Compreendermos a respeito do que é Nefesh( traduzido erroneamente para Alma), ajuda-nos na compreensão de outros conceitos fundamentais para a edificação de nossa emunah, tais como a necessidade do arrependimento de obras mortas, a ressurreição dos mortos e, do juízo eterno. Cientes disso, no estudo anterior, conceituamos o que é Nefesh e, como esse conceito chegou até nós após a influência dualista da religião Persa e, da filosofia grega, no judaísmo e, consequentemente nas demais religiões que vieram após este.
Daí a importância de nos atentarmos para uma contextualização cultural, geográfica, política, histórica, social e, econômica das sociedades envolvidas, de modo a compreendermos o quanto a influência dualista contribuiu no campo das idéias, para uma nova "roupagem" no que diz respeito a forma com que o homem passou a compreender sua natureza humana e espiritual.
Vimos no estudo anterior que, existem três linhas doutrinárias que abordam acerca do que é Alma:
1ª) o Holismo: o conceito holista da natureza humana, apregoa que o ser humano não tem uma alma: ele É UMA ALMA (Nefesh). Ele vive como uma alma, ele morre como uma alma. Neste conceito, uma alma vivente significa tão somente, um “ser vivo”, um ser completo, que ao morrer, morre por inteiro, ou seja, a Nefesh que somos, morre! Daí segundo esse conceito, a alma é mortal, pois na visão holística, alma é o Ser vivente em toda sua totalidade!
Dentre os textos em que se baseiam para defender a doutrina holística, está o que se encontra em Gn 2:7, onde é revelado que o homem “TORNOU-SE” uma alma (Nefesh) e, NÃO que ele “obteve” uma!
A alma (Nefesh) é o que o homem passou a ser, e não o que ele obteve de Elohim. O corpo é a alma (Nefesh) em sua forma exterior. A ideia hebraica de personalidade é a de um corpo animado pelo fôlego de vida (Nishamah cha-aim) que alimenta o corpo, e não de uma alma presa dentro deste corpo. Portanto, no conceito holístico, SEM esse fôlego de vida, a Nefesh deixa de existir, isto é, Ser que outrora era vivo, morre.
2ª) o Dualismo: No conceito dualista, o ser humano possui um corpo e, uma alma, a qual, segundo os dualistas, é imortal e, está presa dentro desse corpo, corruptível e, somente com a morte deste, a alma torna-se liberta, indo para o céu ou para o inferno.
Essa visão dualista, defende que o sopro de vida que Yah soprou nas narinas do homem, é a própria alma imortal implantada no ser humano. Sendo assim, o sopro do Altíssimo é o espírito (alma) imortal implantado nele, totalmente independente/ou distinto do corpo, preso dentro deste e, liberto após a morte, com consciência e personalidade.
Dentre os textos em que se baseiam para defender a doutrina dualists, está o que se encontra em Luz 16:19-31. O que os dualistas NÃO entendem é, que o propósito dessa parábola NÃO está em apregoar a importalidade da "alma", a qual na concepção destes é apresentada como sendo imortal! Logo, para estes, o que torna par ao pó, é tão somente o corpo, enquanto que a "alma" por se imortal lhe é reservado o seguinte destino: céu para os justos, os quais aguardam a ressureição em descanso; ou inferno para os ímpios, os quais aguardam em tormento o dia do juízo.
O que precisa ficar claro é que, o PROPÓSITO dessa prábola é o seguinte: mostrar-nos que na dureza do coração do homem, AINDA que seja enviado a este, homens da parte do Altíssimo, para falar-lhes a respeito de salvação; para exorta-los de modo que se arrependam de seus maus caminhos; ainda que estes vejam sinais, maravilhas e prodígios... ainda assim continuarão cegos, surdos, enfermos, perdidos, pois o deleite destes, está em satisfazer a si mesmos e, NÃO a vontade do Altíssimo! O homem que assim procede, tem como seu Rei e Governante, o seu próprio ego!
a - o homem é Ruach(Espírito), logo, por assim ser, ele tem conhecimento de Elohim. É esse Ruach que o compõe, que leva o homem, a se relacionar com o Criador;
b - o homem é alma, logo ele tem conhecimento de si mesmo através do intelecto. É na alma que encontramos as emoções e, é ela que revela a personalidade do homem;
c - o homem possui um corpo e, através deste, entra em contato com o mundo material/físico, por meio de sentidos e, percepção do mundo.
E, nisso, surge-nos o seguinte questionamento: uma vez, pois, que a salvação vem dos Yehudim(judeus), qual dessas doutrinas eles apregoavam antes e, depois do exílio babilônico? Buscar resposta para essa pergunta, ajuda-nos a compreendermos a forma como os Yehudim(judeus) interpretavam o conceito de "Alma" e, como eles criam no efeito da morte sobre ela( Alma), ou seja: na visão dos Yehudim, a "Alma" era ou não imortal?
Diante disso, para adentrarmos no que diz respeito a Imortalidade da Alma, precisamos antes de tudo, termos nem definido em nossa mente, o seguinte:
1 - o conceito de Alma que chegou até nós, NÃO exprime na íntegra, o seu real significado dentro das Escrituras e, isso é facilmente observado, quando recorremos ao hebraico e, deparamo-nos com o termo NEFESH, o qual, dependendo do contexto em que estiver inserido, pode designar: pessoa(s), seres, vida;
3 - o conceito do estado de inércia/estático em que o homem se encontrava no momento em que foi criado e, o estado de vitalidade/vigor, o qual se deu após o homem receber da parte daquELE que o criou, o de fôlego de vida;
4 - a formação do Ser Humano, deu-se através de 2(dois) componentes: Pó da terra e, o Fôlego de Vida. Portanto, é ERRADO afirmar que na criação destre Ser Humano foi inserido dentre dele, uma Alma.
Observem atentamente nos textos abaixo, a palavra em destaque: Nefesh Hayah, e percebam que, no processo de criação de Elohim, quer seja no que tange a criação do homem, quer seja na criação dos demais seres que o antecederam, Nefesh Hayah, encontra-se presente:
Gn 1:20 " E disse Elohim: Produzam as águas cardumes de Seres Viventes(Nefesh Hayah) e, voem as avrs acima da terra no firmamento do céu. Criou, pois, Elohim os montros marinhos e, todos os Seres Viventes que se arrastavam... "
Gn 1:21 " Criou, pois, Elohim, os monstros marinhos e, todos os Seres Viventes(Nefesh Hayah) que rastejam, os quais povoam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E, viu Elohim que isso era bom."
Gn 1:24 " E disse Elohim: Produza a terra Seres Viventes( Nefesh Hayah) segundo as suas espécies; animais domésticos, répteis e, animais selvagens segundo as espécieis e, assim foi."
Gn 2:7 " E formou YHWH Elohim o homem do pó da terra e, soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida(Nishamat Chayim) e, o homem tornou-se Alma Vivente (Nefesh Hayah)."
Observem que nos três primeiros textos de Gênesis(1:20; 1:21; 1:24) citados acima, o termo NEFESH HAYAH, usado para designar todos os animais criados por YHWH e, aos que segundo a sua ordem, foram produzidos pela terra e, pela água, foi traduzido por SERES VIVENTES, mas esse mesmo termo, NEFESH HAYAH, usado para designar homem criado por YHWH, foi traduzido por ALMA VIVENTE! Por que será?
Como podemos perceber, tanto os animais selcagens, quanto os animaois que se rastejam, que voam acima da terra em no firmamento do céi, bem como os animais aqáticos, bem como as ervas da terra e, as árvores frutíferas e, do mesmo modo o homem, são Seres criados por YHWH, isto é, são NEFESH (נפש), mas com uma DIFERENÇA! E, que diferença é essa? A que está relacionada ao processo de vivificação dessas Nefesh.
De acordo com as Escrituras, toda nefesh criada antes do homem, deu-se a partir de uma ordenança da parte do Altissimo sobre as águas e, a terra. E que ordem foi essa? E, a resposta é: a de produzirem Nefesh Hayah. No cumprimento dessa ordem, as águas e, a terra, produziram cada uma, seus seres viventes, isto é, produziram Nefesh Hayah ( נפש היה).
Como podemos perceber, a ordem e/ou, a palavra do Altíssimo, deu vida aos seres produzidos pelas águas e, pela terra! Já, no que diz respeito a criação do homem, o seu processo de vivificação, deu-se a partir do momento em que este recebeu do Altíssimo, o fôlego de vida, isto é, a Nishamat Cayim.
O que podemos concluir com essas palavras? E, a resposta é: TUDO o que YHWH criou, é Nefesh e, neste há vida! Portanto, na terra há vida; nos vegetais há vida; nos minerais há vida; nos animais há vida; no homem há vida! É essa concedia que torna esses Seres(Nefesh) em Nefesh Hayah.
Diante disso, podemos afirmar o seguinte: quando YHWH criou o homem, Ele criou completo, de modo que, TUDO o que o compõe, esteja em unidade com este Ser Humano, ou seja, sem divisão, sem independência. Daí, compreendermos que a mão direita, não é maior ou melhor que a mão esquerda; do mesmo modo, que os olhos não são mais importantes que os ouvidos! Tanto um quanto o outro, compõe o Ser(Nefesh).
Assim sendo, a partir do momento em que o homem foi criado, na sua formação temos: corpo, emoções, intelecto, órgãos sensoriais, cérebro, coração, pulmão, rins, nervos, vasos sanguíneos, dentre outros! Porém, todos esses componentes, juntamente com o homem criado, estavam desprovidos de ação, estavam inertes, ou seja, não possuiam vitalidade, MAS, a partir do momento em que o Altíssimo soprou nas narinas dete homem, a sua nishamat chayim, este(homem) e todos os componentes vitais que o compõe, foram ativados, tornando-o em um Ser Vivo/Ser Vivente e, aí ... o coração deste homem, começou a bater e, a bombear o sangue, o qual passou a fluir nas veias, irrigando e, oxigenando o cérebro. Nesse momento, o homem pasou a ter conhecimento de sua própria existência.
Um exemplo que podemos citar para tornar ainda mais fácil o entendimento acerca da criação do homem, é o seguinte: Imagine o leitor, uma pessoa que há um bom tempo anseia comprar uma televisão nos padrões que ele sempre desejou. Essa pessoa após ter o valor para comprar a tão sonhada televisão, vai até uma loja de eletro domésticos e, a compra. Ao ir no estoque da loja retirar a televisão, o funcionário mostra todos os componentes que acompanhavam o aparelho: tomada, plugs e, controle reomoto. Constatando que estava tudo em ordem com o aparelho, isto é, ao constatar que a televisão estava COMPLETA. o homem a levou pra casa, mas enquanto o homem NÃO ligou a tv na tomada e, apertou o play, ela se manteve estática, mesmo tendo todos os aparatos para desempenhar sua função!
Em outras palavras, o que queremos explicar é o seguinte: da mesma forma que a televisão ao ser fabricada, é acompanhada por outros componentes fundamentais para o seu funcionamento, não receber energia... se não tiver alguém para apertar o play, ela não funcionará! O mesmo se deu na criação do homem! Não bastou criá-lo completo com todos os componentes fundamentais para sua existência, fez-se necessário ativá-lo, de modo que o funcionamento desses componentes testificassem que no homem criado, há vida!
Também, convém mencionarmos o seguinte: embora há quem acredite e apregoe que, na criação do homem, formou-se um corpo do pó da terra e, dentro deste corpo foi inserido uma "alma", que na concepção destes, mesmo após a morte do homem, essa alma continua consciente do que se passa a sua volta, com lembranças da vida que viveu e, com suas emoções! Porém, quando analisamos as Escrituras, fica nítido que esse tipo de pregação NÃO condiz com os ensinos escriturais! E, por que assim afirmamos? E, a resposta é: porque afirmação do tipo: " com a morte do justo, a "alma" deste vai para o céu e, lá aguarda em descanso o dia da ressureição, enquanto que os ímpios, ficam no sheol em tormento aguardando o dia do juízo, NÃO FAZ SENTIDO! NÃO tem respaldo Escritural! O que as Escrituras nos ensina é: o HOMEM foi criado do pó da terra E, não que o CORPO foi criado do pó da terra! Portanto, é o Ser em sua TOTALIDADE que retorna para o pó da terra, ou seja, com seus músculos, nervos, coração, pulmão, rins, pele, olhos, boca, ouvidos... emoções e, esperança!
Precisamos ter em mente o seguinte: de acordo com as Escrituras, com a morte, o que temos é o DESCANSO, o SONO! Logo, tanto o justo, quanto o injusto, descansam no pó. E, no dia da ressurreição, um ressuscitará para honra e, o outro para a desonra.
Atentarmo-nos para esse fato, é muito importante, sabem por quê? Porque quando não temos o discernimento de que o homem NÃO é um CORPO, mas SIM, um SER(Nefesh) em sua totalidade, isto é, um Ser completo, cuja formação se deu com o pó da terra e o fôlego de vida, dificilmente conseguiremos compreender que, com a morte, o que torna ao pó NÃO é o Corpo, mas SIM, o Homem em sua totalidade/ Ser completo.
Vejamos o texto abaixo:
Gn 3:19 " No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes para a terra, pois dela fostes formado; porque tu (grifo nosso: homem) és pó e, ao pó tornarás."
Assim sendo, essa teoria fantasiosa na qual se afirma que, com a morte, a "alma" sai do corpo, que fica vagando feito alma penada, ou como afirmam alguns, que esta(alma) vai para o céu, ou para o inferno, NÃO TEM RESPALDO BÍBLICO! O que as Escrituras nos ensinam é que, com a morte, o homem feito do pó da terra, torna para o pó, juntamente com tudo que o compõe. Por isso, no pó não há lembrança, não há louvor, nem mesmo ira, cobiça, ganância, sonhos, injustiça, bondade, maldade, coragem, covardia, medo, ousadia... pois com a morte, TUDO jaz no pó!
No que diz respeito ao fôlego de vida, n usência deste, como já mencionamos, o homem torna para o pó do qual foi feito, PORÉM, esse fôlego(Nishamat) torna para aquele a quem pertence, a saber: YHWH.
Vejamos o texto abaixo:
Eclesiastes 12:7 " E o pó volte a terra, como o era e, o espírito de vida (Ruach Hayah) volte a Elohim que o deu."
Observaram que, o texto de Gn 3:19, quanto o texto em Eclesiastes, em NENHUM momento afirmam que é o Corpo que torna para o pó, mas SIM, o HOMEM, o qual foi criado do pó da terra em sua totalidade? Daí, compreendermos que, o que é pó, para o pó retorna e, o que é de Elohim, retorna para Elohim.
Agora que já fizemos um breve resumo acerca do que foi abordado no estudo anterior: " Compreendendo a respeito do que é "Alma" (Nefesh), convém mencionarmos a respeito do Fôlego de Vida, o qual, sob à Luz das Escrituras, contribuirá para a compreensão do que nos propomos abordar nesse estudo: É ou não, a "Alma" imortal?
COMPREENDENDO A RESPEITO DO QUE É FÔLEGO DE VIDA - NISHAMAT CHAYIM
Como já vimos anteriormente, quando YHWH criou o homem do pó da terra, este foi criado completo, isto é, com tudo que o compõe. Vimo também que, esse mesmo homem, em princípio era tão somente um Ser(Nefesh) em um estado inerte/estático e, que para se tornar em Nefesh Hayah (Ser vivente), precisou receber daquEle que o criou, fôlego de vida! É justamente nesse pnto que queremos chegar!
Observem que, foi através do fôlego soprado eplo Altíssimo nas narinas do homem, que este se tornou em um Ser vivente, ou seja, em Nefesh Hayah. É esse fôlego que vivificou o homem criado do pó da terra, juntamente com tudo o mais que o compõe, tais como: coração, cérebro, pulmão, órgãos digestivos, músculos, órgãos sensoriais, emoções, dentre outros. Enfim, o homem em toda sua totalidade, foi vivificado, de modo a tomar conhecimento do que se passava a sua volta, bem como de sua própria existência.
Diante disso, de acordo com as Escrituras, o que nos torna Seres viventes, isto é, pessoas com vida, é esse fôlego soprado nas narinas do homem, pelo Altíssimo. E, a partir do momento em que esse fôlego nos é retirado, o que antes era Nefesh Hayah, passa a ser Nefesh sem vida, ou seja, um Ser morto.
Vejamos o texto abaixo:
Gn 7:22 " Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida ( Nishamat chayim) em suas narinas, tudo o que havia em terra secam morreu."
Deuteronômio 20:16 " Porém, das cidades destas nações, que YHWH teu Elohim te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego (Nishamat) deixarás com vida."
Josué 11:11 " E a todosos que nela estavam, feriram ao fio da espada, e totalmente os dfestríram; nada restou do que tinha fôlego, e a Hazor queimou a fogo."
Observando as versões: Almeida Corrigida e Revista e Atualizada, percebemos que no texto acima, o termo Nefesh foi traduzido por TODOS, daí a necessidade de analisarmos o texto citado em todo o seu contexto, afim de verificarmos qual o significado que melhor se encaixa para o termo NEFESH e, nesse caso, de acordo com o que temos aprendido, o significado de Nefesh no referido texto é: Pessoas.
Vejam, que o texto narra os acontecimentos que se sucederam com a tomada do território de Hazor, que ficava em Canaã, por Yehoshua( corrompido para Josué). Com essa conquista todas as NEFESH (PESSOAS), que alí habitavam, foram mortas ao fio da espada, dentre elas, o seu rei, de modo que nada restou do que tinha fôlego.
Assim sendo, cremos que a forma correta do texto citado seja: " E as PESSOAS que nela estavam, feriram ao fio da espada, e totalmente as destruíram; nada restou do que tinha Nichamah, e a Hazor queimou a fogo."
Observem também que, na tradução feita em inglês, Nefesh foi traduzido por Almas ( Souls).
Josué 11:14 " E todos os despojos destas cidades, e o gado, e oso filhos de Yeshurun tomaram para si; tão somente a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os destruíram; nada do que tinha fôlego (Nishamat) deixaram com vida."
1Rs 17:17 " E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlefo (Nishamat) ficou."
Salmo 150:6 " Tudo quanto tem fôlego(Nichamah) louve a YAH. Louvai a YAH."
YeshaYahu(Is) 2:22 " Deixai-vos do homem cujo fôlego(Nichamah) está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?"
YeshaYahu(Is) 57:16 " Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito (Ruach) perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz."
Como podemos observar, é o fôlego (Nishamat) que nos vivifica, fazendo com que os componentes vitais para nossa existência, desempenhe a sua função. No momento em que nos é retirado esse fôlego, MORREMOS! Retornamos ao pó! É com a morte que deixa de existir em nós, vitalidade! Deixa de existir em nós, a percepção do que se passa a nossa volta!
Abaixo, colocamos 3(três) textos onde podemos perceber que, Nefesh morre:
Lv 19:28 " Não fareis incisões no corpo por algum morto (Nefesh) e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou YHWH."
Nm 6:6 " Todos os dias da sua consagração para YHWH, não se aproximará de um cadáver (Nefesh)."
Nm 19:13 " Quem tocar num cadáver (Nefesh) humano e, não se purificar, contamina o tabernaculo de YHWH; essa pessoa (Nefesh) será eliminada de IsraEL; porque a água purificadora não foi aspergida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia."
Vejamos outros textos, em que Nefesh foi traduzido para cadáver:
Ageu 2:13 " E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto (Temê Nefesh), tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E, os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda."
Observem o mesmo texto acima, em hebraico:
אמֶר חַגַּ֔י אִם־יִגַּ֧ע טְמֵא־נֶ֛פֶש בְּכָל־אֵ֖לֶּה הֲיִטְמָ֑א וַיַּעֲנ֧וּ הַכֹּהֲנִ֛ים וַיֹּאמְר֖וּ יִטְמָֽא
אמֶר חַגַּ֔י אִם־יִגַּ֧ע טְמֵא־נֶ֛פֶש בְּכָל־אֵ֖לֶּה הֲיִטְמָ֑א וַיַּעֲנ֧וּ הַכֹּהֲנִ֛ים וַיֹּאמְר֖וּ יִטְמָֽא
Números 19:11 " Aquele que tocar o cadáver de algum homem ( nefesh adam vtemê), será imundo sete dias."
Observe o mesmo texto acima, em hebraico:
הַנֹּגֵ֥עַ בְּמֵ֖ת לְכָל־נֶ֣פֶשׁ אָדָ֑ם וְטָמֵ֖א שִׁבְעַ֥ת יָמִֽים
Com base nos textos citados acima, reflitam no seguinte: Caso os tradutores tivessem realmente interesse de se manterem fiéis a sua tradução de NEFESH como Alma, porque então traduziram esse termo nos textos citados acima, como CADÁVER , CORPO MORTO e, PESSOA MORTA? A resposta é simples: Porque do contrário, NÃO conseguiriam explicar e, manter a teoria da imortalidade da alma que eles tanto defendem. Como poderiam diante de tais textos, afirmar que Nefesh, traduzido por Alma, morre?
E, nisso, mais uma vez percebemos que a tradução incorreta do termo Nefesh, tem feito com que muitos adotem para si conceitos greco-romanos, conceitos totalmente contraditórios do que nos é ensinado nas Escrituras, nos quais o termo "Alma", tradução do termo Nefesh, NÃO exprime o real conceito que esse termo possui no hebraico.
Diante disso, RESUMIMOS nosso estudo da seguinte maneira: NEFESH é um conceito concreto. Infelizmente, ao ser traduzido para o grego como Alma, adotou-se para Nefesh um conceito abstrato. No Dicionário VINE, encontramos os seguintes dizeres: " o problema com o termo Alma é, que em nenhum equivalente ao termo ou, a idéia por trás dela, é representado no idioma hebraico." Pg.34
Assim sendo, embora Nefesh seja um termo polissêmico, ou seja, possui significados distintos ( vida, ser, seres, pessoa(s), cadáver), Nefesh JAMAIS nos foi apresentado no Velho Testamento como sendo algo independente, invisível e, imaterial do Ser, ao contrário! Nefesh nos é apresentado como uma totalidade do Ser criado, revela-nos unidade desse Ser com tudo que o compõe e, no momento em que o que vivifica essa Nefesh é retirada, o ser em sua totalidade torna para o pó do qual foi feito.
Portanto, fica notório que Nefesh NÃO é imortal! Logo, Alma que é uma tradução desse termo, também NÃO pode ser considerada imortal! E, do mesmo modo, também NÃO pode ter um significado diferente do termo do qual provém. Uma coisa é certa: Nefesh, Não é algo inserido dentro do homem. Nefesh é o próprio homem! É , é esse Ser criado por Yah Elohim que, com a retirada do fôlego de vida, MORRE!
Diante disso, cremos que Nefesh/Alma é uma pessoa, a qual tem SEDE (Is 29:8; Sl 42:2); fica ABATIDA (Sl 42:5); MORRE ( Ez.18:4 ); sente AMARGURA (Jó 10:1; Jó 27:2); sente TRISTEZA(Sl 119:28); tem LEMBRANÇAS (Lm 3:20); sente ANGÚSTIA (Sl 88:3); é castigada com JEJUM (Sl 69:10); ANSEIA por Elohim(Sl 42:1); é DESPERTADA (Sl 57:8); SUSPIRA (Sl 84:2); recebe CURA ( Sl 41:4); tem DESEJO (Is 26:9); ABENÇOA( Gn 27:4)
Abaixo colocamos alguns imagens forjadas na mente do homem, afim de fazê-lo acreditar que com a morte a alma sai do corpo, como algo distinto e, independente do Ser. É esse conceito e/ou paradigma de imortalidade da Alma que precisa ser desfeito, de modo que o homem compreenda que ele não é um corpo, mas sim, um Ser (Nefesh) humano criado do pó da terra, vivificado pelo fôlego de vida, que lhe fora concedido por YHWH e, na ausência deste fôlego, o homem morre, assim como os demais seres também morrem, quando o que lhes dá vida, é retirado deles.