Compreendendo o texto de Mt 11:29-30: "Tomai sobre vós o meu jugo e, aprendei de mim... porque o meu jugo é suave e, o meu fardo é leve".

 
Shalom!
 
O objetivo desse estudo é, trazer ao entendimento do leitor, a importância de estarmos sempre em busca do conhecimento, o qual, torna o homem verdadeiramente livre! E, no que tange a liberdade... fazermos uso do texto que se encontra em MatitYahu 11:29-30, torna-se propício, por inúmeras razões que abordaremos no decorrer desse estudo!
 
Vejamos...
 
Antecedendo os versículos citados acima, encontramos no versículo 28, o Ungido Yeshua chamando os que estavam cansados e sobrecarregados, para irem ao seu encontro, pois receberiam dEle, descanso!
 
Mas, diante de um povo cansado, sobrecarregado, tendo sobre si um jugo grotesco e, um fardo pesado, a pergunta que nos vem a mente é: o que causava-lhes tamanha opressão?
 
Sabemos que, no caso dos Yehudim, viver sob o domínio de um regime político, que não tem suas leis pautadas nos mesmos princípios que eles se baseiam; o ser tributado em valores que, muito das vezes, custava-lhes o próprio sutento, não era algo fácil de suportar e, aceitar! Entretanto, além desses fatores políticos e econômicos, também havia o religioso, onde a opressão vinha justamente, de onde deveria vir a esperança; a justiça; o amor; e o fortalecimento da emunah... ou seja, vinha dos que conheciam a Lei, os Mandamentos e, os Escritos dos profetas, mas NÃO as colocavam em prática, de modo que resultasse quer seja pra vida deles, quer seja para os que por eles eram instruídos, entendimento acerca do Reino de Elohim; libertação; cura; refrigério!!!
 
Percebemos no decorrer do livro de MatitYahu que o Jugo e, o Fardo imposto pelos fariseus, dáva-se de diversas maneiras: com costumes e tradições humanas que, por serem antigas, foram colocadas como regras sociais e religiosas a serem cumpridas, como se fossem mandamentos do Altíssimo, quando na verdade, eram mandamentos de homens, os quais traziam sobre o povo, um peso além do que poderiam suportar! 
 
Em Devarim(Dt) 30:11-14, lemos o seguinte: "O que hoje lhes ordeno, não é difícil fazer, nem está além do seu alcance... a palavra está bem próxima de vocês, está em sua boca e, em seu coração..."
 

E, nisso, surge Yeshua, trazendo Luz sobre as Boas Novas/Boas notícias que, já se faziam presentes antes mesmo de sua vinda! E, o trazer luz fez com que os enfermos fossem curados, vidas fossem restauradas, os oprimidos fossem libertos, mortos fossem ressuscitados! 

Observem que, o Ungido Yeshua disse: "tomai sobre vós o meu jugo, porque este é suave e, o meu fardo é leve", e, NÃO, "estejais livres destes"! 

Um erro, muito comum, com o qual nos deparamos é, o que apregoa que o Ungido Yeshua, libertou o homem de todo o Jugo e fardo! Quando na verdade, o que Este fez, foi trazer-nos o real entendimento acerca das Boas Novas, de modo que, pelo conhecimento da Verdade, nosso compromisso para com a Palavra do Altíssimo, para com suas instruções; para com suas ordenanças, NÃO nos causasse pesar, ou seja, que fosse SUAVE e LEVE

Até porque, cremos que tanto o Jugo, quanto o Fardo, mencionados por Yeshua, trata-se da Responsabilidade; Compromisso e, Fidelidade que devemos ter para com o Altíssimo... para com sua Palavra! 

Daí, o aprender com Yeshua, faz TODA DIFERENÇA, pois, como já vimos em Devarim 30:11, os Mandamentos do ETERNO, não colocam sobre nós, jugo e fardo, que não sejamos capazes de suportar, ao contrário dos mandamentos os fariseus ensinavam para o povo, oensinamentos estes que, nem mesmo eles conseguiam praticá-los!

Assim sendo, compreendemos Jugo e Fardo, como a RESPONSABILIDADE; COMPROMISSO e, FIDELIDADE que devemos ter, para com o Altíssimo e, para com o seu Reino! E, colocar em prática tais princípios, requer de nós, ESFORÇO, onde o servir a Elohim com verdade, depende de nós!

O fato de termos sido agraciados pelo conhecimento da Verdade, NÃO nos isenta de responsabilidades; não nos isenta de exercermos a emunah, não nos isenta de darmos bom testemunho e, trilharmos o caminho da justiça!

Daí, se porventura há quem tenha sobre si, Jugo seco/áspero/grosseiro e, um Fardo pesado que, o leva a honrar o ETERNO apenas com lábios, mas com o coração distante dEste, que tome sobre si, o Fardo e o Jugo de Yeshua, porque nestes há verdade e, na verdade o Jugo é suave e, Fardo é leve!

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode