Por que Yeshua Questionou por Três Vezes, o Sentimento que KEfA Sentia por ELE?
Em Grego
Comentário: Enfim, chegamos no versículo que nos levou a elaborarmos esse estudo.
Vejam que no texto acima temos a seguinte palavra em destaque: φιλεις (pronunciamos Fileis), a qual provém do verbo Fileo( φιλεω - cujo significado vem de: gostar de; ser amigo de. sentir afeto por). Daí constatamos que por DUAS vezes Yeshua perguntou a Kefa se este o amava, mas kefa(Pe), respondeu sentir-lhe afeto. E, diante da resposta de Kefa, Yeshua lhe faz a terceira pergunta: Tu me tens afeto?
Infelizmente o que temos encontrado em muitas versões, remete-nos a um entendimento errado acerca do que foi perguntado por Yeshua em suas três perguntas feitas a Kefa e, do mesmo, ao entendimento errado acerca do que Kefa lhe respondeu.
Lemos nas versões Bíblicas disponíveis que, Kefa se entristeceu pelo fato de Yeshua lhe ter perguntado por três vezes se ele o amava, o que de acordo com as Escrituras, isso NÃO é verdade!
Analisando os textos no grego, observamos o seguinte: Yeshua fez três perguntas a Kefa, sendo que nas duas primeiras, Ele perguntou se este o amava, mas na terceira pergunta, o que podemos perceber é que, esta soa-nos como indignação: "me tens afeto? Observem que nas três respostas dadas por Kefa a Yeshua, o sentimento que este disse ter pelo Mestre, era de AFETO /amizade grande estima, menos AMOR!
Diante disso, cremos ser esta a forma correta do texto que se encontra em Jo 21:17 " " Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Yohanan(Jo), Me tens AFETO? Simão entristeceu-se por lhe ter sido perguntado, NA terceira vez: Me tens AFETO? E disse-lhe: Adon, tu sabes tudo; tu sabes que lhe tenho AFETO. Yeshua disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."
ESCLARECENDO O TEXTO EM YOHANAN (JO) 21:15-17
Quando nos atentamos para o diálogo estabelecido entre Yeshua e Kefa, o que nos vem a mente é: "qual seria então, o propósito de Yeshua nessa conversa com Kefa? Cremos que seja o de ensiná-lo a exercitar o maior mandamento na Lei e, que mandamento é esse? O amor! Somente quando o amor do Altíssimo se tornasse uma realidade na vida de Kefa, este compreenderia o que é entregar-se a morte por amor a quem se ama! Compreenderia que o buscar salvar a sua vida, o levaria a perde-la, mas o perder a sua vida por amor de Yeshua haMashiach, acha-la-á. Ler Manyaohu(Mt) 16:24-25
O medo de perder a sua vida e, de sofrer as mesmas aflições que Yeshua sofreu, fez com que Kefa(Pe) renunciasse ao Mestre, conforme Yeshua lhe havia dito. Por isso, a importância de termos em mente o seguinte: Onde o verdadeiro amor opera, o medo não impera, visto que, o verdadeiro amor lança fora todo o medo. Somente no verdadeiro amor somos capazes de renunciar a nós mesmos em favor de terceiros, assim como fez o Ungido, entregando-se a morte, não apenas pelos Yehudim(Judeus), MAS por TODOS que nELE viessem a crer!
Quando o amor de Yah(Yh) Elohim se torna realidade em nossa vida, no que fazemos, falamos, pensamos, é notório o agir de Elohim em nós, assim como se deu na vida de Yeshua e, mais tarde na vida de Kefa! No amor há arrependimento! No amor há conversão que nos leva a viver em novidade de vida e, a nos sujeitaros a vontade do Altíssimo, nosso Elohim!
Nisso, Kefa(Pe) compreenderia que o Reino de Elohim não é imposto pela força, nem pela violência, mas pelo amor manifesto através da justiça, da verdade, da emunah(fé). O verdadeiro amor não é testificado pagando o mal com o mal, nem a injustiça com a injustiça, ao contrário, o verdadeiro amor nos revela o seguinte: o amor não tem medida! O amor se dá! O amor é uma entrega.
Quando realmente deixarmos esse amor proveniente de Yah Elohim se tornar uma realidade em nossa vida, nossas orações serão mais eficazes, as palavras que sairem de nossa boca, sairão com poder e, nosso testemunho revelerá o que somos, o que cremos e, em quem cremos! Portanto, se porventura Yeshua lhe perguntasse: Tu me amas? O que você, leitor, responderia? Agape ou Fileo?
De uma coisa temos a certeza, pois assim nos foi ensinado em Yohanan(Jo) 10:11 : O bom apascentador ama as suas ovelhas e, dá a vida por elas! Kefas precisava aprender a respeito do que é amar, assim como eu, você, nós, também precisamos aprender e, a exercitarmos esse amor a cada dia! O amar sem peso e, sem medida! Amar sem esperar nada em troca. Tão somente amar, como Ele nos amou!
Deixe o seu comentário
Gostou desse estudo, ou tem algo a acrescentar? Envia-nos seu comentário!