O que é Conversão? E como Damos Testemunho de que Somos Convertidos?

É muito comum ouvirmos a seguinte pregação: "Arrependei-vos e Convertei-vos..." ! Mas a questão é: arrepender-se de quê e, converter-se de quê? Como já vimos em nossos estudos, o arrependimento leva o indivíduo ao reconhecimento de seu erro, ao reconhecimento de seu estado de pecado, de modo que busque para si o perdão do Yahu! Mas... e quanto a conversão? Do que se trata? Do que se faz necessário nos convertermos e, como damos testemunho de nossa conversão? 
 
Obtermos respostas para essas perguntas, é de grande importância, visto que somos a todo instante, instruídos a nos convertermos! E, nisso, quando paramos para meditar acerca do que é conversão, uma outra pergunta nos surge: os sinais seguem somente aos convertidos ou, a todos quanto recebem Yahushua como sendo o filho Unigênito do Yahu(YHW)? 
 
Em meio a tantas perguntas, esperamos através desse estudo, contribuirmos para o entendimento acerca do que é Conversão e, a importância dela na vida do crente! E, para isso, pontuaremos cada análise feita, de modo a facilitar a compreensão e, a reprodução do que aqui é ensinado a respeito desse assunto.
 
1 - O QUE É CONVERSÃO
 
De acordo com o dicionário, conversão é o ato ou, efeito de converter-se. Também está relacionado a transformação, a mudar de direção, mudar o foco, a forma de compreender e, enxergar o mundo a sua volta, dentre outros. Mas a questão é: como esses significados se encaixam na vida daquele que se arrepende de seus pecados, de modo que a conversão se torne uma realidade na vida do crente? 
 
Até um certo tempo atrás, acreditávamos que todos quanto eram convertidos, os sinais enumerados por Yahushua os seguiam. Mas quando nos deparamos com as Escrituras, percebemos que não é bem assim! Daí surgiu-nos a seguinte pergunta: o que é conversão? E, como damos testemunho que ela é uma realidade em nossa vida?
 
Vejamos os textos abaixo:
 
Mt 7:21-23 " Nem todo o que me diz: Adon, Adon! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Adon, Adon, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
 
Observem o quanto esse texto é interessante! Ele nos revela um grupo de pessoas que certamente se relacionavam com Yahushua, pois faziam uso de seu nome para realizar sinais e maravilhas! E, como lemos em Mc 9:39,  " não há quem faça milagre no nome Yahushua e, dELE fale mal". Logo, uma vez pois, que os sinais acompanhavam esses indivíduo, denota-nos que os mesmos se relacionavam com a pessoa desse nome e, exerciam nele confiança! Sendo assim, o que os impedia de entrarem no reino dos céus? O que os tornavam desconhecidos para Yahushua?
 
Vejamos os textos abaixo:
 
Mt 18:3 "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos CONVERTERDES e, não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus."
 
Mais uma vez, encontramos nas Escrituras, um texto em que somos despertados a respeito da conversão. Observem que sem a conversão, é impossível ao homem herdar o reino dos céus, ou seja, o reino do Yahu! Por isso, enfatizamos a importância de compreendermos o que é conversão, e buscá-la para nossa vida, afim de que não sejamos pegos em falta na balança do Yahu(YHW)! Que não venhamos ser pegos na prática do sacrifício de tolos, mas sim da obediência, pois é isso que Yahu(YHW) requer dos que são dele.
 
Um outro texto que nos chamou a atenção foi o que se encontra em Lc 22:29-32, onde lemos o seguinte:  "E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Disse também IAURRÚSHUA: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua Emunah não desfaleça; e tu, quando te converteres , confirma teus irmãos."
 

Jo 3:4-5 "Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Yahushua respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Ruach, não pode entrar no reino de Elohim."

Acima nos deparamos com mais um texto interessante! Atentem-se que ele nos revela acerca de um fariseu, Nicodemos, o qual embora conhecedor da lei, NÃO compreendia o meio pelo qual o homem poderia herdar o reino dos céus! Observem que apesar de todo o conhecimento, Nicodemos buscou em IAURRÚSHUA, a resposta para sua pergunta! E, a sua atitude nos denota o seguinte: não basta ser conhecedor das Escrituras! É preciso nascer de novo! É necessário mudar o foco! É necessário mudar o sentido das coisas, de modo que na mudança, haja uma transformação genuina, perfeita e, completa! 

No caso de Pedro, faltava-lhe a CONVERSÃO! No caso de Nicodemos, faltava-lhe o Nascer de Novo! Precisamos estar atentos ao que nos falta, afim de que, cientes de nossas necessidades primordiais, busquemos no Yahu (YHW) exatamente aquilo que nos falta, pois o não atentar-se para o que nos falta, leva-nos a pedir o que não convém! Leva-nos a pedir as demais coisas! Leva-nos a negligenciarmos as prioridades necessárias para o nosso fortalecimento e, crescimento no reino espiritual! Por isso, não é raro encontrarmos pessoas esmorecendo na emunah!! Daí tantos fracos na Congregação! Daí poucas respostas às orações! Daí tantos retornarem para o vômito de onde saíram! Porque NÃO se atentam, que lhes falta alguma coisa! E, o que lhes falta é: O Nascer de Novo e, o Converter-se de seus maus caminhos!

Vejamos abaixo outros textos que separamos para abordarmos acerca da conversão:

Ezequeil 18:30 "Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz YHWH Elohim. Tornai-vos, e CONVERTEI-VOS de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. "

Ezequiel 33:11 "Dize-lhes: Vivo eu, diz YHWH Elohim, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se CONVERTA do seu caminho, e viva. CONVERTEI-VOSCONVERTEI-VOS dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"

Joel 2:13 "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e CONVERTEI-VOS a YHWH vosso Elohim; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal."

Jr 18:8 "Se a tal nação, porém, contra a qual falar se CONVERTER da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe."


Como podemos perceber, a conversão se faz necessária, para que não percamos a coroa da salvação! Para que não tropeçemos em iniquidades e, transgressões! E, nisso, retomamos a pergunta feita no início desse estudo: "Como nos tornamos convertidos? Como a conversão se torna uma realidade em nossa vida?" Como damos testemunho de nossa conversão? E, quanto aos sinais mencionados por Yahushua? Estes seguem a todos, ou apenas aos que são convertidos?

Já vimos que, Conversão é mudar o rumo, o foco, a direção! É o transformar-se da "água para o vinho"! Assim sendo, quando falamos de Conversão, na vida de alguém, significa que esse alguém, mudou o rumo de sua vida! Mudou o rumo de sua história, dando um giro de 180º! E, nessa mudança, o que outrora essa pessoa era ou fazia, com a conversão, deixa de ser e/ou fazer! Se outrora, vivia na prática da mentira, arrepende-se-á desse ato e, convertendo-se, NÃO mais o praticará! Um exemplo clássico é do cobrador de impostos Zaqueu! Este após ouvir a pregação de Yahushua e, recebe-lo em sua casa, determinou uma grande mudança em sua vida e, que mudança foi esta? A de restituir a todos quanto havia defraudado! Uma mudança que resultasse em sua vida, em seu trabalho e, em suas finanças uma Conversão genuína! (ler Lc 19:1-8)

 

2 -  A CONVERSÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO RELACIONAMENTO ESPIRITUAL

Quando abordamos a respeito de Conversão, precisamos ter em mente o seguinte: A conversão se faz necessária na vida de todos, visto que, sem conversão é impossível ao homem herdar o reino dos céus! E, por que assim acontece? Porque para que haja conversão, faz-se necesário Arrependimento! Faz-se necessário Emunah! E, onde não há Emunah, não há como agradar a Yahu Elohim!

E, nisso, alguém pode se perguntar: "mas se a conversão está relacionada a mudança/transformação de vida e conduta, como ficam aqueles que vivem uma vida reta, sendo verdadeiros, honestos, zelosos por aqueles que estão sob sua resposabilidade...? Do que se converterão?

Antes de entrarmos no mérito dessa questão, faz-se necessário pontuarmos os seguintes grupos:

1º -  o grupo formado por indivíduos que tomam como padrão de vida, o que o mundo estabelece como sendo certo ou errado; justo ou injusto...vivem uma vida de desordem, de promiscuidade, de avareza, trapaças, mentiras, inveja, infidelidade, adultério... para estes, que ainda NÃO receberam as boas novas de salvação, falamos: arrependei-vos e convertei-vos de seus pecados;

2º -  o grupo formado por indivíduos que adotam para si, um padrão de retidão e integridade. São pessoas vistas como honestas, verdadeiras, bom filho(a), pessoa de confiança, de "bom coração"..., mas também NÃO recebram as boas novas de salvação! Para estes tabém apregoamos: Arrependei-vos e Convertei-vos! Mas com o testemunho de uma vida reta, do que estes precisam se arrepender e, converter?

3º - o grupo formado por aqueles que JÁ RECEBERAM as boas novas de salvação, mas ainda lhes falta alguma coisa...!

Assim sendo, agora que pontuamos os grupos, convém mencionarmos o seguinte: tanto aquele que toma para si o padrão do mundo, quanto aquele que toma para si, padrão de retidão, quanto aqueles que recebaram as boas novas de salvação, precisam de CONVERSÃO! E, porque necessitam ser convertidos? Porque sem conversão, eles não herdarão o reino dos céus, pois de acordo com as Escrituras, em decorrência do pecado, todos foram destituídos da presença do Yahu! Por isso a conversão se faz necessária, pois o mudar o percurso e/ou a direção, leva-nos a uma nova escolha, a saber: ao ponto de partida, ao plano que desde o princípio, Elohim tem preparado para nós!

Diante disso, o que precisamos ter em mente é: enquanto o primeiro grupo precisa se arrepender e, converter-se de seus atos ilícitos; o segundo grupo, também precisa se arrepender e, converter-se da cegueira espiritual que o domina, a qual o leva a acreditar que por ter uma vida reta, não tem do que se converter, nem do que se arrepender! E, nisso, o que manifestam é o seguinte princípio trevoso: Soberba! E, do mesmo modo, acontece com o terceiro grupo! Não basta falar que crê no Yahu e, que é discípulo de Yahushua, se não for convertido, ou seja, se não for capaz de mortificar a si mesmo, para fazer valer a vontade do Yahu (YHW) em sua vida! Precisamos compreender que: Aquilo que nos falta, para sermos abundantemente abençoados e, sermos um instrumento abençoador na vida dos demais irmãos,  é  o que precisamos buscar no Yahu, a saber: a Conversão!

Portanto, ainda que o indivíduo não cometa delitos, ainda que seja fiel para com seu cônjugue, ainda que seja bom filho(a), bom patrão, bom empregado, ainda assim... caso não se converta a Elohim, não herdará o reino dos céus(shamaim)! Não terá seu nome escrito no livro da vida! Não ouvirá: "vinde bendito de meu PAI!

 

3 - TESTEMUNHO DA CONVERSÃO

A Conversão requer do indivíduo, obediência, a qual se dá NÃO por medo, mas SIM por submissão, por dependência, por emunah! É através desses princípios que damos testemunho de Conversão, tornando-a um realidade em nossa vida! Yahushua deu inúmeros exemplos de submissão, NÃO tomando para si honra que somente àquELE que o enviou é digno receber: " ninguém há bom, senão UM, que é YHWH; sendo fiel para com a palavra do PAI; sujeitando-se a vontade do PAI: "...se possível for, afaste de mim esse cálice, todavia seja feita a tua vontade."

Constantemente observamos nas Escrituras, Yaohushua dando a seguinte instrução aos que por ele eram curados: "vai e, não peques mais!" Ora, o que essa instrução representa na vida do indivíduo, senão uma conversão? Infelizmente, muito das vezes não nos atentamos para a seguinte realidade: pouco recebemos, ou nada recebemos da parte do Yahu porque pedimos mal! Porque pedimos sem antes analisarmos a nós mesmos, de modo que assim fazendo, tenhamos o conhecimento do que realmente nos falta, para sermos fortalecidos na emunah, para sermos abençoados e, abençoadores!

Como podemos perceber, o testemunho da conversão, dá-se mediante a manifestação dos princípios de Luz, de modo que em tudo o que façamos, seja o nome de nosso Elohim, para sempre louvado!

E, nesse testemunho diário, vale ressaltar o seguinte: Engana-se quem pensa que somente conhecer o nome sagrado é suficiente para garantir a salvação recebida! Engana-se quem pensa que pelo fato de ter recebido dons espirituais, garantiu para si, seu nome escrito no livro da vida! Precisamos ter em mente que, para herdarmos o reino do Yahu (YHW), faz-se necessário a CONVERSÃO!

O próprio Yahushua deixou claro que, nem todos que profetizam em seu nome, que expulsam demônios em seu nome e, que falam: Yahushua, Yahushua, herdarão o reino dos céus! E, como compreendermos acerca desse fato? Mediante o seguinte entendimento: Os dons são para todos que creem e, os buscam, mas a Convesão é para quem tem por objetivo servir a Elohime, o servir a Elohim, requer do indivíduo Obediência, Emunah e, Submissão a sua vontade! Daí compreendermos quando Yahushua diz que nem todos herdarão o reino dos céus, porque este é tomado pela força e, o tomar pela força, é mortificar a si mesmo, é sujeitar-se a Yahu e, assim sendo, resistir ao diabo, de modo que este fuja de nós!

Outro exemplo a ser citado, foi o de Pedro! Ora, este recebeu autoridade para apregoar as Boas Novas de salvação, para expulsar demônios, foi inspirado pelo Ruach do Yahu (YHW) a responder corretamente a respeito de Yahushua: "Tu és o Ungido, filho do Elohim vivo." (ler Mt 16:13-17)

Percebam que Pedro, assim como os demais discípulos, recebeu autoridade no nome Yahushua para realizar grandes feitos, MAS... o andar com o Mestre, o falar como o Mestre, o agir no nome do Mestre, o se vestir como o Mestre, NÃO fez dele um CONVERTIDO! Por isso Yahushua lhe disse: " Kefa (Pedro), quando tu te CONVERTERES, fortalecerás a teus irmãos. " 

Como podemos perceber, com a conversão, segue-se o fortalecimento do indivíduo, de modo que este convertido, torne-se um instrumento de edificação e fortalecimento aos demais crentes da Congregação. O testemunho do Convertido, agrega, ao invés de espalhar! Conforta, ao invés de gerar conflitos! Traz cura, traz ensino, porque manifesta o que traz consigo, a saber: o Reino de Yahu Elohim!

Portanto, examinando cada um a si mesmo, busquemos verificar o que nos falta para sermos Convertidos daquilo que ainda nos impede de avançar no reino de Elohim! Se a impaciência é algo que lhe transborda o cálice, busque no Yahu o que lhe falta: paciência, mansidão! Se o orgulho é o teu alimento diário, peça a Yahu o que lhe falta: humildade! Se é amargura, peça a Yahu que lhe conceda o que lhe falta: a capacidade de perdoar... e assim por diante!

 

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e, 

venham assim os tempos do refrigério pela presença do Yahu."

Atos 3:19

 

Deixe aqui seu Comentário

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode