Amor NÃO é Caridade!

 
Shalom! 
 
Elaboramos esse texto para meditação, porque "vira e mexe", deparamo-nos com pessoas confundindo Amor com caridade, como se ambos, fossem uma coisa só, o que não é verdade! E, nisso, alguém pode até comentar o seguinte: " mas no que isso vai mudar minha vida? Qual a necessidade de sabermos conceituar um e outro? 
 
Bom... para nós, o  conhecimento sempre traz mudança em nossa vida! E, o ter conhecimento de causa, permite-nos a falar com segurança acerca do que cremos! E, por assim ser, dá-nos condições de servirmos como amparo; conselheiros e, fortaleza de nossos irmãos. Por isso, aquele que tem conhecimento, não é pego de surpresa! Ao contrário, este com o conhecimento adquirido, consegue visualizar portas, onde muitos, não conseguem enxergá-las e, encontra meios para abrí-las, quando muitos, não tem ânimo sequer, para girar a maçaneta!
 
Amor não é Caridade!!! 
 
Quanto a isso, NÃO temos a menor dúvida! Porém, é comum, depararmo-nos com discursos, nos quais se afirma o contrário! Daí, a necessidade de termos bem conceituado em nossa mente, o seguinte: tanto o Amor, quanto a Caridade, são ações! Entretanto, é o Amor que nos mover a prática da Caridade e, NÃO o contrário! 
 
Vejamos o texto abaixo:
 
1 Coríntios 13: 1-3  " Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
 
Percebam que, o texto em 1Cor 13 é claro em suas afirmações a respeito do Amor! Este é a combustão que deve nos impulsionar a fazermos o que nos é confiado... a dar de comer a quem tem fome; a dar de vestir, a quem se encontra nu; a dar de beber a quem tem sede; a fazer justiça para com o injustiçado; a sermos verdadeiros uns para com os outros; a sermos fiéis...
 
Está no Amor a base de tudo o que somos e, do que se faz necessário manifestarmos! Onde o Amor não se faz presente, todo nosso esforço, torna-se em vão!
 
Por isso, é importante compreendermos que, Amor NÃO é sentimento! Amor NÃO é caridade! E, por que assim afirmamos? Porque o Amor é Perfeito e, nele não há sombra de variação! E, é essa Perfeição que faz do Amor, a base da Torah... que faz do Amor, o maior de todo o mandamento da Lei!
 
Ora... sabemos que sentimentos mudam... às vezes aumentam, em outros casos, diminuem e, em alguns casos, deixam de existir! O mesmo ocorre com a caridade... hoje você a pratica, de acordo com suas condições físicas; financeiras  psicológicas, dentre outros! São essas variações/imperfeições que, dependem do que é PERFEITO, ou seja, do Amor, para serem aperfeiçoadas!
 
E, nisso, confirma-se o que nos foi ensinado: sem Amor, nada somos! Sem Amor, podemos até receber da parte dos homens, pela caridade que praticamos, honra, aplausos, porém, aos olhos do Altíssimo, todo nosso esforço é em vão! Porque, onde o Amor não se faz presente, não há como a caridade ser aperfeiçoada!
 
Assim sendo, aquele que vive o Amor, dá testemunho através da caridade! Porém, Caridade sem Amor de nada vale!