YHWH não é plural! YHWH não se divide! YHWH é Echad! Parte 1: Analisando os textos bíblicos.

 
Shalom!
 
Nosso objetivo ao abordarmos esse tema, NÃO é negar os méritos de Yeshua, O qual, na condição humana, propenso as mesmas paixões que todo ser humano estão sujeitos, manteve-se fiel àquEle que O enviou. Nosso objetivo, através desse estudo é, ratificarmos o que cremos e apregoamos, a saber: 
 
1º) YHWH não é plural! 
2º) YHWH não se divide! 
3º) YHWH é echad!
 
Sabemos que cada segmento religioso, faz uso das Escrituras para corroborarem suas interpretações bíblicas, as quais muito das vezes, resultam em doutrinas anti escriturais... mas uma coisa precisamos ter em mente: o que vai diferenciar cada ensino, de modo a torná-lo eficaz e verdadeiro, são as evidências apresentadas em conjunto com a análise crítica textual.
 
Assim sendo, a certeza do que cremos e, o testemunho do que cremos, não pode estar pautada em senso comum! Não pode estar pautada em "achismos"! Não pode estar pautada no fato de quem ensina, ser judeu, nem no fato de quem ensina, residir em IsraEL, ou no fato de quem ensina, saber falar hebraico... 
 
A base de nossos estudos e conhecimento, deve estar pautada em evidências, tais como: arqueológicas, históricas, gramaticais, culturais, textuais, linguísticas ... as quais contribuem para dar ainda mais credibilidade as narrativas do texto bíblico, de modo que, a perspectiva de um ensino consistente, coerente e verdadeiro, gere no indivíduo a segurança necessária no apregoar o que crê!
 
Diante disso, começaremos nossa abordagem, pontuando alguns conceitos que vemos sendo propagados pela internet e,  que vez ou outra, somos questionados acerca desse assunto, no qual é dito o seguinte: Yeshua é Adonay! E, nisso a pergunta que devemos nos fazer é: " no que se baseiam para fazer tal  afirmação? E, a resposta é: 
 
a) em Interpretações Rabínicas, que levam o indivíduo a crer na pluralidade de YHWH, como "Pessoas", isto é, na concepção destes, YHWH é o próprio Mashiach! 
 
b) no uso de Textos Isolados, para tirarem suas próprias conclusões, de modo a "forçar" o texto bíblico, a falar algo que o mesmo NÃO está falando.
 
Por isso, a todos que acessam nossos estudos, intruimos o seguinte: não se prendam a textos isolados! Não tomem como verdadeiros, ensinos sem antes verificarem sua autenticidade! Fiquem atentos! Analisem com calma o que lhes chega as mãos e ouvidos! Retrocedam versículos e capítulos e, sendo necessário, avancem versículos e capítulos, contextualizando-os dentro do contexto em que estão inseridos, quer seja no contexto temporal, geográfico, histórico... o proceder dessa forma, levará você, leitor, a compreender o que o texto bíblico em análise, está querendo falar!
 
Assim sendo, o tema de nosso estudo, será dividido em partes! E, a primeira parte, dar-se-á, com a seguinte abordagem:
 
I - Analise dos textos bíblicos
 
Os que defendem a pluralidade de YHWH como "pessoas", que defendem as múltiplas manifestações do Altíssimo, como "pessoas", daí afirmarem que "Yeshua é Adonay", e outros, afirmarem que Jesus é o Deus encarnado, costumam fazer uso de várias literaturas, tais como: Literatura Patrística, Talmud, Midrash, dentre outros, para dar sustentabilidade ao que apregoam! 
 
Por isso, para defendermos o que cremos, faz-se também necessário, buscarmos base para nossa emunah! Por isso, enfatizamos a importância do aprendizado escritural na Congregação; de modo que, familiarizados com o texto bíblico, sejamos capazes de analisá-lo criticamente, contextualizando a narrativa bíblica e, assim procedendo, tenhamos condições de refutarmos conceitos anti escriturais!
 
Vejamos os textos abaixo:
 
Salmos(Tehilim) 119:122 " Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam."
 

Selecionamos o texto acima, porque há quem além de interpretá-lo, como sendo profético, faz uso do mesmo para propagar que Yeshua é Adonay! O que não é verdade! 

A verdade é, existem textos em Salmos que são proféticos, o que NÃO é o caso do Salmo 119! Existem textos em Salmos que retratam angústia; medo; aflição... há texto que retrata gratidão; a grandeza do Altíssimo; a grandeza de seus feitos; a sua imensa benignidade; a sua justiça; a sua força...  

Por isso, desenvolver em nós o senso crítico é importante! Por isso compreender a respeito de figura de linguagem e estilo literário, faz toda diferença na interpretação de textos bíblicos!

No entanto, a falta desse entendimento e/ou discernimento, contribui para que muitos interpretem "o Fiador" e "o Justo", descrito no texto de Salmos 119:122, como sendo o próprio Mashiach! O que não é verdade! E, por que assim afirmamos?E, a resposta é: porque a partir do momento em que nos colocamos a examinar TODO o texto de Salmos 119 (leiam todo o texto), fica notório que o texto em questão, refere-se ao Salmista que redigiu o texto! É esse salmista que se apresenta como sendo servo do Altíssimo! É esse salmista que roga ao Eterno para ensiná-lo acerca de seus estatutos! É esse salmista que roga ao Eterno para que não permita que os soberbos o oprimam! 

Abaixo, separamos alguns versículos do texto de Salmos 119, de modo que o leitor possa compreender melhor o que estamos falando:

Salmos 119:5-6 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos."

Vejam que interessante... o salmista a quem o texto faz menção, não tinha seus caminhos voltados para observar os mandamentos de Elohim, porque se assim fosse, ele não ficaria confundido ao antentar-se para os mandamentos do Altíssimo. 

E, nisso perguntamos: tal testemunho descrito no texto acima, se encaixa ao testemunho do Mashiach Yeshua? Teria, porventura, o Mashiach se desviado, em algum momento de sua vida, da palavra de Elohim?

Salmos 119:67  " Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra."

Mais um versículo interessante! Percebam que, de acordo com a narrativa do texto acima, o salmista a quem o texto faz menção, antes de ser afligido, andava errado! Sendo assim, se formos considerar o texto de Salmos 119 como sendo profético, isto é, um texto que aponta para o Mashiach Yeshua, teremos então que admitir, que este pecou! 

Nesse caso, como sustentar a afirmação de que nEle não havia pecado algum? Como acreditar que um pecador, ainda que arrependidido poderia levar sobre si, os pecados da humanidade?

Salmos 119:71 " Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."

Ora, Ora, Ora! Vejam que interessante! O relato acerca do salmista a quem o texto de Salmos faz menção, afirma que o aprendizado deste, deu-se após ter sido afligido! E, nisso perguntamos, o seguinte: tal testumunho se encaixa ao relato bíblico acerca do Mashiach Yeshua? Porventura, precisou primeiramente o Mashiach sofrer, para aprender acerca da palavra de Elohim? Faria isso sentido? Caso para os que apregoam que Yeshua é Adonay, a pergunta que nos vem a mente é: como estes explicam o texto, no qual o próprio Mashiach afirmou o seguinte: Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar." Jo 12:49." ?

Como é possível perceber, TUDO o que o Mashiach falava e TUDO o que fazia, não foi resultado de um aprendizado decorrente de aflição, mas SIM, proveniente daquEle que o enviou, O qual instruiu-lhe acerca do mandamento que deveria ser colocado em prática!

Salmos 119:23  " Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos."

Selecionamos o texto acima, pela seguinte razão: a contextualização da narrativa bíblica, dá-nos a entender que, o texto de Salmo 119, refere-se ao Rei David e, NÃO ao Mashiach, como muitos errôneamente afirmam! E, com base em que, assim afirmamos? E, a resposta é: com base na própria Escritura, a qual nos traz relatos de batalhas travadas entre o Rei David e Príncipes de outras nações e, até mesmo dentro de IsraEl para preservar seu reinado. ( Sugestão: leiam todo texto de 2Samuel 20) 

Por isso, mais uma vez reafirmamos a todos que acompanham nossos estudos, o seguinte: sejam críticos nos ensinos que lhes chegam as mãos e aos ouvidos! Não tenham pressa em suas análises, nem no emitir parecer acerca de um determinado assunto! Não limite sua interpretação a texto isolado! Lembre-se... pra tudo há um tempo certo, até mesmo no que diz respeito a obtenção de respostas que tanto se busca! E, enquanto a resposta não chega, ore, medite, persista no ensino/aprendizado! No tempo certo, creia, a resposta virá!

Bom... já vimos que o texto de Salmos 119:122, usado por alguns para afirmar que este faz menção ao Mashiach, NÃO condiz com os fatos e/ou relatos bíblicos! Por isso, mais uma vez afirmamos: textos isolados, é um terreno fértil para a propagação de falsas doutrinas!

E, uma vez, pois, que o texto de Salmos não faz menção ao Mashiach, que fundamento há, fazer uso deste, para afirmar que Yeshua é Adonay?

Vejamos agora, outros textos utilizados por grupos que defendem a pluralidade de YHWH, como "pessoas", mais precisamente, Yeshua:

Exodo 24:1  " E disse a moshe: suba a YHWH."

Alguns intérpretes das escrituras, usam esse texto para alegar que o mesmo, é confuso/estranho... E, por que assim afirmam? E, a resposta é: 

a) primeiro, porque leem o texto da seguinte: " Disse YHWH a Moshe: suba a YHWH". Dessa forma, pressupõem que, uma outra pessoa, deu ordem a Moshe para ir ter com YHWH;

b) segundo, porque querem a todo custo, encontrar nos textos bíblicos, respaldo para suas crenças, dentre elas, a que afirmam que Yeshua é Adonay.

Bom... a primeira coisa que precisamos deixar claro ao leitor é: no texto biblico de Exodo 24:1, o que consta grafado é o seguinte: " E disse a Moshe: suba a YHWH", e NÃO: " Disse YHWH a Moshe: suba a YHWH, conforme podemos observar na figura abaixo:

Assim sendo, o que torna o texto estranho e/ou confuso, é o fato de não contextualizá-lo dentro da narrativa em que o mesmo, está inserido! Por isso, mais uma vez, enfatizamos a importância da análise crítica textual, atentando-nos para a narrativa contextual, ao invés de nos limitarmos apenas a um versículo isolado! 

Agindo dessa forma, ou seja, buscando a contextualização dos fatos, somos levados a retrocedermos alguns capítulos, afim de compreendermos o que o texto em questão está falando! E, que contexto seria esse? E, a resposta é: a narrativa acerca da saída de IsraEl do Egito; sua peregrinação pelo deserto e, o recebimento dos Dez Mandamentos e Estatutos, da parte do Altísimo.

Assim sendo, para não perdermos o 'fio da meada", atentemo-nos também, para os textos abaixo:

Exodo 19:3-6 " E subiu Moshe a Elohim, e YHWH o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Yaacov [Jacó], e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel."

Exodo 20:1-10 " Então falou Elohim [Deus] todas estas palavras, dizendo: Eu sou YHWH Elohekha [teu Deus], que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros Elohim [deuses] diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, YHWH Elohekha [teu Deus], sou Elohim [Deus] zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome YHWH Elohekha [teu Deus] em vão; porque YHWH não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do YHWH Elohekha [teu Deus]; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas."


Exodo 21:1-36 Estes são os estatutos que lhes proporás. Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça. Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele... Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra... "

 

Exodo 22: 1-31 Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas. Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue... Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha restituirá... Se alguém der ao seu próximo dinheiro, ou bens, a guardar, e isso for furtado da casa daquele homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro. Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo... O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito...

 

Exodo 23: 1-33 " Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa. Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito... De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio. Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos... E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca... "

 

Como podemos perceber, ao retrocedermos alguns capítulos do texto de Exodo 24, fica notório a coerência que a narrativa bíblica nos repassa! Fica notório quem está falando com Moshe, quem o chamou até o Monte Sinai para falar de seus feitos em favor de IsraEL, a entregar a casa de Yaacov as instruções necessárias para que IsraEL se tornasse um Reino Sacerdotal... para que IsraEL se tornasse um povo Santo! 

Portanto, com base no próprio relato bíblico, podemos chegar a seguinte conclusão: a Pessoa que ordena Moshe subir a YHWH, é o próprio YHWH! É Este(YHWH) que entrega a Moshe, as intruções que deveriam ser repassadas para IsraEL. 

Assim sendo, diante do texto: " Depois disse a Moshe: suba a YHWH...", o que podemos concluir é que, a frase em questão, trata-se de uma síntese/resumo do diálogo que se deu entre YHWH e Moshe, desde a saída de IsraEL do Egito. Logo, podemos entender a linguagem usada e, interepretá-la da seguinte forma: " Depois disse a Moshe: suba a mim..." 

 

YeshaYahu(Is) 53: 1-10  "Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR (YHWH)Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos... Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Elohim(Deus), e oprimido... Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR (YHWH) fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos... Todavia, ao SENHOR(YHWH) agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR (YHWH) prosperará na sua mão. "

Atentando-nos para o texto acima, sublinhamos algumas frases que nos chamam a atenção pelo seguinte motivo: elas nos dão a entender que o texto em questão, faz menção a 2 pessoas distintas, a saber: 

a) o SENHOR (YHWH), o qual manifestou o seu braço.. o seu poder, para com alguém! 

b) a ALGUÉM, que o texto não menciona o nome, porém, traz informações valiosas a respeito dessa pessoa, tais como: é alguém justo; ferido de Elohim, o qual subiu como renovo perante o Altíssimo... Uma pessoa a quem YHWH se alegrou em moer, fazendo-o enfermar e, cuja vida(nefesh) foi colocada por expiação do pecado! 

Vejam que interessante... para os que afirmam que Yeshua é Adonay, a pergunta que nos vem a mente, quando lemos o texto de YeshaYahu 53, é a seguinte: se o texto em questão afirma que o Justo (interpretado como sendo o Mashiach), subiu como renovo a YHWH, quer dizer então que, o ETERNO subiu como renovo para ele mesmo? Outra pergunta: manifestaria o ETERNO seu próprio braço, contra si mesmo? Faz isso sentido? E, a resposta é: Claro que NÃO!

Precisamos ter bem conceituado em nossa mente o seguinte: o ETERNO YHWH é UM. Entretanto, suas ações são multiformes! Mas, vejam bem... não confundam AÇÕES MULTIFORMES, com MANIFESTAÇÕES PLURAIS!

Ações multiformes, são aqueles realizadas de inúmeras maneiras... de inúmeras formas! Tomemos por exemplo, um pai, que foi enviado a serviço, para outro Estado/País, afim de resolver assuntos pertinentes da empresa em que trabalha! Distante do filho e, preocupado com a reação deste, em meio a sua ausência, esse pai, buscou em ações diversas, demonstrar seu amor pelo filho, mesmo à distância! Ele fez uso de chamadas de vídeos, áudios, compartilhava fotos em que eles estavam juntos, ajudava o filhos nas atividades escolares, fazia ligações diárias ... 

O mesmo podemos falar a respeito do Mashiach! As formas como Ele apresentava o Reino de Elohim, eram inúmeras/diversas! Por exemplo: em seus ensinos, ora Ele fazia uso de parábolas, ora fazia uso de ilustrações; ora fazia uso dos textos da torah, ora usava o Tanach! Ora curava enfermos; ora multiplicava pães e peixes, ora acalmava tempestade, ora trazia à vida quem estava morto... 

Querem ver mais exemplo, acerca do que estamos falando? Vejamos... quando percorremos as Escrituras, vemos o Altíssimo usando inúmeras formas para falar com o seu povo!  Com Moshe, falou em meio a sarça ardente; falou no deserto, falou em meio a fumaça, falou em voz alta no monte Sinai, com o profeta ElYahu, quando este dentro de uma caverna, o Altíssimo falou com uma voz suave e mansa...
 
Deu pra perceber, caro leitor, que ações múltiplas NÃO torna aquele que a pratica, em outra(s) pessoa(s)? 

 

Manifestações Plurais, refere-se ao ato ou, efeito de uma pessoa, revelar-se/manifestar-se, de inúmeras formas, ou seja, em outra(s) pessoa(s)! Um exemplo que podemos citar é aquele no qual ouvimos a seguinte afirmação: Yeshua é Adonay! Nesse caso, alguns intépretes das Escrituras, acreditam que YHWH, revelou-se a humanidade como sendo o próprio Mashiach Yeshua. Entretanto, em nenhum momento encontramos na Torah, no Tanach e, na Brith Hadasha, respaldo para esse tipo de ensino! 

E, para auxiliar o leitor no entendimento do que estamos falando, faremos uso do texto que se encontra em Bereshit(Gn) 18:1-33 ( sugerimos ao leitor que leia atentamente, todo o texto), no qual fica claro que YHWH, NÃO se apresentou a Abraão como sendo outra Pessoa, ao contrário! Ele se apresentou a Abraão, como sendo Ele próprio! E, embora, YHWH tenha se revelado a Abraão, em forma humana, conforme o texto, dá-nos a entender, o que fica claro é o seguinte: o Altíssimo YHWH, NÃO se revelou/manifestou, como sendo outra pessoa! YHWH, fez-se conhecer a Abraão, como sendo Ele mesmo!

Ter esse entendimento, é fundamental para não se deixar levar por ensinos contraditórios, equivocados e, inventados acerca da Pessoa do Altíssimo... acerca do que nos ensina as Escrituras!

E, independente do fato, desta(Escritura), revelar-nos que três homens se apresentaram a Abraão, sendo 2(dois) deles anjos ( ler Gn 18:22, contextualizando com Gn 19:1; Gn 19:5; Gn 19:10; Gn 19:13) e, o outro, o próprio YHWH ( cf. Gn 18:13; Gn 18:17-19; Gn 18:22b; Gn 18:26; Gn 18:33), é com YHWH que Abraão estabelece um diálogo! É diante da face de YHWH que Abraão ficou em pé!

Portanto, o que precisa ficar claro... o que convém mais uma vez repetirmos, é: de acordo com as Escrituras, YHWH NÃO se revela como sendo outra pessoa! Logo, afirmar que Yeshua é Adonay, é INVENTAR... é falar o que as Escrituras, NÃO falam! É ir contra o que o próprio YHWH disse a respeito de si mesmo, a saber: YHWH é Echad (UM). Dt 6:4

Assim sendo, o que cremos é o seguinte: YHWH NÃO é plural, no sentido de "pessoas"! Entretanto, cremos que suas manifestações podem ser múltiplas, sua forma de se revelar ao homem, pode ser múltipla, PORÉM, sem deixar de ser ELE MESMO!

 

Yohanan(Jo) 1:1-5  " No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Elohim(Deus), e o Verbo era Deus(Elohim)." Ele estava no princípio com Elohim(Deus). Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."

É muito comum, depararmo-nos com pessoas fazendo uso do texto acima, para justificar a doutrina na qual se afirma que Yeshua é Adonay! E, verdade seja dita, o texto em questão, NÃO é nada fácil de entendermos em nosso tempo, em nossa cutura, em nosso idioma... visto que, dá-nos a entender que, há uma mesclagem entre conceitos helenicos e judaicos! O que dificulta ainda mais nosso entendimento!

Assim sendo, sermos taxativos numa afirmação pautada no texto de João 1:1, tão somente para defender nossas convicções, cremos ser um risco... uma porta aberta para doutrinas que não condizem com a pregação do Evangelho acerca do Reino de Elohim! Por isso, limitaremos tão somente a apresentar ao leitor, o que o texto bíblico nos revela e, o que conseguimos compreender através do mesmo.

Vejamos...

No texto de Yohanan 1:1, é dito que o Verbo ESTAVA no princípio da criação; que esse verbo ESTAVA com Deus e, em seguida afirma que o Verbo ERA Deus. Tais afirmações, ao nosso ver, torna o texto ambíguo... confuso, dando margem para diversas interpretações, dentre elas, a que afirma que Yeshua é Adonay.

Mas afinal de contas, o Verbo ERA Elohim/Deus ou, o Verbo ESTAVA com Elohim/Deus? 

E, agora? Como sair dessa situação? Como responder a esse questionamento, dentro das Escrituras? Porque é isso que nos interessa! Saber o que as Escrituras nos revelam acerca desse assunto! 

Um ponto importante que cremos ser necessário, termos bem conceituado em nossa mente, quando nos deparamos com o texto de Yohanan citado acima, é o que diz respeito a palavra hebraica Elohim, que no grego foi traduzido para Deus. Compreender como o conceito dessas palavras são usadas nos textos bíblicos é fundamental! 

Bom... de acordo com o conceito morfológico da palavra Elohim, este pode ter vários significados! E, o significado dessa palavra no texto, vai depender do contexto em que ela estiver inserida! Por exemplo: Elohim pode significar homens valentes, fortes, poderosos, dotados de autoridade concedida por terceiros, dentre outros significados! Encontramos evidências textuais dessa palavra, nos achados de Qunran, os quais datam do Século II AEC- IEC, nos Códex de Aleppo(Século X) e Leningrado ( Século IX), dentre outros!

Na Torah, encontramos a palavra Elohim designando o Criador dos Céus e da Terra(Gn 1:1); para designar pessoa na condição de Juíz (Exodo 18:14-15); designando aquele que fala com o homem (Dt 5:24)...

No Tanach, encontramos a palavra Elohim junto ao nome YHWH ( Sl 68:18 ); designando aquele que julga( Sl 50:6); designando aquele que é vivo (Jr 10:10); designando aquele que é Santo (1Sm 6:20); designando outros seres espirituais ( Is 36:19; 2Rs 17:35; ...)

Mas... o que nos chama a atenção acerca dessa palavra, é que na época do Mashiach, conforme evidência textual, havia judeus que não compreendiam o seu conceito! E, é aí, que nos deparamos com o Mashiach Yeshua trazendo para estes, a Luz do conhecimento escritural, conforme podemos observar no texto abaixo:

Yohanan(Jo) 10:25-38 " Respondeu-lhes Yeshua(Jesus): Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Elohim(Deus) a ti mesmoRespondeu-lhes Yeshua(Jesus): Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Elohim(Deus) foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Elohim(Deus)? Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele."


Destacamos algumas frases no texto citado acima, pelas seguintes razões: porque mostram o que já dissemos anteriormente: nem todos os judeus compreendiam acerca do conceito morfológico e espiritual da palavra Elohim, assim como muitos nos dias de hoje, também não compreendem! E, do mesmo modo que, outrora se levantaram contra o Mashiach, também se levantam contra os que, fazendo uso das Escrituras, buscam compreender através desta, o que realmente importa sabermos acerca da palavra Elohim e, o que precisamos saber, o próprio Mashiach Yeshua nos revelou, tendo por base as Escrituras, mais precisamente, o texto de Salmos 82:6, onde lemos o seguinte: " Eu disse: Vós sois Elohim(deuses), e todos vós filhos do Altíssimo."

Percebam que a explicação do Mashiach acerca da palavra Elohim, é simples, mesmo abordando conceito morfológico e,  ao mesmo tempo, o conceito espiritual: Elohim é todo aquele a quem a palavra de YHWH foi dirigida! Ou seja, todo aquele que é revestido de autoridade e poder da parte do Altíssimo, é Elohim! Assim era chamado os juízes que julgavam IsraEl, assim foi nominado Moshe, assim são os que apregoam o Reino dos céus... 

Portanto, leitor, você, nós e, tantos outros a quem a Palavra do Altíssimo se revelou, revestindo-nos de autoridade para apregoar as Boas Novas de Salvação; para colocarmos as mãos sobre enfermos e estes serem curados; para fazermos discípulos... outorga-nos a condição de Elohim... filhos de Elohim YHWH.

Como podemos perceber, o texto de Yohanan (Jo) 10:25-38, ajuda-nos a compreender o texto de Yohanan(Jo) 1:1, de maneira que, onde neste é dito: " o Verbo era Deus", cremos que, de maneira NENHUMA, a respectiva frase tem por objetivo denotar que o Mashiach Yeshua é YHWH, mas SIM, que este( Yeshua), recebeu do Altíssimo, conforme Ele mesmo disse, a Palavra, que o revestiu de autoridade e poder, para fazer a obra que lhe foi confiada!

 

Bibliografia:

Torah

Biblia de Jerusalém

Bíblia Shedd

Bíblia Stuttgartensia

Links:

www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/compreendendo-a-respeito-do-termo-el/

www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/yeshua-nao-e-adonay/#:~:text=Portanto%2C%20a%20Doutrina%20na%20qual,da%20Palavra%20de%20Yah%20Elohim!