Transformando Águas Amargas em Àguas Doces!

 
Vejamos o texto abaixo:
 
Exodo 15:23-26 " Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moshe, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou a Yhwh, e Yhwh mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz de Yhwh teu Elohim, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou Yhwh que te sara."

 

Após IsraEl ter conseguido escapar da fúria de Faraó e, presenciado o milagre do Altíssimo, fazendo-os atravessar o Mar Vermelho em segurança, deparou-se com um grande dilema: a falta d'água! Como saciar a sede do povo e, de todo o seu rebanho no deserto? Como seguir adiante, rumo a terra que lhes fora prometida, se o que lhes faltava, limitava sua força; abatia-lhes o ânimo e, do mesmo modo, a confiança no Altíssimo?

Bem sabemos que, cada um conhece o deserto pelo qual tem percorrido e, o tempo que tem levado para percorre-lo, mas para quem deseja vencer as adversidades, tem que ter em mente o seguinte lema: "Marche"!

Para IsraEl, naquele momento, o que eles mais precisavam para de seguir adiante, era encontrar água que lhes saciasse a sede! E, quanto a você leitor? O que tem te faltado para seguir adiante? 

Percebam que, para que houvesse uma transformação nas águas, foi necessário que IsraEl se atentasse para os Estautos e, ordenanças dadas pelo Altíssimo! Somente através da obediência, IsraEl ficaria imune as enfermidades que assolaram o Egito!

Aquele que deseja vivenciar o milagre do Eterno, precisa inclinar-se para ouvir seus preceitos! E, em meio a falta d'agua potável, IsraEl tinha as seguintes opções: a) murmurar em razão do que lhe faltava ou; b) confiar na palavra do Altíssimo! Eles optaram pela murmuração, assim como nós, na condição deles, provavelmente também faríamos, diante da hostilidade do deserto; diante da falta d'água que nos saciasse a sede; diante da falta dágua para preprarar as refeições; a ser usada em nossa higiene pessoal... infelizmente, quando voltamos nosso olhar para o que nos falta, deixamos passar desapercebido, o que já nos foi dado!

Por isso, temos aprendido que, NÃO é o milagre que sustenta a emunha, mas SIM, a emunah que sustenta o milagre! 

A murmuração de IsraEL, minava-lhes o exercício da emunah; aborrecia a Yhwh... A confiança no Eterno precisava ser forjada, de maneira tal que, o atentar-se para os preceitos de Yah Elohim, trouxesse para IsraEl, cura; vida; renovo; salvação!

Portanto, o milagre que tanto esperamos em nossa vida, requer de nós emunah, a qual nos move a dar testemunho através da obediência! Se há em nós sede por transformação de vida; por transformação do quadro em que nos encontramos, esta, somente se dará mediante Obediência; no atentar-se a voz do Altíssimo! Na confiança que despositamos naquEle que temos como o provedor do que nos falta! NaquEle cuja palavra é a base da nossa emunah!

Um ponto importante que, chama-nos a atenção nesse texto em Exodo 15, é o cuidado que o Altíssimo manifestou para com seu povo IsraEl! Percebam que ELE não apenas deu as instruções a Moshe, para fazer com que as águas amargas se transformassem em águas doces, mas TAMBÉM, concedeu a cada tribo, uma fonte de água, de maneira que não houvesse briga/disputa por esta, entre irmãos! 

Assim sendo, o aprendizado que tiramos desse texto é: se porventura, durante a caminhada, viermos a ter falta de algo, não mumuremos!  Não busquemos colocar sobre terceiros, a culpa pelo que nos falta; pelo que nos aflige... busquemos sim, atentarmo-nos para a voz do Altíssimo; aos seus preceitos e, estatutos, pois a confiança que depositamosno no Altíssimo é, a combustão que nos leva a seguirmos adiante; é a combustão que nos faz acreditar que águas amargas, podem ser transfomadas em águas doces!

 

Para herdar o que lhes fora prometido, a emunah de IsraEl precisou ser lapidada!

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode