O que seria o Homem Interior, mencionado pelo apóstolo Paulo?

 
Shalom!
 
O objetivo de elaborarmos esse estudo, deu-se em razão de mensagens que recebemos por parte daqueles que, diante do texto de 2Cor 4:16, ficam em dúvida acerca do que seria o homem interior citado pelo Apóstolo Paulo! Seria porventura, uma outra pessoa? Mas, se assim for, a pergunta que nos vem a mente é: poderia então 2 pessoas ocuparem o mesmo corpo/espaço físico? Ou, esse homem interior seria o que alguns chamam de "alma", com o objetivo de defenderem a doutrina de "alma" imortal? 
 
Bom... sabemos que o homem é um Ser, ou seja, nefesh! E, como nefesh, todos os seus sentidos, nervos e músculos, foram vivificados, a partir do momento em que YHWH soprou nas narinas dessa nefesh, seu fôlego de vida (nishamat chaim), de modo a torná-lo em um ser vivente( Nefesh Hayah)!
 
Assim sendo, conforme já abordamos em nosso estudo acerca de Nefesh, o que o homem tem dentro de si, é esse fôlego(nishamat), o qual NÃO lhe pertence, mas o vivifica pra manifestar suas emoções, suas escolhas, seus atributos, seu testemunho! Por isso, com a morte do homem, esse fôlego torna para quem o deu, a saber: YHWH, enquanto o Ser(nefesh), que do pó foi feito, para o pó retorna!
 
Daí, o discurso no qual se associa o homem interior a "alma", não faz sentido! E, por que assim afirmamos? Pelas seguintes razões:
 
a) porque "alma", ao contrário do que muitos imaginam e apreogam, NÃO é algo intracorpóreo do homem, isto é, não é algo que está dentro do homem, militando contra este, como sendo algo à parte! Também NÃO é algo extracorpóreo, isto é, não é algo que, após a morte do homem, sai deste como se fosse um "fantasma"! 
 
b) porque o homem no conceito bíblico, é NEFESH! Logo, uma vez que, Nefesh no Antigo Testamento, foi traduzido por "Alma" em nosso idioma, o correto é mantermos o seu conceito, a saber: Ser/Pessoa.
 
Vejamos com atenção, o texto abaixo:
 
2Cor 4:16 " Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia."
 
De imediato, para quem lê o texto acima, fica realmente confuso compreende-lo, afinal a narrativa do texto, faz menção de dois tipos de homem: o exterior e o interior! Entretanto, quando analisamos outras versões bíblicas, como por exemplo: KJA ( King James Atualizada), o que lemos é o seguinte: 
 
" Portanto, não desanimamos! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, nosso interior está em plena renovação dia após dia."
 
Percebam que na versão KJA, não é mencionado a palavra homem, possibilitando-nos dessa forma, uma melhor percepção acerca do que Paulo quer transmitir através de seu ensino aos Corintios. E, que ensino é esse? E, a resposta é: mostrar aos Corintios o seguinte: ainda que nosso corpo sofra os efeitos da corrupção através do envelhecimento, dos castigos que lhe são imputados, das angústias ocasionadas pelas perseguições, calúnias, injustiças, privações, indiferença ... a Emunah(confiança; certeza) que este homem preserva em seu íntimo/interior, no que diz respeito a seu Elohim, é INCORRUPTÍVEL! INABALÁVEL!
 
E, nesse mesmo texto de 2Cor 4, destamos também os versículos abaixo:
 
2Cor 4:7-11 " Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Elohim(Deus), e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos, trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Adon(Senhor) Yeshua (Jesus) no nosso corpo, para que a vida de Yeshua(Jesus) se manifeste também nos nossos corpos, e assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Yeshua(Jesus), para que a vida de Yeshua(Jesus) se manifeste também na nossa carne mortal."
 
 
Percebam que a mensagem de Paulo para os crentes em Corintios, é clara: o homem temente a Elohim, mesmo sofrendo os desgastes de um corpo frágil acelerado pelo fator tempo, sua esperança, sua confiança, sua certeza naquEle de onde vem o seu socorro, NÃO envelhece, NÃO se desgasta, ao contrário, se renova a cada manhã, conforme nos é ensinado no livro do profeta YeshaYahu(Is) 40:31, onde lemos o seguinte: " aqueles que contam com YHWH, renovam suas forças, subirão com asas como águia, correrão e, não se cansarão, caminharão e, não se fatigarão"
 
Assim sendo, o homem interior mencionado pelo Apóstolo Paulo, é o que trazemos conosco como sendo algo incorruptível! E, o que seria esse algo incorruptível? E, a resposta é: nossa Emunah, a qual torna inabalável a certeza de que nosso Redentor vive e, nEle vivemos. A Esperança, a qual mantém acessa em nós, a expectativa do cumprimento das promessas feitas por nosso Elohim! E, o Amor, que de acordo com as Escrituras é a base de tudo em nós e por nós!
 
Bibliografia
 
Bíblia de Jerusalém
Biblia Shedd
 
 
https://www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/estudo-sobre-corpo-alma-e-rurra-corrompido-para-espirito-/compreendendo-a-respeito-do-que-e-alma/e-a-alma-imortal/ 
 
https://www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/estudo-sobre-corpo-alma-e-rurra-corrompido-para-espirito-/compreendendo-a-respeito-do-corpo/

Oholyao em Queimados RJ

Desenvolvido por Webnode