O Arrebatamento dos Santos

Shalom!
 
Cremos ser de grande importância, abordarmos acerca desse tema, Arrebatamento, porque, em meio aos crentes, esse assunto ainda gera polêmica e, interpretações diversas, em razão dele estar inserido, no que chamamos de: Escatologia( doutrina/teoria, que trata de assuntos referentes ao fim dos tempos; coisas futuras), onde, busca-se respostas para o que dentro das Escrituras, NÃO encontramos uma interpretração e/ou, uma definição clara e taxativa, de COMO e QUANDO, dar-se-á o fim dos tempos! O que sabemos ao certo é, que acerca dos sinais que antecedem esse evento, fomos instruídos, para que não venhamos ser pegos de surpresa, PORÉM... quando se dará o Arrebatamento?? ... Não sabemos! Aliás, de acordo com as Escrituras, nem mesmo o FILHO sabe o dia e a hora!!!
 
É essa falta de dados precisos nas Escrituras que, acaba dando margem para várias interpretações e/ou divergências, acerca do Arrebatamento, demonstrando dessa forma, a complexidade que envolve o tema Escatológico, principalmente, quando nos deparamos com suas linhas de interpretações a respeito desse assunto e, dentre essas linhas interpretativas, as mais conhecidas são:
 
A- O arrebatamento pré-tribulacionista:  de acordo com essa linha de interpretação, a Congregação será arrebatada ANTES da grande tribulação e, esse evento será de forma Secreta e Invisível.
 
B- O arrebatamento pós tribulacionista:  de acordo com essa linha de interpretação, o Arrebatamento da Congregação, dar-se-á APÓS a grande tribulação  e, esse evento será Visível para todos.
 
C- O  arrebatamento mid-tribulacionista:  de acordo com esta linha de interpretação, o Arrebatamento da Congregação, dar-se-á no MEIO da grande tribulação e, esse evento será de forma Secreta e Invisível.
 
Como podemos perceber, embora as vertentes, Pré-tribulacionista quanto a Mid-Tribulacionista, entendam que o arrebatamento, dar-se-á de forma secreta e invisível, elas se diferem no que diz respeito de quando esse evento ocorrerá! Já a vertente Pós tribulacionsita, difere-se das demais, quer seja no que tange a foma como o Arrebatamento, dar-se-á e, quanto este se dará!
 
 
ANALISANDO AS VERTENTES/TEORIAS ESCATOLÓGICAS...
 
 
1 - Teoria Pré-Tribulacionista para o Arrebatamento
 
A visão do Arrebatamento Pré-Tribulacionista, está calcada na chamada: "Ira de Elohim", onde chegará um tempo, em que o Altíssimo derramará sua ira sobre toda terra, ira essa, muitas vezes descrita no texto biblico como sendo: O Dia do SENHOR/ O Dia de YHWH, conforme podemos observar nos textos abaixo: 

Salmos 110:5 " Adonay(Meu Senhor), à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira."

Apocalipse 6:16-17 " E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e, escondei-nos dos rosto daquele que está assentado sobre o trono e, da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira e, quem poderá subsistir?"
 
Este evento, ou seja, a Ira de Elohim, é o principal argumento, usado pelos pré-tribulacionistas para defender que, o arrebatamento ocorrerá ANTES da grande tribulação, tendo em vista que, no entendimento destes, a Ira do Altissimo, virá somente sobre os perversos e, os que não creram no testemunho de Yeshua. Por isso, de acordo com essa linha de interpretação, os salvos não poderão receber tais castigos, ao contrário, eles serão guardados da Ira de Elohim!
 
E, no que diz respeito a essa Ira de Elohim, convém mencionarmos acerca da CONTESTAÇÃO que tal vertente Pré Tribulacionista sofre, ao ser confrontada por aqueles que possuem uma visão e/ou entendimento diferente dela, onde os tais que assim procedem, argumentam o seguinte: " os verdadeiros crentes não podem temer perseguição". Para estes, os Pré Tribulacionistas se "escondem " por detrás de uma vertente/doutrina que isente das dores, das perseguições e, da morte, oriundas da Tribulação, os crentes da Congregação de Yah Elohim. Para isso, apegam-se a textos que gere neles a certeza de que estarão seguros e, protegidos acerca do povir!
 
No entanto, em contra resposta, os pré tribulacionistas alegam o seguinte em defesa de sua teoria escatológica: " que perseguições são decorrentes dos feitos de homens maus, os quais são usados pelo Diabo para perseguirem os Santos e, que a Grande Tribulação, dar-se-á com a chegada da Ira do Eterno. "
 
Assim sendo, na concepção dos Pré Tribulacionistas, a Ira de Elohim, NÃO atingirá os que são seus servos, porque estes NÃO se deixaram usar pelo diabo, de modo a fazerem o que é mal perante os olhos de Yah Elohim, logo, por se manterem separados/santos, serão Arrebatados, PORÉM, os que ficarem, NÃO escaparão da Ira do Altíssimo, conforme podemos observar nos texto abaixo:

Lucas 21:36 " Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e, de estar em pé diante do Filho do homem."
 

1 Tessalonicenses 5:3 " Pois que, quando disseram: Há paz e Segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida e, de modo nenhum escaparão."
 

Apocalipse 3:10 " Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. "
 
 
Quando paramos para analisar a Teoria do Arrebatamento Pré Tribulacionista, percebemos que, parte do  Livro de Apocalipse, é muito utilizado para corroborar, com tal Teoria, na qual se apregoa que a Congregação não passará pela tribulação, em razão desta ter um propósito e/ou um programa diferente de IsraEl, conforme podemos constatar nos textos que se encontram no capítulo 4 e 18. Já no capítulo 7, é descrito que, quem passará pela Tribulação é IsraEl, representado pelas 12(Doze Tribos), cujos servos de Elohim, receberão um selo, em suas testas.
 
Assim sendo, na concepção da visão Pré Tribulacionista, uma vez que, os Santos da Congregação NÃO passarão pela Tribulação, mas sim, IsraEl, será este último que, o Diabo perseguirá! E, para corroborar essa afirmação, os Pré Tribulacionistas, pautam-se nas Escrituras, mais precisamente no livro de Apocalipse 12, onde nos é relatado que, "uma mulher vestida de sol, tendo a luz debaixo de seus pés e, uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça dará a luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro e, o seu filho foi arrebatado para Elohim e para o seu trono". Percebam que nessa linguagem metafórica usada para se referir a IsraEl foi, a coroa de 12 estrelas, onde temos as 12 tribos e, o filho gerado por essa mulher, trata-se do próprio Ungido Yeshua, o qual após ser morto e ressuscitado, foi levado para junto daquEle que O enviou.
 
Diante disso, na vertente Pré Tribulacionista, o propósito da Tribulação, refere-se a IsraEL, tendo por objetivo sua PURIFICAÇÃO, conforme podemos observar nos textos abaixo:

Apocalipse 7:9-17 " Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Elohim, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Elohim, Dizendo: Amén. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Elohim, para todo o sempre. Amén. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Elohim, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do Trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas e, Elohim limpará de seus olhos toda a lágrima."

Apocalipse 14:14 " E olhei e, eis uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça, uma coroa de ouro e, na sua mão, uma foice afunda."
 
 
Agora que citamos os textos acima, agora comparemos estes com os textos abaixo:
 
Ezequiel 20:37-39 " Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança. E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou YHWH. Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz Adonay YHWH; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos."


Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.

Zacarias 13:1 " Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de David e, para os habitantes de Yerushalayim, para purificação do pecado e da imundícia."


Zacarias 13:8-9 " E acontecerá em toda a terra, diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: YHWH é o meu Elohim."

 

Como podemos perceber, de acordo com a vertente Pré Tribulacionista, a Grande Tribulaçao, diz respeito a Israel e, NÃO a Congregação dos Santos. Logo, quando estes, os santos, forem removidos da terra, então começará o Plano reservado para Israel. É nesse período que, na visão dos Pré Tribulacionista, que as profecias do "Velho Testamento" a respeito da implantação do Reino Messiânico, se cumprirão!
 
A Volta iminente de Yeshua, é outra prova que os pré-tribulacionistas usam, para dar como certa, sua teoria. Para estes, a volta do Ungido Yeshua, demonstra que, não necessariamente alguma(s) coisa(s) precise acontecer antes, para que tal evento aconteça, pois se assim for, esse ALGO deixará de ser iminente, tendo em vista que, IMINENTE tem por significado: "Algo que ameaça se concretizar, que está a ponto de acontecer, próximo, imediato." 
 
São tomados como base, dessa afirmação os seguintes textos:


MatitYahu(Mt) 24:42 " Vigiais, pois, porque não sabeis a que hor há de vir o vosso Adon."


MatitYahu(Mt) 24:44 " Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis."


Mateus 25:13 " Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."
 
Marcos 13:30-33 " Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo."

 

Tiago 5:8-9 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Adon está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta."


1 Pedro 4:7 " E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração."
 
 
Outro ponto importante a mencionarmos é que, dentro do argumento da volta iminente, existe um outro argumento que, os adpetos do arrebatamento Pré-Tribulacionistas usam com frequência, a saber: a Teoria na qual se afirma que, a congregação do Eterno desde o inicio, vivia a expectativa da volta de Yeshua Ha Mashiach, a qualquer momento e, para corroborarem com essa afirmação, pautam-se no texto abaixo:


1 Tessalonicenses 1:9 " Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Elohim, para servir o Elohim vivo e verdadeiro e, esperar do shamaim(céusO o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Yeshua, que nos livra da ira futura."

 
 
2 - Teoria Pós Tribulacionista para o Arrebatamento
 
Essa Vertente Pós-tribulacionista, crê que a Congregação dos Santos, passará pelo período da chamado: Grande tribulação, PORÉM, será guardada aqui mesmo na terra, onde os Santos, receberão uma proteção sobrenatural. E, para corroborar com tais afirmações, utilizam-se de acontecimentos bíblicos, no qual é descrito o cuidado e/ou proteção do Altíssimo para com seu povo, em situações adversas, como por exemplo: o periodo do Cativeiro Egpicio, o Dilúvio que veio sobre a terra, dentre outros!
 
No que diz respeito, a Ira de Elohim, na concepção Pós Tribulacionista, esta NÃO é a mesma coisa que tribulação, uma vez que, na visão destes, a Tribulação será experimentada por todos, PORÉM, a Ira de Elohim, virá apenas sobre  os ímpios. 
 
De acordo com essa Vertente, a Congregação são os santos da tribulação( Ap 7:9,13-14) e, o Arrebatamento, bem como o Aparecimento do Ungido, trata-se do mesmo evento,o qual se dará no Final da Grande Tribulação!
 
Outra questão importantissíma, que a nosso ver, é fundamental mencionarmos, de modo a contribuir para o entendimento acerca da diferença entre Pós e Pré Arrebatamento, é o papel de Israel nesse contexto. 
 
Vejamos...
 
A vertente Pós Tribulacionista, procura fazer uma interpretação mais voltada para o método alegórico, sem fazer distinção entre Israel e a Igreja/Congregação. 
 
Tal comportamento, dá-se em razão destes, NÃO crêem que haja um plano especial pra cada um desses grupos mencionados. Por isso, englobam todos no mesmo contexto acerca da volta do Ungido, ou seja, num âmbito espiritual! Logo, de acordo com essa Vertente, a vinda do Ungido, NÃO resultará numa restauração de IsraEl como nação, visto que, para eles, o que está em conta, é IsraEl espiritual e, todos os que creem no Altíssimo, fazem parte dessa Nação Espiritual separada para Elohim PAI!
 
Outro ponto a ser mencionado é que, o Pós Tribulacionismo nega a Doutrina do Iminente retorno de Yeshua. Daí, ensinam que, antes que a vinda do Ungido aconteça, faz-se necessário o cumprimento de vários sinais! E, tomam por exemplo alguns textos, para validar suas afirmações, dentre os quais destacamos abaixo: 

2 Tessalonicenses 2:1-12 " Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Adon Yeshua HaMashiach(o Ungido) e, pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por Ruach(espírito), quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia do Mashiach(Ungido) estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Elohim, ou se adora; de sorte que se assentará, como Elohim, no templo de Elohim, querendo parecer Elohim. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;E então será revelado o iníquo, a quem o Adon desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Elohim lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade."
 
Percebam que, no texto em 1Tessalonicenses, citado acima, fica claro que, para o evento da vindo do Ungido, faz-se necessário o cumprimento de vários sinais, como por exemplo: a apostasia; a manifestação do homem do pecado; o filho da perdição/anti Ungido, o qual se assentará no Trono de Elohim ( cremos que esse fato esteja relacionado a tomar para si, honra que não lhe pertence e, que em razão do grande poder e autoridade, concedido ao anti Ungido pelas nações, este passa a ser ver e/ou, considera-se, o próprio Elohim); faz-se necessário a retirada desse mundo, aquele que impede a manifestação do iníquo!
 
Vejamos também, outros textos:

1 Coríntios 15:52 " Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e, nós seremos transformados."

1 Tessalonicenses 5:1,2 " Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia de YHWH virá como o ladrão de noite."


Joel 2:1-11 " Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia de YHWH vem, já está perto; Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará. A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros assim correm. Como o estrondo de carros, irão saltando sobre os cumes dos montes, como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, posto em ordem para o combate. Diante dele temerão os povos; todos os rostos se tornarão enegrecidos. Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira. Ninguém apertará a seu irmão; marchará cada um pelo seu caminho; sobre a mesma espada se arremessarão, e não serão feridos. Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão. Diante dEle tremerá a terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. E YHWH levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia de YHWH é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?"

 
Atentem-se que, nos textos acima, a respeito do Dia de YHWH, relacionado ao regresso do Ungido, virá como o ladrão de noite; dar-se-á num abrir e fechar de olhos; será dia de trevas e escuridão...
 
Convém também mencionarmos que, de acordo com a Vertente Pós Tribulacionista, o dia estabelecido nas Escrituras como sendo o Dia de YHWH,  é um dia literal, o qual, dar-se-á após a Tribulação, com o cumprimento dos sinais profetizados!
 
Portanto, para os Pós Tribulacionistas, NÃO existe dois eventos para a vinda do Ungido, conforme os Pré Tribulacionistas afirmam - ( a primeiro, em OCULTO, onde somente os que forem arrebatados na primeira fase de seu retorno, O verão como Ele é e, o segundo, VISÍVEL aos olhos de todos) - , mas SIM,  UM Único Evento, onde Yeshua virá e levará pra junto de si, os que creram em seu testemunho tanto os que se encontrarem vivos, quanto os que já estiverem mortos, onde conforme o Apóstolo Shaul afirma o seguinte: os vivos não precederão os mortos.
 
O Evangelho de MatitYahu, é bem claro quando diz o seguinte: " Porque, assim como o relâmpado sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem."Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem." Mt 24:27
 
Como podemos perceber, a visão Escatológica da Vertente Pós Tribulacionista, apoia-se na teoria de que, a Congregação de Yah Elohim, passará pela tribulação e, recorrem as Escrituras para validarem sua teoria, conforme podemos observar nos textos abaixo:

MatitYahu(Mt) 24:9-14 " Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."

Marcos 13:9-13 " Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações. Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Ruach Kadosh(Espírito Santo). E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo."

 

Lucas 23:27-31  E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Yeshua, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Yerushalayim, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. Porque, se ao madeiro verde fazem isso, que se fará ao seco?"
 
 
Outro ponto importante a ser mencionado acerca da Vertente Pós Tribulacionista, é o argumento usado por estes, a respeito da Ressurreição dos dos mortos, para confirmar sua Teoria! De acordo com essa Vertente, a primeira Ressurreição, é para vida eterna, a qual, sempre está atrelada a vinda de Yeshua, ou seja,  na concepção Pós Tribulacionista, NÃO haverá duas Ressurreições para a vida! Yeshua, virá uma SÓ vez, para buscar os seus santos, conforme os textos a seguir: (Is 26.19), (Lc 14.14,15), (Ap 20.4-6),(Ap 11.18).
 
Algumas características importantes, para entendermos a interpretação Pós tribulacionista do arrebatamento da Congregação:
 
1 - Utilizam o método alegórico não fazendo distinção entre Israel e Congregação/Igreja.
 
2 - Crêem em duas Ressurreições, sendo que a primeira, será de todos os mortos salvos e ocorrerá no início do Milênio e, a segunda, será para julgamento e condenação.
 
3 - Negam a iminência da volta de Yeshua, ou seja, não ocorrerá a qualquer momento, é preciso que alguns acontecimentos aconteçam para que o Ungido, faça sua volta triunfal.
 
 
 
3 - Teoria Mid/Meso Tribulacionista para o Arrebatamento
 
De acordo com essa Vertente Escatológica, o Arrebatamento dos Santos, dar-se-á na metade da Tribulação, ou seja, nos primeiros 3 a 1/2 (três anos e meio),  período esse descrito nas Escrituras como sendo: o Princípio das Dores, o qual, apesar de ser um período difícil, a Congregação de Yah Elohim, terá condições de suportar!
 
Entretanto... já o período onde as dificuldade serão maiores, as perseguições mais intensas, é conhecido como: a Grande Tribulação. É nesse período que, na visão dos Mid Tribulacionistas, o Ruach (Espírito Santo/da Verdade) será retirado da terra junto com Congregação, para que então, o anti Ungido seja manifesto com todo o poder lhe fora concedido, de modo que, sua influência será notória, principalmente quando estabelecer um acordo de paz ( assim é entendido pelos meso tribulacionismo) com Israel e outras nações. 
 
Assim como as demais vertentes Escatológicas, a Mid Tribulacionista, também recorre as Escrituras para dar sustentação a sua Teoria e, dentre os textos usados por essa vertente, temos: 

Daniel 9:27 " E ele firmará aliança com muitos por uma semana e, na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação e, sobre a asa das abominações virá o assolador e, isso até a consumação e, o que está determinado será derramado sobre o assolador."

1 Tessalonicenses 5:3 " Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida e, de modo nehum escaparão."

 
Como podemos perceber, de acordo com a Vertente Mid Tribulacionista, a Tribulação NÃO é para os Santos da Congregaçao, mas SIM, para os crentes infiéis e para Israel e, a Grande Tribulação, virá sobre a aqueles que negaram o Ungido, logo, NÃO há razões para que os crentes fiéis, recebram a Ira de Yah Elohim, conforme podemos observar nos textos a seguir: 1 Tessalonicenses 1:10 " E esperar dos shamai(céus) o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Yeshua, que nos livra da Ira futura."  e, 1 Tessalonicenses 5:9 "  Porque Elohim não nos destinou para a Ira, mas para a quisição da salvação, por nosso Adon Yeshua."
 
 
Resumindo as principais características da Teoria Mid Tribulacionista:
 
 
1 - Haverá dois períodos de 3 1/2 (trê anos e meio): o primeiro, conhecido por Tribulação e, o segundo, por Grande Tribulação, os quais juntos totalizam um período de 7(sete) anos, conhecido como sendo a última Semana de Daniel;
 
2 - O primeiro período de três anos e  meio, será de relativa paz, príncipio da dores, com notória apostasia. Os santos estarão na terra e, serão arrebatados ao fim desse período e, ao mesmo tempo que esse evento ocorrer, o Ruar Hakadosh, que segundo essa visão, é o que detem o mal que esta por vir sobre a terra, também será retirado da terra ( II Tessalonicenses 2:7);
 
3 - Na terra, o pacto de autoridade mundial satânica, estabelecido pelo  anti-ungido com Israel, será rompido. É nesse período que, dar-se-á início a Grande Tribulação, ou seja, o 2º período de três anos e meio;
 
4 - Outro evento abordado pelos defensores do Mid tribulacionismo, é a chamada Bodas do Cordeiro. Essas bodas, descritas em Ap 19:9, é um período  no qual os salvos estarão nos céus com o Ungido, enquanto aqui na terra, se desenrolam os acontecimentos da Grande tribulação;
 
5 - Terminado o 2º período, os três anos e meio finais da Tribulação, Yeshua volta a terra em forma visível. É quando ocorrerá a Batalha do Armagedon, onde Yeshua vencerá seus inimigos, de uma vez por todas. Ap 19:15.
 
 
Bom... vamos terminando por aqui nossa abordagem acerca do Arrebatamento, através das Vertentes escatológicas mais conhecidas nos dias de hoje! Como é possivel ser observado, pelo leitor desse estudo, as 3(três) vertentes citadas, utilizam-se de textos bíblicos para pautarem suas Teorias. Assim sendo, atentando-se para cada uma delas, o leitor seja capaz de escolher a que mais se ajusta aos acontecimentos proféticos! 

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode