O que Significa a Expressão: Boas Novas?

"...Aconteceu que, ao terminar Yeshua estas palavras , as mutidões ficaram extasiadas com seu ensino, porque as ensinava com autoridade e, não como os escribas" MattitYahu(Mt) 7:8-29
 
É muito comum, depararmo-nos com pregações, nas quais a expresão Boas Novas se faz presente! Mas a questão é saber o seguinte: como esse conceito de Boas Novas, tem sido apresentado para nós?
 
Vejamos... há quem interprete as Boas Novas de Salvação, como sendo um Novo Evangelho apregoado por Yeshua, no qual, decreta-se o fim da Lei e, no lugar desta, um "novo" ensino nos é concedido!
 
Mas... se assim for, com base no que estes apregoam, como explicar o fato de todos os ensinos de Yeshua estarem pautados na Lei e, nos Escritos dos Profetas? Como explicar o fato do próprio Ungido afirmar que, não veio abolir a lei e, muito menos abrogá-la, mas sim cumpri-la?
 
Você já parou para pensar nisso, leitor?
 
Ter essa compreensão é de grande importância, porque além do Ungido NÃO ter vindo abolir a Lei, Ele também não veio revogar a validade desta, confirmando dessa forma, o que outrora nos fora dito: " ainda que terra e céus passem, nem um jota ou um til passará da Lei, sem que tudo seja cumprido". (Mt 5:18).
 
Vejamos alguns exemplos:
 
a) Exemplo nº1

Devarim(Dt) 6:4-5   " Ouve, Israel, YHWH teu Elohim  é Echad(UM). Amarás, pois, YHWH teu Elohim de todo o teu coração, e de todo o teu Ser(Nefesh) e, de todas as tuas forças".

 
Observem agora, a mesma citação acima, sendo mencionada por Yeshua no livro de Marcos:
 
Marcos 12:29,30  " E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, IsraEl, YHWH é Echad(UM). Amarás, pois, YHWH teu Elohim de todo o teu coração e, de todo o teu Ser(Nefesh) e, de todo o teu entendimento e, de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento".
 
 
b) Exemplo nº2

Levítico 19:18 " Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou  YHWH".

Observem abaixo a mesma citação contida em Levítico, sendo mencionada por Yeshua no livro de Marcos:

Marcos 12:31 " E o segundo, semelhantes a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

 

c) Exemplo nº3

Deuteronômio 6:16 " Não tentareis YHWH vosso Elohim".

Observem no texto abaixo, a mesma citação contida em Deuteronômio, sendo usada por Yeshua, no livro de MatitYahu(Mt):

Mateus 4:7 " Disse-lhe Yeshua: Também está escrito: Não tentarás YHWH teu Elohim".

 

Como podemos perceber, não faz sentido chamarmos de "Novo", o que está atrelado ao "Velho"! Assim sendo, a pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: O que seriam as Boas Novas apregoadas por Yeshua?

 
Bom... antes de mais nada, precisamos saber qual o conceito de Boas Novas! 
 
Então... Boas Novas significa: Boas Notícias! E, atentar-se para esse fato, é importante, pois Boas Notícias, NÃO significa literalmente o abrir mão de algo que já existe; ou abrir mão de algo que já se tem! Boas Notícias, pode estar associado a um entendimento mais amplo a respeito do que até então não se tinha! Uma luz sobre o entendimento humano, de modo a fazer-nos enxergar o que até então, não conseguíamos ver!
 
Querem ver  um exemplo? Imaginem uma pessoa que está na busca de algo/resposta... mesmo estando diante desta, não consegue enxergá-la! Não consegue ver o que está diante de seus olhos... a um palmo de seu nariz! Pois bem... O mesmo ocorre com aqueles que diante das Boas Novas, não a recebem! E, por que, não a recebem? Porque não a entendem! E, por que não a entendem? Porque a Luz da Verdade, não encontrou brechas para se fazer resplandecer, sobre as Boas Novas que estavam diante deles!
 
Vejamos outro exemplo: " um certo príncipe, deparando-se com o Ungido, perguntou-lhe: " Bom Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? E, o Ungido, respondeu-lhe o seguinte: Sabes os Mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, hora a teu pai e tua mãe. E, nisso, o jovem rico disse ao Ungido o seguinte: todas essas coisas eu tenho observado desde a minha mocidade. Quando o Ungido ouviu tais palavras, disse ao jovem rico: ainda te falta uma coisa; vende tudo o que tens, reparta entre os pobres e, terás um tesouro no Shamaim(céus), vem e, segue-me. Mas ao ouvir essa palavras, o jovem ficou muito triste, pois era rico!! Lucas 18:18-23
 
Percebam que o jovem rico, conhecia os Mandamentos, ou seja, as Boas Notícias e, os praticava!!! Mas, ainda assim, faltava-lhe algo!!! Faltava-lhe a compreensão acerca dos preceitos que guardava consigo! É esse entendimento e/ou conhecimento que Yeshua veio trazer a humanidade, de modo que, ao trazer luz sobre as Boas Novas já existentes, não mais andássemos por legalismo, mas sim, pelo real conhecimento da Verdade!
 
No texto que encontra em Mc 7:1-8, deparamo-nos com fariseus e, alguns dos escribas, que tinham vindos de Yerushalaym, os quais vendo que alguns dos discípulos de Yeshua comiam pão, com as mãos impuras, repriendiam-os! E, por que assim procediam? Porque conservavam as tradições dos antigos, na qual é ensinado que, deve-se lavar muitas vezes as mãos, antes de comer algo! Daí, terem perguntado ao Ungindo, o por que de seus discípulos não agirem de acordo com a tradição dos antigos, comendo pão com as mãos por lavar. E, a responta de Yeshua para estes foi: " Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Elohim, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Elohim para guardardes a vossa tradição. Porque Moshe disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã(oferta), isto é, oferta Yhwh; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Elohim pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas".
 
A respeito do texto acima, convém ressaltarmos dois pontos interessantes: 
 
a) como podemos perceber, o Ungido faz uso do Tanach, no qual consta os escritos dos profetas, contradizendo dessa forma, o discurso no qual é dito que, o Ungido nos trouxe um "Novo Ensino" e, através pôs fim as Boas Novas que já haviam sido anunciadas anteriormente para nós;
 
b) atentem-se que, o agir de Yeshua, foi lançar Luz sobre as Boas Novas já existentes!! Nada mais que isso! Daí, suas pregações causarem incômodo àqueles que, embora conhecedores da Lei e, em alguns casos, praticantes desta, NÃO a cumpriam da forma como deveria ser! Não a cumpria com emunah! Não a cumpria com misericórdia... mas SIM, da boca para fora, onde com os lábios, honrava-se o Altíssimo, mas o coração destes que assim procediam, afasta-se para longe dEste e, o temor para com Elohim, consitia em mandamentos de homens, em que foi instruído. YeshaYahu(Is) 29:13
 
 
A falta do entendimento acerca das Boas Novas, condicionava os filhos de IsraEl, a uma condição de precariedade espiritual... um povo sedento por palavra de vida, de esperança, de libertação, de cura! E, como mudar esse quadro? Trazendo Luz sobre as Boas Novas que já existiam... as quais jamais passarão, até que tudo tenha se cumprido!
 
Daí, compreendermos quando o Ungido assim disse: " eu vim para resgatar as ovelhas da Casa de IsraEl"! E, de que forma Ele, o Ungido, conseguiria realizar tal feito? Trazendo Luz sobre o entendimento do homem, de modo que com entendimento acerca das Boas Novas... ou seja, da Boa Palavra do Altíssimo, o homem se arrependesse de seus maus caminhos e, convertidos, passassem a fazer parte do Reino de Yah Elohim!
 
Diante disso, começamos a perceber que, as Boas Notícias que Yeshua nos trouxe, NADA tem a ver com um "Novo Evangelho" , na qual muitos acreditam que pôs fim a Lei, mas SIM, a uma nova perspectiva, um novo olhar, um novo entendimento, que à Luz da Verdade, Yeshua fez resplandecer  o que até então, o homem não tinha, acerca do Reino de Elohim que estava diante deles... que está diante de nós! 
 
Daí, compreendermos quando o Ungido assim nos disse em Mt 11:29-30: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para o vosso Ser ( Nefesh), porque o meu jugo é suave e, o meu fardo é leve",  pois, somente com o real entendimento acerca das Boas Novas, o homem torna-se verdadeiramente livre!
 
Já o contrário... isto é, na falta desse conhecimento, o homem se coloca debaixo de um jugo pesado! E, era exatamente esse jugo que, os fariseus, doutores da Lei, lançavam sobre o povo e, é exatamente o mesmo que, muitos tem lançado sobre os homens de hoje... um jugo pesado, um fardo difícil de carregar, contrariando dessa forma o ensino que o próprio Altíssimo nos concedeu: " Porque este mandamento que hoje estou lhe ordenando, não é difícil fazer, nem está longe de seu alcançe". Devarim(Dt) 30:11
 
Portanto, as Boas Novas/Boas Notícias, que Yeshua nos trouxe a respeito da Palavra do Altíssimo, leva-nos a compreender que, o legalismo, o ritualismo, as tradições e costumes humanos, NÃO é a base da Lei, mas SIM, o Amor! São esses ensinos humanos, inseridos como sendo mandamentos do Eterno e, NÃO os SÃO, que Yeshua veio "desmantelar", abolir, colocar um ponto final e, mostrar que, o Amor, o Temor a Elohim, o Arrependimento de obras mortas e, a Emunah, são pilares fundamentais que nos tornam participantes do Reino do Altíssimo!
 
Por isso, afirmamos que, as Boas Novas, ou seja, as Boas Notícias sempre existiram... está aí, diante de nós! O que estava faltando, era o lançar Luz sobre essas Boas Novas, de modo que, viéssemos a ter o entendimento e, o discernimento, do que até então, não tínhamos!
 
Que sejamos a todo instante iluminados!

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode