Por que YAHUSHUA Questionou por Três Vezes, o Sentimento que KEfA Sentia por ELE?

 
 
Durante um bom tempo de minha vida, acreditei que Yahushua por três vezes perguntou a Kafos se este o amava, até que... examinando as Escrituras, o que percebi foi o seguinte: Yahushua perguntou apenas duas vezes se Kefa o amava, como podemos observar no texto que se encontra em Yohanan(Jo) 21:15-16. E, ao darmos sequência a leitura desse texto, deparamo-nos com o versículo 17, onde podemos perceber Yahushua fazendo uma nova pergunta a Kefa(Pedro), na qual Ele questiona acerca do sentimento revelado por este, nas duas primeiras respostas dadas a Yahushua.  Mas a questão é:  que sentimento é esse? É justamente aquele, o qual nos propomos a abordar através desse estudo.
 
Sabemos que tudo o que Yahushua fez, não fez de si mesmo, mas sim segundo a vontade daquELE que O enviou e, cientes disso, surge-nos a seguinte pergunta: Qual seria o propósito de Yahushua ao questionar o sentimento de Kefa por Ele? Abordarmos a respeito desse assunto, é fundamental, pois ajuda-nos a compreender a importância do maior mandamento na Lei,  a saber: o Amor!
 
Diante disso, analisemos com o devido cuidado os textos apresentados nesse estudo, de modo que em nossa análise, possamos observar as distinções dos sentimentos descritos no diálogo entre Yahushua e, Kefa( Pedro).
 
Vejamos os textos abaixo:
 
Em Português - Versão Almeida Corrigida e Revisada 
 
Yohanan(Jo) 21:15 " E, depois de terem jantado, disse Yahushua a Simão Kefa : Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Adon, tu sabes que te amo apreço. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. "
 
Em Grego
 
 
Comentário: Observem atentamente o texto em grego e, vejam que nele temos duas palavras em destaque: 
 
- a primeira, na cor vermelha, temos a palavra αγαπας ( pronunciamos Ágape), cujo significado é amor;
- a segunda , na cor verde claro, temos a palavra φιλω ( pronuciamos Filo) cujo significado é afeição/estima.
 
Assim sendo, a primeira pergunta feita por Yahushua a Kefas foi:  αγαπας με ? Ou seja: tu me amas? E Kefas lhe respondeu: συ οιδας οτι φιλω σε λεγει. Ou seja: você sabe que lhe tenho AFEIÇÃO e/ou ESTIMA.
 
Diante disso, cremos ser esta a forma correta do texto que se encontra em Jo 21:15: " E, depois de terem jantado, disse Yahushua a Simão Kefa: Simão, filho de Jonas, AMAS-ME mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Adon, tu sabes que lhe tenho AFEIÇÃO. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. "
 
 
Vejamos o texto abaixo :
 
Em Português - Versão Almeida Corrigida e Revisada
 
Jo 21:16 " Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Adon, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."
 
 
Em Grego
 
Comentário: Como podemos observar, novamente encontramos as palavras : αγαπας ( pronunciamos Ágape), cujo significado é amor e, a palavra φιλω (pronuciamos Filo), cujo significado é afeição/estima, as quais destacamos, afim de darmos sequência a análise do diálogo estabelecido entre Yahushua e Kefa. Vejam que, mais uma vez, Yahushua pergunta a Kefa: αγαπας με ? Ou seja: tu me amas? E, Kefa mais uma vez lhe respondeu: συ οιδας οτι φιλω σε λεγει. Ou seja: você sabe que lhe tenho afeição e/ou estima.
 
Diante disso, cremos ser esta a forma correta do texto que se encontra em Yohanan(Jo) 21:16 " " Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Adon, tu sabes que lhe tenho apreço. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."
 
 
Vejamos agora o que nos é descrito no texto abaixo:
 
Em Português - Versão Almeida Corrigida
 
Jo 21:17  " Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Yohanan(Jo), amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Adon, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Yahushua disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."

 

Em Grego

Comentário: Enfim, chegamos no versículo que nos levou a elaborarmos esse estudo.

Vejam que no texto acima temos a seguinte palavra em destaque: φιλεις (pronunciamos Fileis), a qual provém do verbo Fileo( φιλεω - cujo significado vem de: gostar de; ser amigo de. sentir afeto por). Daí constatamos que por DUAS vezes Yahushua perguntou a Kefa se este o amava, mas kafos, respondeu sentir-lhe afeto. E, diante da resposta de Kefa, Yahushua lhe faz a terceira pergunta: Tu me tens afeto? 

Infelizmente o que temos encontrado em muitas versões, remete-nos a um entendimento errado acerca do que foi perguntado por Yahushua em suas três perguntas feitas a Kefa e, do mesmo, ao entendimento errado acerca do que Kefa lhe respondeu.

Lemos nas versões Bíblicas disponíveis que, Kefa se entristeceu pelo fato de Yahushua lhe ter perguntado por três vezes se ele o amava, o que de acordo com as Escrituras, isso NÃO é verdade!

Analisando os textos no grego, observamos o seguinte: Yahushua fez três perguntas a Kefa, sendo que nas duas primeiras, Ele perguntou se este o amava, mas na terceira pergunta, o que podemos perceber é que, esta soa-nos como indignação: "me tens afeto?  Observem que nas três respostas dadas por Kefa a Yahushua, o sentimento que este disse ter pelo Mestre, era de AFETO /amizade grande estima, menos AMOR!

Diante disso, cremos ser esta a forma correta do texto que se encontra em Jo 21:17 "  " Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Yohanan(Jo), Me tens AFETO? Simão entristeceu-se por lhe ter sido perguntado, NA terceira vez: Me tens AFETO? E disse-lhe: Adon, tu sabes tudo; tu sabes que lhe tenho AFETO. Yahushua disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."

 

ESCLARECENDO O TEXTO EM YOHANAN (JO) 21:15-17

Quando nos atentamos para o diálogo estabelecido entre Yahushua e Kefa, o que nos vem a mente é: "qual seria então, o propósito de Yahushua nessa conversa com Kefa? Cremos que seja o de ensiná-lo a exercitar o maior mandamento na Lei e, que mandamento é esse? O amor! Somente quando o amor do Yahu se tornasse uma realidade na vida de Kefa, este compreenderia o que é entregar-se a morte por amor a quem se ama! Compreenderia que o buscar salvar a sua vida, o levaria a perde-la, mas o perder a sua vida por amor de Yahushua, acha-la-á. Ler Manyaohu(Mt) 16:24-25

O medo de perder a sua vida e, de sofrer as mesmas aflições que Yahushua sofreu, fez com que Kefa renunciasse ao Mestre, conforme Yahushua lhe havia dito. Por isso, a importância de termos em mente o seguinte: Onde o verdadeiro amor opera, o medo não impera, visto que, o verdadeiro amor lança fora todo o medo. Somente no verdadeiro amor somos capazes de renunciar a nós mesmos em favor de terceiros, assim como fez Yahushua, entregando-se a morte, não apenas pelos Yehudim(Judeus), MAS por TODOS que nELE viessem a crer!

Quando o amor do Yahu se torna realidade em nossa vida, no que fazemos, falamos, pensamos, é notório o agir de Elohim em nós, assim como se deu na vida de Yahushua e, mais tarde na vida de Kefa! No amor há arrependimento! No amor há conversão que nos leva a viver em novidade de vida e, a nos sujeitaros a vontade do Yahu, nosso Elohim!

Nisso, Kefa compreenderia que o Reino de Elohim não é imposto pela força, nem pela violência, mas pelo amor manifesto através da justiça, da verdade, da emunah(fé). O verdadeiro amor não é testificado pagando o mal com o mal, nem a injustiça com a injustiça, ao contrário, o verdadeiro amor nos revela o seguinte: o amor não tem medida! O amor se dá! O amor é uma entrega.

Quando realmente deixarmos esse amor proveniente do Yahu se tornar uma realidade em nossa vida, nossas orações serão mais eficazes, as palavras que sairem de nossa boca, sairão com poder e, nosso testemunho revelerá o que somos, o que cremos e, em quem cremos! Portanto se porventura Yahushua lhe perguntasse: Tu me amas? O que você, leitor, responderia: Agape ou Fileo? 

De uma coisa temos a certeza, pois assim nos foi ensinado em Yohanan(Jo) 10:11 : O bom apascentador ama as suas ovelhas e, dá a vida por elas! Kefas precisava aprender a respeito do que é amar, assim como eu, você, nós, também precisamos aprender e, a exercitarmos esse amor a cada dia! O amar sem peso e, sem medida! Amar sem esperar nada em troca. Tão somente amar, como Ele nos amou!

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.
 

 

Deixe o seu comentário

Gostou desse estudo, ou tem algo a acrescentar? Envia-nos seu comentário!

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode