Abordando a Respeito das Congregações Descritas em Apocalipse 

Introdução
 
Antes de começarmos a falar sobre as sete congregações , vamos nos debruçar um pouco sobre o livro de Apocalipse, e tentar desmistificar alguns conceitos sobre o mesmo.
 
O estudo do livro de Apocalipse, sempre foi algo que gerou muita contovérsia e polêmicas, no entanto não é nosso objetivo  abordá-las aqui. O que pretendemos mostrar para os amados, através deste estudo, é que este livro tão importante para os crentes em Yahushua, nos trás uma série de revelaçoes importantes sobre sua segunda vinda e os aconteciemntos oriundos dela.
 
Outro ponto importante que procuraremos mostrar neste estudo, é que este livro, que na visão de muitos é tido como um texto complexo e controverso, não é um texto tão misterioso assim, a ponto de fazer com que muitos desistam de compreênde-lo e assim fazendo,perdem a oportunidade de entender as revelçaões ali contidas.
 
A primeira coisa que temos que nos atentar, para começamos a entender o livro de apocalise, é o seu próprio título. A palavra Apocalipse vem do grego Apokalipsis, que significa revelação, no sentido de tirar o véu, tirar aquilo que encobre. A etmologia da palavra já nos mostra que o objetivo do livro nunca foi de  esconder e sim revelar.
 
Logo no primeiro verso de Apocalipse, já fica muito claro que o Eterno através de seu filho e do Ruach, quer revelar as coisas que brevemente aconteceriam.
 
Apocalipse 1:1,2 - Revelação de Yahushua o ungido, que Elohim pai lhe deu para MOSTRAR aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele enviando por intermédio do seu anjo, notificou ( deu a conhecer) ao seu servo Yohanan, o qual atestou a palavra de Elohim e o testemunho de Yahushua o ungido, quanto a tudo que viu.
 
Quebrado esse paradigma, de uma visão melindrosa a cerca do livro de Apocalipse, vamos adentrar e tentar entender o contexto sob o qual viviam as sete congregações descritas no livro, tendo em vista que o mesmo foi enderçada a estas congregações.
 
 
As sete Congregações de Apocalipse
 
Como foi dito acima, as sete congregações do livro de Apocalipse foram originalmente as destinatárias deste livro, por isso se faz importante conhecermos um pouco sobre elas.
 
Essas congragações se situavm ana Ásia Menor, local onde hoje se encontra  uma parte do território da Turquia. Essa região foi onde o apóstolo Shaul realizou um grande trabalho de evangelização, conseguindo disseminar o evangelho por entre diversos povos  de cultura grega. Podemos confirmar isso em alguns textos dentro das escrituras como por exemplo Atos dos Apóstolos 19:26, que diz assim: ...e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
 
O texto citado acima deixa bem claro o quanto o evangelho já havia sido pregado entre os chamados gentios, mas não podemos nos esqucer que não havia só gentios entre os que congregavão naquela região, também muitos judeus abraçarama fé no verdadeiro evangelho,vejam o que diz esse versísculo em atos 18:19,20: Chegando a Éfeso, deixou-os ali, ele porém entrando na sinagoga, pregava aos Judeus. Rogando-lhes eles que premanecessem ali mais algum tempo, não acedeu.
 
Atos 19:17- E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Yahushua era engrandecido.
 
O motivo que levou o Eterno a escolher  justamente estas congragações ,a saber (ÉFESO, ESMINRNA, PERGAMO,TIATIRA,SARDES, FILADÉLFIA E LAODICÉIA), para serem as destinatárias destas cartas, não temos como saber. Uma coisa é certa,e as evidências testificam isso que, havia muitas outras congregações naquela a região, mas o porque destas terem sido escolhidas, continua sendo um mistério.
 
No entanto as advertênias feitas a estas congregações, contribuel e muito, para o nosso aprendizado, de modo que fiquemos atentos e de espirito pronto para não nos deixarmos levar pelas coisas do mundo e por ensinos errôneos.
 
 
 
 
 
 
 
 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode