Diminuindo a Graça, aumenta-se a intolerância!

Shalom!
 
Em tempos difíceis, como este, por exemplo, o qual temos vivido, abordarmos esse tema, é fundamental para despertar nossa atenção, para o seguinte fato: quando se diminui a Graça, automaticamente, aumenta-se a intolerância! Por isso, quando o respeito ao próximo não se faz presente; quando o ser diferente, o pensar diferente e, como um Ser pensante, questionar fatos/discursos/narrativas que nos chegam as mãos e aos ouvidos, é visto como uma afronta, o que temos é a intolerância! E, onde a intolerância se faz presente, a Graça diminui e, o Amor esfria!
 
Atentarmos-nos para esse fato, é de grande importância para nossa vida espiritual e, consequentemente, para nossa vida em sociedade, pois nosso testemunho reflete exatamente o que somos e, no que cremos! E, para exemplificarmos bem, o que queremos abordar através desse estudo, começaremos citando o caso do Rei Saul, o qual, de acordo com as Escrituras, recebeu da parte de Elohim, a Graça de reinar sobre IsraEL, mas não soube propagar a Graça recebida, com justiça; misericórdia; fidelidade; bondade; generosidade!
 
Daí, afirmarmos o seguinte: onde a Graça não se propaga, a intolerância encontra espaço para atuar! E, foi exatamente isso que aconteceu com o Rei Saul! Sua desobediência a Palavra de YHWH, o afastou da presença de Elohim, levando-o a viver sob o medo de perder seu reinado... o medo de perder o que pela Graça lhe foi concedido!
 
E, foi na ausência dessa Graça que, o Rei Saul passou a manifestar a intolerância para com seu servo Davi, o qual passou a ser visto pelo Rei, como uma ameaça ao seu poder, um inimigo a ser combatido! 
 
Outro exemplo que podemos citar, fazendo uso das Escrituras, é o caso de Jonas, o qual após ouvir do Altíssimo: " Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença",  resolveu DESOBEDECER a Palavra do Altíssimo, trilhando um caminho diferente daquele que YHWH havia lhe ordenado seguir, a saber: o da Misericórdia; do Favor Imerecido... resumindo, o da Graça!
 
Jonas escolheu por conta própria, seguir um caminho no qual a intolerância falava mais alto e, o agir sem misericórdia para com aqueles a quem Elohim achou por bem, chamar ao arrependimento de suas malícias... de seus pecados,  parecia-lhe o mais sensato a ser feito! Porém, como bem sabemos, o Altíssimo não se agrada com a morte de ímpios, antes sente prazer quando estes se convertem de seus maus caminhos para que vivam, mas, Jonas não quis se colocar como agente propagador da Graça de Elohim, ao contrário! Ele se sensibilizou mais com a morte de uma aboboreira que, com a possível morte dos moradores de Nínive! 
 
E, a lição que aprendemos com esses exemplos é: A Graça precisa ser propagada! Pois, assim como de uma mina sai filete de água, a qual se expande formando riachos; rios, lagos e mares, assim também é a Graça de Elohim para com tudo e todos a quem criou! Ela se expande! Ela se renova! Ela se compartilha! E, no que a Graça se expande, a intolerância NÃO prospera! Onde a Graça se expande, a intolerância NÃO tem voz! Onde a Graça se expande, o Amor de Elohim se faz presente! Onde a Graça se expande, o Respeito ao próximo, torna-se Lei!
 
 
Referência Bibliográfica:
 
Jonas 4:10
Ezequiel 33:11 
1 Samuel 8
1 Samuel 9
1 Samuel 15
1 Samuel 24
1 Samuel 26