O irmão do filho pródigo.

 
Shalom! 
 

Hoje o tema do nosso texto para meditação, encontra-se no livro de Lucas 15:11-32 , onde nos deparamos com a narrativa do filho pródigo. Mas ao contrário do que muitos estão acostumados a ouvir a respeito deste, o qual cf o ditado popular: “comeu o pão que o diabo amassou”, faremos diferente! Nossa abordagem terá como foco, seu irmão! Esse que, embora estando sempre ao lado de seu pai, não usufruía do que seu pai tinha a lhe oferecer!

E, nisso perguntamos: quantos de nós, não agimos dessa forma? Servindo ao pai, mas dESTE não sendo íntimo o suficiente, para desfrutar de aquilo tudo aquilo que um pai, tem para conceder a seu filho!

Percebam que no versículo 29  , o filho mais velho ao saber da notícia que seu irmão mais novo, havia retornado pra casa e como recompensa, recebeu de seu pai, novas vestes, calçados para seus pés e um anel que selava a aliança entre eles, revoltou-se dizendo a seu pai :  “ todos esses anos tenho trabalhado como um escravo a teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para festejar com meus amigos”.

E qual foi a resposta do pai? – Meu filho, você sempre está comigo e tudo o que tenho é seu!

Vejam que reflexão incrível! O filho mais velho estava tão preocupado em servir que esqueceu de se tornar ÍNTIMO de seu pai, de modo a compreender que, na intimidade há liberdade para pedirmos o que temos falta! De usufruirmos do que é nosso por direito, por herança, por amor! 

Por incrível que pareça, o filho mais velho, é que estava perdido! Porque mesmo estando por perto, encontrava-se distante de seu pai! Por isso, via-se como escravo e, NÃO como filho! Enquanto que, o mais novo, mesmo na imprudência, ao gastar toda sua herança, conhecia seu pai de tal maneira, que, não pensou duas vezes, quando caiu em si, de retornar para casa deste! Mesmo sujo! Mesmo sem um tostão no bolso! Mesmo faminto! Mesmo fedendo! Mesmo descalço! Mesmo sem um anel no dedo que testificasse sua aliança para com seu pai! Ainda assim, ele retornou para a casa de onde nunca deveria ter saído!

Quanto ao filho mais velho... faltava-lhe conhecer a seu pai! Faltava-lhe ser íntimo de seu pai, de modo que nessa intimidade, pudesse se ver como filho, ao invés de escravo! E foi por se ver dessa forma, como escravo, que nunca se deixou ser servido por seu pai!

E você que está lendo esse texto? Conhece teu Elohim/Deus a ponto de crer que Nele tens uma herança? Que não há barreiras, nem véu que te separe dELE? Que podes entrar em sua presença e pedir o que necessita, porque ELE se alegra em abençoar os que são seus? Porque, não nos chamou para sermos escravos, mas SIM, para sermos livres! Para sermos filhos! Para sermos herdeiros de uma promessa!

Aos que sairam, mas estão retornando para a Casa, Vinde! Porque o PAI te espera de braços abertos! E para você, que está na Casa do PAI, mas ainda não se tornou íntimo o bastante dESTE, para conhecer a sua graça e infinita misericórdia, Vinde também e O adoremos!