Perguntas, Comentários e, Respostas, referente ao Estudo Sobre Emunah

 
 
1 - Todas as pessoas tem emunah?
Resp.:  SIM! Cremos que todas as pessoas, tem em si, Emunah, que... digamos assim..., é acionada, quando o indivíduo diante do que crê, decide colocá-la em ação! E, de que forma isso é possível? E, a resposta é: dando testemunho acerca do que crê, sendo fiel ao que crê; sendo verdadeiro; sendo íntegro; sendo obediente a quem serve!
 
2 - Emunah é fé em hebraico?
Resp.: NÃO! Emunah NÃO é Fé em hebraico. Como mostramos em nosso estudo, a palavra Fé não se faz presente no Antigo Testamento, o que temos nos escritos em hebraico, é a palavra Emunah, a qual tem por significado: confiança, fidelidade, honestidade, lealdade, certeza, convicção! Do mesmo modo, também não encontramos a palavra Fé no Novo Testamento, o que temos nos escritos em Grego, é a palavra Pistis, a qual traz consigo o mesmo significado de Emunah. E, por fim, também não encontramos a palavra Fé no latim, o que temos é a palavra Fides, a qual também traz consigo o mesmo significado de Emunah.
 
Portanto, como podemos perceber, Emunah NÃO é Fé em hebraico, porque Emunah, ao contrário de Fé, tem significado! Emunah ao contrário de Fé, encontra-se nas Escrituras! 
 
3 - Como manifestar a Emunah?
Resp.: A Emunah é manifesta mediante um exercício contínuo acerca do que se crê. Manifestamos a Emunah sendo fiel ao que cremos e, em quem cremos! Exercitamos a Emunah, quando ao invés de depositarmos nossa confiança no que perece, escolhemos confiar em Yah Elohim! Manifestamos a Emunah, quando temos a certeza que o melhor é ser honesto, do que movido pela ganância, causar prejuízo a terceiros! Exercitamos a Emunah quando em meio as dificuldades pelas quais passamos, permanecemos firmes e convictos de que o nosso Elohim jamais nos deixa só!
 
4 - Mas se Emunah está relacionaldo a confiar, a ser fiel, a segurança, lealdade, como é dito nesse estudo sobre emunah, como ficam as pessoas que são devotas de Jesus, dos "santos" da igreja católica e, de tantos outros existentes em várias segmentos religiosos? Eles não tem emunah?
 
Resp.: Antes de mais nada, é preciso termos em mente o seguinte: emunah é uma palavra hebraica, cujo conceito é muito mais amplo que alguns possam imaginar! Se formos levar em consideração que pela emunah, damos testemunho do que cremos, então podemos dizer que, católicos, budistas, espíritas, dentre outros, possuem emunah, PORÉM, a questão é: em quem eles tem crido, de modo que, exercendo sua confiança/fidelidade/segurança/firmeza, alcançem Salvação?
 
Diante disso, convém mencionarmos o seguinte: A emunah que abordamos em nosso estudo, é a que está relacionada a confiança que depositamos em Yah Elohim, nas promessas que Ele fez a seu povo e, a todos quanto O recebesse!
 
Outro ponto importante a ser mencionado, é: cremos que, o homem já nasce trazendo consigo a emunah, pois do contrário, como seria possível pra este, dar testemunho a respeito do que crê? 
 
Daí, crermos que, o homem NÃO é salvo para receber a emunah, AO CONTRÁRIO! por ter em si, emunah, ao colocá-la em prática, em conformidade com a vontade do Altíssimo, recebe dEste, salvação!
 
Entretanto... com base no texto que se encontra em Efésios 2:8, o que mais ouvirmos é: "Emunah é dom que vem de Elohim"! E, nisso, muitos são os que acreditam que por passarem por dificuldades, provações, denota-se que não agradam a Elohim e, se não O agradam, é porque não têem emunah, logo por Elohim, sentem-se abandonados! Porém, quando nos atentamos para todo o texto em Efésios 2, o que percebemos é, que o Dom de Elohim mencionado, diz respeito a Salvação e, NÃO a emunah! É essa salvação que, NÃO se alcança por meio de obras, para que ninguém glorie a si mesmo, conforme podemos observar no texto abaixo:

Efésios 2:1-10   " E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do Ruach(espírito) que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Elohim, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Mashiach(pela graça sois salvos),E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Mashiach Yeshua; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Mashiach Yeshua. PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA EMUNAH; e isto não vem de vós, é dom de Elohim. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Mashiach Yeshua para as boas obras, as quais Elohim preparou para que andássemos nelas."
 

Percebam que, todo o texto de Efésios citado acima, relata o agir do Altíssimo através do Mashiach Yeshua, afim de conceder ao homem, Salvação e Libertação! E, aquele que é salvo pelo Dom gratuito que Elohim concede a todo aquele que nEle crê, deve dar testemunho acerca da emunah, com boas obras, as quais Elohim preparou para que andássemos nelas.

 
 
5 - O que é Fé? É errado fazermos uso dessa palavra?
Resp.: Como explicamos em nosso estudo, há quem apregoe que Fé provém do latim Fides, mas como já mostramos, ao contrário de Fé, Fides tem um significado, o qual é semelhante a Emunah no hebraico e, também a Pistis no grego. 
 
Assim sendo, o correto na tradução da vulgata latina para o nosso idioma português, seria traduzir Fides pelo significado que essa palavra traz consigo,  a saber: fidelidade, lealdade, firmeza, certeza, confiança, mas infelizmente, não foi isso que aconteceu! Os tradutores diante da palavra Fides, no latim, a traduziram tão somente pela palavra Fé!
 
Com isso, a palavra Fé foi inserida nos textos bíblicos, como sendo um termo de "difícil" explicação, mas que é necessário na vida daquele que crê que, NADA é impossível!
 
Diante disso, para nos fazermos entender acerca do que é fidelidade; do que é ser constante; do que é ser fiel, do que é ser verdadeiro, muito das vezes precisamos fazer uso da palavra Fé, pois é essa palavra que muitos tem cauterizada em sua mente. Daí, a importância do ensino na Congregação ser fundamental, pois somente quando tomamos conhecimento do que é Emunah, é que conseguimos deixar de lado o uso da palavra Fé. Como nos foi ensinado, o conhecime nto nos liberta do que não é verdadeiro!
 
 
6 - O que Shaul quis dizer ao afirmar: "Combati o bom combate, acabei a carreira e, guardei a emunah." ?
Resp.: Cremos que Shaul nesse texto, o qual se encontra em 2Tm 4:7, quis dizer o seguinte: ele tinha total convicção acerca do que cria e, em quem ele cria! E, provavelmente, nesse momento em que estava prestes a ser morto, Shaul trazia consigo a certeza de missão cumprida, mediante a sua fidelidade para com aquEle que o chamou para apregoar as Boas Novas de Salvação. Ele estava seguro, confiante de que " nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura o poderia separar do amor de Elohim, que está em Yeshua, o Ungido. ( Rm 8:38-39)
 
Assim sendo, vemos o guardar a emunah, como preservá-la em meio as perseguições, as aflições!

 

Gostou do nosso site? Deseja receber notificações das postagens que fazemos nele? Responda a enquete que criamos em nossa página principal e, envia-nos seu e-mail informando que deseja receber noticações do nosso site!

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode