Compreendendo o texto de 1Cor 6:12 " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém..."

 
É muito comum ao nos depararmos com o texto que se encontra em 1 Cor 6:12, ouvirmos as seguintes afirmações: podemos fazer tudo, mas nem tudo nos convém!? Como assim? 
 
O que nos chamou a atenção nesse texto, de modo a sermos levados a analisarmos melhor a mensagem que o apóstolo Shaul concedeu ao Corintos, foi o seguinte: Se TODAS as coisas nos são LÍCITAS, como explicar então o fato de na LICITUDE haver algo que NÃO nos convém? Se TODAS as coisas nos são LÍCITAS, por que então NÃO nos deixarmos dominar por nenhuma delas?
 
Há quem acredite que tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém, pelas seguintes razões: o não trazer escândalo aos que estão a nossa volta e, aos que são novos na emunah(fé). Para estes, o "Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo convém...", está associado a ações que possam prejudicar a moral, os bons costumes, dentre outros e, nisso, mais uma vez nos perguntamos: Pode na licitude de uma ação, haver algo que não convém?
 
Quando nos deparamos com o texto em 1Cor 6:12, o que vemos é o seguinte discurso: "TODAS as coisas nos são lícitas...!", e nisso, surge-nos a seguinte pergunta: será isso mesmo que Shaul está procurando ensinar aos crentes em Corintos? Caso seja, como conciliar o ensino por ele dado nos versículos anteriores, conforme lemos abaixo:
 
1Cor 6:9-10 " Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Elohim? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Elohim."
 
Assim sendo, foi meditando acerca desse texto em 1 Cor 6:9-10 e, 1Cor 6:12, que percebemos a necessidade de compreendermos o que estava sendo ensinado por Shaul aos crentes em Corintos, de modo que não haja dúvidas, nem confusão acerca do que é Lícito e, o que não convém. Daí a necessidade de uma contextualização no âmbito sócio-cultural, em seu respectivo tempo, afim de que tenhamos condições de compreendermos qual a mensagem que Shaul está transmitando para a Congregação estabelecida em Corintos. De início temos a seguite certeza: se TODAS as coisas nos são LÍCITAS, é evidente que na LICITUDE tudo nos convém! Então a questão é: que ensino é esse dado por Shaul que, para alguns, soa como contraditório em relação os versículos que antecedem o texto que se encontra em 1Cor 6:12?
 
Como podemos perceber, no texto que se encontra em 1 Cor 6:9-10, Shaul nos apresenta ações/atos que levam o homem ao erro, ou seja, a pecar, o que consequentemente, faz com que este perca sua herança no Reino de Elohim. Já no texto em 1Cor 6:12, ele nos apresenta o seguinte ensino: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém! E, nisso voltamos a mesma pergunta: Como assim? Há algo que NÃO convém no que é lícito? O que torna um ato lícito? Roubar é lícito? Cobiçar o que é dos outros é lícito? O embrigar-se é lícito? O viver na prática do adultério, fornicação, prostituição, é licito? O semear contenda entre irmãos, é lícito? NÃO!!! Esses atos não são lícitos! E, por NÃO serem lícitos, impedem o homem de herdar o Reino de Elohim, mas se TODAS AS COISAS nos são lícitas, não faz sentido que injustos, adúlteros, beberrões... não herdem o Reino de Elohim, afinal de contas: TODAS AS COISAS nos são lícitas!
 
COMPREENDENDO A RESPEITO DE ATO LÍCITO
 
Ato lícito é tudo aquilo que é praticado de maneira justa, em conformidade com a Lei e, segundo aos princípios que regem uma sociedade, tais como: os princípios religiosos, político, econômico e social. Assim sendo, nós crentes em Yahushua, devemos em nossos atos, manifestarmos princípios de Luz, de modo a darmos testemunho sobre o que cremos e, em quem cremos. Portanto, precisamos ter em mente o seguinte: Atos lícitos geram no indivíduo, frutos de vida, de contentamento, de alegria, de paz! Atos lícitos não traz sobre o indivíduo pesar, remorso, amargura! Na licitude, o homem desvia os seus pés do pecado.
 
COMPREENDENDO O DISCURSO DIATRIBE
 
Um dos meios que fizemos uso para compreendermos o ensino dado por Shaul aos Corintos foi, o Discurso de Diatribe. E, nisso, alguns podem se perguntar: "Que discurso é esse?"
 
O discurso Diatribe, é uma metodologia de ensino, muito usado por filósofos gregos da época de Shaul, onde através de DIÁLOGOS IMAGINÁRIOS, o locutor(filósofo) diante de seus ouvintes, faz uma pergunta e, ele mesmo as responde! Conhecedor da cultura grega, Shaul faz uso dessa mesma metodologia para ensinar aos Corintos, a respeito de um dos "jargões e/ou ditado popular, usado no meio deles, a saber: "Todas as coisas me são lícitas".
 
Ao fazer uso desse discurso imaginário, Shaul adentrou no universo grego dos Corintos, de modo que conhecendo-o, fosse capaz de se fazer entender por eles!
 
Assim sendo, quando Shaul diz: "Todas as coisas me são lícitas", ele usa um bordão grego, como quem concordando com ele, questiona a si mesmo a respeito desse bordão e, nisso, ele mesmo responde da seguinte maneira, o seu questionamento: Nem TUDO convém! Não me deixarei dominar por nenhuma delas!
 
Como podemos perceber, esse discurso de que TODAS as coisas nos são lícitas, NÃO é verdadeiro! Esse discurso, era um jargão/ditado popular existente em Corintos, provavelmente para justificar o modo de vida que eles estavam acostumados a vivenciar. Nisso, chega Shaul, fazendo uso desse discurso, para mostrá-los que essa visão era contrária ao ensino das Boas Novas e, que eles precisavam abandonar os atos/ações que os levavam ao estado de pecado, afim de se tornarem herdeiros do Reino de Elohim.
 
Resumindo, aquele que conhece a vontade do Yahu e, sujeita-se a essa vontade, anda em obediência, assim como fez Yahushua! E, onde há obediência, não se faz necessário sacrifício.
 
OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode