Compreendendo o texto de Gn 1:26 " E disse Elohim: façamos o homem a nossa imagem e semelhança".

 
Shalom!
 
Nosso objetivo ao elaborarmos esse estudo, é mostrar ao leitor que, o ser feito a imagem e semelhança de Elohim, NÃO significa, nos igualarmos a Ele em poder e, muito menos em força, mas SIM, manifestarmos sua essência, a saber, o Amor, de modo que, em nossas ações, Ele - o Altíssimo YHWH - , possa ser conhecido!
 
É nessa essência divina, que somos aperfeiçoados, pois o Amor tem esse poder! Poder de transformar vidas! E, como se transforma uma vida? E, a resposta é: através da verdade, sendo fiel, sendo zeloso para com o que nos é confiado; sendo justo, sendo misericordioso, sendo aquele(a) que traz nos lábios palavra de avivamento, de ânimo, de esperança, palavra de exortação, que desperte aqueles que dormem; palavra que nos faça trazer a memória, o que nos dá esperança! 
 
É esse Amor que nos torna imagem e semelhança de Elohim! Amor esse que, antes mesmo de aprendermos a manifestá-lo para com o próximo, o Altíssimo, primeiramente o manifestou por nós e, em nós! Dando-nos dessa forma, a oportunidade de conhecermos o Amor e, como praticá-lo, a saber: com obediência; com verdade; com emunah e, com justiça!
 
Querem ver um exemplo? Uma vez perguntaram a Yeshua: " mestre, mostre-nos o PAI". E, o que respondeu o Mashiach Yeshua? "Quem vê a mim, vê o PAI" ( Jo 14:8-9). E, por que será que Ele assim disse? Cremos que o motivo está de acordo com o que nos propomos ensinar nesse estudo: aquEle que manifesta a essência do Altíssimo, reflete sua imagem e semelhança! 
 
O Mashiach, em tudo o que falava e, em toda obra, que se propôs realizar, assim fez em obediência a vontade daquEle que O enviou! No texto de Yohanan(Jo) 12:49-50, Ele afirma o seguinte: " Eu não tenho falado de mim mesmo; mas o PAI que me enviou, Ele me deu o mandamento sobre o que hei de dizer, sobre o que hei de falar. E sei que o mandamento é vida eterna. Portanto, o que Eu falo, falo como o PAI me tem dito".
 
É na obediência.. é na emunah... é no agir com justiça... com misericórdia, que damos testemunho de que somos imagem e semelhança de Elohim! Refletimos a sua essência, a qual tem por base o Amor! E, quem é o Amor, senão o próprio Altíssimo? 
 
Daí, compreendermos quando lemos o seguinte: " aquele que não ama, não conhece a Elohim, porque Elohim é Amor". 1 Jo 4:8
 
Outro texto semelhante a este, encontramos em 1Jo 4:16, onde lemos o seguinte: " ... Elohim é amor; e quem está em amor, está em Elohim e, Elohim está nele".
 
Por isso, compreendermos a respeito do que é o Amor, é fundamental! Pois é o conhecimento deste, que nos condiciona a colocarmos em prática, o que Elohim nos ensinou! É no Amor que está a certeza de que somos a imagem e semelhança de Elohim! É essa certeza que levou Yeshua a afirmar: quem vê a mim, vê o PAI! Porque Ele tinha conhecimento do que O movia, a fazer o que lhe foi confiado! 
 
Vejamos outros exemplos:  "tal pai, tal filho"; " filho de peixe, peixinho é"...
 
Os ditados mencionados acima, quando proferidos, significa o quê? Que o filho é tão somente a cara do pai? E, a resposta é: TAMBÉM! Mas NÃO é só isso! Há muito mais por detrás desses ditados, a saber: os feitos dos filhos, são semelhantes a de seus pais! A forma como os filhos agem, vai determinar se eles são ou não, semelhantes a seus pais! Se eles refletem ou não, a imagem de seus pais! Por isso, quando Yeshua diz: "quem vê a mim, vê ao PAI", entendemos o seguinte: os feitos por Ele realizados, eram semelhantes aos feitos daquEle que O enviou, logo seu testemunho o identificava como sendo a imagem e semelhança do PAI.
 
Portanto, atentarmo-nos para esse ensino, amplia nosso campo de entendimento a respeito do que significa sermos feitos a imagem e semelhança de Elohim! Ou seja, faz com que nosso conceito acerca desse tema, não fique limitado ao conceito físico/matéria, onde temos o relato escritural, no qual é dito que o homem foi formado do pó da terra! Para nós, o ser feito a imagem e semelhança de Elohim, está relacionado a reproduzirmos o que da parte dESTE recebemos, a saber: o Amor! 
 
Diante disso, cremos que, aquele que tem em si, o Amor, cuida, fortalece seus irmãos, pratica a justiça, age com misericórdia, é verdadeiro em seus atos, é verdadeiro em suas emoções! Aquele que tem o Amor em si, não defrauda seu irmão, não defrauda seu conjuge, porque é fiel! Aquele que tem o Amor em si, SERVE! Porque o Amor é entrega! E, no que servimos... e no que entregamos, tornamos manifesto/conhecido o autor da nossa emunah e, por ELE somos reconhecidos como participantes de seu Reino! 
 
Portanto, amado leitor, traga sempre a memória o seguinte: o Amor não é cego! O Amor instrui! O Amor corrige! O Amor exorta! O Amor cuida! O Amor cura... resumindo: O Amor é perfeito! O Amor é Elohim! E, aquele que tem em si o Amor, por Elohim é reconhecido como sendo sua imagem e semelhança!