dessa palavra para nomear o site de vocês?
 
Resp.: Tens razão! Realmente fazemos uso dessa palavra para nomear nosso site, mas assim ocorre, porque somente após, tê-lo criado, é que tomamos conhecimento desse fato! 
 
Assim sendo, em consideração aos que já conhecem o nosso site através dessa palavra, decidimos mantê-la, de modo que, os que acompanham nossos estudos e, salvam os links de nossos estudos, não sejam prejudicados, pois a mudança no nome do nosso site, acarretará também, mudanças nos links de nossos estudos, de modo que, estes não possam ser mais acessados! Outro fato que, motivou-nos a manter a palavra oholyao é, que embora esta palavra não conste nas Escrituras, a mesma não traz consigo conceitos pagãos.

 

Gostou do nosso site? Deseja receber notificações das postagens que fazemos nele? Responda a enquete que criamos em nossa página principal e, envia-nos seu e-mail informando que deseja receber noticações do nosso site!