Compreendendo o Texto que se Encontra em Marcos 7:15

 
 
Abordar esse tema, foi gratificante para nós, pois remete-nos a seguinte certeza: O amor do Altíssimo, não se baseia em legalismo forjado em doutrinas e, conceitos que nos afastam do que é verdadeiro e, do que é bom! O amor do Altíssimo, baseia-se no que é justo e, na sua justiça há paz; misericórdia; emuna; humildade...
 
Por inúmeras vezes, ao nos depararmos com esse texto em Marcos 7:15; o que ouvíamos era que tal texto fazia menção a liberação de todo e qualquer tipo de alimentos, pois em Atos é dito para não chamarmos de impuros o que YHWH santificou..., mas será que é isso mesmo que as Escrituras querem nos revelar?
 
À medida que fomos examinando as Escrituras, percebemos que o respectivo texto em Marcos, NÃO aborda acerca de comida, pois a respeito desse assunto, a Lei é clara e, objetiva, isto é, os Yehudim(judeus) sabiam o que podiam e, o que não podiam comer, pois Yah(Yh) Elohim estabeleceu quais eram os alimentos impuros, de modo que eles não os consumissem!
 
Assim sendo, o texto de Marcos, chama-nos a atenção para o que é a vontade do Altíssimo e, o que é o legalismo instituído pelo homem, legalismo esse que distorçe a Palavra de Elohim.
 
 
Vejamos então, o texto abaixo:
 
Marcos 7:1-15 " E juntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Yerushalayim. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os Yehudim(judeus), conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou YeshaYahu(Is) acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Elohim, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: bem invalidais o mandamento de Elohim para guardardes a vossa tradição. Porque Moshe disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta a YHWH; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Elohim pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem."
 
 
Lendo com atenção o texto acima, surge-nos a seguinte pergunta: 
 
1 - Uma vez, pois, que Yeshua o Ungido, NÃO veio revogar a lei, NEM os profetas, que tipo de ensino Ele estava transmitindo a seus discípulos e, aos demais que estavam a sua volta? Estaria Ele instruindo o povo a comer qualquer comida, indo contra o que lhes fora outorgado na Lei? ;
 
2 - O que Yeshua teve por objetivo desfazer através do ensino transmitido a seus discípulos e, aos fariseus que lhe questionavam?
 
 
Bom... compreender a respeito desse assunto, é de grande importância e, de edificação para os que almejam mergulhar no conhecimento a respeito de Elohim! Quando começamos a examinar esse texto, ficamos maravilhados pelo que conseguimos extrair dele! E, dentre o que compreendemos está o seguinte: Yeshua JAMAIS revogaria o que YHWH, transmitiu a seu povo, mediante suas ordenanças! 
 
Portanto, assim sendo, o que Yeshua procurou desfazer foi o LEGALISMO instituído pelos homens, legalismo este, sustentado por aparências, pela hipocrisia, pela falsa humildade, pela falsa santidade, as quais NÃO passam desapercebidas diante dos olhos do Altíssimo.
 
É esse legalismo, forjado na tradição humana, com ensinos e/ou doutrinas que distorciam a Palavra de Yah Elohim, que Yeshua veio desfazer, a fim de que a Palavra do Altíssimo resplandecesse sobre as trevas, trazendo assim, luz sobre o entendimento humano, acerca da boa e, agradável vontade de YHWH e, consequentemente, trazer libertação e, salvação para todos quanto dessem crédito a sua Palavra.
 
Dentre o legalismo combatido por Yeshua, está o que se refere ao lavar as mãos antes das refeições! É esse legalismo, o qual NÃO foi instituído pelo Altíssimo que Yeshua veio desfazer e, NÃO o abster-se de comidas impuras!
 
Daí, deparamo-nos com Yeshua falando o seguinte:" NADA há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar.". Assim sendo, NÃO é o comer com as mãos sujas, que contamina o alimento, de modo a torná-lo-o impuro! Pois o que é impuro, já foi estabelecido por Yah Elohim! Por isso, o comer com as mãos limpas ou sujas, não interferi na condição do alimento, isto é, não faz com que o foi estabelecido como puro, torne-se impuro e; nem o que foi estabelecido como impuro, torne-se puro!
 
É claro que no que tange a higiene pessoal, lavar as mãos é de grande importância, mas NÃO é acerca da higiene pessoal, que o texto faz menção, mas SIM, acerca do seguinte fato: aquilo que Yah estabeleceu como impuro/puro, não sofre interferência externa, de modo a mudar seu estado de pureza ou impureza. Logo, não é o comer com as mãos limpas ou sujas que determinará se o alimento tornar-se-á puro ou impuro.
 
Avançando em nossa leitura a respeito desse texto, deparamo-nos também com o texto que se encontra em Atos 10:10-16, onde lemos o seguinte: " E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um êxtase, então viu o céu aberto, e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda a sorte de quadrúpedes, répteis da terra e, aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Adon, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Elohim purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu."
 
Ao nos deparamos com esse texto de Atos 10:10-16, destacamos o seguinte: 
 
1 - Pedro ao ver os céus abertos, visualizou um objeto, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, descendo à terra;
 
2 - Nesse grande lençol havia todo tipo de animais: quadrúpedes; répteis; aves...
 
3 - Pedro ouviu a seguinte ordem: levanta-te, mata e come;
 
4 - Pedro se recusou a obedecer a ordem recebida;
 
5 - Pedro foi repreendido por chamar de impuro, o que YHWH santificou.
 
 
Bom... a compreensão que tivemos a respeito desse texto, deixou-nos ainda mais maravilhados, pois verdadeiramente Yah(Yh) é bom! E, alguns podem assim falar: Sim, sabemos que Ele é bom, mas que compreensão foi obtida através desse texto? E, a resposta é a seguinte: cremos que o objeto que Kefa(Pe) viu como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, esteja se referindo aos quatro cantos da terra! E, os animais diversos contidos nesse lençol, esteja se referindo a humanidade, ou seja, os povos que habitam os quatro cantos da terra, a qual chamamos de nações!
 
Percebam que diante de tal visão, Pedro NÃO aceitou comer tais animais, mesmo estando com fome e, nisso surge-nos a seguinte pergunta: Por ele se recusou a comer, uma vez que estava faminto? E, a resposta que cremos é: porque ele sabia que havia uma lei a ser obedecida, a qual Yeshua em NENHUM MOMENTO revogou! E, que lei é essa? A de não comer alimentos determinados na Lei, como sendo impuros! 
 
Assim sendo, caso Yahushua no texto que lemos em Marcos, estivesse falando a respeito de comida e, da liberação de todo e qualquer tipo de alimento, Pedro não ficaria constrangido diante dos animais que lhe aparecia na visão que teve, concordam? Mas o que Pedro fez? Rejeitou tais alimentos, porque aprendeu que os tais, são considerados impuros! Porque aprendeu com o Mestre Yeshua que, a Lei NÃO foi revogada, mas o legalismo forjado em doutrinas humanas, estas sim, foram combatidas pelo Ungido.
 
O interessante nesse texto em Atos é perceber que, quando Pedro é recebido por Cornélio, ao entrar na casa deste, deparou-se com outras pessoas, que reunidas, o aguardavam! Foi nesse momento que ele entendeu a visão que tivera, isto é, Pedro entendeu que os animais presentes em sua visão, NÃO estavam relacionados a comida, mas SIM, a todos quanto, a mensagem das Boas Novas fosse apresentada para salvação e, vida Eterna, daqueles que nela crer, conforme podemos observar no texto abaixo, onde lemos o seguinte:
 
Atos 10:28 " E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem Yehud(judeu) ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Elohim mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO."
 
Percebam que Yah(Yh), NÃO faz acepção de pessoas! A vontade dEle é que todos sejam salvos e, cheguem ao pleno conhecimento da Verdade! Foi o que aconteceu com Cornélio e, com os demais que estavam reunidos em sua casa! Kefa(Pe), apresentou-lhes as Boas Novas e, o que antes era visto como impuro, morto em pecado e, em delitos; passou a ser visto como puro, como ovelha pertencente ao aprisco de Elohim! 
 
E, como nos foi ensinado: " Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." Jo 15:3
 
Portanto, a mensagem que Yeshua teve por objetivo a ensinar foi a que diz respeito a SALVAÇÃO! Porque é isso que importa para o Altíssimo, a salvação de todos quanto o recebe, de todos os que nEle confiam e, O servem com retidão, verdade e, justiça.

Deixe seu Comentário

Olá! Desejamos saber o que você achou desse estudo. Por isso criamos esse espaço para recebermos seu comentário.

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode