É verdade que o Ungido suou sangue, no Monte Getsêmani?

 
 
Shalom!
 
A elaboração desse estudo, tem por finalidade a análise e, consequentemente, a compreensão do texto em que é retrado a angústia do Ungido antes de sua prisão, rumo ao martírio!
 
É comum, depararmo-nos com aqueles que assim dizem: " o ungido em sua angústia, suou sangue"; " em meio a grande angústia, o suor do ungido se transformou em sangue"... mas a questão é: o que as Escrituras nos afirmam, a respeito do momento que antecede a prisão do Ungido?
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Lucas 22:44 " E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda. E o seu suor tornou-se semelhante a espessas gotas de sangue, que caiam por terra." Versão Católica - Bíblia de Jerusalém
 
Atentem-se para o seguinte fato: o texto acima NÃO afirma que o Ungido suou sangue, mas sim que, seu suor era tão intenso/expesso/grosso, que PINGAVA no chão como se pinga gotas de sangue! Por exemplo: quando cortamos e/ou furamos um dedo e, ficamos com a parte cortada voltada para baixo, a forma com que o sangue sai da parte lesionada, pingando no chão, é semelhante ao formato de gota! É isso que o texto está querendo falar, afim de descrever a angústia pelo qual o Ungido estava passando! 
 
Vejamos agora, como é descrito a mesma narrativa do texto acima, na Versão Atualizada:
 
Lucas 22:44 " E estando em agonia,orava mais intensamente. Aconteceu que seu suor se tornou como gotas de sangue, caindo sobre a terra."
 
Observem que, mais uma vez, é descrito que o suor do Ungido que caía no chão, era SEMELHANTE a gotas de sangue e, NÃO sangue, como muitos afirmam! Portanto, afirmar que o suor do Ungido se tornou em sangue, NÃO tem respaldo escritural!
 
 

Analisemos o texto de Lucas, em grego, abaixo:

Colocamos em destaque, duas palavras gregas que nos auxiliam na compreensão a respeito da narrativa descrita em Lucas 22:44, são elas: 

a) Hidros( ἱδρὼς), que de acordo com o Dicionário Strong, é usada para intensificar a palavra primitiva (ιδος - lemos: idos), que tem por significado suor; transpiração; 

b) Hosei( ὡσεὶ), que de acordo com o Dicionário Strong, também é usada em comparação de algo, com alguma coisa.

Assim sendo, quando nos deparamos no grego, com o texto que se encontra em Lucas 22:44, a narrativa que obtemos dele, é a seguinte: estando o Ungido em grande agonia, Este, intensificou a sua oração, de modo que, o seu suor/transpiração, também foram intensificadas, a ponto de serem comparados a gotas de sangue que caem no chão!

É essa a mensagem que o texto em Lucas procurou transmitir, ou seja, o sofrimento do Ungido, antes de ser levado à prisão que resultaria em sua morte! É esse sofrimento... é essa angústia intensa, que de tão intensa, o fazia transpirar/suar intensamente, enquanto orava, de modo que esse suor (hidros) caia como gotas de sangue. 

Outro ponto importante a mencionarmos é o seguinte: no texto em grego, também encontramos a palavra καταβαίνοντες ( lemos: katabainontes), que denota algo que vem para baixo; algo que desce de um ponto mais alto, para um ponto mais baixo. Daí comparou-se o suor do Ungido, com gotas de sangue que caem no chão, pois do mesmo modo que, quando sofremos algum corte, o sangue oriundo desse ferimento, ao cair de um ponto mais alto para um mais baixo, cai em forma de gotas, do mesmo modo, descreveu-se a forma como caía o suor/tranpiração do Ungido, ou seja, num formato SEMELHANTE a gotas de sangue!

Ao contrário do Evangelho de Yohanan(Jo),onde NEM SEQUER é mencionado a ida do Ungido ao Getsêmani, com seus discípulos e, muito menos a oração que Este fizera ao PAI, no Evangelho de Marcos, encontramos essa narração, entretanto, não encontramos a narrativa a respeito de seu suor, conforme podemos observar no texto abaixo:

Mc 14:32-36  " E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Kefa (Pedro), e a Yaacov (Tiago), e a Yohanan (João), e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: O meu Ser está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres."

Como nosso objetivo é analisar o texto que se encontra em Lucas 22:44 e, NÃO, a provável fonte que este fez uso, para narrar o fato descrito nesse texto, propomo-nos então, mostrar ao leitor que, a mensagem contida em Lucas 22, NÃO afirma que o Ungido suou sangue, mas sim que, o suor/transpiração dEste, assim como o sangue, caía semelhante a gotas no chão!

Portanto, como podemos perceber, há uma grande diferença entre o SER e, o PARECER! Entre o suar sangue e, ter o suor caindo em forma semelhante a gotas de sangue!

 

Esperamos que esse estudo tenha contribuido para o aprendizado do leitor!

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode