O Evangelho da Salvação nos Basta!

 
 
Shalom!
 
O objetivo desse nosso estudo é, abordarmos um tema que, em razão de não ser compreendido por muitos, faz com que pessoas deixem de viver em novidade de vida! Deixem de viver o Evangelho que Yeshua veio trazer da parte de Yah Elohim.
 
E, quando falamos de Evangelho, NÃO estamos falando de textos contidos no livro de MatitYahu; Marcos, Lucas e Yohanan(Jo)... estamos falando de um Evangelho que, por si só nos basta! Um Evangelho que veio alcançar as coisas loucas desse mundo, para confundir as sábias; as fracas para confundir os fortes; as desprezíveis e, as que não são, parar aniquilar as que são! (1Cor 1:27-28)
 
Abordarmos esse assunto, na nossa concepção, é de grande importância, pois é através deste Evangelho, que o indivíduo tomará conhecimento do que era, do que passou a ser e, a quem passou a Servir!
 
É esse Evangelho que nos foi enviado, afim de que, conhecendo a Elohim e, sujeitando-nos a sua Palavra... a sua vontade, com ESTE viéssemos a nos fazer Um, de modo a manifestarmos o que da parte dESTE, temos recebido. 
 
Entretanto... muitos são os que, por não compreenderem o que é o Evangelho, o apresentam como sendo os frutos e/ou obras de Justiça, oriundos de um viver em novidade de vida! PORÉM, o Evangelho NÃO são os frutos, mas SIM, o que nos move, a manifestá-los!
 
A percepção do que é o Evangelho, faz com que o indivíduo compreenda que, a Centralidade deste, está relacionado ao Sacrifício de Yeshua no madeiro! E, atentar-se para esse fato, é fundamental para que o indivíduo, sinta-se verdadeiramente livre... verdadeiramente perdoado... verdadeiramente amado... 
 
Quando a pessoa não compreende o Ápice do Evangelho, NADA LHE É O BASTANTE! NADA LHE É O SUFICIENTE! Daí, estar sempre se esforçando em dar primeiramente frutos, para provar pra si mesmo que é servo de Elohim, temente a Elohim e, cumpridor de sua Palavra. E, por assim agirem, tornam o sacrifício de Yeshua, como algo INSUFICIENTE e/ou INCAPAZ, de conceder-lhes o que tanto precisam: paz; perdão para seus pecados; libertação; cura; dons espirituais...!
 
Precisamos ter em mente o seguinte: NÃO somos salvos pelas obras que fazemos! Nem pelas festas das quais participamos; Nem pelo que vestimos; nem pelo que comemos ou deixamos de comer! Somos salvos, porque recebemos o Evangelho e, por compreendermos a sua mensagem, escolhemos ser fiel a Palavra do Altíssimo, de modo que os frutos do Evangelho em nós, seja para vida Eterna!
 
Daí, compreendermos que, o fazer algo pensando que está acrescentando e/ou justificando o que por si só, já é Perfeito e Pleno, não traz segurança;não concede salvação! A nossa segurança está no crer que a mensagem do Evangelho traz consigo o Caminho Perfeito a seguir... a instrução Perfeita para andarmos segundo a vontade do nosso Elohim, de modo que, na Obediência, por ESTE sejamos abençoados!
 
Que possamos trazer a todo instante a memória o seguinte: O Evangelho da Salvação nos basta! Logo, Não somos salvos pelas obras que realizamos, ao contrário! Realizamos obras em prol do Reino de Yah Elohim, porque pela sua benevolência, fomos Salvos!
 
Um ponto IMPORTANTE e, que precisa ficar bem claro através desse estudo é o seguinte: NÃO estamos falando que, o receber as Boas Novas/Evangelho da Salvação, é sinônimo de uma vida à base de "sombra e, água fresca" nesse mundo! Não estamos aqui afirmando que, a pessoa no momento em que recebe o Evangelho, não precisará dar testemunho de sua emunah! NÃO É ISSO! Até porque, de acordo com o ensino escritural, sabemos que obra NÃO salva, porém, aquele que tem emunah, deve dar testemunho do que crê! Portanto, o receber o Evangelho, requer daquele que o recebe, AÇÃO! E, essa ação, NÃO pode ser feita com o intuito de tornar eficaz o que já é EFICAZ e, perfeito o que já é PERFEITO!
 
Atentemo-nos para o seguinte fato:  o Evangelho é o elemento principal na vida de quem o recebe! É através desse Evangelho que, passamos a conhecer o nosso Elohim e, à medida que o conhecemos, vamos sendo libertos de conceitos/doutrinas errôneas que, ao invés de trazer edificação, e um crescimento espiritual na vida do crente, serve apenas como pedra de tropeço. 
 
Por isso, enfatizamos a importância de compreendermos acerca do Evangelho, para que, diante das adversidades, das lutas que travamos diariamente; do descaso; do abandono e das injustiças que sofremos, tenhamos a seguinte certeza: a Graça de Elohim nos basta! A sua Palavra, a sua instrução, o seu Evangelho/Boas Novas, amplia nossa visão no Reino Espiritual, revelando nossa dependência de Elohim! E, é nessa dependência, que consegumos alcançar a estatura certa, para habitarmos debaixo da Tenda/Proteção de Yah Elohim.
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Lucas 18:10-13  " Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Elohim, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Elohim, tem misericórdia de mim, pecador!"

 

Como podemos perceber no texto em Lucas 18, embora o fariseu apregoava suas obras de justiça; a sua "fidelidade" para com o Evangelho/Palavra do Altíssimo, quem saiu do Templo justificado, foi o publicano, o qual exaltou a Elohim, quando reconheceu a grandiosidade dESTE, em perdoar todos quanto se arrependem de seus maus caminhos! O Publicano compreendeu a mensagem do Evangelho ... a mensagem das Boas Novas, a qual tem por base, o Amor, no qual, encontramos o Perdão!
 
Por isso, mais uma enfatizamos o seguinte: o Evangelho não é o que fazemos! O Evangelho é o que nos move a fazer algo que resulte em frutos de Justiça!
 
 
Vejamos também, o texto abaixo:
 
1 Coríntios 1:4-8  " Sempre dou graças ao meu Elohim por vós pela graça de Elohim que vos foi dada em Yeshua Hamashiach. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho do Mashiach foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Adon Yeshua HaMashiach, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Adon Yeshua HaMashiach."

1 Coríntios 1:10-11  " Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Adon Yeshua HaMashiach, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós."

 

Quando contextualizamos os textos acima, podemos perceber que, embora os crentes em Corintios tivessem sido enriquecidos no Mashiach com TODA sorte de benção, quer seja na Palavra, quer seja no Conhecimento, quer seja no recebimento de TODOS os Dons espirituais, os frutos do Evangelho que estavam sendo produzidos por eles, NÃO retratava o Evangelho que lhes fora apresentado, mas Sim, os frutos da carne, nos quais encontramos contendas; divisões e, facções.
 
Parafraseando, pautados no texto de Corintos 13, podemos dizer o seguinte: ainda que sejamos um poliglota(alguém que fala vários idiomas) ; ainda que falemos a língua dos anjos; ou adianta que tenhamos o Dom de Profecia e, tantos outros dons que contribuem para a edificação dos crentes na Congregação; ainda que nossas obras resultem no fortalecimento dos que se encontram fracos/necessitados, se no que fazemos, NÃO houver AMOR, se não houver entendimento acerca do que nos move a fazer algo, todo nosso esforço será em vão! 
 

Tito 2:11-12  " Porque a graça salvadora de Elohim se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente."
 
Como podemos perceber, através do texto acima, o Evangelho, como temos dito até aqui, NÃO se trata de obras, mas SIM, de instruções concedidas por Elohim ao homem, para que este, ao tomar conhecimento do Evangelho das Boas Boas Novas, por esta seja iluminado, de modo a renunciar a impiedade e, às concupisciências mundanas!
 
Portanto, NÃO damos frutos, com o intuito de tornar mais eficaz, o que por si só, já é Perfeito! O Dom da Salvação que nos foi concedido, é Pleno! Por isso, quando nos deparamos com pessoas que, afirmam sentir dentro delas, um vazio... a qual procuram preencher com obras e/ou ações sociais, uma solidão, que tende para a depressão e, em alguns casos, para o suicídio, é algo pra pensarmos: Como o Evangelho tem sido apresentado a estes que não tem noção do valor que possuem, para Yah Elohim? Como estes compreendem o sacrifício de Yeshua no madeiro?
 
Onde o Amor reina, não há espaço para solidão! Não há espaço para o "vazio no peito"! Não há espaço para angústia; nem para uma vida de aparências! Aquele que recebe o Evangelho da Salvação, sabe o valor que tem para o Altíssimo; por isso descansa, mesmo passando por mar bravio! A graça de Elohim lhe basta! 

Tito 3:4-7   "   Mas quando apareceu a benignidade e amor de Elohim, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Ruach Kadosh(Espírito Santo), que abundantemente ele derramou sobre nós por Yeshua HaMashiach nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna."
 
 
Atentem-se para o que nos é ensinado no texto acima: A salvação, NÃO se dá por obras de justiça, mas segundo a eficácia do amor de Elohim por nós, o qual teve seu ápice no Sacrificio de Yeshua HaMashiach, no madeiro!
 
Assim sendo, esperamos ter conseguido transmitir a você leitor a mensagem do Evangelho que nos foi concedido! Um Evangelho que tem por objetivo, trazer luz ao entendimento do homem, afim de que, iluminado, o homem escolha o Caminho bom; o Caminho da Vida Eterna! É esse Evangelho que por si só, é Perfeito; é Pleno e Eficaz!
 
Portanto, tenhamos na memória o seguinte ensino: As obras de Justiça, testifica o que somos e, o que cremos, PORÉM, por estas NÃO somos salvos! Nossa Salvação está na mensagem que o Altíssimo nos cncedeu, por meio do testemunho de Yeshua!