Compreendendo o texto de Efésios 2:8 - Pela Graça sois salvos

 

Shalom! 

A elaboração desse estudo, tem por finalidade, abordar a respeito do dom que, de acordo com o texto descrito em Efésios 2:4-9, é um dom proveniente Elohim.

Começemos então nossa abordagem, observando o texto abaixo:

Efésios 2:4-5 “Mas, Elohim, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou e, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com o Ungido, pela graça sois salvos.”

 

A compreensão desse texto em Efésios, leva-nos a percepção de que, ao contrário do que muitos imaginam, o dom de Elohim descrito nesse texto, como sendo concedido ao homem, não é a emunah! E, por que assim afirmamos? E, a resposta é: porque a emunah é algo particular de cada indivíduo, a qual é manifesta, diante do que lhe parece “improvável”; “impossível”; que lhe foge ao controle. Essa emunah é a certeza; a convicção; a segurança que esse indivíduo possui, de que tudo é possível ao que crê, a começar pelo recebimento daquilo que é dom de Elohim!

Outrora nos fora transmitido que, Emunah é para os que creem no Eterno, porém, na verdade, todo o homem traz consigo a emunah, a diferença está em quem a depositamos! Há quem deposite a sua emunah no homem; outros, no dinheiro; outros em sua própria força; outros em orixás; outros, em imagens e esculturas e, assim por diante! Cada um traz consigo a emunah e, a manifesta segundo a sua crença, nós, entretanto, cremos em YHWH.

Lendo as Escrituras, ao nos depararmos com os profetas de Baal, percebemos que a emunah destes, estava depositada em seu ídolo/divindade, de maneira tal que, tinham a certeza que por este, seus clamores seriam ouvidos e, respondidos, diante do desafio estabelecido pelo profeta ElYahu (1Reis 18:1-39)! O final dessa história, já sabemos, mas o que queremos mostrar é o seguinte: os profetas de Baal tinham emunah, ou seja, confiavam em sua divindade; acreditavam que neste, estavam seguros!

Vemos também nas Escrituras, um centurião(oficial ROMANO), que diante do Ungido, reconhecendo a autoridade dEste e, colocando-se debaixo dessa autoridade, rogou em favor de seu servo, o qual, encontrava-se enfermo em sua casa. E, em meio a atitude deste oficial romano, o que disse o Ungido para ele? “ Em verdade vos digo, nem mesmo em IsraEl, encontrei tanta emunah.” Mt 8:10

As Escrituras também nos relatam, acerca de uma mulher grega, cuja nacionalidade era Sírio-Fenícia, que em busca da libertação de sua filha, a qual se encontrava endemoniada, rogava para falar com o Ungido. E, mesmo sendo repreendida pelos discípulos e, ouvindo do Ungido que não convém tomar o pão dos filhos e, lançá-los aos cachorrinhos, esta, assim respondeu ao Ungido: “ Sim Adon, mas também os cachorrinhos comem debaixo da mesa, as migalhas dos filhos”. Diante dessa resposta, o que disse o Ungido para esta mulher? “ Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.” (Mc 7:29)

Ora, diante de tais relatos citados nos textos acima, é correto afirmarmos que as pessoas mencionadas, não tinham emunah? Claro que não! Pois, se assim for, o que os moviam a buscar em alguém e/ou em algo, cura; libertação, milagre, respostas as suas súplicas, senão a certeza de que estavam diante daquele que detinha o poder para salvá-los; para atendê-los em suas necessidades?

Portanto, quando nos atentamos ao texto que se encontra em Efésios 2:4-5, fica nítido que o dom de Elohim, concedido ao homem, NÃO se trata de emunah, mas SIM, de seu dom gratuito da Salvação! Logo, esse discurso em que é dito que somente quem crê no Altíssimo, tem emunah, é contraditório, quando nos deparamos nas Escrituras, com pessoas que mesmo não fazendo parte do reino de Elohim, manifestavam emunah, quer seja para com o Ungido, quer seja, para com outros seres espirituais!

Daí a importância de termos em mente o seguinte: se formos levar em conta que, somente quem crê no Altíssimo tem emunah, a pergunta que fica no “ar”, é: como então os que NÃO conhecem ao ETERNO, serão salvos? Uma vez, pois, que para sermos salvos, faz-se necessário exercermos para com ESTE, a emunah?

Precisamos entender que, não somos salvos, para então passarmos a ter emunah. Temos emunah, para que, manifestando-a para com o Altíssimo, por ESTE sejamos agraciados com o dom de sua Salvação!

Em Efésios 2:8-9, lemos o seguinte: “Porque pela GRAÇA sois SALVOS, mediante a EMUNAH e, isto não vem de vós, é dom de Elohim; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Portanto, como podemos perceber, somos salvos, pela Graça/presente/dádiva, a qual não provém de nós, nem das obras de nossas mãos, de modo a gloriarmos em nós mesmos, mas sim, de Elohim. É essa graça redentora que recebemos, mediante a emunah que colocamos em ação! E, uma vez, pois, que a exercemos, que venhamos nos manter firmes na verdade; na justiça; na fidelidade e; no amor!

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode