Compreendendo o texto de Rm 5:20

 
Quem já ouviu esse tipo de discurso: " o errar faz parte do crescimento humano"; "o problema não é errar, mas sim permancer no erro"; "aprendemos com nossos erros"; "cada erro é uma lição"... bom... no que diz respeito ao conceito Escritural, tais afirmações, NÃO se sustentam! E, sabem por quê? Porque se erro ensinasse a alguém, Israel teria errado uma única vez! Mas NÃO foi isso que aconteceu! Constantemente nos deparamos nas Escrituras, com IsraEl sendo repreendido pelo Altíssimo, através de seus profetas, em razão da desobediência para com as intruções de Elohim e, dentre os erros praticados estava: a falta de hesed(misericórdia) para com os necessitados(órfãos, viúvas e, estrangeiros); a injustiça; a falta de emunah(fidelidade; confiança; certeza) no Elohim Verdadeiro, sucumbindo dessa forma, a idolatria; dentre outros... 
 
Portanto, como podemos perceber, se errar servisse de ensino para alguém, no primeiro erro cometido por IsraEl, este teria aprendido com seus erros, de modo que, convertendo-se de seus maus caminhos, não sofreria os castigos impostos aos filhos da desobediência! Entretanto, como IsraEl continuava errando, ao invés de aprendizado, o que vivenciou foi humilhação; derrotas em batalhas tidas como certas de serem vencidas... E, nisso alguém pode se perguntar: "quando foi que IsraEl deixou de errar? Cremos que a resposta seja a seguinte: Quando IsraEl RECONHECEU os seus erros, CONFESSANDO-OS. ARREPENDENDO-SE deles,  para então, CONVERTENDO-SE de seus maus caminhos, se mantivessem firmes no fazer o que é certo, justo e, bom aos olhos do Altíssimo!
 
Daí, afirmarmos o seguinte: Não se aprende com os erros! Aprendemos, SIM, com o conhecimento de causa! Com instruções que nos possibilitem a fazer escolhas certas!
 
É claro que, todos nós estamos propensos a erros, afinal errar e, ou acertar, é uma questão de escolha com base no conhecimento que temos! Também Não estamos aqui afirmando que somos perfeitos, infalíveis e, imunes a erros... ao contrário! Estamos SIM, buscando nosso aperfeiçoamento no Amor, pois assim somos instruídos! O que nos propomos através desse desse estudo é, mostrar ao leitor que, embora estejamos propensos a erros, o conhecimento acerca do que o Eterno requer de nós, ajuda-nos a saber até onde podemos ir ; o que nos convém ou não fazermos; o que é lícito e ilícito, de modo que, em nossa obediência, aquEle que nos resgatou para o viver em novidade de vida, seja louvado, para sempre louvado!
 
Uma coisa é certa: se o homem aprendesse com seus erros, as Nações não viveriam em guerra! Não teríamos passado por 2(duas) Guerras Mundiais! Não haveria nações ameaçando uma as outras com lançamento de mísseis! A violência não atingiria índices alarmantes como temos visto em noticiários e, ao nosso redor! Assim sendo, esse discurso onde se afirma que aprendemos com nossos erros, que o cair faz parte; o que realmente importa é a glória do levantar; poder ser tudo: MENOS um ensino escritural!
 
Rm 5:19-21 " Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Yahushua o Ungido, nosso Adon."
 
Como podemos perceber no texto acima, NÃO é a prática do erro que nos leva a acertos, mas SIM, a prática da Obediência, na qual retratamos nossa fidelidade e; nossa confiança para com aquEle que temos a certeza, ser poderoso para nos concerder o perdão e, a vida eterna. Aí sim, na obediência e, na emunah, superabundará em nós, a graça de Elohim!
 
Por isso nos é ensinado o seguinte: sem emunah é impossível agradarmos a Yah Elohim, pois onde não há certeza, onde não confiança; onde não há segurança; onde não há fidelidade, também NÃO HÁ obediência E, onde não há obediência, o homem anda por sua própria conta e risco. 
 
Portanto, para que a graça de Elohim se faça presente na vida do homem, este precisa reconhecer seus erros e, tal reconhecimento se dá, quando este aprende o que é certo! É no conhecimento de causa, que podemos escolher que caminho desejamos seguir: "errar, achando que se aprende com os erros"; ou buscar conhecer a vontade do Altíssimo, de modo que colocando-a em prática, superabunde em nós a sua graça!
 
E, como perguntou o Apóstolo Shaul: " Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?" - Rm 6:1 -, e o mesmo deixa claro que NÃO! Logo, aprendemos que o cair 2; 3; 4 vezes... não faz com que nos levantemos 10 vezes mais fortes; nem 10 vezes mais santos e, menos propensos a erros, já que há quem acredite que se aprende com estes(erros), nem faz com que a graça de Elohim superabunde em nós! Ao contrário, o viver errando denota claramente a necessidade de ARREPENDIMENTO e CONVERSÃO! 
 
O estar atento as instruções do Altíssimo, leva-nos a andar em sua presença... leva-nos a buscarmos nEle a Perfeição, asism como ELE mesmo instruiu a Abraão: "ande em minha presença e sê perfeito." Bereshit(Gn) 17:1
 
Percebam que a instrução do Altíssimo para Abraão, NÃO FOI: "ande em minha presença e, de vez em quando, você pode dar umas quedas, afinal errar faz parte do aprendizado humano e, errando EU mesmo te levantarei! MAS SIM: "ANDE EM MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO!"
 
E, nisso chamamos a atenção para o seguinte fato: o Altíssimo nunca deu testemunho bom de alguém que andava na prática do erro! Ao contrário! Ele sempre deu testemunho de honra a respeito dos que andavam em seu caminho; que eram tementes a ELE; que procuravam fazer a sua vontade; que eram íntegros; idôneos; justos, como por exemplo: Noah; Abraão; Jó; Moshê...
 
Assim sendo, uma vez, pois, que o Altíssimo não se agrada de nossos erros, Não glorifiquemos nossas quedas! Mas sim, busquemos no conhecimento acerca da vontade do nosso Elohim, as condições necessárias para nos mantermos firmes; constantes; seguros; no que cremos e, em quem cremos! É na prática da emunah e, da obediência, que conseguimos agradar a Elohim, adorando-o em Ruach(Espírito) e, em Unidade.
 
 
Para quem desejar ouvir o áudio de nossa reunião em que abordamos o tema desse estudo, acesse o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/audio-de-estudos-biblicos/audio-de-estudos-biblicos-romanos-5-19-21/
 
OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.
 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode