Compreendendo o texto de Efésios 4:26a " Irai-vos e Não Pequeis".

 
Shalom!
 
Elaboramos esse estudo, com o objetivo de trazer ao leitor, nosso entendimento acerca do que seria esse " irar sem pecar"! Há quem por falta desse entendimento, afirme que irar-se, é pecado! Mas será mesmo? O que as Escrituras nos revelam a respeito desse assunto?
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Zacarias 1:2 " O SENHOR (YHWH) se irou fortemente contra vossos pais".
 
Se levarmos em consideração que o irar-se, é pecado, diante do texto de Zacarias, podemos afirmar que o Altíssimo pecou?
 
Vejamos outro texto:
 
Genesis 4:5 " Mas para Caim e para sua oferta, não atentou. E, irou-se Caim fortemente, descaindo-lhe o semblante".
 
Percebam que, assim como no texto de Zacarias, lemos que o Altíssimo se irou fortemente, em Gn, também lemos que Caim se irou! E, nisso a pergunta que nos vem a mente é: o que diferencia a ira do Altíssimo, da ira de Caim? E, a resposta para nossa pergunta é: O caráter pedagógico, que podemos obter de cada uma delas.
 
Quando, atentamo-nos para as Escrituras, percebemos que inúmeras são as razões que podem levar o homem, a irar-se! Dentre essas razões podemos citar: a desigualdade social, a injustiça, a mentira, a hipocrisia, a ingratidão, a desobediência, a rebeldia... e, tudo o mais que se encaixe nesse contexto. 
 
Assim sendo, ao retomarmos o texto de Zacarias 1:2, surge-nos a seguinte pergunta: o que teria causado a ira de YHWH - SENHOR? E, a resposta que encontramos nesse mesmo texto, é: a DESOBEDIÊNCIA de seu povo. E, diante dessa resposta, surge-nos uma nova pergunta, a saber: o que faz com que a ira de Elohim, não seja vista como pecado? E, a resposta é: o fato desta ira vir acompanhada de um caráter pedagógico, que tem por objetivo, a CORREÇÃO, INSTRUÇÃO de seu povo, de modo a trazer-lhes novamente para o aprisco, a retornarem de seus maus caminhos e, abandonarem suas obras más! Daí, o SENHOR sempre levantava profetas para alertar o seu povo, para se fazer ouvir através de seus servos. A ira de Elohim, tem por objetivo a vida e, não a morte! Tem por objetivo o amor e, não o ódio
 
Analisemos agora a situação de Caim, descrita no texto de Gn 4:5. O fato da oferta de Abel ter sido aceita pelo Altíssimo e, o de Caim, não, fez com que este (Caim) se irasse. Ora, Caim estava proibido de se irar? E, a resposta é: NÃO! Mas o problema está no que resultou sua ira, ou seja, na inveja, fruto da carne, que o levou a matar o próprio irmão! Os frutos de Caim, foi para a morte e, não para vida.
 
Perceberam a diferença entre o irar-se de Elohim e, o irar-se de Caim? Um irou-se, diante da rebeldia de seu povo, diante do caminho que seu povo trilhava. E, o fruto de sua ira,  tinha como objetivo o resgate de seu povo, o fazer-lhes retornar para o caminho da OBEDIÊNCIA, do temor a Elohim, enquanto que a de Caim, teve como fruto e/ou consequência, a morte de seu irmão!
 
Portanto, o problema não está no irar-se, mas SIM, no modo como lhe damos com a ira, ou seja, com objetivo/propósito de alcançar daquele(s) sobre o qual a ira é manifesta: arrependimento, conversão, cura, senso de justiça, amor ao próximo, respeito a  lei e as autoridades instituídas, paz... OU, tendo por objetivo a prática da injustiça, do levantar falso testemunho, do agir com impiedade, do agir com hipocrisia...?
 
Querem ver outro exemplo? Em MattYahu(Mt) 21:12, lemos o seguinte: " E entrou Yeshua/Jesus no templo de Elohim/Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas".
 
Percebam que o fato do Mashiach ver comerciantes fazendo do Templo, local de compra e venda,fez com que ele se irassee, de que forma ele demonstrou sua ira? E, a resposta é: chutando mesas, cadeiras e, expulsando do templo, os que faziam deste, local de comércio. E, ao proceder dessa forma, o que o Mashiach buscava? E, a resposta Ele mesmo nos concede : "  Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões".
 
Como podemos perceber, irar-se não é pecado, desde que, tenha por objetivo: a instrução e, a correção! Ou seja, a ira deve ter caráter pedagógico! Do contrário, o seu propósito será para alimentar o ódio e, a vingança.
 
Assim sendo, terminamos o tema desse nosso estudo, da seguinte forma:  
IRAI-VOS E NÃO PEQUEIS !