Estudo sobre: Onisciência, Onipresença e Onipotência

 
 

Compreender a respeito de onisciência, onipotência e onipresença no contexto escritural é de grande importância, pois ajuda-nos entender não apenas o seu significado, mas principalmente a quem por inferência textual, as Escrituras fazem menção.

Infelizmente, por falta de entendimento acerca da hierarquia existente no reino espiritual e, do mesmo modo por não compreenderem e/ou, por não estarem dispostos a compreender que, o Maior envia o Menor, capacitanto-o dessa forma, na execução de tudo quanto lhe foi outorgado a fazer!

Assim sendo, do Maior emana o poder, a autoridade, a força, a emunah, o ohav, a humildade, princípios espirituais necessários para identificar os que em seu Nome são enviados para apregoar as Boas Novas de Salvação!

Compreender a respeito de Autoridade é fundamental, afim de entendermos que toda autoridade, segundo as Escrituras, emana de Yah(Yh) Elohim! E o que significa isso? Significa que o MAIOR é aquELE de onde emana o poder, a fonte da vida! O MAIOR é aquELE de onde provém o sustento e, a origem de tudo e todas as coisas que foram criadas!

Diante disso, procuraremos através desse estudo, explicar que embora o Filho: Yeshua o Mashiach (Ungido) tenha realizado grandes feitos/milagres e, em cujas Palavras proferidas, havia poder para libertar; curar, instruir, NÃO faz dele Onisciente, Onipotente e Onipresente! Ao contrário! Revela-nos o quão submisso a vontade daquEle que O enviou, Ele era! É o que aprendemos por Fidelidade... Segurança... Confiança! 

Na manifestação de sua emunah, Yeshua, tinha certeza que fora Ungido para realizar tais feitos em prol da Salvação humana!

Diante disso, convém termos em mente o seguinte: o fato de Yeshua NÃO possuir os mesmos atributos do PAI: Onisciência, Onipresença e Onipotência, NÃO significa que ELE não tenha sua devida importância! Não significa que ELE não seja Elohim! Não significa que não tenha poder! Não significa que ELE não tenha autoridade! Não significa que ELE não tenha força! Compreender isso é F U N D A M E N T A L !!!

Precisamos entender que: Yeshua é Elohim, mas NÃO com os mesmos atributos do PAI! Pois como bem sabemos, o MAIOR é quem envia! O MAIOR é quem dá as condições necessárias para que tudo que precisa ser feito, seja realizado! Portanto vem de Yah(Yh) Elohim, as condições necessárias para que tudo o que foi feito, fosse concretizado, por meio da autoridade existente em seu Nome e, em sua Palavra!

As Escrituras nos revelam que há somente um ÚNICO ELOHIM VERDADEIRO! Como assim? O leitor pode se perguntar! E a resposta é: Do Altíssimo vem a origem de tudo e de todas as coisas! Tanto a autoridade, tanto o poder, a força, o bem, o mal, a benção, a maldição, dentre outros atributos, provém dELE! E ELE os concede a quem bem entender! 

Um ponto que convém mencionarmos, diz respeito ao conceito do termo Elohim! Há quem, por não compreender acerca desse termo, encontra dificuldades para compreender que este, de origem semita, é um termo genérico! Ou seja, é um termo de uso comum por toda a região do Crescente Fértil, hoje conhecida  por Oriente Médio!

E dentre os inúmeros significados que o termo Elohim, pode denotar, destacamos o que é usado para denotar homens poderosos que, de acordo com o poder que lhes é concedido, exercem autoridade e/ou, liderança sobre terceiros, como por exemplo: Moshe, o qual foi chamado de Elohim; do mesmo modo, aqueles que, na condição de juízes,  julgavam IsraEl; nós, como aqueles que receberam as Boas Novas, também somos chamados de Elohim, visto que, o que falamos e, o que fazemos, assim se dá pela autoridade que nos foi concedida pelo Ungido! E, nisso fica possível compreendermos o que significa fazermos algo em nome de alguém! Daí, comopreendermos, o porque de Yeshua o Mashiach, não tomar para si honra alguma, mas sim a entregava àquELE que O enviou, ou seja, o MAIOR! AquELE cuja glória, não divide com outro.

Vejamos os textos abaixo:

Salmos 82:6 " Eu disse: Vós sois Elohim, e filhos do Altíssimo, todos vós."

Exodo 4:16 " E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Elohim."
 
Vejam que a própria Escritura nos ensina que, o agir em Nome do Altíssimo, reflete O QUE SOMOS nELE, ou seja, Elohim, mas SEM nos colocarmos em pé de igualdade com ELE!!

Em razão disso, descrevemos abaixo o significado das palavras: Onisciente, Onipotente e, Onipresente, e sugerimos ao leitor que se atenten para o prefixo que compõe cada uma delas: “Oni” (ONIsciente, ONIpresente, ONIpotente), cujo significado é: Todo.

Assim, temos:

- Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.
- Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
- Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.

Fica claro pela análise do significado destas palavras, que de acordo com as Escrituras Sagradas, apenas UM, encaixa-se plenamente em seus significados: Yahu Elohim! 

E é justamente dessa forma que, Yah(YhH) Elohim se revela nas Escrituras. Ele é o ÚNICO ELOHIM, o Verdadeiro ELOHIM, O qual tem o conhecimento de tudo: Onisciente; que está em todos os lugares: Onipresente; que pode tudo: Onipotente.

Somente Yah(Yh) Elohim, reúne em si mesmo, os atributos de onipotência, onipresença e, onisciência.

Vejamos alguns dos textos nos quais as Escrituras nos revelam esses atributos de Yah(Yh) Elohim:


Atributo da onisciência:

Maush'léi (Prov)15:11 “Nem mesmo as próprias profundezas do inferno podem ocultar-se aos olhos de YHWH, quanto mais o coração dos seres humanos!”

No texto citado acima, podemos perceber que mostra que nada escapa ao conhecimento de Yah(Yh) Elohim, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)

Atributo da onipresença:

YermYahu(Jr) 23:23-24 “Serei eu YHWH que só pode estar num único lugar, e que não tem possibilidade de ver tudo o que eles fazem? Poderia alguém esconder-se de mim? Não estou eu em toda a parte, no shamaim e na terra?”


Claramente vemos que não há como escapar da presença de Yah(Yh) Elohim. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Elohim vê tudo!

Atributo da onipotência:

MatitYahu(Mt) 19:26 “Yeshua, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Elohim tudo é possível.”

 

MAS SENDO YESHUA, ELOHIM, ELE NÃO É ONISCIENTE?


Como já dissemos no início desse estudo, embora YESHUA o Mashiach tenha sido gerado pelo PAI, ELE não possui os mesmos atributos do dESTE! Tudo o que ELE fez, assim fez porque aprendeu com o PAI, viu o PAI fazendo! Em razão disso, mais uma vez enfatizamos, a importância de compreendermos o que é Fazer algo em Nome de alguém! Faz-se necessário compreendermos o que é AUTORIDADE, para então compreendermos que aquELE que envia é MAIOR que aquele que é enviado.

Há quem pelo fato de acreditar que Yeshua conhece o coração do homem, conforme descrito no texto que se encontra em MatitYahu(Mt) 9:4, faz dELE Onisciente! O que essas pessoas NÃO se atentam é: que Yeshua reflete o poder que Elohim PAI lhe concedeu! O próprio Yeshua nos disse que a hora e o dia de sua vinda ninguém sabe, nem os mensageiros ( anjos) que estão no Shamaim(céu), nem o Filho, APENAS O PAI ( Mc 2:8).

Vejamos os textos abaixo:

MatitYahu 9:4 - “Mas Yeshua, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?” 

Marcos 2.8 - “E o Mashiach Yeshua, conhecendo logo em seu Ruach que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?” 

 

Precisamos ter em mente que, o poder de Elohim manifesto na Pessoa de Yeshua, também é manifesto em nós que nELE cremos. O Ruach Ha Kadosh, concede a Congregação dom de discernimento de Ruach, mas o fato de recebermos da parte de Elohim esse dom, NÃO nos torna Oniscientes como YHWH É!

Vejamos o texto abaixo:

Atos 5.3 “Disse então kefa: HananYahu, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Ruach Kadosh, e retivesses parte do preço da herdade?”

Como podemos perceber, o emissário Kefa revelou, pelo Ruach Kadosh, algo que somente HanannYahue sua esposa sabiam em seu íntimo. Diante disso surge-nos as seguintes perguntas:

1ª - Como Kefa (Pedro) poderia saber que HananYahu e sua esposa haviam mentido? 

2ª - O saber que HananYahu e sua esposa estavam mentindo, faz de Kefa, onisciente?
 

Portanto, o que Kefa manifestou, NÃO foi onisciência, mas sim a revelação da parte do Ruach Kadosh, do que estava ocorrendo e/ou, do que estava em "oculto".
 

MAS SE O PRÓPRIO YESHUA DISSE: ONDE ESTIVER 2 OU 3 REUNIDOS EM SEU NOME, ELE SE FARÁ PRESENTE! COMO ENTÃO AFIRMAR QUE ELE NÃO É ONIPRESENTE?

Vejamos o texto abaixo:

MatitYahu 18:20 - “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu Nome, aí estou EU no meio deles.”

Pela má interpretação do texto acima, há quem acredite e/ou defenda a Onipresença de Yeshua e, assim faz por não compreender a respeito do que é AUTORIDADE. Por não compreender o que é FAZER ALGO EM NOME DE ALGUÉM!

Quando falamos e fazemos algo em nome de alguém, quem na verdade está fazendo e falando, é justamente quem nos delegou tal autoridade e condições para assim fazermos!

As Escrituras nos deixa bem claro que o Filho ascendeu ao shamaim, logo se ELE foi para o PAI, o que faz com que ELE esteja presente em nosso meio? A resposta é: a autoridade que há em seu NOME! Toda vez que invocamos o Nome Yeshua, toda vez que pedimos algo no Nome Yeshua, quando repreendemos as ações malignas no Nome Yeshua, estamos manifestando  e/ou refletindo a autoridade que ELE mesmo nos concedeu para fazermos coisas ainda maiores das que ELE fez! Quando assim fazemos, manifestamos através da autoridade que há em seu Nome a sua Pessoa, estamos trazendo a memória a sua Pessoa, a sua importância para a Congregação, como Governante Eterno, o qual Yah(Yh) Elohim instituiu para honra e louvor do seu Santo NOME!

 

MAS SE O PRÓPRIO YESHUA DISSE QUE TODO O PODER LHE É CONCEDIDO, COMO ENTÃO AFIRMAR QUE ELE NÃO É ONIPOTENTE?


Atentemo-nos para os textos abaixo:

MatitYahu 28.18  “E, chegando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no shuaolmayao e na terra”; 

Matityahu 11.27  “Todas as coisas me foram entregues por meu Elohim Pai”. 

Observem que, em um verso se diz “É-me dado todo o poder” e no outro é dito “Todas as coisas me foram entregues”. Como podemos perceber, Yeshua é o receptáculo e, NÃO a origem do poder. 

Se Ele hoje tem todo o poder, é porque esse poder lhe foi dado por Elohim Pai. Assim sendo, podemos perceber por inferência textual, que o Filho NÃO é Onipotente, pois todo o poder que Ele possui, foi –lhe dado por Yah(Yh) Elohim.

Convém afirmarmos que de maneira nenhuma é nosso objetivo diminuir a Pessoa de Yeshua o Ungido, ao afirmarmos que ELE não é Onisciente, não é Onipotente e, Onipresente, mas sim, mostrarmos que todo o poder que Ele possui, foi concedido por alguém, a saber: Yah(Yh) Elohim. É notório que Yeshua tem toda importância no processo de salvação e, para tal manifestou o poder que lhe foi outorgado, poder este, que Ele concede a sua Congregação, pois como nos foi ensinado: " de graça damos, o que de graça temos recebido" e, " os que em Yeshua crêem, os sinais os seguirão".

Portanto o ser Elohim, não faz de Yeshua Onisciente, Onipotente e, Onipresente, mas sim naquELE que em submissão, obediencia, humildade e, emunah, sujeitou-se a fazer a vontade daquELE que o enviou para a salvação do homem. E nisso, o PAI o exaltou poderosamente!

Esperamos ter contribuido para a compreensão acerca do que diz respeito a Onisciência, Onipotência e Onipresença, afim de sabermos que somente o ÚNICO e VERDAEIRO Elohim, pode criar e fazer todas as coisas! É dELE que emana todo o poder e autoridade concedidos a seu Filho Yeshua, de modo a tornar manifesto o seu Nome e a sua Pessoa perante as nações! De modo a trazer Luz às nações! E assim sendo, o Filho delegasse a nós, que o recebemos e cremos no Nome de quem O enviou, a mesma autoridade para darmos sequência ao Plano de Salvação da humanidade!

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

estudosescriturais@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode