Compreendendo a Respeito do Corpo

 
 
Agora que já abordamos o conceito de Nefesh, o qual foi traduzido em nosso idioma por Alma, conceituaremos nesse novo estudo, o seguinte tema: Corpo. 
 
Infelizmente a interpretação errônea do que é Nefesh, fez e, continua fazendo pessoas a acreditarem que o homem é corpo, quando na verdade, o homem TEM um corpo! E, nesse conceito errôneo acerca do que é Nefesh, acreditam que na combinação de Fôlego de vida + Corpo, obteve-se Nefesh Hayah, ou seja, um Ser vivente! Daí, apregoarem que com a morte do homem, o que torna para o pó, é o corpo deste e, NÃO o homem completo! 
 
Vejamos o seguinte texto que se encontra em Gn 2:7 " E formou YHWH Elohim o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida(nishamat cha-aim); e o homem foi feito Ser vivente (Nefesh Hayah)."
 
É muito comum, quando fazemos menção do texto acima, depararmo-nos com pessoas que associam o pó da terra, tão somente ao Corpo! Alguns chegam a abrir um parênteses ao lado da palavra pó da terra e, escrevem dentro dele, Corpo! E, nisso quando perguntamos a essas pessoas: O que formou Yahu(YHW) do pó da terra? E a resposta automática que sempre ouvimos delas é: o Corpo! Façam essa experiência, leitor. Façam essa mesma pergunta e, observem o que irão te responder!
 
Infelizmente as pessoas não se atentam para o que as Escrituras nos revelam! E o que ela nos revela é que do pó da terra, Yahu(YHW) formou o homem! NÃO estamos com isso desmerecendo o corpo, pois NÃO é esse o nosso objetivo ! O que estamos querendo trazer ao entendimento do leitor é que o homem NÃO é um Corpo, o homem TEM um Corpo! Trazer ao entendimento do leitor que o homem é Nefesh, isto é, um Ser, que após receber em suas narinas o Fôlego do Altíssimo, tornou-se em Nefesh Hayah, isto é, em um Ser Vivente.
 
A compreensão a respeito desse assunto, ajuda-nos no seguinte entendimento: o homem é um ser completo, ou seja, ele possui um corpo, possui intelecto, emoções, consciência, personalidade..., portanto da mesma forma que o corpo reage as emoções e/ou ações do homem, estas dependem do corpo para serem manifestas! Daí percebermos que NÃO há como separarmos o homem do que o compõe. Compreendermos que o conceito da formação do homem é de unidade e, NÃO de divisão!
 
Diante disso, ao abordarmos o conceito de Corpo nas Escrituras, precisamos ter bem definido em nossa mente, o seguinte: O conceito de corpo é diferente do conceito de carne! 
 
Quando analisamos as Escrituras, percebemos que no hebraico NÃO existe um termo e/ou uma palavra usada para significar corpo, do modo como nos foi transmitido através do conceito greco-latino! E, por que não encontramos? Porque no hebraico o que temos é o homem por inteiro, completo, em sua totalidade e, em unidade com tudo que o compõe! Daí a importância de compreendermos o que é Nefesh! Compreendermos que o homem está intrisicamente ligado a tudo que o compõe, de modo que NÃO existe partes independentes, mas sim, uma totalidade a qual contribui para o equilíbrio, a harmonia e, o bom funcionamento psíquico, emocional, físico e, senso motor, do indivíduo por completo!
 
Portanto, o conceito tricotômico grego, no qual o homem é apresentado em partes distintas, NÃO se encaixa no conceito hebraico! Por isso NÃO encontramos no hebraico palavra que nos remeta ao conceito de corpo que nos foi apresentado através do conceito grego. O que encontramos no hebraico são três palavras e/ou termos usadas no Antigo Testamento para definir Carne, são elas:
 
1 - BASAR  בְשַׂ֗ר => tem por significado carne por seu frescor, humanidade, pele. Seu significado básico é observado especialmente na literatura que trata de práticas sacrificiais e, doenças de pele ( Lv 13). Também é usada para referir-se a carne de animais (Gn 41:2; Gn 41:4; Gn 41:18-19), a relações consanguíneas (Gn 2:23-24) e, fragilidade humana ( Gn 6:3; Jó 10:4). Também encontramos o termo Kol Basar na expressão: "toda a carne", significando todos os seres humanos.
 
A primeira o corrência dessa palavra, dá-se em Gn 2:21, onde lemos o seguinte: "Então, YHWH Elohim fez cair um sono pesado sobre Adam e, este adormeceu; e tomou uma de suas costelas e cerrou a carne(Basar) em seu lugar."
 
O termo Basar é usado para identificar a parte comestível dos animais quer cozida ou crua, como podemos observar no texto abaixo:
 
1Shamuul 2:13-15 "Eram, porém, os filhos de Uli filhos de Belial; não conheciam YHWH. Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne(Basar), vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão; E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o YsraEl que ia ali a Siló. Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne(Basar) cozida, mas crua.
 
Às vezes encontramos Basar, referindo-se à carne que é proibida de comer, EX.21:28 "E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne(Basar) não se comerá; mas o dono do boi será absolvido."
 
Outra referência bíblica a respeito do termo Basar, diz respeito ao prepúcio removido por circuncição, conforme lemos em Gn 17:11 "Circuncidareis a carne(Basar) do vosso prepúcio; será isso sinal de aliança entre mim e vós. "
 
Em algumas passagens, o termo Basar significa pele, ou a parte da carne que é vista, conforme podemos observar no texto em Sl 102:5 "Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele."

 

2 - SEER  שְׁאֵרָ֛  => significa carne, alimento, mantimento, comida, pessoa, parente de sangue e, ou parentesco (Lv 18:6; Lv 18:12-13; Lv 18:-17). A palavra é aproximadamente sinônimo do substantivo Basar. Seer indica a parte de carne de um animal que pode ser comida ( Sl 78:20 ; Ex.21:10).
 
 
3 - GEWIYA גְּוִיָּ => Embora seu uso não seja tão frequente quanto Basar e Seer, encontramos esse termo, Gewiya, nas Escrituras sendo usada para referir-se a pessoa/humano e, pele. Ao analisarmos esse termo, podemos perceber que assim como Basar e Seer, Gewiya também NÃO possui a mesma conotação de Corpo, como nos foi transimitido através do conceito greco-latino! Esse termo é encontrado nos seguintes textos: (Gn 47:18; Ne 9:37; Ez 1:11; Ez 1:23; Dn 10:6).
 

 

Vejamos abaixo, alguns textos que separamos para trazer ao leitor o entendimento acerca do que estamos falando:

 
I - a respeito do termo BASAR
 
a) BASAR (בְשַׂ֗ר ) seguido da palavra Kol (כָּל), significando TODA CARNE
 

Lv 4:11 “ Mas o couro do novilho e, toda a sua carne, com a cabeça, as pernas, a fressura e, o excremento.”

b) BASAR referindo-se a carne usada nas práticas sacrificiais 

Lv 7:15-17 “ Ora a carne do sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças se comerá no dia do oferecimento; nada se deixará dela até pela manhã. Se porém, o sacrifício da sua oferta for voto, ou oferta voluntária, no dia em que for oferecido se comerá e, no dia seguinte se comerá o que dele ficar; mas o que ainda ficar da carne do sacrifício até o terceiro dia será queimado no fogo.”

 

 

c) BASAR referindo-se a carne de animais
 
Yaoshuayaohu(Is) 22:13 " Mas eus aqui gozo e alegria; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho, e se diz: comamos e bebamos, porque amanhã morreremos."

 
d) BASAR significando parente de sangue e/ou próximo
 
2 Shamuul 19:12 " Vós sois meus irmãos, meus ossos e minha carne sois vós; por que, pois, seríeis os últimos em tornar a trazer o rei?"
 
Gn 29:14 " Disse-lhe Labão: De fato, és meu osso e minha carne. E Yaacov(Jacó), pelo espaço de um mês, permaneceu com ele."
 
e) BASAR significando pessoa e/ou indivíduo
 
Levítico 13:18 " Quando sarar a carne em cuja pele houver uma úlcera."
 
f) Basar manifestando esperança
 
Salmos 16:9 " Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura."
 
g) Basar manifestando anseio ULRRIM
 
Salmos 63:1 " Elohim, tu és o meu El (Poderoso), eu te busco ansiosamente, o meu Ser tem sede de TI. Minha carne te almeja, como terra árida, exausta,sem água." 
 
 
h) BASAR manifestando alegria pelo ULRRIM vivo
 
Salmos 84:2 " O meu Ser suspira e desfalece pelos átrios de YHWH; o meu coração e a minha carne exultam pelo EL vivo! "
 
 
II -  a respeito do termo SEER
 
a) SEER, significando mantimento
 

Ex 21:10 " Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento daquela, nem o seu vestido, nem o seu direito conjugal.”

b) SEER, significando alimento

Sl 78:20 “ Eis que feriu a penha e, águas correram dela; rebentaram ribeiros em abundância. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?”

c) SEER, significando carne 

Miqueias: 3:2 “ A vós que que aborreceis o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos.”

 
 
d) SEER significando parente de sangue e/ou familiar próximo
 
Levítico 18:17 "A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é."
 
 
III - a respeito do termo GEWIYA
 
a) GEWIYA referindo-se a pessoa
 
Gn 47.18 " E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: "Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo(Gewiya) e a nossa terra."

b) GEWIYA significando pele

Ez. 1:23 " E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo( Gewiya) de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado."

Dn 10.6 "E o seu corpo (Gewiya) era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão."

 
 
 
Como é possível perceber através dos textos citados nesse estudo, no hebraico NÃO existe um termo que conceitue Corpo, da mesma forma com que nos foi apresentado através do conceito greco-latino. E, de acordo com o que temos aprendido com as Escrituras, cremos que assim acontece, pelo fato de que no hebraico, o que temos é um Homem completo, pleno, em sua totalidade, ou seja, em unidade com tudo que o compõe! Daí percebermos o porque do conceito tricotômico de corpo, alma e espírito, não fazer sentido no conceito hebraico, visto que neste(hebraico), não há como separar o homem de sua emoção, de seu intelecto, de sua personalidade! Assim sendo, da mesma forma que a mão direita precisa da esquerda e, da mesma forma que o coração necessita do pulmão e, estes do cérebro para dar-lhes o comando, da mesma forma o homem necessita do que o compõe! Um depende do outro, por isso há Unidade e, nessa unidade, o homem se completa!
 
Dando sequência ao estudo sobre Corpo, já analisamos acerca desse assunto no hebraico, agora partiremos para uma análise contextual no grego, afim de entendermos que conceito nos é transmitido a respeito de Corpo.
 
Ao contrário do hebraico onde NÃO há uma palavra e/ou termo que conceitue Corpo, no grego encontramos! E, a palavra usada é: Soma. Já no que diz respeito a Carne, enquanto no hebraico encontramos os seguintes termos: Basar, Seer e Gewiya para conceituar Carne ( quer seja para referir-se a alimento, pessoas...), no grego encontramos o termo Sarx .
 
Diante disso, distinguir o conceito de Soma e Sarx, ajuda-nos a compreender o que é totalidade do Ser e, o que o compõe!
 
 
I - Analisando o conceito de Soma
 
 
Soma ( σῶμα ) => Está relacionado a totalidade do Ser, ou seja, do homem completo, por inteiro, daí a importância de compreendermos o que é Nefesh, de modo a percebermos que, o homem formado do pó da terra é Nefesh e, tornou-se em Nefesh hayah a partir do momento em que Yahu(YHW) soprou em suas narinas, seu Fôlego de vida( Nichamat cha-aim). É desse Ser humano vivente e, completo que o termo Soma se refere! É deste Soma que vemos as Escrituras se referindo ao que foi entregue no madeiro em favor da humanindade, ou seja, a pessoa inteira de Yahushua!
 
Quando percorrermos o Novo Testamento, é comum nos depararmos com o apóstolo Shaul fazendo menção da palavra "CORPO" e, o que nos chama a atenção é o termo usado, a saber: Soma! E, o que nos vem a mente é: o que significa ou representa esse Corpo mencionado por Shaul? ´Porventura ele estava apregoando que o homem é apresentado em partes? De maneira nenhuma! O que Shaul apregoa em suas cartas, ao usar o termo Soma, é o seguinte: a importância do trabalho em conjunto, para o crescimento da congregação que o Altíssimo edificou para si mesmo e, alí colocou seu Filho Yahushua para reinar eternamente!
 
O conceito de Soma, está associado a unidade, totalidade de algo, em prol de alguma coisa! 
 
Vejamos abaixo os textos citados:
 
Manyaohu(Mt) 27:52 "E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos ( σῶμα ) de santos que dormiam foram ressuscitados."
 
Observem nesse texto o seguinte: os que saíram dos sepulcros, foram as pessoas e, não apenas parte delas! Pernas não saíram correndo sozinhas pelas ruas, nem as mãos saíram acenando como se não dependessem das demais partes que compõe o Ser e, do mesmo modo, cabeças não saíram dos sepulcros sem as demais partes do homem! Precisamos ter em mente o seguinte: O que saiu dos sepulcros, não foi somente a carne, isto é, não foi apenas parte do que compõe o homem, MAS SIM, o homem por inteiro, completo, em sua totalidade, em unidade com tudo que o compõe, que no grego é definido por Soma!
 
Lc 11:34 "A candeia do corpo ( σώματός ) é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo ( σῶμά ) será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso."
 
Aqui nos deparamos com mais um texto em que fica claro a unidade que há entre o homem e, o que o compõe! Observem que, quando uma parte do que compõe o homem é boa, tudo o mais que o compõe, também é bom! E, o mesmo acontece quando o que o compõe é ruim. O que manifestamos é o que SOMOS em nossa totalidade! 
 
Um outro exemplo que podemos citar, para ajudar no esclarecimento do que estamos falando é: quando uma pessoa encontra-se enferma, NÃO é apenas a parte em que a enfermidade está alojada que sofre danos! Mas SIM, a pessoa por inteira! Já perceberam os efeitos de uma dor de cabeça? Não é apenas a cabeça que sofre com as dores, mas TAMBÉM a pessoa de um modo geral, de modo que a mesma se abate, seus olhos ficam pesados, alguns perdem a apetite, o humor, outros tem ânsia de vômito... enfim, não há como separmos o homem de suas emoções, de sua personalidade, dos seus sentimentos, visto que o homem está em unidade com tudo o que o compõe!
 
Lucas 22:19 " E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo ( σῶμά ), que por vós é dado; fazei isto em memória de mim."
 
Esse texto é fantástico, pois nos oferece a oportunidade de compreendermos que Yahushua se deu por inteiro e, NÃO por partes! Naquele momento em que o pão simbolizava o seu Corpo, cremos que o ensino que IAURRÚSHUA procurou transmitir foi o seguinte: todo o seu SER foi levado ao matadouro por nós! Não apenas apenas a sua carne que sofreu os golpes das chicotadas, dos cravos, dos pregos, mas SIM toda a pessoa de Yahushua, de modo que as suas emoções ficaram a " flor da pele" , sendo manifestas através da dor, da angústia, o sentimento de abandono...enfim, o Ungido  de Elohimse deu por inteiro, de modo que essa sua entrega resultasse em uma salvação plena para todos quanto o recebessem e, cressem no nome daquele que O enviou.
 
Portanto esse texto mostra-nos que ao matadouro foi o Cordeiro inteiro e, não apenas as partes que o compõe! Não foi sacrificado somente as pernas do Cordeiro de Elohim, ou os seus braços, ou o seu tronco, ou tão somente as mãos, ou os pés, mas SIM, a pessoa completa, com tudo que o compõe, quer seja o físico, o intelecto, as emoções, a personalidade. Todo o Ser/Pessoa de Yahushua foi sacrificado por nós, de modo que o seu sacrifício resultasse na única maneira pela qual nossos pecados fossem perdoados, a saber: através do derramamento de seu sangue!
 
Yohanan(Jo) 11:50-52 " Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Yahushua devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo ( σῶμα ) os filhos de Elohim que andavam dispersos."

 

Como podemos perceber, a palavra Corpo (Soma), citada no texto acima, refere-se a pessoa de Yahushua. É nELE que a nação de Yaoshorul e, todos os filhos de Elohim que encontram-se dispersos, serão reunidos!

 

Yohanam(Jo) 20:12 " E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo ( σῶμα ) de Yahushua, um à cabeceira e outro aos pés."
 

Esse é mais um texto,onde podemos perceber claramente que, o uso do termo Soma (Soma), refere-se a pessoa de Yahushua! Quando nos atentamos para o texto citado, fica fácil percebermos que os anjos não estavam assentados onde havia meramente um "corpo", mas sim uma pessoa morta e, essa pessoa era Yahushua.

 

Atos 9:40 " Mas Kefa(Pe), fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo ( σῶμά), disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Kafos, assentou-se."
 
 
1 Cor 12:12 "Porque, assim como o corpo ( σῶμα ) é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo (σῶμα) assim é Mashiach(Ungido) também."

Observando atentamente o texto acima, podemos destacar dois pontos importantes: O 1º, diz está relacionado a UNIDADE! E, o 2º, é aquele no qual precisamos compreender o seguinte: Shaul estava falando para gregos e, não para Yehudim (Judeus)! E, o conceito grego a respeito da formação do homem, é totalmente diferente do conceito hebraico! Daí, provavelmente, Shaul para se fazer entender a estes, fez uso dos termos: corpo e, membros, mas afim de ensiná-los a respeito de Unidade! Ensiná-los que, somente na unidade dos membros, ou seja, dos que congregam na ohel(Tenda) governada por Yahushua, é possível nos fazermos um só no Mashiach Yahushua.

Uma congregação/ohel dividida não se mantém de pé! E, por que? Porque é IMPOSSÍVEL obtermos um TODO, ou seja, uma totalidade quando os que da congregação fazem parte, não possuem a mesma pré disposição mental!

Um exemplo claro que podemos citar está na construção da Torre de Babel. Alí nos deparamos com membros de uma congregação/ohel, que estavam UNIDOS em um mesmo propósito, isto é, o de construir um Torre cujo cume tocasse no céu! E, o que disse o Altíssimo acerca dessas coisas: " Eis que o povo é UM, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

Todos os membros dessa ohel falavam a mesma língua, tinham os mesmos interesses, ou seja, havia neles UNIDADE! E, na unidade eles se tornavam fortes! E, na unidade eles se faziam UM. 

 

II - Analisando o conceito de Sarx

 
Sarx => Não é usado como definição de corpo, mas SIM, para referir-se ao que está relacionado a carne, quer seja no sentido literal, ou seja, a parte formada por músculos, veia e, pele, como também no que diz respeito aos desejos da carne, isto é, a inclinaçao do indivíduo para o pecado, afim de satisfazer seus próprios desejos, os quais são estabelecidos fora dos padrões do Altíssimo. 
 
Nos escritos do apóstolo Shaul, encontramos diversas vezes o uso do termo Sarx, afim de exortar os crentes quanto ao andar segundo a carne, o cuidado para nao dar vazão a carne, para não dar frutos da carne. Nesse caso, podemos perceber claramente que o termo Sarx nesse contexto, está relacionado ao cuidado com a vida espiritual, de modo a não estabelecer vínculos com o mundo, mas sim, darmos testemunhos do amor de Yahu(YHW)por nós!
 
De uma coisa precisamos ter em mente, o homem possui um Corpo e, este é formado por várias partes: pele, ossos, músculos, órgãos vitais, orelha, pés, mãos, dedos, pernas, braços..., os quais NÃO agem independentes um do outro, ao CONTRÁRIO! Estas partes que constituem o corpo do homem, formam um conjunto, no qual em unidade, obtém-se o bom desempenho das atividads físicas e motoras do homem! 
 

Vejamos abaixo, alguns textos que separamos onde a palavra Sarx é encontrada nas Escrituras:

 

Yaohurranan(Jo) 1:14 “ E o verbo se fez carne( σὰρξ ) e habitou entre nós, cheio de graça e verdade." 

 

O que podemos entender nesse texto citado acima, no que diz respeito a Sarx, é o seguinte: o Verbo em princípio que já existia, tomou forma humana, ou seja, uma forma corpórea, onde se tem carne, sangue, ossos, órgãos vitais, moções, personalidade, dentre outras coisas que compõe o homem. E, no que tange a essa formação humana de Yahushua, o texto em Lc 24:39 nos revela uma conversa de Yahushua, onde Este assim diz: ..."tocai-me e, vede, pois um Ruach não tem carne, nem ossos, como vedes que Eu tenho."

 

Yohanan(Jo) 3:6 " O que é nascido da carne ( σαρκὸς  ), é carne ( σὰρξ ) e, o que é nascido do Ruach É Ruach."

Sarx no texto acima está relacionado a natureza humana, com suas imperfeições, fragilidade e, inclinação para o pecado.

 

Yohanan(Jo) 6:52 " Disputavam, pois, os Yehudim(judeus) entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne ( σὰρξ ) a comer?"

 

No texto acima, Sarx é usado com sentido de alimento! Daí o espanto dos Yehudim(Judeus)! Como conceber na memória a idéia de comer carne humana proveniente de sacrifício? Como compreender que o Verbo em princípio, já existia e, tomou forma humana afim de morrer em favor da humanidade? E, diante disso, não conseguiam associar a pessoa de Yahushua, com o Cordeiro de Elohim, a ser morto por nossos pecados! 
 

Yohanan(Jo) 6:53 "Yahushua, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne σάρκα) do filho do homem e, não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos."

 

O texto acima, é uma sequência do texto anterior analisado, onde Sarx é usado com sentido de alimento e, quem alimento é esse? É o PÃO vivo que desceu do céu, ou seja, Yahushua. É esse Pão que simboliza a carne de Yahushua, a qual deve ser comida, por ser o seu alimento para os que O recebem! É essa carne que Ele prometeu dar pela vida do mundo! Foi esse sacrifício que os Yehudim(Judeus), NÃO COMPREENDERAM, a saber: O SACRIFÍCIO DE YAHUSHUA EM PROL DA HUMANIDADE

 

Yohanan(Jo) 8:15 " Vós julgais segundo a carne σάρκα); Eu a ninguém julgo."

 

No texto acima, Sarx está relacionado a natureza humana, a qual julga segundo seus interesses, emoções e, afinidades. Julga segundo o curso deste mundo, segundo as aparências....Já o julgamento de Yahushua, não é dEle somente, MAS TAMBÉM, do PAI que O enviou.

 

Atos 2:26 " Por isso se alegrou o meu coração e, a minha língua exultou; e ainda a minha carne σὰρξ ) há de repousar."

 

Sarx nesse texto faz alusão ao corpo do homem sem vida, o qual repousa na esperança da ressureição!

 

Atos 2:17a " E nos últimos dias acontecerá, diz Elohim, que do meu Ruach derramarei sobre toda a carne σάρκα  )."

 

Sarx nesse texto citado, faz menção a Pessoas/Seres humanos! Tanto é , que à medida que vamos lendo o texto, podemos perceber que o Ruach derramado sobre as pessoas, concedeu a estas dons espirituais, conforme profetizado: " vossos filhos, vossas filhas profetizarão; vosso  jovens terão visões e, os vossos velhos sonharão."

 

Rm 8:1" Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Mashiach Yahushua, que não andam segundo a carne σάρκα), mas segundo o Ruach." ( Versão extraída da Edição Almeida Corrigida Fiel).

 

Sarx no texto acima está relacionado a fraqueza humana, ou seja, aos desejos e as inclinações opostas ao padrão de Elohim.

 

1Cor 1:26 " Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne σάρκα), nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados."

 

Para entendermos o significado de Sarx no texto acima, faz-se necessário contextualizarmos esse termo, com os versículos anteriores e posteriores, de modo que possamos compreender o que Shaul estava querendo transmitir aos Corintios, a saber: o conhecimento humano para Elohim, nada é! Portanto, ao apresentar Yahushua para os Corintios, Shaul apresentava não apenas os sinais que seguiam os que nEle crê, mas também a sabedoria que provém daquELE que O enviou.

 

 

RESUMINDO... 

 

O que queremos através desse estudo, é mostrar ao leitor o seguinte: o Homem é um Ser(Nefesh), que possui um Corpo, com o qual ele está intrísicamente ligado, unido em sua totalidade! É claro que esse corpo é constituído por várias partes/membros, como já citamos ao longo desse estudo, mas que podemos enumerar alguns deles: músculos, ossos, nervos, veias, membros inferiores e superiores, órgãos reprodutores, sensoriais, digestivos..., mas isso NÃO significa que esse corpo e, as partes que o compõe, sejam independentes, ao contrário,  eles formam um conjunto, no qual é manifesto a existência humana! 

 

Diante disso, vale ressaltarmos que: o Homem TEM um Corpo, mas NÃO é um Corpo! Compreender acerca dessas coisas, é fundamental, visto que há uma grande diferença entre o Ser e o Ter. Assim sendo, o Homem é um Ser que tem um Corpo e, através desse Corpo, o Homem manifesta suas emoções, sua personalidade, suas habilidades físicas e, mentais.

 
Quando analisamos o Novo Testamento, é comum nos depararmos com o apóstolo Shaul fazendo menção da palavra CORPO e, o que nos chama a atenção é o termo usado no grego, a saber: SOMA! E, o que nos vem a mente é: o que significa ou representa esse CORPO mencionado por Shaul? Porventura, estava ele apregoando que o homem é independente do que o compõe? De maneira nenhuma! O que cremos é que, Shaul através de suas cartas, procurava mostrar a importância do trabalho em conjunto, para o crescimento da congregação, a qual o Altíssimo edificou para si mesmo e, alí colocou seu Filho Yahushua para reinar eternamente!
 
Outro ponto importante  a ser ressaltado, é o seguinte: NÃO é nossa intenção desmerecer a cultura grega e, seu rico vocabulário, o qual alguns, sem saber, fazem uso dele no seu dia a dia, como por exemplo nas palavras: etno, foto, hidro, odonto, mono, antropologia, biblioteca...., ao contrário! Reconhecemos a importância e a influência dessa cultura grega, na formação de sociedades que vieram após o domínio grego, MAS..., precisamos deixar bem claro o seguinte: para compreendermos acerca de um povo, bem como sua cultura, tradição, costumes e, religião, faz-se necessário uma análise a respeito de tudo que envolve esse povo, de modo que não usemos de anacronismo, ou seja, de uma interpretação totalmente fora do contexto anallisado, principalmente aos fatos estabelecidos num determinado período de tempo.
 
Assim sendo, uma vez, pois, que nosso foco está voltado para um povo específico, a saber, os Yehudim(Judeus) e, a tudo o que lhes diz respeito, como então fazermos uso de conceitos distintos, isto é, que diferem dos conceitos usados por esse povo em destaque? Por isso procuramos mostrar através desse estudo que, no conceito hebraico o que temos é a pessoa por inteira e, NÃO em partes! Daí NÃO encontrarmos no hebraico um termo usado para definir Corpo como parte do homem! O que não acontece no grego! Nessa cultura grega, o homem á apresentado dividido, separado de suas emoções, do seu intelecto, onde a morte é o meio pelo qual a "alma" ( a respeito desse assunto, acessem o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/estudo-sobre-corpo-alma-e-rurra-corrompido-para-espirito-/compreendendo-a-respeito-do-que-e-alma/) encontra liberdade do corpo que a aprisiona. E, a respeito do conceito relacionado a imortalidade da Alma, acesse o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/estudo-sobre-corpo-alma-e-rurra-corrompido-para-espirito-/compreendendo-a-respeito-do-que-e-alma/e-a-alma-imortal/
 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode