O que significa Oholyao?

É muito comum, quando nos deparamos com as Boas Novas de Salvação, ouvirmos que no momento em que aceitamos a Verdade, somos automaticamente inseridos na Oholyao. Mas a questão é a seguinte: O que é Oholyao?

Para obtermos a resposta a essa pergunta, faz-se necessário trazermos a memória que tipo de conceito nos é transmitido a respeito dessa palavra! E, dentre esses conceitos, encontramos o seguinte:

1 - oholyao é o termo usado para substituir a palavra Igreja contida em nossas Bíblias;

2 - oholyao é o "Corpo de Yahushua";

3 - oholyao é o Templo do Altíssimo;  

4 - oholyao é a Tenda do Yahu.

E, diante disso, voltamos a pergunta de início: O que é Oholyao? 

Em sua tradução literal, Oholyao significa Tenda do Yahu, mas esse termo: Oholyao, NÃO é encontrado nas Escrituras! Assim sendo, surge-nos a seguinte pergunta: "de onde vem essa palavra?

Cremos que ela tenha surgido de uma junção das seguintes palavras: Ohol+Yao e, quanto a essa forma informação, convém mencionarmos o seguinte:

1 - Nas Escrituruas hebraicas, não encontramos ohol, mas sim, Ohel para designar Tenda; habitação; morada; cobertura; local onde a Congregação se reune e/ou, para designar Tenda da Revelação, como veremos mais adiante nesse estudo!

2 - Nas Escrituras hebraicas, NÃO encontramos Yao, para se referir ao Criador. A forma encontrada na Escritura hebraica é: Yah. Quanto a isso, sugerimos ao leitor que acessem o estudo: Compreendendo a Respeito do Tetragrama Sagrado, onde abordamos esse assunto detalhadamente. Segue o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/compreendendo-a-respeito-do-tetragrama-sagrado/

 

Provavelmente, com o objetivo de encontrar um termo que substituisse a palavra Igreja, contida nas inúmeras versões Bíblicas, criou-se uma que NÃO encontramos nas Escrituras! Assim sendo, deixou-se de falar Igreja, mas em compensação, passou-se a usar uma palavra que semelhantemente a palavra Igreja, também NÃO é encontrada nas Escrituras.

No Antigo Testamento, o que encontramos é OHEL (pronunciamos: Orrel), palavra essa que tem por significado: TENDA/COBERTURA, conforme  podemos observar no texto abaixo:

Exodo 40:19 "E estendeu a tenda(Ohel) sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda(Ohel) sobre ela, em cima, como o YHWH ordenara a Moshe."

 

Deuteronômio 31:15 "Então YHWH apareceu na Ohel(tenda), na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da Ohel(tenda)."

 

Nas Escrituras, também encontramos Ohel designando: HABITAÇÃO, MORADA, CASA, conforme podemos constatar no texto abaixo:

Gn 31:33 "Então entrou Labão na tenda(Ohel) de Jacó, e na tenda(Ohel) de Leah, e na tenda(Ohel) de ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda(Ohel) de Leah, entrou na tenda(Ohel) de Raquel."

Vejamos abaixo, a informação obtida do Dicionário  VINE - Pg.304, a respeito da palavra Ohel:

   

Observem que no Dicionário VINE, também é pontuado um outro significado, dentre outros que já conhecemos a respeito de Ohel, neste caso, Ohel é usado para designar família, tribo, nação, MAS...precisamos ter em mente o seguinte: o significado básico de Ohel está relacionado a Cobertura, algo que se estende sobre uma construção, afim de proteger o que se encontra debaixo dessa dela. No texto citado em Zc 12:7, onde lemos o seguinte: "E YHWH salvará primeiramente as tendas de Yehudah, para que a glória da casa de David e, a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Yehudah.", Ohel(Tenda), como podemos observar nesse texto em Zc 12, Ohel identifica a Tribo a ser salva primeiramente por YHWH.

Um ponto importante a ser compreendido a respeito da palavra Ohel, é o seguinte: Ohel está relacionado a Cobertura, Segurança e, Proteção! Podemos considerar Ohel como uma proteção para nossa vida, o nosso abrigo e, o nosso refúgio bem presente na hora da angústia! Embora não estejamos literalmente no deserto, como o povo do Yahu que saiu do Egito, habitando em Ohel(Tenda), nós, num sentido figurado, também habitamos em uma Ohel(Tenda), quando ao crermos no nome Yahushua, recebemos a sua Salvação, de modo que, passamos a habitar no reino do filho de seu ohav(amor), Reino esse, que está para nós como uma Proteção, Segurança, Refúgio, uma Torre Forte, sobre o qual as portas do inferno NÃO prevaleçerão!

Diante disso, quando compreendemos acerca de Ohel, nós compreendemos acerca de Unidade, passamos a compreender acerca de emuna, porque até mesmo pra estarmos debaixo dessa Ohel, exige de nós a certeza de que debaixo dela, ainda que venha um vento forte, nessa Ohel estaremos seguros, ainda que não tenhamos o que comer, o que beber, nessa Ohel, estaremos seguros, conforme disse Shaul: "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do ahavah(amor) de Elohim, que está no Ungido Yahushua, nosso Adon." Rm 8:38-39

Como podemos perceber nas palavras de Shaul, ele tinha a firme convicção do que cria e, em quem cria e, nessa convicção/certeza ele sabia que naquELE a quem se apegou, nada, nem ninguém conseguiria separá-lo. Shaul estava certo que ele estava debaixo dessa Proteção do Yahu, a qual estava estendida sobre ele como uma Tenda(Ohel), a qual mantém seguro os que estão debaixo dela!

Portanto, compreender a respeito de Ohel é importante, porque leva-nos a entender que, Ohel não é apenas uma palavra hebraica contida nas Escrituras, MAS TAMBÉM, uma palavra que no hebraico possui um significado para a nossa vida e, que significado é esse? A resposta é: Proteção! PRO-TE-ÇÃO! Estamos protegidos, guardados, seguros no nome Yahu, assim como o povo que estava no Egito, também estava, quando seus primogênitos foram salvos da morte, mediante o sangue colocado nos umbrais da porta de suas residências. Essa proteção concedida aos Yaohudim denota-nos uma Ohel! É isso que precisamos ter em mente, ou seja, que embora nossos olhos carnais não vejam, há sobre nós uma Ohel(tenda) estendida, na qual os crentes estão guardados e seguros!

Agora que já aprendemos a respeito de Ohel e, seu significado básico, a saber: Tenda, daremos sequência ao estudo, abordando a respeito de Congregação e, para isso, faremos uma análise dos termos que encontramos nas Escrituras, para designá-la e, as palavras que encotramos são:

1 - qahal: tem por significado Congregação, ajuntamento, agrupamento, multidão, assembléia, comunidade. Qahal, vem da raíz primitiva de convocar e, a encontramos em várias passagens do Antigo Testamento, dentre elas podemos citar: 

Levítico 8:3 "E reúne toda a congregação( Edah Qahal) à porta da tenda da congregação (Ohel Moued)."

Nm 3:25 "E os filhos de Gérson terão a seu cargo, na tenda da congregação(Ohel Moued), o tabernáculo(Miskan), a tenda(Ohel), a sua coberta, e o véu da porta da tenda da congregação(Ohel Moued)."


Sugerimos ao leitor, afim de uma melhor compreensão a respeito do que estamos abordando, que leia todo o capítulo 3 do livro de Números, de modo que percebam o seguinte: uma ordem foi dada por Yahu a Moshe, a respeito de Arão, a respeito da tribo de Levi, no que tange ao seu ministério e, ao cuidado para com a Congregação e, do mesmo modo, ao que diz respeito dos utensílios a serem usados no Tabernáculo. Vejam que o termo Ohel é usado nesse texto para designar TENDA e, juntamente com o esse termo encontramos a palavra Moued, designando dessa forma o local onde Yahu proferiu suas ordenanças, a saber: na Ohel Moued, isto é, na Ohel da Revelação, também chamada de Ohel da Congregação!

Como podemos perceber, a palavra Oholyao também NÃO se faz presente nesse texto em Números.

 

Nm 10:3 "E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação(Ohel Moued)."


Também sugerimos ao leitor, ler todo o livro de Números 10, afim de compreender melhor o que está sendo abordado nesse estudo. E, assim fazendo poderá perceber que, no texto acima, mais uma vez, encontramos o termo Ohel(Tenda) da Revelação e/ou da Congregação, para designar um local ESPECÍFICO, no qual Yahu convocava a Congregação(Edah) para ouvir suas instruções acerca das duas trombetas a serem tocadas pelos sacerdotes, filhos de Arão. E que local era esse, no qual a Congregação se reunia? A resposta é: Na Ohel Moued, ou seja, na Tenda da Revelação!

 

Nm 27:2 "E apresentaram-se diante de Moshe, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação(qahal Edah), à porta da tenda da congregação(Ohel Moued),dizendo."

Sugerimos ao leitor que também leia todo o texto de Números 27, de modo que percebam mais uma vez o uso da palavra Ohel da Revelação e/ou da Congregação como um lugar específico, onde era advogado questões; onde Yahu deliberava ordens, onde era realizado atos solenes.

Como podemos perceber, o que nos foi passado como Oholyao, na verdade, o que encontrado nas Escrituras é: Ohel Moued, ou seja, Tenda da Revelação ou Tenda da Congregação! Era sobre essa Tenda, que Yahu se fazia presente através de uma coluna de nuvem.

2 - Edah: tem por significado Congregação, assembléia, grupos, família, multidão, testemunho, unidos. Encontramos a palavra Edah em várias passagens do Antigo Testamento, dentre elas podemos citar: 

Números 27:19 "E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação(Edah), e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.

Josué 9:18 "E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação(Edah) lhes juraram por YHWH Elohi de Israel; por isso toda a congregação(Edah) murmurava contra os príncipes."

 

3 - Moued: também tem por significado Congregação e, sendo acompanhado por Ohel, denota um local onde é realizado atos solenes, local onde a Congregação é reunida para ouvir as diretrizes do Yahu. Assim sendo, é descrita como Tenda da Congregação/ Tenda do Encontro/ Tenda da Revelação. 

A respeito de Ohel Moued, André Chouraqui em seu livro: A Bíblia - ELE chama...Levítico, pgª 22, afirma o seguinte, conforme vemos na foto abaixo:      

Quando André Chouraqui afirma que Ohel(Tenda), também é chamada de Morada(Mishkan) do Altíssimo, precisamos ter em mente o seguinte: de acordo com as Escrituras, Mishkan NÃO é Ohel, mas sim, Tabernáculo, o qual é coberto por uma Tenda, ou seja, por uma Ohel! E, era sobre essa Ohel que IÁRRU se manifestava numa coluna de nuvem, quer seja  para instruir o seu povo, quer seja para servir de sinal para estes, no seguir adiante rumo à Terra Prometida.

Daí muitos associarem Ohel, a Tabernáculo(Mishkan), Morada e/ou a Habitação do Altíssimo, pois ambos  estão ligados um ao outro, embora sejam distintos entre si. Em Exodo 33:8, deparamo-nos com Moshe entrando na Tenda(Ohel) e, esse termo Ohel foi traduzido para nossa Bíblia como Tabernáculo e, nisso alguém pode se perguntar: Por que nesse texto ohel foi traduzido por Tabernáculo, se nesse texto em hebraico, o que vemos é ohel? Provavelmente assim tenha ocorrido, pelo fato de estar subentendido o seguinte: o que está debaixo dessa Cobertura, ou seja, dessa Tenda(Ohel), é o Tabernáculo! Portanto, quando é dito que Moshe entrou na Tenda, subentende-se que ele entrou no Tabernáculo, o qual é coberto pela Ohel.

Assim sendo, vale ressaltarmos mais uma vez o seguinte: Ohel nas Escrituras possui significados diversos: pode significar a habitação/morada de alguém, bem como significar uma proteção e/ou cobertura, sobre essa morada! Quando falamos de Tabernáculo, ohel tem por significado, a cobertura deste, conforme podemos observar no livro de Exodo 40:17-19, onde lemos o seguinte: Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o TABERNÁCULO. Moshe levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas; E estendeu a TENDA(Ohel) sobre o tabernáculo(Mishkan), e pôs a COBERTURA da tenda(Ohel) sobre ela, em cima, como Yahu ordenara a Moshe."

Como podemos perceber, Moshe recebeu uma ordem do Yahu, a saber: construir um Tabernáculo, o qual após ser concluído teve estendido sobre si uma cobertura, isto é, uma Tenda(Ohel). E, assim como debaixo dessa Tenda, havia os utensílios a serviço do Yahu, hoje num sentido "figurado", podemos dizer que debaixo dessa tenda, há uma congregação também a serviço do Yahu, a qual está protegida e guardada no seu Santo Nome. Uma congregação que tem sobre si, o sangue do Cordeiro, o qual a purifica de todo o pecado!


Vejamos abaixo, outros textos que nos auxiliam no entendimento a respeito de Ohel:

Nm 9:17 "Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda(Ohel), os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam."

Exodo 40:19 "E estendeu a tenda(Ohel) sobre o tabernáculo (Mishkan), e pôs a cobertura da tenda(Ohel) sobre ela, em cima, como YHWH ordenara a Moshe."

Exodo 40:35 "De maneira que Moshe não podia entrar na Ohel Moued(tenda da congregação), porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do YHWH enchia o tabernáculo(Mishkan)."

Deuteronomio 31:15 " Então YHWH apareceu na tenda(Ohel), na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da tenda."

 

Abaixo colocamos a foto de um tabernáculo e, como ele é constituído, afim de auxiliar o entendimento acerca do que é uma Tenda(Ohel):

Observem a coluna de nuvem sobre a Ohel(Tenda). Essa coluna de nuvem, representa a presença do Yahu, presença essa que enchia todo o Tabernáculo.

4 - Soud: tem por significado Concílio, assembléia, reunião interna, companhia de pessoas.

Encontramos a palavra Soud no texto que se encontra em: Ezequiel 13:9, onde lemos o seguinte: "E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação(Soud) do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou Adonay YHWH ."

Também encontramos o termo Soud em destaque, nos seguintes textos abaixo:

Salmos 89:7 " EL é muito formidável na assembléia(Soud) dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam."

Salmos 111:1 " Louvai a YA. Louvarei a YHWH de todo o meu coração, na assembléia(Soud) dos justos e na congregação(Edah)."

Jr 23:18 "Porque, quem esteve no conselho(Soud) do YHWH, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?"

Resumindo...

1 - Ohel NÃO é o Corpo de Yahushua! Esse conceito é metafórico! O significado LITERAL de Ohel é: tenda, habitação, morada. Ohel também pode significar proteção, cobertura;

2 - A habitação coberta por uma Ohel, pode ser identificada, como o local onde mora uma família, pode ser um tabernáculo, pode se um local onde uma congregação se reúne;

3 - O termo Oholyao NÃO se faz presente nas Escrituras, o que encontramos é: Ohel moued, cujo significado é: Tenda da Congregação/Revelação, sobre a qual, Yahu se faz presente. Portanto a substituição da palavra Igreja por Oholyao, é errado!;

4 - Ohel no sentido "figurado", representa a proteção do Yahu sobre os que nELE confiam. Assim sendo, os que creem no nome Yahu e, exercitam a emunah no que diz respeito a sua palavra, são conduzidos para debaixo dessa Ohel, ou seja, para debaixo dessa Tenda, cujo Governante Eterno é Yahushua, o Ungido;

5 - Os crentes em Yahushua faz parte de uma Congregação, a qual tem sobre si, uma Ohel(Tenda), que a Protege, que a Cobre, de modo que as portas do inferno JAMAIS prevaleçerão sobre essa Ohel! Assim sendo, os que se encontram debaixo dessa Tenda, encontram nela, Refúgio e Segurança!

6 - Num sentido também, "figurado", podemos relacionar Ohel(Tenda) com Yahushua, pois é exatamente ELE que Yahu vê, sobre a Congregação(Edah). É exatamente Ele, que Yahu instituiu como cabeça dessa Congregação;

7 - É debaixo da proteção do Yahu, que o crente encontra descanso, paz, alegria, vida eterna;

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode