Ceia

 

Nessa postagem estaremos abordando um assunto que é de grande importância a sua compreensão. Infelizmente em razão da má interpretação do que as Escrituras nos ensinam, o homem inventa e/ou cria conceitos fora dos princípios estabelecidos por Yahu, tomando como padrão o meio de onde sairam, na maioria das vezes do cristianismo protestante e/ou católico.

 

Diante disso, NÃO percebem que não é a Congregação do Yahu que imita o mundo, mas SIM o mundo que se esforça em imitar o que é feito na  respectiva Congregação. Essas pessoas não comprendem que o Evangelho Paralelo é exatamente aquele que procura ao máximo se assemelhar ao Original, ao que é Verdadeiro, de modo a ter êxito em seus feitos, cujo propósito é: matar, roubar e destruir.

 

Vejamos o que nos é revelado no texto em grego, citado abaixo e, descrito no livro de Mt26:26


26 Ἐσθιόντων δὲ αὐτῶν λαβὼν ὁ Ἰησοῦς ἄρτον καὶ εὐλογήσας
ἔκλασεν καὶ δοὺς τοῖς μαθηταῖς εἶπεν Λάβετε φάγετε τοῦτό ἐστιν τὸ σῶμά μου .


Atentemo-nos para a palavra em grego sublinhada no texto acima: "Λάβετε"  -  A tradução para essa palavra é: TOMAR, PEGAR, RECEBER. Essa forma verbal é usada no IMPERATIVO, expressando uma Ordem: TOMAI.


Fizemos questão de abordarmos a respeito desse assunto, porque pelo fato de não conhecerem o contexto linguístico e morfológico das palavras contidas nos textos escriturais, há quem ensine que  no grego, não existe essa palavra e/ou termo TOMAI, procurando dessa forma invalidar o texto descrito em Mt 26:26.

 

Diante disso, PROCURAMOS MOSTRAR morfologicamente que a palavra TOMAI existe SIM no grego e, ASSIM AFIRMAMOS COM BASE no conhecimento do significado da palavra grega Λάβετε, que representa a forma verbal no imperativo, ou seja, uma ordem: TOMAI, foi exatamente isso que Yahushua nos ordenou a fazer ao instituir a Nova Aliança, ou seja, ordenou-nos a comer do seu corpo( simbolizado através do Pão) e, a beber do seu sangue( simbolizado através do vinho), os quais ELE sacrificaria como prova de seu genuíno amor para com a vontade do PAI, a saber: que todos sejam salvos e , cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.

 

Vejam abaixo as fontes nas quais nos baseamos para fazermos as análises morfológicas:

Noções do Grego Bíblico - Gramática Fundamental. Interativa com os autores via Internet. Lourenço Stelio Rega, Johannes Bergmann. Editora Vida Nova.

Observem o verbo Λάβετε destacado nas fotos abaixo, onde ele aparece conjugado na forma infinitivo no grego. Convém mencionar, afim de esclarecimento que, em grego a forma utilizada para demonstrar que o verbo está no infinitivo é a da primeira pessoa do singular do presente do indicativo ativo - Pag.32 . Já em nosso idioma, esse tempo verbal é empregado para enunciar um verbo (por exemplo: amar, partir, vender), diferente do grego, o qual usa: eu amo; eu vendo; eu compro, eu tomo,...

 

 

Realmente, Yahushua cumpriu toda a Lei, por isso estava apto a ir ao matadouro como um manso cordeiro, a morrer pelos nossos pecados e, no Santuário, local do Santo dos Santos aspergir seu sangue imaculado e puro, numa única vez, de modo a nos tornar remidos e justificados na emunah. Portanto, como cumpridor de toda a Lei, é certo que ELE participou da Pessach, MAS, instituiu durante essa festividade, a qual retratava a saída do povo Ivrim(hebreus) do Egito, uma Nova Aliança, na qual estava presente os seguintes elementos: o Pão e o Vinho.

Agora, o que precisamos ter em mente é: o Memorial instituído por Yahushua, diferente da celebração da Pessach, não foi instituído para lembrar a saída do Egito, nem o período em que o povo caminhou pelo deserto, MAS SIM, para que trouxéssemos a Memória o que nos dá esperança de Vida Eterna. Trazermos a memória o que nos tornar vencedores em meio as batalhas do dia a dia, em meio as aflições do dia a dia! Trazermos a memória que não mais somos escravos do mundo e, desse mundo não fazemos mais parte, pois mediante o Sacrifício de Yahushua, recebemos um Novo Nascimento, no qual passamos a ter uma nova identidade no reino espiritual : Sacerdotes de Yahu Elohime, uma nova filiação: a de Filhos de Yahu Elohim.

A Ceia que hoje realizamos, NADA TEM HAVER com mitraísmo, MAS SIM, como a ordenança que Yahushua nos deixou, de modo que TODA VEZ QUE nos reuníssemos em seu NOME, ou seja, NA AUTORIDADE DE SEU NOME, trouxéssemos a memória o sacrifício que por amor, ELE se submeteu a vontade do PAI Yahu, para que através de sua morte, todos quanto o recebesse, nELE morresse para o pecado e, nELE ressuscitasse para a Vida e, Vida Eterna.

Observem que no texto em Mt 26:26, fica claro que a Ceia instituída por Yahushua, tinha um propósito: um Memorial a ser realizado somente após a sua morte, pois do contrário NÃO seria um memorial!

Diante disso, ao contrário da Pessach que era realizado anualmente, a Ceia Instituída por Yahushua, deu-se para instituir uma Nova Aliança, a qual NÃO era para "encher a barriga de ninguém" com comida e bebida, como estava sendo feito na Congregação em Corinto (1Cor.11:17-34), MAS SIM, trazer-nos através de um Memorial, a lembrança do seu sacrifício por nós. E como ELE mesmo nos ensinou, esse Memorial é pra ser feito TODA VEZ QUE NOS REUNÍSSEMOS EM SEU NOME! Como podemos observar, não estipulou-se dia, nem hora, mas SIM: TODA VEZ QUE NOS REUNIRMOS EM SEU NOME.

Por isso, convém nos atentarmos para o significado do Sacrifício de Yahushua. O significado da Nova Aliança por ELE instituída, afim de compreendermos que a lembrança de seu Sacrifício,  traz-nos à memória que um preço foi pago, para que viéssemos a ter a chance de voltarmos ao ponto de partida, isto é, ao ponto em que fomos feitos a imagem e semelhança de Elohim, por meio da renovação de nossa mente em Yahushua o Ungido.

Um outro ponto importante a ser mencionado é o seguinte: a Congregação do Yahu, cujo Governante é Yahushua, nada tem haver com o que as outras instituições religiosas praticam. Infelizmente é comum encontrarmos pessoas comparando as ordenanças de Yahushua o Ungido, com o que essas instituições religiosas fazem e, esquecem que NÃO é a Congregação do Yahu que as imita, pois as instruções de Yahushua para nós, vieram antes que estas instituições se firmassem com suas doutrinas! Daí compreendermos o papel do evangelho paralelo, o qual se apresenta parecido com o Verdadeiro, afim de desviar se possível for, os que se encontram na Verdade.

Portanto, o que Yahushua instituiu com a Ceia, NÃO foram preceitos religiosos, MAS SIM um Memorial, no qual os que o recebessem, trouxessem a memória o amor que Yahu manifestou em nosso meio, através de seu seu filho. A Nova Aliança instituída por Yahushua tem a simbologia espiritual, na qual através dos elementos apresentados na Ceia, reporta-nos ao sacrifício por ELE realizado no madeiro.

Aos que estão se deparando agora com a Verdade que nos foi concedida por Yahu, através de seu Filho Yahushua, enumeraremos algumas perguntas que poderão ocorrer no início da caminhada, em busca do conhecimento acerca da Ceia instituída por Yahushua, a qual marca o início da Nova Aliança:

 

1 - O que é a CEIA instituída por Yahushua?

 

2 - Por que Yahushua a instituiu?

 

3 - Quais os elementos que fazem parte da CEIA instituída por Yahushua? E quais são os seus significados?

 

4 - Qual o significado dos elementos instituídos na CEIA?

 

5 - Quando celebrar a CEIA?

 

6 -  Quem pode participar da CEIA?

 

7 - Como deve ser realizada a Ceia?

 

Vejamos as respostas aos pontos enumerados acima:

 

1 - A Ceia intituída por Yahushua, é um Memorial do sacrifício de sua morte e ressurreição em nosso favor. Um Memorial com significado espiritual e, que faz uso de elementos físicos.
 

2 - A Ceia foi instituída por Yahushua, para que o fizéssemos em memória dele. Daí a Ceia ser um Memorial, pois somente após a morte do Ungido, é que passaria a ser realizada.

 
"Tomem e comam, isto é o meu corpo."
 
"Fazei isso em memória de Mim".
 
 
Como podemos constatar nas Escrituras , a Ceia é feita "em memória",ou seja, é feita na ausência de Yahushua e, não quando estivermos pessoalmente com ELE. Do contrário, não poderá ser em memória, visto que memória diz respeito a coisas que passaram e, não ao que diz respeito as coisas presentes. 
 
Portanto, quando Yahushua disse: " fazei em memória de Mim, é para realizarmos a Ceia em Memória de sua morte e da sua ressurreição. 
 
Por este motivo as palavras do Ungido, que diz: 
 
Mt 26: 26-28 "Quando estavam a comer, Yahushua pegou no pão e, abençoando-o, partiu-o em pedaços, deu-os aos discípulos e disse: "Tomem e comam, porque isto é o meu corpo. E levantando um cálice com vinho, agradeceu a Yahu Elohim por ele, entregou-o aos discípulos e disse: "Que cada um beba dele, porque isto é o meu 'DAM' (sangue), que torna firme o Novo Testamento, e é derramado para perdoar os pecados de muitos."
 
Marcos 14:22-26 " Enquanto comiam, Yahushua pegou num pão e, pedindo a bênção de Yahu Elohim sobre ele, partiu-o e deu-o aos discípulos: "Comam. Isto é o meu corpo. Depois, pegando num cálice com vinho, deu também graças a Yahu Elohim por ele, e distribuiu-o aos discípulos e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu 'DAM' (sangue), derramado a favor de muitos, para confirmar o Novo Testamento entre Yahu Elohim e o homem. Solenemente declaro que não mais provarei vinho até que chegue o dia em que o beberei de novo no reino de Yahu Elohim. Cantaram então um hino e saíram para o Monte das Oliveiras."
 
Lucas 22: 17-20 " Pegou então num copo de vinho e, depois de ter dado graças, disse: "Tomem e repartam entre si, porque só tornarei a beber vinho quando tiver chegado o reino de Yahu Elohim. Depois pegou no pão e, dando igualmente graças a Yahu Elohim por ele, partiu-o e deu-o aos discípulos: Este é o meu corpo, que é dado em vosso favor. Façam isto em memória de mim. Depois da ceia serviu-lhes de novo um copo de vinho, dizendo: "Este vinho é o sinal da Novo Testamento, assinado com o meu 'DAM' (sangue), que é derramado em sacrifício por vocês.
 
Em nenhuma refeição Yahushua havia dito que aquele era o Seu corpo, e nem que aquele era o cálice do Seu sangue. 
 
 
- Os elementos que fazem parte da Ceia instituída por Yahushua, são: o Pão e o Vinho.
 
 
- O significado dos elementos instituídos na Ceia:
 
Como já dissemos, apenas dois elementos foram inseridos na Ceia instituída por Yahushua, são eles: a) o PÃO, para representar o Seu Corpo e; o VINHO, para representar o Seu Sangue. 
 
 
- Quando celebrar a Ceia?
 
Não há dia e nem hora definidos para a Ceia nas escrituras. O fato de Yahushua ter instituído durante a Sua última Páscoa, a Ceia, não indica que esta só deva ser celebrada nessa ocasião. 
 
A ordem dada por Yahushua foi essa: “Todas as vezes que comerdes o pão e beberdes do cálice.” Significa que não há dia e nem hora marcados para tal celebração. Ou seja, sempre que os irmãos estiverem reunidos e isso se tornar um "calor" no coração, então celebrem, com alegria, em memória de Yahushua até que Ele venha. 
 
 
- Quem pode participar da Ceia? 
 
Todos aqueles que crêem e confessam o Nome Yahu e, o de seu Filho Yahushua!
 
 
- Como deve ser realizada a Ceia?
 
Escrituralmente, não há a recomendação quanto a horário e o dia que a Ceia deve ser realizada! A única recomendação escritural é a seguinte: o partilhar do do pão e do vinho, em memória do Sacrifício de Yahushua por nós!
 
 
Resumindo sobre a Ceia de Yahushua:
 
- Devemos entender que ela não é uma refeição comum.
 
- A Ceia tem um importante sentido espiritual
 
- Ela significa o memorial do sacrifício de morte e ressurreição de Yahushua em nosso favor.
 
- Não devemos ser legalistas e proibir de tomar a Ceia pessoas que já creem no Nome Yahushua, mas ainda não foram imersos. A pessoa passa a fazer parte do Reino do Yahu, no momento em que crê e não quando é imersa.
 
- A Ceia é um pacto de sangue e deve ser praticada sem estarmos presos a datas ou horas, mas sim quando a Congregação estiver reunida.
 
 
Atenção: Não esqueçam de ler a postagem em anexo ao da Ceia: O Vinho relatado nas Escrituras. Nesse estudo é relatado o tipo de bebida usada na Ceia instituída por Yahushua. É um estudo que traz luz ao nosso entendimento. Bom estudo! Segue o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/ceia/o-vinho-relatado-nas-escrituras/

 

Deixe aqui seu Comentário

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode