Como Podemos Vencer o Medo? 

 
 
Estamos postando o Estudo a respeito do Medo e, para isso fizemos uso de dois tipos de análise: a voltada para a psicologia e, a análise voltada para as Escrituras Sagradas. Diante disso, para uma melhor compreensão desse Estudo, enumeramos as seguintes perguntas abaixo:
 
1 - o que é o Medo? 
2 - o que leva o homem a sentir o Medo?
3 - o que as escrituras nos revela a respeito do Medo?
4 - como vencer o Medo?
5 - o Medo nos afasta de Elohim?
 
As Escrituras nos revelam que as portas do inferno, NÃO prevalecerão sobre a Congregação de Yahushua! E que o Vedadeiro amor, lança fora todo o Medo. Assim sendo, como explicar o fato de muitos crentes ainda viverem sob o jugo do Medo?O Medo de ficar desempregado, o Medo de sair à noite, o Medode não conseguir arranjar um bom casamento, o Medo de ser traído(a), o Medo de ficar só, o Medo da violência, o Medo de não ver os filhos crescerem com saúde e se tornarem bem sucedidos na vida, o Medo da Morte...enfim, o jugo do Medo.
 
Do que você tem medo?
 
Diante da opressão do Medo, a qual é imposta a sociedade na qual vivemos, embora dela NÃO façamos parte, pois nosso Reino não é deste mundo, mas sim de ULRRIM,temos que ter em mente o seguinte: o Medo NÃO pode prevalecer sobre a Oholyao de Yahushua.
 
Em razão disso, trataremos desse assunto, afim de que, conhecedores do que representa o Medo, não venhamos nos deixar dominar por ele. E para isso, o que se requer de nós é o exercício da emuná(fé), a qual é fundamental para caminharmos em segurança e, na certeza de que aquELE que começou a boa obra em nós, é fiel para concretizá-la. Portanto, certos de que o Verdadeiro amor lança fora todo Medo, que venhamos por meio do conhecimento da Verdade, tornar-mo-nos verdadeiramente livres!
 
Como já mencionamos no início dessa postagem, para adentrarmos nesse assunto, abordaremos conceitos psicológicos, bem como conceitos Escriturais. Esperamos dessa forma, ajudá-los a se tornarem livres do MEDO, o qual vos impede de serem aperfeiçoados no Verdadeiro ahavah( amor).
 
 
1ª - Análise Psicológica - Definição a respeito do Medo -
 
O MEDO é uma reação em cadeia no cérebro que tem início com um estimulo de estresse e, termina com a liberação de compostoso quimicos que causam aumento da frequencia cardiaca, aceleração na respiração e, energização dos musculos.
 
O medo é uma sensação que proporciona no indivíduo um estado de alerta diante do receio em fazer alguma coisa, geralmente por sentir-se ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. O Pavor é a ênfase do medo.
 
O Medo também é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica, na qual é liberado hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) de modo a preparar o indivíduo para lutar ou fugir.
 
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade e, na ansiedade, o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal. Assim sendo, é possível traçarmos uma escala de grau no que se refere ao medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
 
O medo torna-se uma doença (a fobia), quando passa a comprometer as relações sociais e, a causar sofrimento psicológico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. 
 
Através dessa técnica, constroi-se uma escala de medo: da leve ansiedade até o pavor, afim de que, progressivamente, o paciente seja encorajado a enfrentar o medo.Esse processo é que chamamos de: Processo de Reestruturação Cognitiva, no qual ocorre uma re-aprendizagem ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.
 
 
2 ª Análise Psicológica - A origem do Medo
 
Determinado tipos de Medo, surgem através da aprendizagem, como por exemplo: " quando uma criança cai num poço e se esforça violentamente para sair dele e, do sofrimento ocasionado pelo frio da água, essa criança originará um adulto que guarda dentro de si, o Medo instintivo a poço, há no entanto outros gêneros de medos que são comuns nas espécies, e que surgiram através da evolução, marcando um aspeto da reminiscência comportamental. 
 
Do ponto de vista da psicologia evolutiva, medos diferentes podem na realidade ser diferentes adaptações que têm sido úteis no nosso passado evolutivo. Diferentes medos podem ter sido desenvolvidos durante períodos de tempo diferentes. Alguns medos, como o relacionado a altura, parece ser comum a todos os mamíferos e, desenvolveu-se durante o período Mesozoico (quando a maioria dos mamíferos não eram maiores que ratos, e se escondiam durante o dia, saindo apenas a noite, para evitar os dinossauros predadores). 
 
Outros medos, como o medo de serpentes, pode ser comum a todos os símios e, desenvolveu-se durante o período Cenozoico, época em que o medo natural de animais predadores como leões, tigres, lobos, ursos e hienas como também de herbívoros agressivos como elefantes, búfalos hipopótamos e rinocerontes havia surgido. 
 
Ainda outros medos, como o medo de ratos e insetos, pode ser único para os seres humanos e, desenvolvidos durante o Paleolítico e Neolítico, períodos estes, onde os ratos e insetos tornam-se portadores de doenças infeciosas e prejudiciais ao homem e, alimentos armazenados. 
 
De acordo com a Psicologia, o Medo é um mecanismo de aprendizagem que contribui para o processo evolutivo, quer seja de sobrevivência da espécie, quer seja no de sobrevivência do indivíduo particularmente.
 
 
3ª Análise - O Medo descrito nas Escrituras
 
A origem do medo na vida do homem, deu-se com o pecado, quando em razão da desobediência a ordem dada por Yahu, o homem se afastou dESTE. Assim sendo, onde outrora havia autoridade para comandar, nomear todos os seres, onde havia coragem e ousadia, passou a existir o medo. E, nisso, o local onde fica as emoção e/ou sentimentos humanos, passou a conhecer um sentimento que até então não conhecia: o MEDO.
 
Foi essa enfermidade oriunda do pecado, que fez com que Adam ao ouvir a voz do Yahu, sentisse MEDO. O mesmo aconteceu com os espias enviados por Moshe para espiarem a terra de Canaã, a qual Yahu prometeu dar aos filhos de YsraEl. O relatório destes destes espias foi: "Não podemos subir contra o povo que alí habita, porque é mais forte do que nós." Nm 13:31-33
 
Observem que o medo impede o homem de avançar no Reino de Elohim, impedindo-o de vivenciar as bençãos do Yahu, ou seja o cumprimento de suas promessas.
 
Analisando com atenção o texto em Nm 13:27, deparamono-nos com o relato dos espias informando que a terra prometida realmente manava leite e mel, mas o MEDO os impedia de tomar posse do que lhes tinha sido prometido, ou seja, a Terra de Canaã.
 
Por incrível que pareça, ainda nos dias de hoje, deparamo-nos com pessoas vivendo essa mesma situação! Pessoas que recebem a promessa de vida nova, de uma vida de restaração, uma vida de cura, de reconciliação, libertação, mas diante da promessa, sentem MEDO! Medo de perder o que lhe é confiado! Medo por acreditar não ser merecedor de viver as promessas de Elohim! Medo de abrir mão do que lhe é velho, para então viver o Novo Yahushua o Mashiach(Ungido). Enfim, os espias sabiam que existia uma promessa e, para tomar posse dela, teriam que lutar, mas o MEDO fez com que eles vissem apenas os obstáculos, de modo a NÃO exercerem A EMUNÁ(fé).
 
Diante disso, podemos compreender a mensagem do Emissário Shaul, no que diz respeito a renovação de nossa mente( Rm12:2) em Yahushua o Ungido, pois somente por meio dessa renovação constante da mente, é que o homem verdadeiramente, torna-se livre! Livre da enfermidade da alma que o aprisiona, impedindo-o de avançar no Reino espiritual e, na conquista das promessas feitas por Elohim.
 
Vejamos outros textos que fazem menção do MEDO:
 
Gn 18:15 - " Então Sara negou, dizendo: Não me ri; porque ela teve MEDO..."
 
Gn 31:31 " Respondeu-lhe Yaacov(Jacó): "porque tive medo; pois dizia comigo que tu me arrebatarias as tuas filhas."
 
Ezequiel 7:27  "O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de MEDO..."
 
Hb 2:14-15 "portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ELE semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com MEDO da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão."
 
1João 4:18  " No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o MEDO, porque o MEDO envolve castigo; e quem tem MEDO, não está aperfeiçoado no amor."
 
Atentemo-nos para o texto abaixo:
Gn3:10  " Respondeu-lhe o homem: ouvi a tua voz no Jardim e tive MEDO..."
 
Esse texto é rico no ensino a respeito do MEDO. Observem que as Escrituas nos relatam que Yahu a virada do dia, andava pelo Jardim (Gn3:8), mas somente quando deram lugar ao pecado, é que tanto Adam quanto KhavYah temeram quando ouviram a voz do Yahu. Por inferência textual, podemos supor que o homem até então, não se assustava com a presença do Altíssimo, nem com a sua voz! O MEDO passou a existir no momento em que a DESEOBEDIÊNCIA a palavra de Elohim se fez presente na vida deles.
 
A consequencia do pecado, resultou na enfermidade da alma(mente), por necessário é o Novo Nascimento, para que enfim, tendo nossa mente renovada no Mashiach Yahushua, o Verdadeiro ahavah(amor) lance fora todo o MEDO!
 
O ensino a respeito desse assunto: MEDO, é muito importante, pois aquele que MANTÉM dentro de si, enfermidade na alma através do MEDO, NÃO é aperfeiçoado no amore, assim se dá por NÃO confiar e, por NÃO confiar em Elohim, NÃO exerce a Emuna(Fé) e, como nos é ensinado: " Sem Emuna é Impossível agradar a Elohim."
 
Assim sendo, queremos agradar a Elohim? Então Deixemos o Verdadeiro ahavah(amor) nos aperfeiçoar, de modo a lançar fora todo o MEDO existente em nós, pois é exatamente o MEDO que impede o homem de dar um passo de fé, de enxergar além dos que os seus são capazes de enxergar. É o medo que mantém o homem preso ao mundo que perece, afim de que, este não vivencie o que é eterno! O MEDO impediu o jovem rico de abrir mão de seus bens, para distribuir aos pobres. O MEDO de perder a posição de status e/ou a honra que tinham nas sinagogas, fez com que alguns, rejetassem a honra de Elohim. O MEDO de não ter quem cuidadesse de seus pais, fez com que um dos emissários diante do chamado de Yahushua, pedisse a ESTE que o deixasse primeiro enterrar seus pais.
 
 
4ª Analise - Quem opera por trás do MEDO?
 
Sabemos que o MEDO é uma reação, provocada pela ação do pecado, o qual teve como agente, o diabo. E  nessa ação maligna outros seres da maldade atuam com o propósito de acentuar ainda mais o MEDO, dificultando o convívio social, familiar, emocional, profissional e, até mesmo o lazer, onde através da violência urbana, o homem se refugie cada vez mais dentro de seu próprio universo.
 
Por isso, somos ensinados a NÃO nos conformar com esse mundo, mas renová-lo mediante a renovação de nossa mente no Mashiach(Ungido) Yahushua. Daí compreendermos a importância do Novo Nascimento, pois somente com o viver em novidade de vida, é possível ao homem se tornar verdadeiramente livre do pecado, do que o afasta de Elohim, do que o torna inimigo de Elohim.
 
E nisso percebemos que as coisas do Ruach Kadosh, não se discernem pela carne! Faz-se necessário a verdadeira ação regeneradora, capaz de curar a enfermidade da nefesh( Ser), a qual , leva o homem em razão do pecado, viver o MEDO. O MEDO da morte, o MEDO da perda, o MEDO de não ser feliz. O MEDO da enfermidade, da pobreza, da solidão. MEDO do governo humano, do desemprego, da violência. 
 
 
Queres ser livre? Deixe o Verdadeiro ahavah(amor) vos aperfeiçoar.
 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode