Estudo a Respeito das Mulheres na CONGREGAÇÃO DO yah

 
Após constatarmos inúmeras dúvidas existentes no que diz respeito ao papel que as mulheres ocupam na Congregação de Yah(Yh), onde Yeshua foi instituído como Governante Eterno, decidimos elaborar esse estudo, afim de mostrarmos que o papel da mulher NÃO É e, NUNCA FOI ficar calada na Congregação, ao contrário! O que as Escrituras nos revelam é que estas trabalhavam e, trabalahavam muito, em favor do Reino de Yah(Yh) Elohim.  
 
Assim sendo, procuraremos mostrar através desse estudo, que o discurso que tem por objetivo silenciar as mulheres, nada mais é, que um discurso machista, de uma sociedade patriarcal, a qual infelizmente se mantém na mente dos que ainda NÃO se atentaram que Yah NÃO faz ascepção de pessoas!
 
Para darmos início ao nosso estudo, analisemos os textos abaixo:
 
1Cor 14:34-35 "As vossas mulheres estejam caladas nas assembléias; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na assembléia."
 
1Tm 2:11 "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição."
 
Ef 5:22-23 "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como a YHWH; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Yeshua é a cabeça da Congregação, sendo ele próprio o salvador do corpo."
 
Observem que os três textos acima citados, são bem parecidos, ou seja, possuem a mesma linguagem! Os dois primeiros, então, no que diz respeito a mulher ficar em silêncio, são idênticos! E, o mais estranho disso tudo é o seguinte: embora haja quem afirme que tais palavras sejam de Shaul; quando nos deparamos com o texto que se encontra em Gl 3:27-28, lemos o seguinte: "Porque todos quantos fostes batizados em Yeshua já vos revestistes de Yeshua. Nisto NÃO HÁ Yehudi(judeu) nem grego; NÃO HÁ servo nem livre; NÃO HÁ macho nem fêmea; porque todos vós sois UM em Yeshua, o Ungido."

E, nisso surge-nos a seguinte pergunta: " Como assim, TODOS são iguais? Se de acordo com os textos citados nas Escrituras, ora Shaul diz que mulheres devem ficar em silêncio, ora ele diz que TODOS são iguais? Como pode?"
 
Vejamos atentamente essa contradição: nos textos que se encontram em 1Cor 14:34, 1Tm2:11 e, em Ef 5:22-23, a posição imposta a mulher é tão somente a de submissão ao marido e, o ficar em silêncio na Congregação, de modo que estas, estão proibidas até mesmo de ensinar! Mas quando nos deparamos com o texto em Gl 3:27-28, o que vemos é um discurso totalmente diferente dos textos citados anteriormente! Em Gl 3, Shaul deixa claro que NÃO HÁ diferença entre judeu e grego, entre servos(escravos) e livres, entre homem e mulher! E, isso por quê? Porque TODOS quanto foram batizados em Yeshua, nELE, são revestidos, de modo que com Ele se façam UM, assim como Ele(Yeshua) é UM com o PAI!
 
Um outro ponto importante a ser mencionado é o seguinte: Nem todos as cartas que nos são apresentadas como sendo de Shaul, são dele! Segundo historiadores que estudam afinco a respeito desse assunto, afirmam que: 1Tm; 2Tm; Tito e, Hebreus NÃO SÃO cartas escritas por Shaul e, assim afirmam em razão do fator tempo, ou seja, do período em que elas foram escrituras, no qual, Shaul já estava morto! Também baseiam-se nas diferenças de estilo, tom, vocabulário e, conteúdo em relação as 7 epístolas consideradas autênticas, as quais são: 1Cor; 2Cor; Rm; 1tessalonicenses; Gálatas; Filipenses e; Filemon. Também existem as chamadas cartas disputadas, ou seja, uns dizem que são de Shaul, outros dizem que não são, porém a maioria diz que NÃO são! São elas: Efésios; Colossenses; 2 Tessalonicensses.
 
Assim sendo, surge-nos uma nova pergunta: sendo as cartas de 1Cor autênticas, como afirmar que o trecho que se encontra em 1Cor 14:34-35, NÃO foram escritas por Shaul? Daí a necessidade de contextualizarmos esse texto, afim de compreendermos como se deu o processo de inserção de trechos nessa carta!
 
CONTEXTUALIZANDO O TEXTO DE 1COR 14:34
 
Faremos uso desse texto em 1Cor 14:34, porque é bem comum encontrarmos pessoas fazendo uso dele, para diminuir e/ou, muito das vezes, anular a participação das mulheres na Congregação. Sua contextualização, concede-nos a possibilidade de obtermos respostas, para as seguintes perguntas: 
 
1 - De onde saiu esse discurso de que as mulheres devem ficar caladas na Congregação? 
2 - Era esse o papel que estas exerciam nas Congregações das quais fazeiam parte? 
3 - Era essa a posição ocupadas por mulheres tementes a Yah Elohim, de acordo com as Escrituras?
 
Assim sendo, contextualizaremos esse texto com os que apresentamos abaixo:
 
Em 1Cor 14:31, onde lemos o seguinte: Porque TODOS podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados."
 
De acordo com o texto citado acima, TODOS, podem profetizar! O texto NÃO diz que apenas o homem pode profetizar! O texto NÃO diz que apenas a mulher pode profetizar! O que o texto diz é o seguinte: TODOS podem profetizar, ou seja, não é feito acepção de pessoas, pois o dom é concedido a TODOS que o buscam! E, nisso, deparamo-nos com uma contradição que enfaticamente é ensinado por muitos, a saber: " a mulher deve ficar em silêncio na Congregação!! Estas estão proibidas de ensinar na Congregação! Mas como aceitar esse tipo de ensino, visto que na mesma Escritura é ensinado que TODOS podem profetizar e, que no momento em que somos batizados no nome Yeshua e, nele somos revestidos, deixa de existir homem e mulher, servo e livre?
 
Assim sendo, cabe-nos aqui, abordarmos, ainda que rapidamente, o conceito de Profetizar. Infelizmente ainda há quem associe a ação de profetizar com o "blá blá blá blá..." comum nas instituições religiosas; enquanto outros a associam ao ensino! Mas a questão é: o que é profetizar? E a resposta que cremos é: profetizar é trazer uma instrução, um ensino, uma orientação, uma revelação da parte de alguém, afim de que, mediante tal instrução, possamos ter o conhecimento acerca da vontade do Yah e, assim sendo, façamos a escolha certa. Aquele que fala em Nome daquEle que o enviou, traz consigo a autoridade dESTE, logo a autoridade existente nas palavras proferidas, não tornarão vazias, ao contrário, surtirão efeito na vida daquele a quem é entregue.
 
E, a respeito de profetas, analisando as Escrituras, encontramos inúmeros deles, tais como: Jeremias, Ezequiel, Isaias, Miqueias..., mas também encontramos mulheres profetisas, dentre elas: Miriã, Débora, Noadia, as filhas de Filipe..., conforme podemos observar nos textos abaixo:
 
Exodo 15:20 Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças."
 
Juízes 4:4 "E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo."
 
2 Reis 22:14 " Então o sacerdote Hilquias e, Aicão e, Acbor e, Safã e, asaias foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá..."
 
YeshaYahu(Isaias) 8:3 " E fui ter com a profetisa e, ela concebeu e, deu a luz a um filho e, YHWH me disse: põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz."
 
Neemias 6:14 "Lembra-te, meu Elohim, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me."
 
Atos 21:8-9 "E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam."
 
Lucas 2:36-38 "E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Elohim em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Elohim, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Yerushalaym."
 
Como podemos perceber, deparamo-nos com dois tipos de discursos, onde de um lado encontramos quem diz o seguinte: "mulher tem que ficar em silêncio e não pode ensinar" e; do outro lado encontramos mulheres que profetizavam em meio a Congregação! Ora, como isso é possível? Qual o interesse de manter a mulher em silêncio? De ocultar a sua importância em meio a Congregação? Por que reservar a mulher apenas a condição de ser mãe, ser esposa, submissa, ser hospitaleira, aquele que seduziu Adam, levando-o a pecar? Se a própria Escritura nos revela que a participação destas com fervor em prol do Reino de Ulrrim e,  no que diz respeito ao apregoar as Boas Novas de Salvação?
 
Dando sequência ao nosso estudo, percebemos uma ação que nos parece ter por objetivo ocultar o papel das Mulheres nas Escrituras, como podemos observar no texto abaixo:
 
1Cor 15:3-8 "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Yeshua morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Kefa(Pedro), e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Yaacov(Tiago), depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."
 
O que nos chama a atenção nesse texto em 1Cor 15:3-8 é o seguinte: o fato de Shaul em defesa de seu apostolado, afirmar que do mesmo modo, que Yeshua foi visto por Kefa, depois pelos doze, depois por mais de quinhentos irmãos, depois por Yaacov(Tiago)..., ele, Shaul também O viu! E, o interessentante é que nesse discurso em nenhum momento é citado as mulheres, que de acordo com as Escrituras, foram as primeiras a irem ao sepulcro e, alí se depararem com Yeshua ressurreto, conforme podemos observar nos textos abaixo: 
 
Mt 28:1-10 " E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Miriam(Maria) Madalena e a outra Miriam(Maria) foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do YHWH, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Yeshua, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde Yeshua jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito. E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Yeshua lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Yeshua disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão."
 
Jo 20:1-2 "E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Adon do sepulcro, e não sabemos onde o puseram."
 
Jo 20:11-18 "E Miriam(Maria) estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Yeshua, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Adon, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Yeshua em pé, mas não sabia que era Yeshua. Disse-lhe Yeshua: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Adon, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Yeshua: Miriam(Maria)! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Elohim e vosso Elohim. Miriam(Maria) Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira Yeshua, e que Ele lhe dissera isto."
 
Diante dos textos enumerados acima, fica óbvio percebermos que as mulheres sempre tiveram uma participação em meio a Congregação e, em prol do Reino de Elohim. No Antigo Testamento, vemos as mulheres atuando como Juízas, como é o caso de Débora, a qual julgava o povo de YsraEl! Vimos também que Miriã, irmã de Moshe e Arão, era profetisa, assim como Noadia. Encontramos também nas Escrituras, mulheres que de acordo com sua posição no meio em que estavam inseridas, serviu de instrumento nas mãos do Yah(Yh), para conceder a seu povo, livramento do qual necessitavam, como foi no caso da Rainha Ester! Já no Novo Testamento, encontramos mulheres que seguiam Yahushua em sua caminhada por diversas localidades, auxiliando e, contribuindo para com a sua Missão de apregoar o Reino de Elohim, conforme podemos observar nos textos abaixo:
 
Mt 27:55-56 "E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Miriam(Maria) Madalena, e Miriam(Maria), mãe de Yaacov(Tiago) e de Yosef(José), e a mãe dos filhos de Zebedeu."
 
Mc 15:40-41 "E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Miriam(Maria) Madalena, e Miriam(Maria), mãe de Yaacov(Tiago), o menor, e de Yosef(José), e Salomé; As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Yerushalaim."

Lucas 8:1-3 "E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Elohim; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Miriam(Maria), chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens."
 
COLABORAÇÃO DAS MULHERES NO APREGOAR DAS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO
 
Quando analisamos as cartas de Shaul, fica notório que ele não fazia distinção entre homens e mulheres, ao contrário! Em suas cartas ele sinaliza várias mulheres que prontamente o auxiliaram em seu ministério, como podemos observar no texto abaixo:
 
Rm 16:1-15 " Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na Congregação que está em Cencréia, Para que a recebais em Yeshua, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Yeshua, o Ungido, Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as Congregações dos gentios. Saudai também a Congregação que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Yeshua. Saudai a Miriam(Maria), que trabalhou muito por nós. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Yeshua. Saudai a Amplias, meu amado em Yeshua. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Yeshua, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Yeshua. Saudai aos da família de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão em Yeshua. Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham em Yeshua. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou em Yeshua. Saudai a Rufo, eleito em Yeshua e, a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão."
 
Como podemos perceber no texto em Romanos, haviam mulheres que se afadigaram na obra de Elohim e, o termo grego usado para designar esse trabalho fadigante é: KOPIAO. Portanto, é esse termo que encontramos nas Escrituras, sendo usado para se referir a Miriam(Maria), a Trifena e Trifosa e Perside, mulheres que trabalharam exaustivamente em Yeshua. É nessa pregação de Shaul que cremos, a qual se assemelha com a pregação de Yeshua, ou seja, uma pregação na qual NÃO há acepção de pessoas! Uma pregação igualitária, onde não há homem, mulher, servo, livre, pois TODOS que são batizados em Yeshua, nELE são revestidos, de modo que nELE se façam UM.
 
De acordo com a autora Luise Schottroff, em seu livro: Mulheres no Novo Testamento, página 88, a respeito de Febe, a qual é mencionada em Rm 15:2, afirma que esta recebeu a nominação de PROSTÁTIS, traduzida em português como: protetora. Isso comprova que Febe exercia uma função de decisão e, direção. Também o título DIÁCONOS, a qual Shaul também aplica à Febe, indica que esta exercia uma função diretiva.
 
CONCLUSÃO A RESPEITO DA CONTEXTUALIZAÇÃO FEITA DO TEXTO EM 1 COR 14:34
 
Após contextualizarmos o texto que se encontra em 1Cor 14:34-35, com outros textos contidos nas Escrituras, chegamos a seguinte conclusão: esses textos, foram inseridos após a morte de Shaul. Segundo historiadores, dentre eles, John D.Crossan, dentre outros, esses textos, foram colocados no final do capítulo 14, ou ao lado, como uma glossa e/ou pequeno comentário, que com o passar do tempo, foram inseridas nas cópias posteriores, dando a entender que fizessem parte do que Shaul havia escrito, em sua primeira carta aos Corintios, quando na verdade, esses textos NÃO foram escritos por ele!
 
Observem que em 1Cor 14, o tema abordado faz menção a Ordem na Assembléia, no que diz respeito a falar em línguas e, ao profetizar! E, isso, porque estava havendo uma desordem, nas reuniões, visto que todos profetizavam ao mesmo tempo e, de igual modo, todos falavam em linguas, o que dificultava a edificação dos crentes! Portanto, 1Cor 14:34-35, fica claro que são enxertos, glossas que foram inseridos na carta de Shaul aos Corintios, com o objetivo de diminuir o papel das mulheres na Congregação!
 
Vale ressaltarmos também, a briga existente entre comunidades, onde de um lado havia os simpatizantes do discurso igualitário de Shaul e, do outro lado, um grupo formado por gerações posteriores a de Shaul, que discordavam da participação das mulheres, numa sociedade patriarcal, pois acreditavam que esse discurso igualitário poderia trazer sérios problemas num contexto sócio-cultural, no qual a liderança era sempre exercida pelo homem e, não pelas mulheres! Daí alguns historiadores acreditarem que essas glossas, foram inseridas para darem autenticidades ao discurso hierárquico existente nessa sociedade patriarcal. Dessa forma, diante de um texto "considerado" de Shaul, contribuia para corroborar com os interesses dessa sociedade, na qual a mulher foi colocada numa posição de inferioridade!
 
Como podemos perceber, perante o Altíssimo, NÃO HÁ distinção entre um e outro! Todos em Yeshua, nEste são revestidos e, nEele se fazem UM! Daí a necessidade de compreendermos que no Reino do Yah(Yh), não há acepção de pessoas, o que há, são pessoas dispostas a servi-lo em verdade, em justiça e, em emunah! Portanto o discurso de que a mulher deve entrar muda e sair calada da Congregação, NÃO condiz com o que nos é ensinado nas Escrituras!
 
A mulher tem voz! A mulher tem direitos! A mulher assim como o homem, tem valor e, importância ao olhos daquEle que NÃO faz acepção de pessoas. Esforçemo-nos então a enxergarmos uns aos outros com amor; com respeito; com humildade, pois nem o homem é superior a mulher e, nem a mulher é superior ao homem. TODOS são amados por Yahu e, para Este, foram feitos mediante Yeshua, sacerdotes separados para servirem a Elohim.

 

Comentário Sobre o Estudo Postado

Deixe aqui o seu comentário e, em caso de dúvidas a respeito do Estudo abordado, pergunte-nos afim de trazermos Luz ao nosso entendimento.