Yeshua NÃO é Adonay

 
Shalom! 
 
Nosso objetivo através desse estudo, é trazer ao leitor o seguinte entendimento: Yeshua NÃO é Adonay. Que isso fique bem claro! Defender que Yeshua é Adonay, é defender o conceito Unicista! É contradizer a própria Escritura, a qual do começo ao fim, revela-nos a presença de 3 Pessoas atuando em Unidade e Diversidade no plano da redenção! Entretanto, que fique também claro, o seguinte: embora Yeshua NÃO seja Adonay, uma coisa é certa: Yeshua é Elohim/Deus. E, para entendermos isso, faz-se necessário termos bem conceituado em nossa mente, o conceito Trinitarista, onde temos a presença de Elohim/Deus Pai; Elohim/Deus Filho e, Elohim/Deus Espírito Santo, mas isso é assunto para um outro estudo!!! O foco aqui, desse estudo, é falarmos que Yeshua não é Adonay. 
 
Vejamos...
 
De acordo com o relato bíblico, o próprio Yeshua/Jesus nos afirma o seguinte em Jo 5:19 " o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ELE faz, o Filho o faz igualmente". Em  Jo 6:44 , deparamo-nos com uma outra afirmação de Yeshua/Jesus: " ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou, não o trouxer " e, em Jo 7:16, Yeshua/Jesus diz o seguinte: " a minha doutrina, não é minha, mas sim daquEle que me enviou ".
 
Como podemos perceber através dos textos citados acima, fica evidente a presença de 2 pessoas distintas: o Pai e o Filho, ou seja, a presença daquEle que envia( o Pai) e, a presença daquele que é enviado ( o Filho). A presença daquEle em quem o Filho se esmera ( o Pai); a presença daquEle, que nos leva até a pessoa do Filho( o Pai).
 
Ter esse entendimento, é fundamental para darmos o primeiro e grande passo, acerca da Pessoa do Ungido, com base em evidências textuais! E, por que assim procuramos fazer? E, a resposta é: para mostrarmos que, o ensino no qual, busca-se apresentar o Ungido Yeshua/Jesus, como sendo a manifestação do PAI, ocupando a mesma posição dESTE, a ponto de associá-lo, como sendo o próprio PAI, É INCORRETO! NÃO tem respaldo Escritural! Uma coisa precisamos ter em mente:  Yeshua/Jesus NÃO é uma manifestação do Pai. Yeshua/Jesus é uma Pessoa distinta, porém, em Unidade com o Pai.
 
De onde surgiu essa doutrina de que Yeshua é Adonay?
 
Antes de respondermos essa pergunta, convém afirmarmos que, em nenhum momento encontramos nas Escrituras, Yeshua/Jesus afirmando que Ele era Adonay, ao contrário! O que Ele nos ensina é que, somente ao PAI devemos adorar(servir - Lucas 4:8 e Mt 4:10); além de confirmar o que também nos fora ensinado, a saber: YHWH é Echad(UM) e, a respeito dessa palavra(Echad), convém mencionarmos o seguinte: é uma palavra que tem por significado UM, no sentido numeral, como por exemplo: um sapato; um telefone; uma casa; um marido; uma esposa... MAS TAMBÉM, pode significar unidade composta, isto é, quando temos duas ou mais pessoas distintas entre si, porém estabelecendo uma unidade entre elas, como por exemplo: família, onde temos membros distintos entre si, formando uma unidade familiar; casamento que, conforme as Escrituras nos ensinam, a partir do momento em que o homem se une a uma mulher, passam a ser uma só carne ( Echad); Igreja, onde a diversidade de membros distintos entre si, formam um só corpo; povo, o qual é constituído por várias pessoas distintas entre si, mas que constituem uma nação.
 
Atentemo-nos para os textos abaixo, onde ECHAD tem por significado Um no sentido numérico: 

Deuteronômio 17:6 " Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma ( Echad) só testemunha, não morrerá."
 
Agora vejamos o mesmo texto acima em hebraico:
 
 
Gênesis 1:5 " E, Elohim/Deus chamou a luz Dia e, as trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia um (Echad)."
 
Agora, vejamos o mesmo texto acima, em hebraico:
 
 

Êxodo 8:31 " E fez YHWH conforme a palavra de Moshe/Moisés e, os enxames de moscas se retiraram de Faraó, dos seus servos e, do seu povo; não ficou uma (Echad)."
 
Agora, vejamos o mesmo texto acima, em hebraico:
 
 
Vejamos agora, nos textos abaixo, ECHAD tendo por significado o conceito de unidade composta:
 
Deuteronômio 6:4 "  Ouve, IsraEl, YHWH  nosso Elohim é UM(Echad)."
 
 
Em princípio criou Elohim/Deus tudo e todas as coisas! Céus e terra por Ele foi criado! E, esse Elohim/Deus que é ECHAD, existe ETERNAMENTE através de três pessoas distintas, a saber: Elohim/Deus Pai - YHWH; Elohim/Deus Filho - Yeshua e Elohim/Deus Espírito Santo. A primeira manifestação que vemos relatada nas escrituras desse ELOHIM, dá-se por meio de Elohim Pai, em seguida, por meio de Elohim filho na Pessoa de Yeshua e, a manifestação que vemos hoje é a do Espírito Santo.
 
Compreender acerca desse assunto, ajuda-nos e muito, na percepção do conceito de ECHAD no sentido de Unidade composta. Vejamos abaixo outros exemplos, onde ECHAD aparece nos textos denotando uma Unidade Composta:
 
Gênesis 11:6 " E o SENHOR disse: Eis que o povo é um ( ECHAD), e todos têm a mesma língua; isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer".
 
 

Gênesis 34:22 " Nisto, porém, consentirão aqueles homens, em habitar conosco, para que sejamos um ( ECHAD) povo, se todo o homem entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.

 
 
Mas... retomando a pergunta anterior: de onde surgiu essa Doutrina, na qual se apregoa que Yeshua é Adonay?
 
Vejamos... 
 
Enquanto no Judaísmo Tradicional, NÃO se crê, que o Ungido já veio, para os Judeus Nazarenos/Messianicos, o Ungido já veio! ENTRETANTO, por se veem como monoteístas, ao se depararem com a narrativa do nascimento do Ungido, colocam-se num grande dilema! Visto que, tal narrativa descreve Yeshua/Jesus como um Ser Divino! Mas sendo monoteístas, como explicar o servir e adorar a dois Senhores?
 
Na tentativa de demonstrarem que, não adoram a outro Elohim, senão o próprio Eterno YHWH, os judeus Nazarenos, procuram afastar-se da doutrina conhecida por Trindade Cristã, na qual se afirma que, o Eterno é composto por três Pessoas divinas, em unidade Essêncial e Eterna, PORÉM, distintas entre si. E, nisso o leitor pode se perguntar: " mas de que maneira, dá-se esse afastamento da doutrina Cristã"? E, a resposta é: criando uma nova doutrina, na qual se alega que, YHWH pode se manifestar de forma plural, ou seja: ELE pode manifestar a si mesmo, como sendo outra pessoa, como por exemplo, na Pessoa do Filho, conforme podemos observar abaixo:
 
Declaração de Fé do Judaísmo Nazareno
 
" Cremos em YHWH, o Criador dos céus e da terra, o Elohim de Avraham( Abraão, Yits´chak(Isaque) e Ya´akov( Jacó). Cremos que YHWH é um (echad), ou seja, apenas 1 (uma) pessoa, e não três. Cremos que YHWH é UM (echad), ou seja, apenas 1 (uma) pessoa, e não três. Cremos que YHWH revela a si próprio pelas K´numeh ou Gaunin(essências, naturezas, manifestações) do Pai, do FILHO (= Palavra/Memra) e da RUACH HAKODESH(Espirito de santidade/Espirito Santo). Cremos que o Pai, o Filho Yeshua(palavra) e a Ruach HaKodesh são manifestações do mesmo YHWH, que é um(echad), razão pela qual não cremos na existência de Três Pessoas distintas(politeísmo)."
 
 
Elohut do Mashiach - "Divindade" do Mashiach
 
"YHWH é UM (echad). YHWH se revela de muitas maneiras aos homens, precipuamente se revela por meio das k’numeh (manifestações/essências/naturezas) do Pai, do Filho e da Ruach HaKodesh (“Espírito Santo”). O Pai é YHWH; Yeshua é YHWH (Yochanan/João 1) e a Ruach HaKodesh é YHWH (Bereshit/Gênesis 1:2). O ETERNO é UM e possui três distintas k’numeh (essências/naturezas). "
 
 
Como podemos perceber, a teoria das emanações/essências/manifestações, é a base da Doutrina usada por um grupo de Judeus Nazarenos, para afirmar que Yeshua é Adonay, de modo a se distanciarem da Trindade. Dessa forma, eles procuram apresentar o Ungido, NÃO como uma das Pessoas Divinas, que compõe a Trindade, mas sim, como sendo a manifestação e/ou a emanação/essência do próprio YHWH.
 
E, para reforçar o que creem, recorrem ao Zohar, literatura Judaica de grande teor místico, voltado para a interpretação da Torah. Neste livro(Zohar), encontramos o seguinte: " o Eterno criou o mundo com a Torah, e a Torah sendo a palavra do Eterno, ela e o Eterno YHWH são UM".
 
Para dar "sustentabilidade" a essa teoria, fazem uma analogia com o texto que se encontra em Provérbios capítulo 8, no qual é dito que, a sabedoria era como o arquiteto do Eterno, que estava com Este, quando Ele criava o mundo. Sendo assim, para um grupo de judeus nazarenos, a sabedoria do Eterno é a Torah que, em conformidade com o Zohar, estava na criação com YHWH.
 
Outro recurso usado por esse segmento do Judaísmo messianico, é o texto que se encontra em Yohanan(Jo) 1:1-2, onde lemos o seguinte: "No princípio era o Verbo e, o Verbo estava com Elohim e, o Verbo era Elohim. Ele estava no princípio com Elohim." 
 
É com base nesse texto em Yohanan 1:1-2, que defendem o seguinte: uma vez que, a Palavra/Verbo/Logus é a Torah e, a Torah é o Eterno, então, o Logus e o Eterno são um só, ou seja, são a mesma Pessoa! Daí, chegarem a conclusão que, se Yeshua é compreendido como sendo o Logus do Eterno, então Yeshua é o próprio YHWH. Porém, amados... NÃO é isso que as Escrituras nos ensinam!
 
Vejamos...
 
De acordo com as Escrituras, o Ungido Yeshua, é descrito como sendo aquEle que, fora-nos enviado pelo ETERNO YHWH, para que, em meio aos homens na terra, apregoasse a Verdade do Altissimo, de forma perfeita/plena, como nenhum outro homem havia feito antes e, mediante ao seu Sacrifício, redimisse o mundo do pecado, reconciliando-nos com Yah Elohim. Todo esse trabalho de redenção, teve seu ápice em sua morte e, consequente com a sua Ressurreição.
 
Assim sendo, uma vez que, fez-se necessário o Ungido morrer, para que, seu sangue derramado no madeiro, servisse de expiação pelos pecados de toda a humanidade, a pergunta que fazemos é: Se o Eterno YHWH e o Ungido Yeshua são a mesma Pessoa, então significa que, YHWH teve que morrer para remissão de nossos pecados, concordam? Mas... Pode o Eterno YHWH morrer? Se assim for, como explicar o ensino em Yohanan(Jo) 4:23-24, onde lemos o seguinte:  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Ruach(Espírito) e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Elohim/Deus é Ruach(Espírito), e importa que os que O adoram ,O adorem em Ruach e em verdade". Sendo YHWH Ruach, pode o que é Ruach morrer, ou ser ferido e, derramar sangue? Bom... cremos que não! E, nisso, ficamos diante de um argumento que coloca em dúvida, a Doutrina na qual se afirma que Yeshua é Adonay.
 
Outro questionamento que nos vem a mente é, o que diz respeito a tentação que Yeshua sofreu no deserto. Ora, sabemos que a tentação coloca à prova nossa fidelidade para com o que cremos, o que somos e, a quem servimos! Sendo assim, ao ser tentado, Yeshua tinha as seguintes opções: inclinar-se para o mal(desobediência) ou, inclinar-se para o bem(obediência), mantendo-se firme na missão que lhe foi confianda. E, nisso nosso questionamento é: se Yeshua é Adonay, como afirmam alguns do judaismo nazareno, então significa dizer que YHWH, também pode ser tentado! Mas se assim for, como explicar o texto que se encontra em Yaacov(Tg) 1:13, onde lemos o seguinte: " Ninguém, sendo tentado, diga: de Elohim/Deus sou tentado; porque Elohim/Deus NÃO PODE SER TENTADO pelo mal e, a ninguém tenta". Ué?? Mas se estes afirmam que Yeshua é a emanação do Pai, de modo que Pai e Filho são a mesma Pessoa, faz sentido tal doutrina? Bom... de acordo com as Escrituras, NÃO!
 
E, em meio as controvérsias, relacionadas a Doutrina, na qual se afirma que Yeshua é Adonay, surge-nos mais um questionamento: faz sentido aquELE que criou tudo e todas as coisas, colocar-se na condição de dependência do que criou, para gerar a si mesmo? Assim perguntamos, porque de acordo com as Escrituras, fez-se necessário um ventre feminino para gerar o Ungido, logo, uma vez que, na visão de um grupo de judeus nazarenos, Pai e Filho são a mesma Pessoa, denota-se que YHWH também precisou ser gerado! Faz isso sentido? Cremos que NÃO!
 
Assim sendo, para nós, a Doutrina na qual se afirma que Yeshua é Adonay, NÃO FAZ SENTIDO, porque Yeshua/Jesus, é uma Pessoa distinta do Pessoa do Pai, com função distinta do Pai, porém em unidade com ESTE. E, nisso, alguém pode comentar: " o Eterno se manifesta como outra pessoa sim. Um exemplo foi o que ocorreu com Abrão, quando este, de acordo com as Escrituras, recebeu YHWH, O qual apareceu em formato de homem". É VERDADE! Mas antes de adentrarmos nesse assunto, vejamos os textos a seguir:

Gênesis 17:1 " Sendo pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YHWH a Abrão e, disse-lhe: EU sou EL Shaday (EL Poderoso), anda em minha presença e sê perfeito."
 
Observem no texto acima que, o Altíssimo NÃO se apresentou a Abrão como sendo outra pessoa, mas SIM, como sendo ELE mesmo, identificando-se como EL Shaday!  ELE não apareceu como rei, ou um governante, comerciante, ou como qualquer outro figura de sua criação! O ETERNO apresentou-se a Abrão, como sendo ELE mesmo. Portanto, fazer uso da teoria de emanação/essência para justificar que Yeshua é Adonay, NÃO se encaixa ao ensino escritural !

Gênesis 18:1-3; 13 " Depois apareceu-lhe YHWH nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor(Adonay), se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo."  E, disse YHWH a Abraham: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
 
Percebam que, de acordo com o texto acima, YHWH apareceu a Abraham na forma humana, como sendo ELE PRÓPRIO, confirmando o que temos dito até aqui, a saber: que o Altíssimo NÃO revela a si mesmo, por meio de emanações/manifestações/essências, como sendo outra pessoa! ELE tão somente, apresenta-se como sendo ELE mesmo e, quem O recebe, diante do seu poder, O identifica... O reconhece como sendo o Altíssimo... o Elohim Todo Poderoso, . Vejam que, Abraham ao recebe-lo, reconheceu que estava diante de Adonay, ou seja, ele reconheceu que estava diante de seu Senhor, YHWH e, não diante de outra pessoa, conforme podemos observar no texto em hebraico, a seguir:
 
 
Vejamos outro exemplo:
 
Êxodo 3:2-6  " E apascentava Moshe o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã e, levou o rebanho atrás do deserto ao Monte de Elohim, Horebe. E, apareceu-lhe o anjo de YHWH em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moshe disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo YHWH que se virava para ver, bradou Elohim a ele do meio da sarça, e disse: Moshe, Moshe. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Elohim de teu pai, o Elohim de Abraham, o ELohim de Itzhak(Isaque), e o Elohim de Yaacov(Jacó). E Moshe encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Elohim."
 
 
Mais uma vez, constatamos nas Escrituras o seguinte: toda vez que o Eterno YHWH, apresentava-se a alguém, ELE assim fazia, identificando-se como a si mesmo e, NÃO como outra pessoa, com outro nome! Portanto, a Doutrina na qual se afirma que Yeshua é Adonay, difere completamente do que nos é ensinado na Torah!
 
Assim sendo, Yeshua NÃO É Adonay! Yeshua é aquEle que nos foi enviado por YHWH, afim de manifestar aos homens, a Luz da Verdade e, a compreensão perfeita acerca da Palavra de Yah Elohim!
 
Abaixo, separamos alguns textos que, corroboram com o que estamos afirmando, vejamos:

João 17:6 " Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e, tu mos deste e, guardaram a tua Palavra."
 
Percebam que, no texto em Yohanan 17, o próprio Ungido Yeshua afirma que veio manifestar o Nome do Pai, mediante a sua Palavra e, NÃO, ser uma manifestação do mesmo. No texto fica claro que, o PAI deu ao Filho algo, para que ficasse sob os seus cuidados, ou seja, aqueles que guardaram a sua Palavra! Portanto, Yeshua recebeu algo de alguém e, NÃO de si mesmo. Diante disso, voltamos a afirmar, com base em evidências textuais que, a Doutrina na qual se afirma que Yeshua é Adonay, NÃO condiz com o ensino Escritural!
 
 
Veremos agora uma outra fala de Yeshua, na qual  deixa claro que Ele e o PAI, são Pessoas distintas:

Mateus 23:9 " E, a ninguém na terra chameis vosso Pai, porque um só é o vosso Pai, O qual está no shamaim(céus)."
 
Observem que, Yeshua adverte as pessoas a não chamarem outra Pessoa de Pai, senão YHWH, O qual é UM e, está no shamaim! Assim sendo, se formos levar em consideração a doutrina que apregoa que Yeshua é Adonay, então o certo seria Yeshua instruir os que com Ele aprendiam, a chamá-lo de PAI, concordam? Afinal de acordo com um grupo de judeus nazarenos, PAI e filho são a mesma Pessoa! Mas... sendo assim, com base no texto acima, como explicar o fato do Pai estar nos céus e, Yeshua aqui na terra?
 
Há quem diga o seguinte: "YHWH é onipresente. Ele pode estar em todo e qualquer lugar"! Beleza... nisso concordamos, PORÉM, é preciso nos atentarmos para o seguinte fato: YHWH ao se fazer presente, ELE assim faz, apresentando-se como a si mesmo, pelo seu próprio Nome e, NÃO, fazendo-se manifesto através de outra pessoa! A onipresença de YHWH, dá-se em si mesmo.
 
 
Vejamos abaixo, outros textos, nos quais, afirma-se que Yeshua estava na terra e, o Pai está nos céus:
 
Mateus 5:48 " Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus."
 
Mateus 6:9 " Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu Nome."

Mateus 10:33 " Mas qualquer que me negar diante dos homens, Eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."

Marcos 11:26 " Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas."
 
 
Em outro texto Yeshua afirma que voltará para o pai quando sua missão estiver cumprida aqui terra:

João 14:28  " Ouvistes que Eu vos disse: Vou e, venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu PAI é maior do que Eu."
 
Vejam que testemunho irrefutável, onde o próprio Yeshua diz que o Pai é maior que Ele. Sendo assim, como aceitar um discurso no qual é apregoado que Yeshua é Adonay, se o próprio Yeshua afirma que há uma Pessoa acima dEle... maior que Ele? Teria Yeshua se equivocado em sua afirmação? Como aceitar uma  Doutrina, na qual se afirma que Yeshua é Adonay, se ao analisarmos as Escrituras, deparamo-nos com o próprio Ungido afirmando o contrário?
 
 
Vejamos agora, o  que dizem os Apóstolos em relação a esse assunto?
 
O apóstolo Shaul, que de acordo com relato bíblico, era um fariseu, da tribo de Benyamin, ao escrever uma carta aos irmãos de Corinto, ensinou a forma irrefutávél no que tange a submissão de Yeshua ao Pai YHWH, denotando dessa forma, a distinção existente entre a Pessoa de Yeshua e, a Pessoa de YHWH, conforme podemos observar no texto abaixo:
 

1 Coríntios 15:24-28 " Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Elohim, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Elohim seja tudo em todos."

 
Como fariseu, Paulo era mestre no que dizia respeito a Torah! E, por assim ser, compreendia o conceito de submissão e, consequentemente a que Yeshua tinha para com o Pai. É essa submissão que deixa claro, a distinção existente entre Pai e Filho, onde o menor, submete-se ao maior! Tanto é que, em suas afirmações, Shaul sempre se refere a Yeshua como haMashiach(O Ungido) e, a YHWH como Elohim Pai. 
 
Tal fato, retrata mais uma vez, o que temos dito: Yeshua/Jesus NÃO é Adonay. Ambos são Pessoas distintas!
 
Também há um texto que, cremos ser de grande valia colocarmos aqui nesse estudo, pois o mesmo, ajuda a corroborar com o que estamos falando, a respeito desse assunto,  saber: Yeshua e YHWH são pessoas distintas! Yeshua NÃO é Adonay. Que texto é esse? É o que colocamos abaixo:
 
Atos 7:55,56 " Mas ele, estando cheio do Ruach Kadosh, fixando os olhos no céu, viu a glória de Elohim, e Yeshua, que estava à direita de Elohim; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Elohim."
 
Esse texto de Atos 7 é maravilhoso! Irrefutável! Vejam que o  texto deixa claro a presença de duas pessoas distintas, reveladas através da visão de Estevão e, que Pessoas são essas? E, a resposta é: Yeshua, o qual estava em pé à direita de Elohim. E, embora o texto não traz escrito literalmente que Estevão tenha visto YHWH, fica subentendido nas entrellinhas esse fato, uma vez que, de acordo com as Escrituras, Estevão viu a Glória de Elohim e, viu ao lado direito deste, Yeshua!
 
Portanto, afirmar que Yeshua é a manifestação do próprio YHWH, não faz sentido, quando nos desparamos com o texto que revela a visão de Estevão! Se cremos que este relato é verdadeiro, então temos que admitir que, Pai e Filho são Pessoas distintas, porém, se acreditarmos que Yeshua é Adonay, então teremos que descartar a visão de Estevão, porque ao ver os céus abertos, o que ele viu foi Yeshua, o qual estava à direita de uma outra Pessoa, a saber: o Pai .
 
 

João 14:1  " Não turbes o vosso coração; credes em Elohim, crede TAMBÉM em mim."
 
Esse texto é espetacular. Percebam que o Ungido deixa claro a necessidade de cremos em duas Pessoas distintas, a saber: em Elohim, neste caso,Elohim PAI e, também crermos nele(Yeshua). O advérbio "também", corrobora com essa afirmação, dando-nos o entendimento de inclusão, ou seja, de que se faz necessário cremos não apenas no Ungido, mas também naquele que O enviou!


Atos 2:22-24  " Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse."
 
 
Atos 13:26-35; 37 " Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Elohim, a vós vos é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Yerushalayim, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados. E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; Mas Elohim o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Yerushalayim, e são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Elohim a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Yeshua... Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção... mas aquele a quem Elohim ressuscitou nenhum corrupção viu."


1 Tessalonicenses 3:11 " Ora, o mesmo nosso Elohim e Pai e, nosso Adon Yeshua HaMashiach, encaminhem a nossa viagem para vós."
 
No texto acima, o Apóstolo Shaul distingue claramente a Pessoa de Elohim PAI e, a Pessoa do Ungido e, a conjugação verbal ratifica essa distinção, quando nos nos deparamos com o verbo encaminhar na 3ª pessoa do Plural do subjuntivo.


João 20:17 " Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pau e vosso Pai, meu Elohim e vosso Elohim."

2 Coríntios 1:2,3 " Graça a vós e paz da parte de Elohim nosso Pai, e da do Adon Yeshua Ha Mashiach. Bendito seja o Elohim e Pai de nosso Adon Yeshua HaMashiach, o Pai das misericórdias e, o Elohim de toda a consolação."

2 João 1:3 " Graça, misericórdia e, paz, da parte de Elohim Pai do Adon Yeshua HaMashiach, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor."

Efésios 1:17 " Para que o Elohim de nosso Adon Yeshua HaMashiach, vos dê em seu conhecimento o Ruach(Espírito) de sabedoria e de revelação."

2 João 1:9 " Todo aquele que prevarica e, não persevera na doutrina do Mashiach, não tem a Elohim. Quem persevera na doutrina do Mashiach, esse tem tanto ao Pai como ao Filho."

Gálatas 1:1 " Shaul, apóstolo(não por parte dos homens, nem por homem algum, mas por Yeshua Ha Mashiach e, por Elohim Pai, que o ressuscitou dentre mortos)."

 

Vejam que, no texto abaixo, elaborado pelo téologo, Gregório Taumaturgo, o qual, foi aluno de Orígenes( um dos Pais da Igreja), fica claro o posicionamento de grande parte da cristandade, já no século III EC. 
 
Não há, portanto, nada criado, nada sujeito ao outro na Trindade: nem há nada que tenha sido adicionado como se uma vez não tivesse existido, mas tenha nela entrado depois: portanto o Pai nunca esteve sem o filho, nem o filho sem Espirito, e esta mesma Trindade é imutavél e inalteravél para sempre (PG,X,986)

 

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